Recebi hj o e-mail de Tondela informando a conclusão do meu processo!!! Não recebi nenhum e-mail anteriormente informando a numeração. O processo levou 3 meses no total!!! Agradeço imensamente a @marcia e todos os que sempre estão disponíveis a ajudar!!!! Agora é fazer transcrição e divórcio. Obrigada a todos!!! Muito feliz!!!!
Bom dia! Informo que o processo da minha filha de 17 anos, que chegou no dia 30/04, foi numerado e despachado no dia 29/05. Agora aguardando o assento!
@Nathalie Estou achando que os prazos deram uma aumentada, pior é que tenho agendamento pra tirar CC dia 19/06 e preciso que esteja pelo menos com a transcrição concluida... Não tem mto o que fazer, só ter paciência msm ...
Pelo jeito hoje é o dia das boas notícias, recebi a notificação de conclusão de meu processo. Chegou em 28/02, não recebi email com a numeração apenas a conclusão direto. Irei atualizar na planilha. Agradeço a todos pelas as valiosíssimas informações compartilhadas por vocês. SEM VOCÊS ESSE SONHO NÃO SERIA POSSÍVEL!!
O que eu fiz foi entrar no site do CIVIL ONLINE desde semana passada. No site do CIVIL ONLINE constava meu nome como SOLTEIRA (desde quando pedi meu assento de nascimento via ACP), e hoje de manhã entrei e estava com nome de casada.
Boa tarde pessoal meu assento e da minha irmã foram concluídos. Meu cunhado que mora em Lisboa postou no correio a documentação para mim em 19/02/18. Não sei o dia específico, mas foi numerado em maio/18 e concluído agora em junho/18. (Antes fiz a transcrição de casamento dos meus pais, pai português, em Ponta Delgada, que foi super rápido). Muito obrigado a todos que me ajudaram com informações e dicas maravilhosas. Agora minha sogra vai levar a documentação para eu transcrever meu casamento e ao mesmo tempo, em Tondela, solicitar a do meu filho de 3 anos. Muito obrigado e boa sorte a todos. Paciência !!!!
Mas @amanda, como vai conseguir tirar o cartão cidadão sem ter concluído o processo? Fiquei intrigado, porque já estou em portugal com processo quas3 concluindo e ainda estou sem o cartão cidadão
Graças a Deus depois de quase 2 anos quando comecei a me informar sobre todo processo de cidadania portuguesa, e ter passado por problemas de retificação do nome de minha avó portuguesa, HOJE, a primeira etapa foi vencida, meu pai conseguiu a Atribuição dele. Agora vou dar seguimento a minha cidadania e a dos meus filhos. Infelizmente, CRC de Tondela não me comunicou nada referente ao processo por e-mail, fiquei sabendo hoje porque liguei para a Linha de Registos e eles me passaram que já tinha o número do processo e o número do Assento de meu pai.
Enviado via DHL em 20/02/2018 Recebido na CRC Tondela em 23/02/2018 Vale Postal sacado pela CRC Tondela em 27/02/2018 Data da numeração do Processo sob nº 28XXX/18: Até 11/05/2018 ainda não tinha sido numerado (informação da Linha de Registos), pelos meus cálculos estimo que tenha sido numerado próximo a data de 18/05/2018. Conclusão do Processo: 01/06/2018 Envio via CCT pela CRC Tondela: 05/06/2018
Tempo total para conclusão desde a chegada a Portugal: 98 dias. Se quiserem inserir na planilha, fiquem a vontade, pois não sei como faz e nem como acessa a planilha.
Agora é ir ao Consulado para dar entrada no Cartão Cidadão e o Passaporte.
Alguém sabe me dizer se precisa ter a transcrição do casamento de meus pais para dar entrada no CC e no Passaporte??????
Pessoal o que vcs acham? O processo para atribuição do meu filho menor foi numerado dia 26 de abril e até o momento não recebi email de que foi concluído ou que caiu em exigência. Será que pelo tempo já foi concluído É eu não sei? Infelizmente não tenho como ligar para saber. Vou ter que aguardar e vê se chega algo dos correios, que hoje é algo sofrível de se esperar.
A CRC Tondela não está enviando e-mail, pelo menos não recebi nada deles em quase 4 meses do processo de atribuição de meu pai. E olha que enviei vários e-mail e ainda uma funcionária de nome Carla disse que não receberam nenhum e-mail meu...vai saber...
Agora quanto ao processo de filho menor acredito que seja mais rápido, mas se está demorando pode ter caído em alguma exigência ou não.
Tente ligar para a Linha de Registos e tentar acompanhar. O telefone dele é +(351) 211 950 500. Eu acompanhei o processo ligando toda a semana praticamente pelo Skype.
Sei que não é fácil esperar, mas pelo menos pra mim, a única forma de saber e acompanhar foi ligando pelo Skype na Linha de Registos do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)
Pessoal é o seguinte, sou neto de portugueses casados em Portugal e nascidos em Portugal, com todos documentos certinho, meu avô que reconheceu meu pai e meu pai que me reconheceu na certidão. ano passado corri atrais de todos documentos necessários para fazer a atribuição do meu pai,para em seguinda fazer o meu, e irei enviar justamente para Tondela, documentos quais :
1) Certidão de inteiro teor por reprografia do nascimento do meu pai, apostilada.
2) Formulário 1C preenchido e assinado PRESENCIALMENTE POR AUTENTICIDADE em um cartório.
3) Cópia autenticada do RG do meu pai e apostilado.
Sendo que por motivos financeiros não pude dar andamento ao processo que só estava faltando a parte de envio e vale postal com valor.
Minha dúvida agora é o seguinte, esses documentos são todos do ano passado (2017) Tem algum aí que eu possa aproveita pra o envio esse ano ou terei que atualizar todos novamente para o ano atual agora ( 2018 ) .. ??
Espero que alguém possa me ajudar, desde já agradeço a todos.
@Matheus Sim meu processo de atribuição está concluido, no caso que citei estou aguardando o processo de transcrição do meu casamento concluir pois enviei para Tondela junto com atribuição de meus filhos menores.
@amandacorreia tb estou preocupada pq meu esposo esta indo semana q vem ja para trabalhar e ficarei no Brasil ajeitando td para ir depois...ligo todos os dias para a LR e nao consigo ser atendida...
Comentários
Como estão sabendo que o processo foi concluído? O meu já era para ter chego e-mail e nada...
Acabei de ligar na LR e o processo foi concluído.
Chegada em Tondela em 08.02.2018
Numerado em 16.04.2018.
Conclusão 24.05.2018
Já inclui na planilha.
MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ!!!!
Não tem mto o que fazer, só ter paciência msm ...
Sim
CC = Cartão Cidadão
@Matheus sim. Cc é cartão cidadão
Atualizando...
Enviei TRANSC. CASAMENTO dia 07/05/2018.
Recebido 15/05/2018
Transcrição de casamento concluída 05/06/2018.
Obs.: Falta apenas concluir o processo do meu filho menor.
O que eu fiz foi entrar no site do CIVIL ONLINE desde semana passada. No site do CIVIL ONLINE constava meu nome como SOLTEIRA (desde quando pedi meu assento de nascimento via ACP), e hoje de manhã entrei e estava com nome de casada.
Graças a Deus depois de quase 2 anos quando comecei a me informar sobre todo processo de cidadania portuguesa, e ter passado por problemas de retificação do nome de minha avó portuguesa, HOJE, a primeira etapa foi vencida, meu pai conseguiu a Atribuição dele. Agora vou dar seguimento a minha cidadania e a dos meus filhos.
Infelizmente, CRC de Tondela não me comunicou nada referente ao processo por e-mail, fiquei sabendo hoje porque liguei para a Linha de Registos e eles me passaram que já tinha o número do processo e o número do Assento de meu pai.
Enviado via DHL em 20/02/2018
Recebido na CRC Tondela em 23/02/2018
Vale Postal sacado pela CRC Tondela em 27/02/2018
Data da numeração do Processo sob nº 28XXX/18: Até 11/05/2018 ainda não tinha sido numerado (informação da Linha de Registos), pelos meus cálculos estimo que tenha sido numerado próximo a data de 18/05/2018.
Conclusão do Processo: 01/06/2018
Envio via CCT pela CRC Tondela: 05/06/2018
Tempo total para conclusão desde a chegada a Portugal: 98 dias. Se quiserem inserir na planilha, fiquem a vontade, pois não sei como faz e nem como acessa a planilha.
Agora é ir ao Consulado para dar entrada no Cartão Cidadão e o Passaporte.
Alguém sabe me dizer se precisa ter a transcrição do casamento de meus pais para dar entrada no CC e no Passaporte??????
Não é obrigatório atualizar o estado civil para pedir o CC e passaporte
A CRC Tondela não está enviando e-mail, pelo menos não recebi nada deles em quase 4 meses do processo de atribuição de meu pai. E olha que enviei vários e-mail e ainda uma funcionária de nome Carla disse que não receberam nenhum e-mail meu...vai saber...
Agora quanto ao processo de filho menor acredito que seja mais rápido, mas se está demorando pode ter caído em alguma exigência ou não.
Tente ligar para a Linha de Registos e tentar acompanhar. O telefone dele é +(351) 211 950 500. Eu acompanhei o processo ligando toda a semana praticamente pelo Skype.
Sei que não é fácil esperar, mas pelo menos pra mim, a única forma de saber e acompanhar foi ligando pelo Skype na Linha de Registos do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
1) Certidão de inteiro teor por reprografia do nascimento do meu pai, apostilada.
2) Formulário 1C preenchido e assinado PRESENCIALMENTE POR AUTENTICIDADE em um cartório.
3) Cópia autenticada do RG do meu pai e apostilado.
Sendo que por motivos financeiros não pude dar andamento ao processo que só estava faltando a parte de envio e vale postal com valor.
Minha dúvida agora é o seguinte, esses documentos são todos do ano passado (2017) Tem algum aí que eu possa aproveita pra o envio esse ano ou terei que atualizar todos novamente para o ano atual agora ( 2018 ) .. ??
Espero que alguém possa me ajudar, desde já agradeço a todos.
também fiquei muito feliz por você. Parabéns. Foi um prazer ajudá-la.
@Jéssica entendi, obrigado pelo retorno.