Bom dia a todos,recebi a numeração do meu processo dia 23/05,chegou em Tondela dia 21/02. Caiu em exigência, pediram nova certidão de nascimento reprografica e apostilada, apesar de ter enviado exatamente assim. Em resposta ao questionamento do motivo de pedirem o mesmo documento foi dito que o Conservador pode pedir o que achar necessário. Mas particularmente acho que demoraram tanto para numerar que minha certidao passou dos 6 meses de emitida.
Bom dia a todos! O processo do meu filho mais velho P. H. A.C. foi entregue hoje em Tondela. na época de seu nascimento não era casado, então por motivos óbvios não faz jus a transcrição. Em tempo, enviei minha transcrição para a PD (não chegou ainda) e dos meus dois outros filhos para ACP já foram entregues também hoje. Vamos ver quem ganha essa disputa entre os menores ACP X TONDELA. Rs
Com certeza, o motivo não foi a validade da certidão, pois é considerada a data de recebimento dos documentos, e não a de numeração do processo.
Acredito mais ter se tratado de suspeita de fraude. Existem muitas certidões falsificadas por aí. Podem ter visto alguma do mesmo cartório ou ter alguma falha no papel, que levou à CRC suspeitar. Mas fique tranquilo, é um procedimento normal. Vc manda outra e pronto.
Complementando: Verifique se a certidão está legível. Se não estiver, mande junto uma de inteiro teor apostilada
@Marcia Seja o que for ela foi emitida pelo cartório onde sou registrada e que inclusive anuncia em seu site que faz as certidões necessárias para cidadania portuguesa. De qq forma já solicitei outra de inteiro teor e reprografica e apostilei no mesmo cartório. Agora busco informações de envio mais rápido possível sem o custo astronômico que a DHL me cobrou de 378 reais.com seguro para um envelope de 25gr no máximo. Grata pela atenção
é assim mesmo. Não se chateie. O importante é que vc vai resolver rapidinho. Só veja se realmente está legível. Já vi muitos casos assim. Ano retrasado, esses pedidos de novas certidões eram mais pro estado de GO. Depois, ficou mais diluído. O importante é resolver a pendência.
Mais 2 tuguinhas...Meus sobrinhos (menores) e transcrição do meu irmão.
Processos enviados via dhl dia 06/04 Recebidos 09/04 Numerados 27/04 (recebemos email com a numeração dos processos de nacionalidade, transcrição não.) Concluídos 24/05
Pessoal, boa tarde! Estou lendo vários comentários sobre envio de documentos e estou tentando enviar os meus de atribuição para Tondela. Entretanto os correios em BH não aceitam mais enviar vale postal para pessoa jurídica. Eu nem citei isso e falei que era para a Conservatória e falei que era IRN.IP mas dizem que só fazem para pessoa física. Alguma orientação por favor? Obrigada!
No meu caso a exigência que tive que atender foi enviar um documento onde consta minha filiação, pois tinha mandado cópia do passaporte e não constava o nome dos meus pais.
Boa noite pessoal. Enviei os documentos com o vale postal no dia 25 de abril. Entrei em contato com o CTT para saber se a CRC Tondela havia sacado o dinheiro, e para minha surpresa ainda não sacaram. A funcionária do CTT, Fernanda, disse-me que eles precisam sacar até o dia 26 de maio (próximo sábado) e se não sacarem o valor do vale voltara para o remetente. Já enviei vários e-mails para a CRC e nada de resposta. Liguei mais cedo e ninguém atendeu. Vou tentar amanhã.[APAGADO]
@gsilvestre O problema é que a funcionária do CTT falou que se eles não sacarem o valor do vale voltará para o remetente no Brasil. A própria funcionária falou para eu entrar em contato, mas já enviei e-mails e nada. Liguei e não atenderam. Estou preocupada. Vence daqui a dois dias, mas pelo e-mail acho que terão 5 dias úteis após o dia 26... Deve ser isso né?
E-mail: Boa tarde,
Se não for sacado dentro do prazo o valor será devolvido aos serviços centrais do Brasil, passados 5 dias uteis.
Aconselho a comunicarem à conservatória o número do vale em Portugal xxxxxxx de 26.04.2018 e o valor de 180,00 EUR.
Meu esposo é Neto de portugueses e já está com todas as certidões. Pelo que entendi o processo é de ATRIBUIÇÃO. Minhas dúvidas: o fomulário a ser preenchido é o IC ou ID e há necessidade de fazer a transcrição de casamento dos avós. Grata
Para atualização, mais um processo (menor) concluído em Tondela:
Recebido dia 24/04 Numerado 27/04 (recebi e-mail informando) - Processo 23XXX/18 Concluído 21/05 (Não recebi e-mail informando, embora tivessem dito que me informariam) - Assento 28XXX/18
Soube hoje pela LRC.
Meus sinceros agradecimentos a todos os moderadores e demais integrantes desse fórum que direta ou indiretamente me ajudaram, seja respondendo a uma dúdida minha ou postando uma informação útil que me serviu, em especial os que me ajudaram demais nas pesquisas pelos registos portugueses.
Iniciei toda a saga em 24 de setembro de 2016. De lá pra cá foram lutas e muita persistência para localizar documentos, depois retificar registros e por fim iniciar o primeiro processo em 02/01/2017. Foram atribuídas a nacionalidade de três gerações (bisavó, avô e mãe) e transcritos três casamentos até chegar a minha filha.
Era isso mesmo! O processo começou todo a partir do trisavô que era português, nascido em 1891. Mas todas as gerações que descenderam dele ainda estão vivas. A bisavó está com 93 anos e completamente lúcida.
Agora estou aguardando o processo da minha outra filha que foi enviado em 24/04/18, recebido em 30/04, mas ainda não está numerado.
OBS: Usei a CNH como documento de identificação sem nenhum problema.
Bom dia a todos . Foi finalizado em 09/05/2018 o processo de Victor Loureiro de Azevedo. Alguem poderia colocar na planilha? Mais uma vez agradeço a todos.
Bom dia pessoal. Hoje recebi um e-mail de Tondela, disseram que o vale postal foi sacado hoje e que o processo de atribuição da minha mãe deverá ser finalizado no prazo de 6 a 8 meses. :-( Agora é aguardar.
@Gilce o formulário para atribuição de nacionalidade para netos é o 1D.Sim, é necessária a transcrição de casamento dos avós portugueses. Veja mais informações nesse tópico:
Boa tarde, da minha irmã foi finalizado HOJE, acabei de saber pela LR, alguem poderia colocar na planilha. Helena Cristina Ramalho, foi enviado 8/2/18, recebido 12/2/18,, numerado 23/4/18 e finalizado 25/5/18, nr 29XX9/18! obrigada
@eduardofranco1979 estou aguardando algum contato de Tondela para saber sobre a conclusão do processo de meu filho menor. Foi numerado em 26/04/2018 sob número 22xxx/18. Será que o processo dele foi concluído e eu ainda não sei? Esperar chegar a certidão chegar dos correios, vou mofar. Rsrs.
@Danielle Gomes. Eu liguei por Skype, tem que colocar crédito. O nr é esse da LR (+351) 211 950 500. A ligação é barata mas ai vc tem que escolher um plano do skype de crédito. Tente ligar entre as 05 hrs e 06 hrs da manhã. Nesse horário a espera é pouca, de 5 a 10 min.
Pessoal, estou com uma dúvida sobre o formulário 1C. Aqui mesmo no fórum, li a seguinte instrução sobre o preenchimento:
"..Também não pode haver rasuras nem traços ou riscos cobrindo as partes não preenchidas..."
Porém, está correndo uma nova lei que apenas permite os cartórios reconhecer por autenticidade documentos sem espaços em branco ou que seja feito algum tipo de impeditivo nos campos sem preenchimento, como um x ou uma rasura.
Comentários
Com certeza, o motivo não foi a validade da certidão, pois é considerada a data de recebimento dos documentos, e não a de numeração do processo.
Acredito mais ter se tratado de suspeita de fraude. Existem muitas certidões falsificadas por aí. Podem ter visto alguma do mesmo cartório ou ter alguma falha no papel, que levou à CRC suspeitar. Mas fique tranquilo, é um procedimento normal. Vc manda outra e pronto.
Complementando:
Verifique se a certidão está legível. Se não estiver, mande junto uma de inteiro teor apostilada
Seja o que for ela foi emitida pelo cartório onde sou registrada e que inclusive anuncia em seu site que faz as certidões necessárias para cidadania portuguesa. De qq forma já solicitei outra de inteiro teor e reprografica e apostilei no mesmo cartório.
Agora busco informações de envio mais rápido possível sem o custo astronômico que a DHL me cobrou de 378 reais.com seguro para um envelope de 25gr no máximo.
Grata pela atenção
Meu processo também caiu em exigência. Mandei o documento solicitado dia 09/04 e foi concluído dia 09/05.
é assim mesmo. Não se chateie. O importante é que vc vai resolver rapidinho.
Só veja se realmente está legível. Já vi muitos casos assim. Ano retrasado, esses pedidos de novas certidões eram mais pro estado de GO. Depois, ficou mais diluído. O importante é resolver a pendência.
é quando se pede um documento extra ou quando há algum erro nos documentos enviados.
Mais 2 tuguinhas...Meus sobrinhos (menores) e transcrição do meu irmão.
Processos enviados via dhl dia 06/04
Recebidos 09/04
Numerados 27/04 (recebemos email com a numeração dos processos de nacionalidade, transcrição não.)
Concluídos 24/05
Estou lendo vários comentários sobre envio de documentos e estou tentando enviar os meus de atribuição para Tondela. Entretanto os correios em BH não aceitam mais enviar vale postal para pessoa jurídica. Eu nem citei isso e falei que era para a Conservatória e falei que era IRN.IP mas dizem que só fazem para pessoa física. Alguma orientação por favor? Obrigada!
Não estou chateada não, mas tenho certeza que enviei a certidão da forma correta e apostilada, totalmente legivel.
[APAGADO]
No meu caso a exigência que tive que atender foi enviar um documento onde consta minha filiação, pois tinha mandado cópia do passaporte e não constava o nome dos meus pais.
Enviei os documentos com o vale postal no dia 25 de abril. Entrei em contato com o CTT para saber se a CRC Tondela havia sacado o dinheiro, e para minha surpresa ainda não sacaram. A funcionária do CTT, Fernanda, disse-me que eles precisam sacar até o dia 26 de maio (próximo sábado) e se não sacarem o valor do vale voltara para o remetente. Já enviei vários e-mails para a CRC e nada de resposta. Liguei mais cedo e ninguém atendeu. Vou tentar amanhã.[APAGADO]
Acho que eles estão demorando a sacar mesmo. O processo de atribuição do meu vo chegou lá no dia 02/05 e eles sacaram apenas dia 15/05
O problema é que a funcionária do CTT falou que se eles não sacarem o valor do vale voltará para o remetente no Brasil. A própria funcionária falou para eu entrar em contato, mas já enviei e-mails e nada. Liguei e não atenderam. Estou preocupada.
Vence daqui a dois dias, mas pelo e-mail acho que terão 5 dias úteis após o dia 26... Deve ser isso né?
E-mail:
Boa tarde,
Se não for sacado dentro do prazo o valor será devolvido aos serviços centrais do Brasil, passados 5 dias uteis.
Aconselho a comunicarem à conservatória o número do vale em Portugal xxxxxxx de 26.04.2018 e o valor de 180,00 EUR.
Com os melhores cumprimentos,
Para atualização, mais um processo (menor) concluído em Tondela:
Recebido dia 24/04
Numerado 27/04 (recebi e-mail informando) - Processo 23XXX/18
Concluído 21/05 (Não recebi e-mail informando, embora tivessem dito que me informariam) - Assento 28XXX/18
Soube hoje pela LRC.
Meus sinceros agradecimentos a todos os moderadores e demais integrantes desse fórum que direta ou indiretamente me ajudaram, seja respondendo a uma dúdida minha ou postando uma informação útil que me serviu, em especial os que me ajudaram demais nas pesquisas pelos registos portugueses.
Iniciei toda a saga em 24 de setembro de 2016. De lá pra cá foram lutas e muita persistência para localizar documentos, depois retificar registros e por fim iniciar o primeiro processo em 02/01/2017. Foram atribuídas a nacionalidade de três gerações (bisavó, avô e mãe) e transcritos três casamentos até chegar a minha filha.
Era isso mesmo! O processo começou todo a partir do trisavô que era português, nascido em 1891. Mas todas as gerações que descenderam dele ainda estão vivas. A bisavó está com 93 anos e completamente lúcida.
Agora estou aguardando o processo da minha outra filha que foi enviado em 24/04/18, recebido em 30/04, mas ainda não está numerado.
OBS: Usei a CNH como documento de identificação sem nenhum problema.
@Maria De Lourdes pronto atualizado.
Hoje recebi um e-mail de Tondela, disseram que o vale postal foi sacado hoje e que o processo de atribuição da minha mãe deverá ser finalizado no prazo de 6 a 8 meses. :-(
Agora é aguardar.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
"..Também não pode haver rasuras nem traços ou riscos cobrindo as partes não preenchidas..."
Porém, está correndo uma nova lei que apenas permite os cartórios reconhecer por autenticidade documentos sem espaços em branco ou que seja feito algum tipo de impeditivo nos campos sem preenchimento, como um x ou uma rasura.
Algém passou por esse problema? Obrigado pessoal!