Pessoal, muito obrigada mesmo por tudo, mas tenho outras duvidas antes de mandar os documentos (Atribuição da minha mãe filha de pai portugues)
1) Eu tirei a certidao de Inteiro Teor da minha mãe apostilada. Porém não apostilei a cópia Reprográfica do livro de nascimento .É necessario?
2) Apareceu em sua certidao de Inteiro Teor que ela ja se divorciou do meu pai . Então, assim que ela tirar a cidaddania dela, gostaria de entender os proximos passos, para mim e minha irmã; Entendo que devemos fazer primeiro a trasncricao do casamento, e como meu pai é nosso declarante teremos que fazer a do divorcio também? Caso sim, posso enviar tudo junto o processo de transcricao do casamento e do divorcio tudo junto? ou tenho que esperar sair um pra fazer o outro, e só assim dar entrada na minha cidadania?
Muito obrigada, mas minha màae colocou divorciada no Formulario 1C pq consta na certidado de nascimento atualizada. E meu pai é meu declarante! Ja que ela vai transcrever o casamenento dela la, ela não precisa homologar o divorcio depois também ?
Se vc for filha do primeiro casamento da sua mãe,basta transcrever o casamento Quanto ao formulário 1 C,tá certo. É preciso mesmo colocar o estado civil atualizado
Se a sua mãe for morar em Portugal e até mesmo se quiser casar novamente por lá,então terá que homologar o divórcio Mas pra fazer a sua atribuição,basta transcrever o casamento
Só pra informar: Processo enviado em 06/02, Processo numerado em 13/04 Liguei hoje (14/05) pra LR e AINDA esta em analise.
Previsao da planilha pra conclusão é dia 01/06
Alguem sabe se essa previsao vai se concluir? (Falta 15 dias pra junho) e ainda ta em analise. Outras Conservatorias que fiz processo foram muito mais rápidas.
Vou iniciar o processo de atribuição da minha filha, ela tem 1 ano e fiquei com algumas duvidas referente a documentação, li aqui no fórum em alguns tópicos sobre a documentação e alguns estavam falando que agora a cópia do RG dos pais precisam ser apostiladas.
Então se alguém que fez o processo recentemente e que deu certo ou que saiba e possa me ajudar eu agradeço =]
Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida (Não precisa ser reprografica certo?).
- Formulário 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório.
- Cópias autenticadas do RG dos pais (Precisam ser apostiladas?).
- Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles (Como ela tem 1 ano e ainda não fiz o RG dela, não vou mandar).
- Copia simples da certidão do português.
Outra coisa tem uma base +- de quanto tempo esta demorando pra sair processo de menores?
O processo do meu pai em liguei numa segunda feira e estava em etapa inicial, na quarta feira insistentemente liguei e já estava concluído com o número de assento, quando pegam pra fazer é rápido.
Pessoal... Good News!!! Depois de muita expectativa e uma espera que pareceu eterna, meu processo foi finalizado. Não sei bem o dia, porque liguei na quarta e ainda estava em análise, mas vou considerar que foi hoje! E respondendo o @HoracioMota, Dentro do Prazo Previsto Cara! Seguem os dados:
Processo Numero: 17***/18 Envio da Documentação: 19/01/2018 Chegada em Tondela: 22/01/2018 Numerado em: 02/04/2018 Finalizado: 14/05/2018
TOTAL: 112 Dias
Agora é aguardar a certidão para solicitar o cartão e passaporte... #PartiuPT
Obrigado a todos pelas informação! Atualizarei a planilha!
E quando ao @fernando, nao precisa da certidão pra tirar o CC e passaporte nao mano, agenda no consulado (o quanto antes) e leva só o numero do assento que serve, pode ser anotado num papel
Pessoal, boa tarde A minha esposa vai iniciar o processo de atribuição dela através do pai, que já possui cidadania. Ele foi quem a registrou na certidão de nascimento. Sabem dizer se em Tondela é necessário que seja transcrito o casamento dos pais dela para Portugal? Ou só com o número do assento dele no formulário 1C basta? Faço a pergunta porque pelo o que li em alguns tópicos do fórum, algumas conservatórias pedem e outras não.
@Thomas peça para sua esposa dar entrada no processo no ACP ( Arquivo Central do Porto) q não exige transcrição de casamento se o pai foi o declarante do nascimento do filho.
@vladpen obrigado pela ajuda. Para saber o valor do Vale Postal eu preciso entrar em contato com a conservatória ou e algum site é possível ter os valores atualizados? Saberia informar?
@MariaNelida obrigado pela ajuda! Outra dúvida que acabei de ter, e caso possa ajudar...Com o estado civil "casado" no formulário 1C, é necessário transcrever o casamento em Portugal de uma vez, ou pode preencher "casada" e deixar para transcrever apenas quando formos nos mudar?
Boa tarde pessoal, o processo da minha irmã acaba de ser concluído.
Tamiris Rossi Correia da Silva 26/01 - Chegada dos docs em Tondela com valor de vale faltando; 31/01 - Envio do comprovante do valor restante; 09/04 - Numeração do processo sob número 198XX/18 - SITPRO 15/05 - Conclusão do processo sob número 263XX/2018
Tempo Total do Processo desde a chegada em Portugal: 109 dias.
Pessoal, boa tarde! O processo dos meus primos menores já foram concluídos. Caso queiram colocar na planilha...
Enviado dia 16/03 via DHL Recebido dia 19/03 Concluído dia 27/04
A carta chegou hoje 15/05
*Minha tia não sabe que dia os processos foram numerados.
Só uma observação: no formulário 1C de um dos menores (16 anos), não foi preenchido o estado civil (como recomendava no manual) e a conservatória mandou um e-mail perguntando sobre o mesmo!
Boa tarde. Liguei hoje para CRC de Tondela e atendente Fátima falou que não podia me dizer se os documentos que enviei havia chegado. Meu envio não tem rastreio. Pelo jeito vou ter que ficar meses até saber se caiu em exigência... Ela falou que está pegando os processos de fevereiro agora e que a demanda está muito alta.
Comentários
1-Pode ser aceita , mas depende da conservatória.
2-somente cópia simples
3-ACP do Porto
Muito obrigado!
Vou tentar a sorte e enviar com a certidão que já possuo.
1) Eu tirei a certidao de Inteiro Teor da minha mãe apostilada. Porém não apostilei a cópia Reprográfica do livro de nascimento .É necessario?
2) Apareceu em sua certidao de Inteiro Teor que ela ja se divorciou do meu pai . Então, assim que ela tirar a cidaddania dela, gostaria de entender os proximos passos, para mim e minha irmã; Entendo que devemos fazer primeiro a trasncricao do casamento, e como meu pai é nosso declarante teremos que fazer a do divorcio também?
Caso sim, posso enviar tudo junto o processo de transcricao do casamento e do divorcio tudo junto? ou tenho que esperar sair um pra fazer o outro, e só assim dar entrada na minha cidadania?
Muito obrigada mesmo
1-O ideal seria apostilar a reprográfica
2- Somente transcrever o casamento,homologar o divorcio não será necessário
Muito obrigada, mas minha màae colocou divorciada no Formulario 1C pq consta na certidado de nascimento atualizada. E meu pai é meu declarante! Ja que ela vai transcrever o casamenento dela la, ela não precisa homologar o divorcio depois também ?
Ela pode sere divorciada aqui e casada la?
Muito obrigada
Se vc for filha do primeiro casamento da sua mãe,basta transcrever o casamento
Quanto ao formulário 1 C,tá certo.
É preciso mesmo colocar o estado civil atualizado
Se a sua mãe for morar em Portugal e até mesmo se quiser casar novamente por lá,então terá que homologar o divórcio
Mas pra fazer a sua atribuição,basta transcrever o casamento
Obrigado pela dica! Vou emitir uma nova.
Vc sabe se tem algum problema o formulário 1C ter sido assinado em janeiro? o requerente tem 60 anos e ele mesmo assinou (não foi por procuração).
Quem pode ajudar
Portuguesa mãe solteira, o filho e neto tem direito a cidadania?
Processo enviado em 06/02,
Processo numerado em 13/04
Liguei hoje (14/05) pra LR e AINDA esta em analise.
Previsao da planilha pra conclusão é dia 01/06
Alguem sabe se essa previsao vai se concluir? (Falta 15 dias pra junho) e ainda ta em analise. Outras Conservatorias que fiz processo foram muito mais rápidas.
Vou iniciar o processo de atribuição da minha filha, ela tem 1 ano e fiquei com algumas duvidas referente a documentação, li aqui no fórum em alguns tópicos sobre a documentação e alguns estavam falando que agora a cópia do RG dos pais precisam ser apostiladas.
Então se alguém que fez o processo recentemente e que deu certo ou que saiba e possa me ajudar eu agradeço =]
Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida (Não precisa ser reprografica certo?).
- Formulário 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório.
- Cópias autenticadas do RG dos pais (Precisam ser apostiladas?).
- Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles (Como ela tem 1 ano e ainda não fiz o RG dela, não vou mandar).
- Copia simples da certidão do português.
Outra coisa tem uma base +- de quanto tempo esta demorando pra sair processo de menores?
Obrigado.
Gostaria de saber se Tondela ainda é a CRC mais rápida para aplicar para a Nacionalidade por tempo de residência? Ou existe alguma outra mais rápida?
Obrigado!
Com que idade o filho foi reconhecido e quem foi o declarante
A mãe ainda é viva?
O processo do meu pai em liguei numa segunda feira e estava em etapa inicial, na quarta feira insistentemente liguei e já estava concluído com o número de assento, quando pegam pra fazer é rápido.
E respondendo o @HoracioMota, Dentro do Prazo Previsto Cara!
Seguem os dados:
Processo Numero: 17***/18
Envio da Documentação: 19/01/2018
Chegada em Tondela: 22/01/2018
Numerado em: 02/04/2018
Finalizado: 14/05/2018
TOTAL: 112 Dias
Agora é aguardar a certidão para solicitar o cartão e passaporte...
#PartiuPT
Obrigado a todos pelas informação!
Atualizarei a planilha!
Abraços!
E quando ao @fernando, nao precisa da certidão pra tirar o CC e passaporte nao mano, agenda no consulado (o quanto antes) e leva só o numero do assento que serve, pode ser anotado num papel
A minha esposa vai iniciar o processo de atribuição dela através do pai, que já possui cidadania.
Ele foi quem a registrou na certidão de nascimento. Sabem dizer se em Tondela é necessário que seja transcrito o casamento dos pais dela para Portugal? Ou só com o número do assento dele no formulário 1C basta? Faço a pergunta porque pelo o que li em alguns tópicos do fórum, algumas conservatórias pedem e outras não.
Obrigado!
Para atribuição o valor do vale postal é de 175 Euros
Veja nesse link algumas informações sobre o vale
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6601/como-enviar-vale-postal-nao-usar-euro-exportacao/p1
obrigado pela ajuda! Outra dúvida que acabei de ter, e caso possa ajudar...Com o estado civil "casado" no formulário 1C, é necessário transcrever o casamento em Portugal de uma vez, ou pode preencher "casada" e deixar para transcrever apenas quando formos nos mudar?
Tamiris Rossi Correia da Silva
26/01 - Chegada dos docs em Tondela com valor de vale faltando;
31/01 - Envio do comprovante do valor restante;
09/04 - Numeração do processo sob número 198XX/18 - SITPRO
15/05 - Conclusão do processo sob número 263XX/2018
Tempo Total do Processo desde a chegada em Portugal: 109 dias.
Enviado dia 16/03 via DHL
Recebido dia 19/03
Concluído dia 27/04
A carta chegou hoje 15/05
*Minha tia não sabe que dia os processos foram numerados.
Só uma observação: no formulário 1C de um dos menores (16 anos), não foi preenchido o estado civil (como recomendava no manual) e a conservatória mandou um e-mail perguntando sobre o mesmo!
Liguei hoje para CRC de Tondela e atendente Fátima falou que não podia me dizer se os documentos que enviei havia chegado. Meu envio não tem rastreio. Pelo jeito vou ter que ficar meses até saber se caiu em exigência...
Ela falou que está pegando os processos de fevereiro agora e que a demanda está muito alta.
Tem que esperar 3 meses pra numerar.