@AdrianoSM dá uma olhada na planilha, tem uma galerinha boa com processo concluído em Março... O ultimo que preencheu foi dia numerado em 21/03 e finalizado em 26/04 (Linha 330). Eu to na expectativa também... O meu foi numerado dia 02/04... Liguei hoje mas ainda está em análise.
Boa Tarde, Enviei o processo de atribuição da minha mãe para Tondela. Eles receberam 02/01/2018 fui notificada por e-mail sobre a numeração em 14/03/2018 foi concluído com sucesso em 11/04/2018
Não tive nenhum problema. É só ter um pouco de paciência.
ainda existe uma planilha para atualizar? como faço isso?
Agradeço todos do fórum por toda ajuda, vcs foram fundamentais ao longo do processo.
Pessoal, Enviei o processo de Atribuição de meu pai para Tondela e foi recebido dia 23/02/2018 e até agora não me notificaram por e-mail da numeração do processo. Liguei no LR e nada da numeração do processo. Alguém sabe dizer quanto tempo está demorando para numerar os processos? Mais de 2 meses?
Alguém sabe me dizer se Tondela ainda aceita que os os documentos sejam enviados para conferência por email ? Mandei um email perguntando a respeito do que deveria ser encaminhado para iniciar a atribuição e beeeeeem lá no finalzinho tem a seguinte mensagem:
Informa-se ainda que a lei não prevê que seja efetuada uma análise prévia dos documentos destinados ao pedido de nacionalidade, pelo que os mesmos só são analisados após a entrada do processo e no âmbito da instrução do mesmo.
Ouvi dizer que a galera por lá é bem rigorosa, por isso resolvi perguntar aqui...
@Natalie, foi feito nacionalidade dos menores antes da transcrição do casamento? Não sabia que era possível. Achava q tinha q fazer a transcrição primeiro.
@Natalia eu enviei os 3 processos juntos: transcrição e as nacionalidades dos meus 2 filhos. Chegou la dia 03/05. Achei que fosse receber algum email como foi com a minha cidadania...
Colegas, uma ajuda: Vou enviar a documentação para Tondela para atribuição de eu pai. Entretanto, eu moro em Curitiba e ele no RJ, e coloquei no formulário 1c o endereço do Rio. Acredito que não terei problema em enviar os documentos envelopado com Remente em Curitiba, não é?
Pessoal, Sou divorciado e tenho filho menor, alguém sabe dizer se para Atribuição de meu filho preciso além da Transcrição do meu casamento também preciso contratar um advogado em Portugal para me divorciar? Ou só fazer a Transcrição do Casamento é suficiente para eu conseguir a Atribuição de meu filho? Alguém sabe dizer qual é a melhor conservatória para enviar os documentos nesse meu caso?
Não precisa homologar o divorcio e nem fazer a transcrição de casamento se vc for o declarante na certidão de nascimento do seu filho e fizer a atribuição dele pelo ACP
Galera, saiu a atribuição da minha mãe! Não sei quando foi concluída porque não recebi email acabei de ligar lá e me informaram que já havia sido concluído. Sugiro pra quem esta pra estourar o prazo, ligar la, porque já vi outros casos recentes que não enviaram email.
Chegou: 19.01.18 Numerado: 27.03.18 Concluído: início de maio (foi enviado ontem, 10.05.18)
Valeu! Partiu transcrição agora rsrs sabem se sem o email, consigo já enviar ou preciso esperar o documento chegar em casa?
Parabéns @AdrianoSM Muito bom ver mais um processo finalizado, fazia tempo que não comentavam sobre novas conclusões por aqui. O meu foi numerado dia 02/04/18 então vou esperar até segunda pra ligar, pra tem mais chances! =P
@Caros colegas, Informo que o processo de meu filho menor foi concluído em Tondela (Transcrição + Atribuição), numerado em 03/04/18 e concluído no dia 04/05/18. obrigados a todos pela ajuda. OBS. Meu primeiro processo foi entregue em Tondela em 05/05/2017 desde então foram realizadas 3 atribuições e 3 transcrições tudo ficou pronto em exatos 365 dias!! feliz
@wsteles Ah, obrigado! Não saiba sobre ACP. Um bom tempo que não tentei aqui. Vou dar uma olhada nos documentos. Será que dão os mesmos ou tem alguma diferença? Enfim, vou ver no post. Obrigado mais uma vez
Recebi em casa o processo de transcrição de casamento dos meus avós. Agora irei enviar o processo de atribuição do meu pai, porém, tenho algumas dúvidas...
Estou enviando os seguintes documentos:
- Formulário 1C (declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa) preenchido e com firma reconhecida - Cópia da certidão de nascimento do português (pai do meu pai) - Cópia da CNH do meu pai autenticada no cartório e com Haia - Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica do livro e Haia - Vale postal 175 Euros
As dúvidas são:
1 - A certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai é de 19 de junho de 2017 (já tem quase um ano). Tondela ou Porto criariam caso com isso? Ou terei que pedir uma nova para cumprir o prazo de 180 dias?
2 - Recebi de Ponta Delgada (onde eu solicitei a transcrição de casamento) uma correspondência contendo: Ofício informativo, certificado, assento e recibo do vale postal. Devo enviar somente uma cópia do assento junto ao processo de atribuição?
3 - Indicam Tondela ou 3ª Porto para enviar o processo de atribuição?
Só o Arquivo Central do Porto (ACP) está realizando a Atribuição de Nacionalidade Portuguesa sem exigir transcrições de casamento e homologação de divórcio? As demais conservatórias não aceitam só a transcrição de casamento sem a homologação do divórcio ou precisa dos dois juntos?
Comentários
Eu to na expectativa também... O meu foi numerado dia 02/04... Liguei hoje mas ainda está em análise.
Enviei o processo de atribuição da minha mãe para Tondela.
Eles receberam 02/01/2018
fui notificada por e-mail sobre a numeração em 14/03/2018
foi concluído com sucesso em 11/04/2018
Não tive nenhum problema. É só ter um pouco de paciência.
ainda existe uma planilha para atualizar? como faço isso?
Agradeço todos do fórum por toda ajuda, vcs foram fundamentais ao longo do processo.
Enviei o processo de Atribuição de meu pai para Tondela e foi recebido dia 23/02/2018 e até agora não me notificaram por e-mail da numeração do processo. Liguei no LR e nada da numeração do processo.
Alguém sabe dizer quanto tempo está demorando para numerar os processos? Mais de 2 meses?
Alguém sabe me dizer se Tondela ainda aceita que os os documentos sejam enviados para conferência por email ?
Mandei um email perguntando a respeito do que deveria ser encaminhado para iniciar a atribuição e beeeeeem lá no finalzinho tem a seguinte mensagem:
Informa-se ainda que a lei não prevê que seja efetuada uma análise prévia dos documentos destinados ao pedido de nacionalidade, pelo que os mesmos só são analisados após a entrada do processo e no âmbito da instrução do mesmo.
Ouvi dizer que a galera por lá é bem rigorosa, por isso resolvi perguntar aqui...
Obrigada!
Liguei agora na LR e me informaram que o processo do meu filho (8 anos) foi concluido no dia 08/05.
Processo 222XX/2018 entregue em 06/04
Não sabia que era possível. Achava q tinha q fazer a transcrição primeiro.
Não recebi nenhum email, só fiquei sabendo pela LR. No meu caso não tinha casamento para transcrever.
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
Acredito que não terei problema em enviar os documentos envelopado com Remente em Curitiba, não é?
Sou divorciado e tenho filho menor, alguém sabe dizer se para Atribuição de meu filho preciso além da Transcrição do meu casamento também preciso contratar um advogado em Portugal para me divorciar? Ou só fazer a Transcrição do Casamento é suficiente para eu conseguir a Atribuição de meu filho? Alguém sabe dizer qual é a melhor conservatória para enviar os documentos nesse meu caso?
Não precisa homologar o divorcio e nem fazer a transcrição de casamento se vc for o declarante na certidão de nascimento do seu filho e fizer a atribuição dele pelo ACP
Chegou: 19.01.18
Numerado: 27.03.18
Concluído: início de maio (foi enviado ontem, 10.05.18)
Valeu! Partiu transcrição agora rsrs sabem se sem o email, consigo já enviar ou preciso esperar o documento chegar em casa?
Parabéns pra sua mãe e pra vc
Quanto a pergunta, já foi respondido no outro tópico
O meu foi numerado dia 02/04/18 então vou esperar até segunda pra ligar, pra tem mais chances! =P
Informo que o processo de meu filho menor foi concluído em Tondela (Transcrição + Atribuição), numerado em 03/04/18 e concluído no dia 04/05/18. obrigados a todos pela ajuda.
OBS. Meu primeiro processo foi entregue em Tondela em 05/05/2017 desde então foram realizadas 3 atribuições e 3 transcrições tudo ficou pronto em exatos 365 dias!! feliz
Ah, obrigado! Não saiba sobre ACP. Um bom tempo que não tentei aqui.
Vou dar uma olhada nos documentos. Será que dão os mesmos ou tem alguma diferença? Enfim, vou ver no post. Obrigado mais uma vez
Recebi em casa o processo de transcrição de casamento dos meus avós. Agora irei enviar o processo de atribuição do meu pai, porém, tenho algumas dúvidas...
Estou enviando os seguintes documentos:
- Formulário 1C (declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa) preenchido e com firma reconhecida
- Cópia da certidão de nascimento do português (pai do meu pai)
- Cópia da CNH do meu pai autenticada no cartório e com Haia
- Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica do livro e Haia
- Vale postal 175 Euros
As dúvidas são:
1 - A certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai é de 19 de junho de 2017 (já tem quase um ano). Tondela ou Porto criariam caso com isso? Ou terei que pedir uma nova para cumprir o prazo de 180 dias?
2 - Recebi de Ponta Delgada (onde eu solicitei a transcrição de casamento) uma correspondência contendo: Ofício informativo, certificado, assento e recibo do vale postal. Devo enviar somente uma cópia do assento junto ao processo de atribuição?
3 - Indicam Tondela ou 3ª Porto para enviar o processo de atribuição?
Obrigado!!!
Só o Arquivo Central do Porto (ACP) está realizando a Atribuição de Nacionalidade Portuguesa sem exigir transcrições de casamento e homologação de divórcio? As demais conservatórias não aceitam só a transcrição de casamento sem a homologação do divórcio ou precisa dos dois juntos?