Liguei para o cartório e a pessoa que me atendeu disse que de fato no sistema do cartório não estava explícito que o meu pai era o declarante (assim como está no original). Disse que quem fez isto errou. Ele corrigiu e emitiu uma outra (não cobrou nada, pois eu já havia pago). Já peguei a certidão corrigida.
Porém percebi que a certidão de inteiro teor NÃO ESTÁ EXATAMENTE AO PÉ DA LETRA como o original (mas deixa claro que o meu pai é o declarante).
A cópia reprográfica está legível. Será q vale a pena enviar tb a certidão inteiro teor ou apenas a reprográfica?
@Sergio Pacific, na 1o. de Março 64, perto do CCBB, você não vai ter problema. Procure uma dessas funcionárias: a Élida ou a Marrara - estão carecas de fazer esses VP. Mas atenção!: diga que quer fazer vale para MANUTENÇÃO DE RESIDENTE. Nunca mencione conservatórias, PJs... Suerte!
Bom dia Caros Mediadores, Meu primo nao consegue localizar a certidão de nascimento, nasceu no hospital Getulio vargas na Penha - RJ o livro deveria estar no cartório 11 RCPN em cascadura ate 1960 mas nao localizaram.(já tentamos varias outras). As conservatórias em Portugal aceitam a certidão de Batismo para substituir a de nascimento ? Obrigado.
não se preocupe. Não errou. Só a apostila já é suficiente, conforme mencionou o @Vlad Pen. A agência da Primeiro de Março NUNCA falhou (pelo que eu tenho acompanhado nos últimos 3 anos).
Quanto À certidão de nascimento, não pode substituir pela de batismo, como o @Vlad Pen colocou. Já tentou ver se a base de dados do IFP (que está sob guarda do DETRAN) possui alguma informação?
se as duas certidões não estão totalmente iguais e se a reprográfica está legível, conforme já te falei, recomendo que envie SOMENTE a reprográfica, que é a exigida.
Qq diferença entre as certidões criará suspeita de fraude e colocará seu processo em exigência. Já vi isso inúmeras vezes acontecer.
Boa noite, Gostaria de saber quais documentacoes estao pedindo para obter a nacionalidade, minha mae e portuguesa,casada com meu pai (brasileiro) mais nao tem transcricao feita, precisa transcrever antes de pedir ? e quias conservatorias sao as mais indicadas. Desde ja agradeco a cooperacao de cada um.
OI, Sergio Pacific. Seu primo pode tentar no arquivo do Detran, ou no exército, no quartel que ele serviu. Na primeira carteira de trabalho tem espaço para anotarem livro e folha, o que já é uma pista. Se ele for do RJ e tiver nascido entre 1929 e 1940 ele pode tentar fazer a busca no Arquivo Nacional. Vale também procurar na escola, se ela existir pode dar sorte de achar o documento arquivado. Nos proclamas de casamento no religioso.
o reconhecimento da assinatura dela no 1C deve ser no consulado português de Dubai.
O reconhecimento é sempre ou em cartório (do Brasil, para brasileiros, onde se pode abrir firma) ou em consulado português. No caso de ser em consulado português, o serviço é gratuito e pode ser feito em qq consulado no mundo.
Boa tarde! Para atribuir a nacionalidade a minha esposa, preenchi o formulário Modelo 3. Estou enviando a cópia do meu assentamento e a nossa transcrição de casamento. A minha dúvida é se vai precisar outra vez da certidão de nascimento dela de inteiro teor. Obrigado!
a nacionalidade de sua esposa não é atribuição, é aquisição (via modelo 3 - pelo casamento). Ela precisará de uma certidão de nascimento do tipo reprográfica. A outra certidão que entregou dela, foi para outro processo (transcrição de casamento) e não pode ser aproveitada.
Liguei para a LR e a Fátima, me atendeu informando que tenho que aguardar, já que recebi o email com a numeração, quando for finalizado receberei um email de confirmação. Aí disse que a numeração foi em 09 de janeiro. Que outros já haviam sido finalizados, ela informou que é muito cedo ainda pro processo ser finalizado. Não entendi nada. Ela nem sequer permitiu que eu passasse a numeração pra ela.
Olá! Estou em Portugal e vou fazer o processo de atribuição para meu pai, filho de portugues, mas mora no brasil. - Qual conservatória vocês recomendam que eu faça o pedido? - Agiliza o processo se eu for pessoalmente? - Qual a diferença entre fazer inscrição do nascimento ou por declaração? - Se eu precisar de procuração para fazer pelo meu pai, o documento original precisa vir do brasil ou basta uma cópia? obrigada desde já!
Boa tarde! Gostaria de agradecer á todos que colaboram diariamente sanando nossas dúvidas, e fazem parte das nossas conquistas indiretamente.....processo de atribuição do meu filho (menor) chegou em Tondela dia 12/02/18,numerado dia 22/02/18 e deferido dia 09/03/18....muito feliz....peguei certidão de nascimento pelo civil online.....agora partir pra minha aquisição de cidadania através do casamento.....Abraço á todos......
Amigos, podem me ajudar? Vou para Tondela mes que vem para dar entrada na minha cidadania. Tenho minha certidão inteiro teor com firma reconhecida e apostilada. (preciso de algum carimbo do consulado? como faço?) Qual mais documento preciso? meu pai ja tem a carteira de cidadão e meu irmão ja tem ate o passaporte. Posso usar CNH como documento? Obrigado.
Olá a todos, gostaria de saber o telefone de contato para ter notícias do meu processo. Vi que todos ligam e ficam a par e eu estou a aguardar um e-mail. Grata desde já. CRC TONDELA chegou dia 12/02.
@sam se vc é maior de idade e a atribuiçao é tua, fica tranquila que só pro meio de abril talvez vao numerar e o processo vai ficar pronto até final de agosto no maximo
@Fabiano 1- Tirei essa certidão, na frente ela declara e atras é a foto do livro original. Mandei apostilar. 2- Tenho copia do assento do meu pai, cópia da certidão dele de nascido em portugal. 3 - Tenho cópia da certidão de casamento dos meus pais no Brasil. Que documento meu tenho q levar? pode ser CNH? Tenho que levar algum documento da minha mae (Brasileira)? Tenho que pegar algum carimbo do consulado Brasileiro? Obrigado
Estou com tudo preparado para enviar os documentos de minha mãe, mas ela mudou de nome quando casou, portanto o RG e a certidão de nascimento estão com nomes diferentes e no manual de preenchimento do 1C fala que devo enviar a certidão de casamento dos meus pais apostilada, mas em mais de um tópico eu vi pessoas dizendo que não precisava ser apostilada, que autenticada serviria. Podem me confirmar por favor? só falta isso para enviar Vou enviar para ACP
Comentários
Vou tentar segunda feira 1 de Março
Abs.
Liguei para o cartório e a pessoa que me atendeu disse que de fato no sistema do cartório não estava explícito que o meu pai era o declarante (assim como está no original). Disse que quem fez isto errou. Ele corrigiu e emitiu uma outra (não cobrou nada, pois eu já havia pago). Já peguei a certidão corrigida.
Porém percebi que a certidão de inteiro teor NÃO ESTÁ EXATAMENTE AO PÉ DA LETRA como o original (mas deixa claro que o meu pai é o declarante).
A cópia reprográfica está legível. Será q vale a pena enviar tb a certidão inteiro teor ou apenas a reprográfica?
--------------------------------------------------------
@Jandira Pinheiro parabéns pra vc!!!!!! Finalmente chegou o seu dia!
Abs a todos!
Suerte!
Abs
Meu primo nao consegue localizar a certidão de nascimento, nasceu no hospital Getulio vargas na Penha - RJ o livro deveria estar no cartório 11 RCPN em cascadura ate 1960 mas nao localizaram.(já tentamos varias outras).
As conservatórias em Portugal aceitam a certidão de Batismo para substituir a de nascimento ?
Obrigado.
não se preocupe. Não errou. Só a apostila já é suficiente, conforme mencionou o @Vlad Pen.
A agência da Primeiro de Março NUNCA falhou (pelo que eu tenho acompanhado nos últimos 3 anos).
Quanto À certidão de nascimento, não pode substituir pela de batismo, como o @Vlad Pen colocou.
Já tentou ver se a base de dados do IFP (que está sob guarda do DETRAN) possui alguma informação?
se as duas certidões não estão totalmente iguais e se a reprográfica está legível, conforme já te falei, recomendo que envie SOMENTE a reprográfica, que é a exigida.
Qq diferença entre as certidões criará suspeita de fraude e colocará seu processo em exigência.
Já vi isso inúmeras vezes acontecer.
Márcia, Vlad e Mauro vou seguir o conselho de vocês !!!!!!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Seu primo pode tentar no arquivo do Detran, ou no exército, no quartel que ele serviu. Na primeira carteira de trabalho tem espaço para anotarem livro e folha, o que já é uma pista.
Se ele for do RJ e tiver nascido entre 1929 e 1940 ele pode tentar fazer a busca no Arquivo Nacional.
Vale também procurar na escola, se ela existir pode dar sorte de achar o documento arquivado.
Nos proclamas de casamento no religioso.
Adrianaian, Obrigado pelas dicas farei todos este caminho.
Abs
o reconhecimento da assinatura dela no 1C deve ser no consulado português de Dubai.
O reconhecimento é sempre ou em cartório (do Brasil, para brasileiros, onde se pode abrir firma) ou em consulado português. No caso de ser em consulado português, o serviço é gratuito e pode ser feito em qq consulado no mundo.
a nacionalidade de sua esposa não é atribuição, é aquisição (via modelo 3 - pelo casamento).
Ela precisará de uma certidão de nascimento do tipo reprográfica.
A outra certidão que entregou dela, foi para outro processo (transcrição de casamento) e não pode ser aproveitada.
Estou em Portugal e vou fazer o processo de atribuição para meu pai, filho de portugues, mas mora no brasil.
- Qual conservatória vocês recomendam que eu faça o pedido?
- Agiliza o processo se eu for pessoalmente?
- Qual a diferença entre fazer inscrição do nascimento ou por declaração?
- Se eu precisar de procuração para fazer pelo meu pai, o documento original precisa vir do brasil ou basta uma cópia?
obrigada desde já!
Gostaria de agradecer á todos que colaboram diariamente sanando nossas dúvidas, e fazem parte das nossas conquistas indiretamente.....processo de atribuição do meu filho (menor) chegou em Tondela dia 12/02/18,numerado dia 22/02/18 e deferido dia 09/03/18....muito feliz....peguei certidão de nascimento pelo civil online.....agora partir pra minha aquisição de cidadania através do casamento.....Abraço á todos......
podem me ajudar?
Vou para Tondela mes que vem para dar entrada na minha cidadania.
Tenho minha certidão inteiro teor com firma reconhecida e apostilada. (preciso de algum carimbo do consulado? como faço?)
Qual mais documento preciso? meu pai ja tem a carteira de cidadão e meu irmão ja tem ate o passaporte. Posso usar CNH como documento?
Obrigado.
Agradecimentos a Márcia, Vlad e Mauro
Consegui fazer vale postal na maior tranquilidade na 1ª de março no centro.
Obrigado.
Tondela tem levado em torno de 2 meses para numerar.
@Karam
Você vai precisar da sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro. A sua pelo que informou está em inteiro teor.
1- Tirei essa certidão, na frente ela declara e atras é a foto do livro original. Mandei apostilar.
2- Tenho copia do assento do meu pai, cópia da certidão dele de nascido em portugal.
3 - Tenho cópia da certidão de casamento dos meus pais no Brasil.
Que documento meu tenho q levar? pode ser CNH?
Tenho que levar algum documento da minha mae (Brasileira)?
Tenho que pegar algum carimbo do consulado Brasileiro?
Obrigado
Estou com tudo preparado para enviar os documentos de minha mãe, mas ela mudou de nome quando casou, portanto o RG e a certidão de nascimento estão com nomes diferentes e no manual de preenchimento do 1C fala que devo enviar a certidão de casamento dos meus pais apostilada, mas em mais de um tópico eu vi pessoas dizendo que não precisava ser apostilada, que autenticada serviria.
Podem me confirmar por favor? só falta isso para enviar
Vou enviar para ACP
Obrigado