Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1312313315317318454

Comentários

• @Pessoal,

Liguei as 11:30 na LR esperei 30 minutos e me informaram que meu processo estava concluído, 122 dias desde a entrega dos documentos. Agradeço mais uma vez todos do fórum e em especial os moderadores. abraços
  • MariCMariC Member
    editado March 2018
    @EdsonRibeiro Parabéns!
    Quando foi numerado o seu processo?
  • Atualizando Status....

Envio dos Docs dos meus Filhos (sem enviar o meu rg como pai tupinikin) 09/02
    Recebimento dos Docs 13/02
    Processo Numerado dia 22/02
    Processo Finalizado dia 12/03

Mais 2 portugesinhos na comunidade.....Obrigado galera e boa sorte a todos.....obrigado em especial a @Jandira q me deu uma baita força......
  • Parabéns, @Ralph Guion!
  • @Jandira Pinheiro Que dia Tondela recebeu seus documentos?
  • Jandira Pinheiro,
    Entrei em contato com a CRC Tondela porque fiquei preocupado com o prazo de 30 dias corridos que aqui no Fórum todos comentam em relação ao Vale Postal, por isso, solicitei um retorno da CRC Tondela. Só que vem um questionamento, como a CRC Tondela não deixa caducar o Vale Postal? Eles podem renovar o prazo junto aos Correios do Brasil? Como funciona isso?
  • @Luiz Baeta, Portugal não pode renovar Vale vencido após 30 dias corridos com o Correio brasileiro. Se vencer, a pessoa é comunicada e será reembolsada na agência onde fez o vale ( menos as taxas ). Documentos podem ser devolvidos.
    Uma conservatória só deixa vencer o vale se os documentos enviados não cheguem a ela em 30 dias.
  • MAUROMB, eu fiz o Vale Postal no dia 16/02/18 e os documentos da Atribuição chegaram na CRC Tondela no dia 23/02/18 via DHL registrado e assinado por uma funcionária da CRC Tondela, portanto, tudo está de acordo com o prazo de 30 dias. Porém a CRC Tondela está com demanda além de sua capacidade normal, e pelo que li aqui no Forum está demorando 2 a 3 meses SOMENTE para numerar os processos, então o que eu entendo as pessoas que enviam os processos para a CRC Tondela não têm culpa deste fato de eles não conseguirem dar conta do número de processos recebidos. Agora o fato é, liguei e falei ao telefone com CRC Tondela e eles disseram que NÃO CADUCA APÓS 30 DIAS, pois no meu caso como citei acima os documentos chegaram no prazo de 30 dias período esse que o meu Vale Postal está dentro do prazo, mas depois de 16/03/18 onde decorre o término dos 30 dias, e a CRC Tondela ainda não numerou meu processo, como faço? A CRC Tondela considera a data de chegada dos documentos ou só depois que o processo é numerado?
  • Jandira Pinheiro, você poderia me dizer a data que você fez o Vale Postal referente ao processo que encaminhou no dia 15/11/17 tendo sido somente dia 31/01/18 numerado? Pois eu quero entender como a CRC Tondela está considerando o prazo dos 30 dias do Vale Postal dado pelo Correios no Brasil. Obrigado!
  • @Luiz Baeta quando chega a documentação a conservatória saca a vale, não se preocupe. O que está demorando é apenas para numerarem o processo.
  • @Luiz Baeta,
    Além do mais, o prazo do vale pode ser renovado, como já aconteceu inúmeras vezes.
    Porém, não as conservatórias não gostam dessa renovação, tendo em vista o altíssimo volume.

Aguarde contato deles ou ligue depois para a LR e qdo o processo for numerado, entre em contato com o CTT e pergunte sobre o vale.
  • Alguém aqui com documentos recebidos em 05/01/2018 já recebeu o nº do processo? Vi aqui que já estão numerando os de janeiro, mas até o momento não recebi o e-mail. Devo ligar lá?
    Obrigada!
  • @Edivaldo Lupi,
    Dá uma lida nesse tópica que fala os documentos necessários e endereços para envio..
    Pelo que tenho acompanhado o fórum, a ACP PORTO está mais rápida por enquanto, aconselho ir acompanhando até ter todos os documentos em mãos.

Boa sorte!
  • Obrigado a todos pelas informações.
  • @ClaraMarques espere mais um pouco.
  • Oi , gente boa tarde ! Gostaria de uma orientação , podem me ajudar ?
    Sei que já temos muitas respostas por aqui , mas sempre bate uma insegurança né !

Minha mãe dará entrada no seu processo de atribuição , quais seriam os documentos para envia a conservatório de tondela ? Pergunto isso pois vi que são extremamente exigentes, né ?

Meu avô já teve seu casamento transcrito , pois minha tia já tirou sua cidadania e também ele é o declarante do nascimento de minha mãe.

Por tondela tem demorado muito ?

Grata desde já pelas orientações !

• @Leticia..faça o processo por ACP..

- Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.

- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €
  • Boa tarde pessoal, voltei aqui pra dizer que o processo da minha filha Ana Luíza foi concluído em 23/02/2018. Já tenho uma portuguesinha em casa. Chegou em Tondela no dia 01/02 e foi numerado no dia 15/02. Total de 22 dias
  • @Amanda GRI atualizei a planilha!
  • @jefferson Oliveira obrigada. Não tava conseguindo atualizar. Obrigada a todos que me ajudaram também
  • Jandira Pinheiro, eu sei que as conservatórias estão recebendo muitos processos, mas poderiam se organizar melhor colocando mais pessoas para dar conta dos processos e pelo menos terem ao menos dois funcionários que recebessem os documentos e já enviassem por e-mail um comunicado de que foi recepcionado os documentos e o Vale Postal sacado, isso já ajudaria muito na comunicação dos requerentes com as conservatórias.
  • lggslggs Member
    Pessoal, é possivel mandar a trancrição do meu casamento junto com a atribuição de meus filhos menores num pacote so para tondela?
    Alguem ja teve esperiencia de quanto tempo levaria todo o processo?

Se vale a pena, ou melhor mandar para ponta delgada a transcrição e depois para tondela a atribuição?
  • @lggs vale a pena mandar para Todela sim e vc ainda economiza no envio, também estava com essa duvida, mas Tondela prioriza a atribuição de Menor e para isso agiliza a transcrição do casamento. Se puder envie via DHL.
    Veja a planilha e tire suas conclusões!
    https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
  • PhiLLPhiLL Member
    Prezados @Marcia @Vlad Pen e demais colegas,
    estou com uma dúvida em relação à cópia reprográfica.

O cartório emitiu um documento, uma xerox da folha do livro de nascimento diretamente naquele papel bonito (verde e amarelo, onde fica escrito no meio parte superior REPÚBLICA FED. DO BRASIL, aí tem um mapinha do Brasil do lado direito superior, aquele mesmo papel que é usado para a CERTIDÃO DE NASCIMENTO simples ou inteiro teor). Embaixo do papel tá escrito assim:

"Certifico que a presente cópia reprográfica foi extraída do assento de NASCIMENTO de fulano de tal registrado no livro x, folhas x, sob o número x, fielmente arquivado no cartório do xº distrito judiciário da comarca de x, conforme dispõe o Art. 19, parágrafo 1º, da Lei 6015/73. O referido é verdade e dou fé. Local e data"

Aí vem assinatura do responsável do cartório, e mais abaixo do lado esquerdo tá escrito assim:

Selo: xxx.yyy.zzz
    Consulte autenticidade em
    www. xxxxxx/selodigital

Mas não tem nenhum selo colado.

Este documento é uma cópia reprográfica autenticada? Está certo mesmo?

Lembro-me que enviei a cópia reprográfica do assento de nascimento do meu pai para Tondela e o cartório aqui no Brasil apenas tirou uma xerox simples e colou um selo de AUTENTICAÇÃO ("Autentico a presente cópia reprográfica extraída nesta serventia ..." aquele selo comum de xerox autenticada). E deu tudo certo na época em Tondela.

Portanto, pergunto: a cópia reprográfica que citei inicialmente (no papel bonito) está correto? É isso mesmo?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado,
  • @Vlad Pen Obrigada ! no ACP também faz transcrição de casamento ? Estava pensando em enviar junto a transcrição de casamento de minha mãe , será que pode ?
  • @PhiLL,
    está correto sim.
    Esse tipo de certidão varia um pouco de cartório para cartório. Mas, no geral é mesmo dessa forma, emitido em papel.moeda.

Qto aos selos de autenticação, não são selos de verdade. São uma identificação de que a certidão é verídica. Mas tem que ser apostilada.

Observe apenas se a reprográfica está legível. Se não estiver, peça também uma certidão de inteiro teor digitada.
  • @Leticia Marques,

ACP não transcreve casamentos.
  • lggslggs Member
    Obrigado @Jefferson, vou considera isso, ai economizo no envio
  • Oi, pessoal, o processo do meu filho, menor, foi finalizado!
    Data de entrega: 06/02/18
    Data numeração: 15/02/18
    Data conclusão: 09/03/18
    Tentei atualizar na tabela, é o André, atualmente posição 300, mas a data de conclusão ficou no formato americano e não consegui mudar... Por favor, se alguém puder trocar... Descobri telefonando no número fornecido aqui no fórum, pelo Skype, as 7h. Comprei o mínimo de créditos (R$16,90) e gastei menos de R$1,00, foi mais uma ótima dica!!! Agora, correr atrás do cartão cidadão e do passaporte! Muito obrigada por tudo! Ajudaram demais!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.