Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1313314316318319454

Comentários

• @S2MarinaS2,

já está corrigido
  • Processos recebidos em 05/01 e numerados hoje! Inclui na tabela.
  • PhiLLPhiLL Member
    Prezada @Marcia @Vlad Pen e demais colegas,
    Obrigado pela resposta, @Marcia.

A cópia reprográfica está legível, sim. Porém estou querendo enviar a certidão de nascimento em inteiro teor tb. Porém surgiu outra dúvida: a certidão em inteiro teor não está EXATAMENTE conforme a cópia reprográfica (original).

A original diz assim:
    "... neste cartório de xxx , município de xxx, estado de xxx, compareceu xxxx e na presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas declarou: que no dia xxxxx em maternidade xxxx nasceu uma criança de sexo masculino .... que recebeu o nome de xxxxx, filho dele declarante, ... e de xxxx"

A de inteiro teor diz assim:
    "Ao xxxx ésimo dia do mês de xxx de mil novecentos xxxx, neste município de xxx, comarca de xxx, República Dederativa do Brasil,em cartório e, perante as testemunhas adiante nomeadas e no fim assinadas declararam quem no dia xxxxx, em maternidade xxxx,nasceu uma criança do sexo masculino, que recebeu o nome de xxxx, filho de xxx ..."

Portanto, existe uma pequena diferença. Na original (copia reprográfica) está explícito que o declarante foi o meu pai. Porém na de inteiro teor isso não está explícito.

Devo enviar os 2 documentos (inteiro teor + reprográfica) do jeito que estão, ou envio apenas a cópia reprográfica? Ou devo pedir para o cartório corrigir a de inteiro teor para deixar exatamente igual à original, e depois envio os2 documentos?

O que vcs acham?

Obrigado!!!!

• Boa tarde,
    estou com a documentação pronta para mandar.
    01 Certidão de nascimento do meu sogro inteiro teor com copia reprográfica apostilhada
    02 Certidão de Nascimento da mãe dele ( portuguesa, viva)
    03 Cópia do RG e da CNH, ambas reconhecidas por autenticidade
    04 Formulário 1C, reconhecido por autenticidade.

Duvidas:
    01 Pagamento: Levo em espécie ao correio, em Reais os $175,00 ou posso fazer via banco do Brasil?

02 Transcrição de Casamento: a Portuguesa ja teve seu casamento transcrito em Portugal para outra filha, irmã de meu sogro, necessariamente preciso encaminhar o documento da Transcrição ou eles ja tem lá o registro?

03 EMAIL: Primeiro mando email para Tondela e só depois encaminho a documentação?

Muito obrigada a todos, este site foi a salvação da lavoura. Sou de Belém e aqui eles não recebem processos desde outubro e não tem previsão de volta.
  • @LarissaLobo A cópia do R.G. ou CNH tem que ser apostiladas

1- pgto em espécie

2-Se puder, envie uma cópia da transcrição de casamento, mas não é obrigatório

3- não precisa enviar e-mail

ACP está mais rápida que Tondela
  • @PhiLL,
    se as certidões estão diferentes, e a reprográfica está legível não envie as duas. Envie apenas a reprográfica,
    que menciona que o declarante foi o pai.

Terá problemas se enviar as duas.
  • @alexvizoso , obrigada pela resposta. ainda aguardo retorno sobre meu processo e já estou preocupada pela falta de informação. Pois ate quem enviou os documentos na mesma data já teve retorno e numeração e eu ainda nada.
  • @Jandira Pinheiro Parabéns!!! Ia envia os meus por Tondela mas como eles me mandaram email dizendo que estavam demorando 6 meses para concluir enviei para ACP, acredito que será rapido ai da estou na atribuição do meu pai , doc chegaram la 05/03 e já foi numerado...anciedade de mais.....
  • @Patricia Nobrega Eu também não recebi nenhum email com a numeração.. Não sei se dar entrada pessoalmente interfere em algo, mas vou esperar para ver. Processos do dia 15/11 já estão sendo finalizados, acredito que começo de abril o nosso saia. Vou ligar na LR por volta do dia 05/04!
  • @Jandira Pinheiro Parabéns!
  • @alexvizoso se tiver alguma noticia me avise, que farei o mesmo. Quando dei entrada não tive nenhuma informação que seria diferente de quem enviou via correio, a única informação foi que estaria concluído em 3 a 4 meses, então o prazo máximo seria Abril. Vim para morar e agora estou nessa angustia aguardando para poder seguir com a vida, procurar emprego, fazer a naturalização das minhas filhas....

Segue o e-mail que recebi:

06/03
    Exma. Senhora

Estamos a concluir processos de final de Outubro.
    SE necessitarmos de algum esclarecimento ou documento adicional, comunicaremos.
    Quando o processo for terminado, comunicaremos e remeteremos via correio normal certidão do assento de nascimento.
    Agradecemos colabore connosco aguardando o nosso contacto.

Com os melhores cumprimentos

A 2ª ajudante
    Carla Fernandes

03/01
    Ex.ª Senhora:
    Tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que os processos requeridos presencialmente não ingressam no sistema informático a que a linha de registos tem acesso.

Com os melhores cumprimentos
    A Conservadora,
    Ana Margarida León
  • @Jandira Pinheiro parabéns!
  • @Patricia Nobrega Que estranho! Então não adianta eu ligar na LR.. Vou mandar um e-mail no começo de abril e aviso aqui!
  • @JandiraPinheiro parabéns. Estar a aumentar os Tugas.
  • Alguém saberia dizer se Tondela ainda está aceitando CNH para pedido de nacionalidade ?
  • Pessoal, já aprendi tanto com vocês, quero agradecer e comunicar que consegui fazer sozinha a atribuição de cidadania da minha mãe.
    Recebido em Tondela em 15/11/2017
    Numerado em 02/02/2018
    E-mail confirmando encerramento do processo com atribuição em 15/03/2018

Agora vou aguardar chegar a certidão dela pelo correio e começo a providenciar a minha própria cidadania.
    MUITO OBRIGADA A TODOS!!!!!!!!
  • PhiLLPhiLL Member
    @Marcia obrigado.

Tô pensando em ligar para o cartório e pedir para eles corrigirem e emitirem uma certidão de inteiro teor exatamente igual à cópia reprográfica. Afinal, entendo que a de inteiro teor teria q ser a transcrição exata do livro, correto? Tive q pagar por esta de inteiro teor, pois minha ideia era enviar as duas (reprográfica + inteiro teor).
    O q vc acha?
    Abs,
  • famfafamfa Member
    Bom dia,

Sabem dizer-me se Tondela aceita atribuição de nacionalidade para filhos de mãe Portuguesa sem que o casamento desta esteja ainda transcrito?
    Obrigada
  • @MiriamCS12
    Se não quiser esperar, tira uma via no https://www.civilonline.mj.pt/ tem post aqui no forum que explica como fazer, tem um custo de EUR 10. Ou então veja se consegui um e-mail da CRC com o número do assento, eu optei pelo civilonline.
  • @PhiLL,
    seria o ideal. que o cartório fizesse a certidão de inteiro teor, de acordo com a reprográfica (afinal TEM QUE SER assim).

Mas, se for algo que vá te aborrecer e se a reprográfica estiver legível, saiba que não precisa da outra. Fique tranquilo. Evite stress.
  • @PhiLL
    Bom dia, existem em cartório dois tipos de certidão em inteiro teor: a digitada e a reprográfica(foto da página do livro).
    Contém as mesmas informações porém não organizadas como na digitada. Para maiores de 14 anos deve enviar a reprografica e apostilar.
    Antes de pedir a realização de qualquer certidão peça para olhar o livro e confira os nomes, datas e averbações, evitando pagar por algo que pode estar incompleto ou errado, e se errado terá que corrigir, para ai sim gastar por algo sem erros. As vezes o erro já vem de outras certidões e cartórios, ai tem que correr atrás e corrigir.
  • @Vlad Pen
    Obrigado pelas informações da obrigatoriedade de transcrever casamento, no meu caso, para após realizar a atribuição de filhos.
  • @Jandira Pinheiro o meu foi numerado dia 09/01 e não recebi email informando que foi concluído. :(
  • E não recebi nenhum email solicitando documentação! O que faço?
  • A dois dias liguei para o IRN e confirmei que o processo da minha mão foi concluído em 06 de fevereiro e hoje recebi a certidão (Tondela não comunicou o fato por email como normalmente faz).
    Historico
    Vera Lúcia Rios
    Processo enviado via carta registrada em 31/08/2017 e entregue em 08/09/2017.
    Numerado dia 25/10/2017
    48 dias para ser numerado.
    Número 503XX/17
    Concluído em 06/02/2018
    Certidão Recebida Hoje 16/03/2018
    Primeira etapa realizada. gradeço aqueles que tiraram minhas dúvidas direta ou indiretamente.
    Após receber a informação de um cliente que estava fazendo seu processo em Portugal pessoalmente pesquisei e descobri a possibilidade de realizar diretamente em Portugal por carta então descobri o fórum e pude sanar as duvidas.
    Neste meio tempo já orientei dezenas de pessoas para realizarem seus processos e a onda não para um ajudando o outro é assim que devemos continuar.
  • @rodrigoriosbr só se foi isso então. Porque eu não recebi nenhum email informando que faltava documentação e o meu é o único que está atrasado da planilha.. E foi o primeiro a ser numerado em 2018.

Por isso estou aflita.
  • @tatianeom o meu demorou 4 meses após ser numerado. O segredo é "esquecer" que passa rápido.
  • Boa noite,
    será que Márcia saberia me dizer, errei feio mandei apostilar uma certidão de uma prima esqueci de reconhecer a firma do notário e depois que apostila não se pode mas mexer no documento, será que Tondela aceita ?
  • Pessoal alguém sabe dizer aqui no Rio de Janeiro aonde esta fazendo Vale Postal ???
    Fui no Center Shopping em Jacarepaguá e barrashopping eles se negam a fazer para conservatória
    falei que seria para dona IRN, IP, queria o nome da pessoa sem abreviações , um absurdo os correios é uma bagunça !!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.