@Aninha bom saber disso. Acho que o da minha filha não caiu em exigência então. foi numerado ontem e ate agora não chegou nenhum email falando em exigência. acho que em uma semana devo ter a resposta definitiva. @alexvizoso não sei como ta funcionando a questão da numeração dos processos de menores. O da minha filha demorou 14 dias para ser numerado, mas tiveram outros que foram numerados em uma semana.
@alexvizoso já checou todos os emails mencionados no 1C? Caso não tenham numerado ontem, pode ser que numerem hoje ou semana que vem. Tá variando bastante, o meu demorou 8 dias.
Olá, @Ralph Guion, não sei de que lista de documentos vc fala. De qualquer forma, por aqui no fórum, sempre falamos isso. Ambos os pais devem assinar o 1C, reconhecer as duas assinaturas por autenticidade e enviar os seus RGs. Além disso, sempre falamos que, se o menor tiver mais de 14 anos de idade, tem que enviar a cópia do seu RG também.
Olá! Gostaria de saber se tem alguém que conseguiu tirar a cidadania recentemente direto em Tondela via correio! Meu marido é filho de cidadãos portugueses e como o processo aqui no Brasil está demorando muito, gostaria de saber se lá está mais rápido nos dias de hoje! Alguém pode me dar alguma fica? Muito obrigada!
Pessoal, sou novo aqui no forum mas já me informei bastante sobre o processo de atribuição da minha filha de apenas 3 meses. Fiquei com uma dúvida: A minha esposa é portuguesa e não tem RG e sim RNE. No caso dela, é necessário enviar uma cópia autenticada do RNE ? Ela tem cartão cidadão também e nosso casamento já está averbado em Portugal no assento dela. No meu caso, que sou brasileiro, como o meu RG tem mais de 20 anos, posso enviar uma cópia autenticada do passaporte ou seria melhor enviar os 2, o RG antigo e o passaporte?
Além disso, apostilei a certidão de nascimento de inteiro teor da minha filha de 3 meses mas pedi a digitada. Não há problema quanto a não ser a certidão reprográfica, certo ?
Baseado nos comentários por aqui, devo enviar a documentação à TONDELA pela DHL apesar de ter achado bem caro ( R$ 300 a partir de São Paulo). Seria seguro enviar pelo Correio sabendo que não tenho pressa ?
Obrigado a todos pelas excelentes informações deste forum.
@Carlos Longo mande copia do cartão cidadão de sua esposa e se o seu passaporte for o modelo novo, que contem filiação, mande copia desse. Mande para Tondela que faz o processo de menores bem rápido. O envio pode ser pelos correios só que é bem mais demorado, o EMS também subiu, esta um pouco mais de R$150, a DHL se enviar direto na loja fica mais barato.
@Carlos Longo para Tondela não é necessária ser certidão reprografia para processos de menores de idade, eles aceitam a inteiro teor digitada. O formulário 1C utilize a versão para menores, onde diz que o processo é gratuito. Ambos pais tem que assinar o formulário e reconhecer firma de ambos por autenticidade. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
Boa tarde a todos, o processo do meu pai chegou em Tondela dia 21/11/2017, E ainda não foi numerado, alguém mais enviou perto desta data e está na mesma ansiedade ? Estou um pouco preocupado.
@Wladimir Lisboas , os meus documentos chegaram em Tondela em 02/11/2017 e o processo foi numerado em 24/01/2018. Portanto, o seu deve estar próximo de ser numerado ... Abs,
Boa tarde, Tondela esta trabalhando os processos de qual mês ?, ultima vez que liguei pra la estavam em agosto, alguém sabe informar em que mês estão os processos ?
Pessoal boa noite, alguém sabe me dizer se presencialmente tem prioridade dos que são enviado via correios? Tipo se eu for pessoalmente em Portugal consegue fazer na hora?
@jandira, a questão não foi nem economia, foi q li e reli mil vezes o site dele e em nenhum momento pediu os rg´s do pai/mãe brasileiro, apenas do português.....enfim.....vamos aguardar.....
@Antonio, o assento costuma demorar para chegar no Brasil. Quando chega. Porque o meu até hoje, quase 01 ano depois de ter saído o meu assento, não chegou. Reclamei com Tondela e eles disseram que deve ter extraviado no caminho para o Brasil, pq nem chegou no Brasil. E ficou por isso mesmo. Já fui no consulado no Rio reclamar e a resposta foi a mesma. Se eu quiser uma segunda via do assento, tenho que pagar 20euros. Mas para tirar o cartão cidadão e o passaporte português, não precisa apresentar o assento físico. Fornecendo o número do assento já resolve tudo, porque já está tudo digitalizado. Eu tirei o CC e o passaporte só com o número do assento sem problema algum. Tendo o número, você já pode ir agilizando a sua vida normalmente.
Comentários
@alexvizoso não sei como ta funcionando a questão da numeração dos processos de menores. O da minha filha demorou 14 dias para ser numerado, mas tiveram outros que foram numerados em uma semana.
Caso não tenham numerado ontem, pode ser que numerem hoje ou semana que vem.
Tá variando bastante, o meu demorou 8 dias.
só não mandei o meu RG, visto q no site deles não pede, o restante, mandei tudo.
sim, deve cair em exigência. É necessário RG dos dois (mãe e pai).
Vai providenciando e mande.
own shit......e pq não está isto no site em relação de documentos???
@Jandira devia ter lhe ouvido....
vou acreditar q eles não pedirão....vou acreditar......
não sei de que lista de documentos vc fala.
De qualquer forma, por aqui no fórum, sempre falamos isso.
Ambos os pais devem assinar o 1C, reconhecer as duas assinaturas por autenticidade e enviar os seus RGs.
Além disso, sempre falamos que, se o menor tiver mais de 14 anos de idade, tem que enviar a cópia do seu RG também.
Além disso, apostilei a certidão de nascimento de inteiro teor da minha filha de 3 meses mas pedi a digitada. Não há problema quanto a não ser a certidão reprográfica, certo ?
Baseado nos comentários por aqui, devo enviar a documentação à TONDELA pela DHL apesar de ter achado bem caro ( R$ 300 a partir de São Paulo). Seria seguro enviar pelo Correio sabendo que não tenho pressa ?
Obrigado a todos pelas excelentes informações deste forum.
Mande para Tondela que faz o processo de menores bem rápido. O envio pode ser pelos correios só que é bem mais demorado, o EMS também subiu, esta um pouco mais de R$150, a DHL se enviar direto na loja fica mais barato.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
E ainda não foi numerado, alguém mais enviou perto desta data e está na mesma ansiedade ?
Estou um pouco preocupado.
Abs,
26/02/2018 ainda não chegou...
ANDRÉ IVO FERNANDES LISBOAS
CHEGOU EM TONDELA DIA 21/11/18
NUMERADO HOJE 19/02/18
XX78/18
Mas para tirar o cartão cidadão e o passaporte português, não precisa apresentar o assento físico. Fornecendo o número do assento já resolve tudo, porque já está tudo digitalizado. Eu tirei o CC e o passaporte só com o número do assento sem problema algum.
Tendo o número, você já pode ir agilizando a sua vida normalmente.