Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

12122242627454

Comentários

• Olá novamente @julia. Meu processo é de naturalização por morar aqui mais de 6 anos. tem alguma diferença? Estou preocupado.
  • Parabéns @Carla
  • editado June 2016
    @Fernando, desculpa, não quis te preocupar, eu tava achando que era atribuição também por isso achei que seria muito tempo. Eu não sei muito sobre os processos de naturalização, mas se não me engano são mais demorados que os de atribuição mesmo, talvez esteja no tempo normal... Você já ligou na linha de registos para conferir? Liga lá (+351) 211 95 05 00 e verifica o andamento do seu processo.

Atualizando a lista:
    Processos na fila de Tondela:
    Naturalização - Fernando - 234XX/16 - Entregue pessoalmente em 13/6/16 - ??
    Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG
    Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
    Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
    Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
    Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Tondela ainda fará a conferência da documentação
  • Olá novamente @Julia, de forma alguma me preocupaste. Eu jºa de natureza me encontro meio pertubado pelo tempo que está levando. Contudo, eu adoraria de ter uma resposta rápida como no processo dos nossos colegas. Mas pelo visto eu terei que esperar a resposta do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - PJ - Polícia Judiciária e a Interpol. :( . O que me deixa bem triste. Enviei um email para a Clara, mas ainda não tive resposta. Assim sendo, eu gostaria de agradecer por tudo e pelas belas respostas.
  • Tranquilo, Fernando!! Acho que ainda tá no prazo, já já te darão alguma informação!! =D
  • Pessoal, eu sei que é muita, mas muita cara de pau minha, mas por acaso alguém trocaria uma ida ao consulado rj pra legalizar documento na sexta-feira pela minha que é segunda-feira?
    Conheço uma pessoa que está indo pra Europa sexta e levaria pra mim, ia ser uma boa economia de dinheiro além de tempo!
    Nem vou estender a pergunta em outros tópicos... desculpem a confusão, gente!!
  • @Fernando de Paula,
    Os processos de naturalização demoram mais mesmo. O meu de aquisição tem a numeração próxima a sua e passará pelos mesmos procedimentos. Provavelmente serão conclusos em datas próximas no futuro.

Em Ponta Delgada tem levado cerca de dois meses. Vamos acompanhar e ver quanto tempo demorará em Tondela.
  • @Carla Ferolla,

parabéns pela conquista!

@Fernando de Paula,

fique tranquilo. Conforme te escrevi inbox, demora mais um pouquinho, mas dará tudo certo.
    A questão é que, com tantos netos correndo para a aquisição da cidadania, antes da regulamentação da lei, esses órgãos (SEF, PJ, Interpol) estão lotados de nomes para pesquisas. Mas, acredito que leve menos de 2 meses.
  • Apenas uma correção: os órgãos governamentais que avaliam os pedidos são
    PJ = Polícia Judiciária de Portugal
    SEF = Serviços de Estrangeiros e Fronteiras
    DGAJ = Direção Geral da Administração da Justiça
  • Olá @Renan espero que sim..... Qual é o seu número?

A todos do fórum, obrigado pela ajuda e suporte... Tudo muito positivo aqui e estou muito grato..... Será que a conservadora Ana Margarida está trabalhando ou de férias?
  • @Fernando de Paula

Minha numeração é 23.4XX/16 também. Talvez eu ligue amanhã para linha Registos para saber o status do processo. Provavelmente deve estar aguardando respostas dos órgãos externos (SEF, PJ, DGAJ).
  • Obrigado @Rennan !!!! Bem hoje eu vi o status e estava aguardando só o SEF assinar :(
  • editado June 2016
    @Rennan obrigado pelo suporte pois esta ajudando muito nessa minha ansiedade..... Podemos manter contacto por WhatsApp [APAGADO - escreva inbox] pois assim também lhe passo informações como anda o meu processo. Btw qual foi a conservatória que deu entrada?
  • @Fernando de Paula,

Também enviei para Tondela. Nossos documentos chegaram no mesmo dia.

Não consegui te adicionar. Me manda inbox.
  • @Celso e @Marcia , não sou nenhum perito em nacionalidade, mas acompanhando todas as páginas do fórum pude percebe o optimo trabalho aqui feito. Mas neste momento também temos a percepção de que Tondela neste momento está afogada de processos vindo tanto do Brasil quanto daqui de Portugal continental. Nesta nossa busca de sempre ajudar nossos colegas, acredito que seja uma ideia de tentar encontrar outra conservatória para que muitos dos nossos amigos possam começar a enviar para assim desafogar Tondela por enquanto.

Estamos aqui sempre para ajudar um ao outro. Peço desculpa pela minha intromissão, mas acho que seria uma boa para que a conservatória possa respirar um pouco.

Abraços a todos.
  • Realmente a conservatória de Tondela está muito cheia.
    Recentemente eu enviei um email para lá com uma pergunta sobre a certidão de meu bisavô e, após me responderem, eles me informaram que não podem mais garantir a análise prévia de documentos enviados por email porque eles estão com muitos processos que precisam de atenção imediata.

"Neste momento, devido ao elevado número de processos que entram e que obrigam a uma análise imediata, não podemos garantir o célere estudo prévio de documentos enviados via e‑mail."
  • LuisLuis Member
    Por gentileza, saberiam me informar se Tondela exige, para fins de atribuição, que o vale postal tenha sido recolhido pelo próprio requerente? Ou um terceiro pode recolhe-lo?
  • Luis, a remessa do vale pode ser feita por outra pessoa, mas o CPF informado no vale postal deve ser o do requerente do processo.
  • editado July 2016
    @Fernando de Paula,

sim. Você está certíssimo. Tondela já está atolada de processos. Aliás, atolou-se antes que imaginávamos.

Na verdade, qualquer conservatória que possua os balcões de nacionalidade, poderiam ser usadas para os processos de cidadania.

Resta apenas saber qual o nível de precisão das informações que cada uma exigirá.
  • @Fernando de Paula, estamos tentando outras conservatórias com balcão de nacionalidade, porém não é uma tarefa fácil e amistosa, algumas não respodem ou informam que devemos procurar o Consulado no Brasil. Mas continuamos na busca .
  • Pessoal,

Meu processo e de meu irmão chegaram a conservatória de Tondela em 28/06, e no mesmo dia recebemos o email conforme abaixo:

"Informo que desde 20/06 temos novas orientações/regras superiores relativamente aos documentos para os processos de nacionalidade.
    No seu caso terá que nos enviar:
    · Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada);
    · Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, devidamente legalizada."

Para que saibam, somos do Rio de Janeiro, as certidões tem selo digital. Enviamos os documento conforme regra anterior, a própria conservatória avaliou previamente a documentação e, no dia 20/06 informou que estava tudo OK para envio... Mas como os documentos chegaram dia 28/06, serão processados segundo a nova regra...

Tentei alegar que a própria conservatória deu OK no dia 20/06, se não poderiam reconsiderar... nada feito... recebi uma resposta curta e grossa: "Lamento Imenso"...

Sendo assim, estou tentando providenciar o atendimento das novas regras. O cartório onde estão nossas certidões está alegando que não faz certidão de inteiro teor por cópia reprográfica.. Vou tentar mais uma vez...

Atualizando a lista:
    Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG
    Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
    Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
    Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
    Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Tondela ainda fará a conferência da documentação
    Atribuição - Fernanda CT - Proc. Nac. não informado - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando envio certidões por cópia reprográfica e RG legalizado
    Atribuição - Gilberto CT - Proc. Nac. não informado - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando envio certidões por cópia reprográfica e RG legalizado
  • @FernandaCT,

você pode tentar que Tondela aceite a certidão com selos de fiscalização, caso o cartório em questão não faça a cópia reprográfica. Para isso, seria interessante tentar novamente com o cartório, e caso repitam a informação de que é impossível, peça uma declaração de que não o fazem.
  • Luiz AGLuiz AG Member
    editado July 2016
    @FernandaCT,
    Meu caso é igual ao seu. Tondela pediu cópia reprográfica. O cartório que fui registrado (Sto. Amaro - SP) também falou que não garantir a cópia reprográfica por causa do meu registro estar em um livro de padrão antigo onde há mais de um registro por página. Expliquei a situação e foram muito atenciosos comigo, se comprometendo a tirar a cópia reprográfica, só pedindo para assinar um termo o qual estou ciente que eles não podem garantir a nitidez da cópia.

Importante: pediram para identificar os documentos para facilitar anexar as novas documentações aos processos. Sugiro informar (para quem tiver) o nr. do processo em uma carta anexa, assim como os e-mails trocados referente a documentação solicitada.

P.S.: O processo aqui para tirar a certidão é muito moroso. Entre solicitar e legalizar temos quase 20 dias para conseguir enviar o processo para a CRC. Portanto certifique-se que de os documentos estão corretos.

P.S.2 (curiosidade): Recebi Sexta o e-mail da PF informando que meu passaporte Brasileiro vai atrasar... Como as coisas andam por aqui bem provável que consiga o passaporte Português antes do Brasileiro.
  • editado July 2016
    Olá a todos,

Os processos de atribuição e transcrição de casamento de minha avó e mãe chegaram em Ponta Delgada no inicio de Junho e já estão aguardando sair o assento, não pediram nenhum documento e já conversei com a Fátima, só esperar mesmo.

Estarei indo pessoalmente em Tondela para dar entrada no meu processo de atribuição, pelo que entendi indo pessoalmente sai bem rápido.
    Tem como dizer próximo de quanto tempo ficaria pronto? Ouvi dizer em até 24hrs.
    Chego em Porto dia 19/07 e já devo seguir para Tondela no máximo até dia 20/07 que será uma 4a feira, espero não demorar a ponto de virar a semana por la, como tenho família em Porto a hospedagem fica fácil, porém em Tondela nem tanto. O que acham?

Depois pretendo tirar CC e passaporte em Porto mesmo.

Também já fiz minha união estável, e estou a procura de uma tradutora juramentada para poder preparar os documentos para dar entrada no family permit da minha esposa.
    Alguém já deu entrada neste visto estando em Portugal, sei que posso aplicar online, ou em Lisboa, a pergunta seria onde posso averiguar se posso aplicar estando em Porto?

Rezar agora para ficar pronto o da minha mãe até dia 20, pois foi a melhor passagem que tinha para comprar, como já temos passaporte Brazuca, entramos como turistas mesmo e boas. Se enrolar vou ter que me virar para esperar sair. Pagamos R$3300 em passagens ida e volta para Porto partindo do RJ (Galeão), 12hrs de vôo só duas subidas e descidas e já piso em Porto, mais rápido que minhas viagens de Rondonia para o Espírito Santo que geralmente demoravam 16 a 20hrs algumas com mais de 4 subidas e decidas.

Atenciosamente,
  • Olá pessoas lindas!

Hoje só estou escrevendo para dizer que ainda o meu processo encontra-se em fase resposta das entidades externas - em especial SEF. Ou seja, só falta o SEF para terminar esta fase e ter o assento :( .

Precisando de forças externas para não me dar em louco. Lol

Abraços.

• @Fernando de Paula, forçaaaaa!!! Não fica ansioso não que só piora, já já você terá mais notícias!! ;)

Enfim hoje mandei o documento que me solicitaram! O outro documento que faltava era o assento do Português do Arquivo de Vila Real já foi enviado pra eles. Espero que não me peçam nada mais!!! rs

Atualizando a lista:
    Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - RG legalizado enviado em 04/7 por EMS
    Atribuição - Fernanda CT - Proc. Nac. não informado - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando envio certidões por cópia reprográfica e RG legalizado
    Atribuição - Gilberto CT - Proc. Nac. não informado - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando envio certidões por cópia reprográfica e RG legalizado

• Estou esperando o retorno dos documentos legalizados pelo consulado. Assim que enviar para Tondela aviso aqui, e quando concluído tbm! :)
  • Olá amigos!

Fui até a Defensoria Pública da minha cidade e solicitei um ofício pedindo ao Cartório que emitissem a cópia reprográfica. Já entreguei no Cartório e eles pediram aproximadamente 15 dias. Minha dúvida é: envio logo os documentos que tenho para CRC (quem sabe eles deixem passar ) ou aguardo para enviar tudo junto? O que vocês sugerem?
    Abraços!
  • @Luciana, você é do estado do Rio, certo?
    Então... Os documentos que eu mandei também são do estado do Rio, Nova Friburgo e Sapucaia, e possuem o bendito do selo. Até então Tondela não citou que eu preciso mandar esses documentos como cópia reprográfica não... Mas você já pagou essa certidão nova, né?
    O fogo é o tempo e custo do envio, né... Eu acho que eu esperaria as certidões ficarem prontas pra mandar junto...

Aliás, 15 dias é muito tempo, não? Ficaram "p..." com o pedido da defensoria e estão te atrasando!!
  • Sim @Julia, sou do Rio.
    Exatamente o que eu acho. Devem ter ficado mais p"..." porque a Defensora pediu a gratuidade do serviço!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.