Rogério, seu processo chegou quando lá? Se foi depois do dia 20 acho que por telefone eles não estão dando muita informação... Melhor seguir o que eles pediram por email!
@Julia Processos na fila de Tondela: Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG
@Erika, sim se esta falando de tondela diria que são uns amores.... rs Me referi ao mandado de segurança quanto a recusa do cartório em emitir uma cópia reprográfica. No meu cartório só pediram para assinar um termo sabendo que estou ciente que o documento pode não estar legível.
Processos na fila de Tondela: Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Agora com essas novas regras, me urgiu uma dúvida: Como meu pai nasceu na argentina e foi naturalizado brasileiro, estou enviando a cópia de sua certidão de nascimento, junto com sua tradução juramentada, ambas legalizadas no CONSULADO DE PORTUGAL na ARGENTINA e em seu respectivo MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Juntamente irá a cópia autenticada de sua certidão de naturalização brasileira. Devo legalizar essa certidão de naturalização no consulado aqui em SP? Há algo a mais que devo fazer com a certidão de nascimento dele? Obrigada!
Enviei essa semana toda a documentação para Tondela, via EMS dos Correios. Deu um total de R$ 100,00. Obrigado a todos do fórum pela ajuda. Agora é só aguardar ou há algo mais a ser feito?
a certidão de naturalização do seu pai deveria ser legalizada também no consulado, se fosse para processo de atribuição do seu pai somente. Quanto à certidão de nascimento dele, nada a fazer, se enviar por Tondela.
Veja o que escrevi: "** Para Tondela e Ponta Delgada: as novas regras são aplicadas apenas para certidões brasileiras. As certidões de outras nacionalidades estrangeiras não sofrem alteração. Para Ovar, as novas regras são para todas as certidões estrangeiras"
E, se são documentos para transcrição de casamento dos seus pais, então, nada a fazer. Vale a regra antiga.
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º) Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
O processo deu entrada em 21/06/2016, todos os processos abertos após 20/06 dão entrada com os documentos recebidos, serão analisados pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
A cópia autenticada do documento de identificação terá obrigatoriamente de ser legalizado, relativamente à certidão, carece de avaliação por parte da Sra. Conservadora.
Informo ainda que antes do dia 12 de Julho não teremos informação adicional para lhe dar.
Bom Dia! Alguém sabe de alguma conservatória que ainda esteja fazendo analise previa dos documentos via email? caso não tenha sabe se Tondela algum dia voltará a fazer?
Acabei de falar com o cartório de Leme, onde está a certidão de minha mãe (estou pedindo a atribuição dela). Me informaram que não tem o selo e que não fazem a cópia do livro. Que a única coisa que podem emitir é a certidão em inteiro teor com a assinatura reconhecida. E agora?? Confesso que estou meio desesperada com essas novas regras.....
@juscheuer Procure uma delegacia e solicite a emissão de um mandado de segurança contra o cartório para preservação de direitos. Sendo um serviço público eles são obrigados a emitir a certidão conforme sua solicitação.
@juscheuer, segundo conversei com um advogado o mandado de segurança mantém seu direito líquido e certo da autoridade impetrada de fazer ou não fazer alguma coisa. Por exemplo quando um aluno é recusado de fazer a matricula por falta de pagamento. É um direito do cidadão o direito de estudo e a dívida pode ser cobrada de outra forma. No seu caso o cartório está se negando a fornecer informações de direito público, portanto cabe uma ordem judicial para mandar faze-lo. Até onde sei esse procedimento de emissão de um mandado de segurança pode ser emitido por um delegado solicitando a emissão da certidão por cópia reprográfica. Se possível converse com um advogado a respeito. Ou vá a uma delegacia para verificar se pode ser emitido tal mandado. Boa sorte.
@juscheuer, uma alternativa a se tentar antes da via judicial pode ser um email recebido deles informando que não têm o selo e não fazem a cópia reprográfica. De posse desse email, encaminhá-lo à conservatória argumentando que esse cartório só emite certidão em inteiro teor com firma reconhecida. Se mesmo assim não aceitarem, aí segue a sugestão do Luiz AG.
@Fernando de Paula, você deu entrada pessoalmente e antes do dia 20/06... O seu processo não foi concluído? Caiu em qual exigência??
Atualizando a lista: Processos na fila de Tondela: Atribuição - Fernando - 234XX/16 - Entregue pessoalmente em 13/6/16 - ?? Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Tondela ainda fará a conferência da documentação
Olá grupo , Dei entrada no processo de atribuição de minha sogra , cujo pai era Português , em Tondela . O processo foi recebido em 07/06 , contudo a Sra Ana Margarida me solicitou a certidão original do pai Português , pois se tratava de uma certidão com mais de 100 anos , e ,segundo ela , impossibilitava a Conservatória de conferir os dados . Cumprindo as exigências , a certidão foi enviada e recebida por eles dia 23/06. Hoje , recebi a maravilhosa noticia que o processo de minha sogra de nº 241xx/16 foi concluido no mesmo dia, e conforme rastreamento , a certidão já esta a caminho. Gostaria de agradecer ao grupo todo , em especial @Marcia , @Thereza, @Guilherme que tiveram a gentileza de me orientar . Próximo passo , será , entender as novas certidoes e fazer atribuição de meu esposo. Muito obrigado !!
Obrigada @Julia Saraiva de Britto . Só hoje tive o numero do processo e a noticia da conclusão , por isso não informei antes . Parabéns ao grupo , e , vamos ao próximos !
Comentários
Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por fotocópia e legalizada pelo Consulado);
· Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, devidamente legalizada pelo Consulado;
Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG
Manda suas informações pra gente colocar na lista?
Chegou dia 21 ..
Me referi ao mandado de segurança quanto a recusa do cartório em emitir uma cópia reprográfica. No meu cartório só pediram para assinar um termo sabendo que estou ciente que o documento pode não estar legível.
Processos na fila de Tondela:
Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando Copia legalizada do RG
Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Quando a Erika tiver os dados incluo aqui também!
Como meu pai nasceu na argentina e foi naturalizado brasileiro, estou enviando a cópia de sua certidão de nascimento, junto com sua tradução juramentada, ambas legalizadas no CONSULADO DE PORTUGAL na ARGENTINA e em seu respectivo MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Juntamente irá a cópia autenticada de sua certidão de naturalização brasileira. Devo legalizar essa certidão de naturalização no consulado aqui em SP? Há algo a mais que devo fazer com a certidão de nascimento dele? Obrigada!
Enviei essa semana toda a documentação para Tondela, via EMS dos Correios. Deu um total de R$ 100,00. Obrigado a todos do fórum pela ajuda. Agora é só aguardar ou há algo mais a ser feito?
a certidão de naturalização do seu pai deveria ser legalizada também no consulado, se fosse para processo de atribuição do seu pai somente. Quanto à certidão de nascimento dele, nada a fazer, se enviar por Tondela.
Veja o que escrevi:
"** Para Tondela e Ponta Delgada: as novas regras são aplicadas apenas para certidões brasileiras. As certidões de outras nacionalidades estrangeiras não sofrem alteração.
Para Ovar, as novas regras são para todas as certidões estrangeiras"
E, se são documentos para transcrição de casamento dos seus pais, então, nada a fazer.
Vale a regra antiga.
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º)
Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar#latest
Eu entendo que o documento deve estar legalizado para Portugal, não para o Brasil. Portanto a sua legalização feita na Argentina já é suficiente.
O processo deu entrada em 21/06/2016, todos os processos abertos após 20/06 dão entrada com os documentos recebidos, serão analisados pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
A cópia autenticada do documento de identificação terá obrigatoriamente de ser legalizado, relativamente à certidão, carece de avaliação por parte da Sra. Conservadora.
Informo ainda que antes do dia 12 de Julho não teremos informação adicional para lhe dar.
Dei entrada no dia 13/6/16 pessoalmente em tondela, número do processo 234XX/16 .
Alguém sabe de alguma conservatória que ainda esteja fazendo analise previa dos documentos via email?
caso não tenha sabe se Tondela algum dia voltará a fazer?
@Luiz AG nunca fiz isso! como funciona...?
No seu caso o cartório está se negando a fornecer informações de direito público, portanto cabe uma ordem judicial para mandar faze-lo.
Até onde sei esse procedimento de emissão de um mandado de segurança pode ser emitido por um delegado solicitando a emissão da certidão por cópia reprográfica.
Se possível converse com um advogado a respeito. Ou vá a uma delegacia para verificar se pode ser emitido tal mandado.
Boa sorte.
Atualizando a lista:
Processos na fila de Tondela:
Atribuição - Fernando - 234XX/16 - Entregue pessoalmente em 13/6/16 - ??
Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Tondela ainda fará a conferência da documentação
Dei entrada no processo de atribuição de minha sogra , cujo pai era Português , em Tondela . O processo foi recebido em 07/06 , contudo a Sra Ana Margarida me solicitou a certidão original do pai Português , pois se tratava de uma certidão com mais de 100 anos , e ,segundo ela , impossibilitava a Conservatória de conferir os dados . Cumprindo as exigências , a certidão foi enviada e recebida por eles dia 23/06. Hoje , recebi a maravilhosa noticia que o processo de minha sogra de nº 241xx/16 foi concluido no mesmo dia, e conforme rastreamento , a certidão já esta a caminho. Gostaria de agradecer ao grupo todo , em especial @Marcia , @Thereza, @Guilherme que tiveram a gentileza de me orientar . Próximo passo , será , entender as novas certidoes e fazer atribuição de meu esposo. Muito obrigado !!