@Marcelo, Não... O meu só falta o RG legalizado, mas o do Mauricio faltam as certidões com o selo ou cópia do livro, ele é de SP... Do processo do Nelson que não sei.
Processos na fila de Tondela: Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando ?? Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões e RG legalizado Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
" Informo ainda que antes do dia 12 de Julho não teremos informação adicional para lhe dar " Entendi com isso que até esta data não terão alterações, nem outras exigências. Já a partir daí...
Minha certidão tem o selo, e mesmo assim CRC Tondela pediu a fotocópia. Liguei para o Cartório onde fui registrada no RJ, eles me informaram que não tiram a tal fotocópia. Então vou enviar o que tenho: Certidão de Nascimento ( de inteiro teor e legalizada ) Cópia do RG autenticada e legalizada pelo Consulado Formulário 1C com reconhecimento presencial de assinatura, indicando o assento do meu pai português Estou pensando em enviar uma Xerox da minha certidão de nascimento legalizada pelo MRE. E torcer para tudo dar certo, rs!
Informo que a Conservatória de Ovar está aceitando as certidões como antigamente (IT autenticada e legalizada) e é bem rápida também. Mas são exigentes quanto às transcrições de casamento.
Pelo que vi, nenhuma certidão emitida em São Paulo tem vindo com esses selos... Eles nem ao menos sabem do que se tratam. O jeito é pedir essa tal de fotocópia mesmo, então?
@Luciana, esse texto aí de 12/07 acho que é tipo... ó, nem adianta perguntar sobre o processo antes disso por que não teremos nenhuma informação para dar. Não acho que seja sobre mudar as regras não. Aliás, corrigindo, ESPERO que não seja sobre mudar as regras! rs
@Mauricio Thomé Pignatari Oliveira, você poderia, por gentileza, cópiar o corpo do e-mail na integra, que enviaram de Tondela solicitando regularização de documentos?
Pelo que entendi o meu processo em Tondela é completamente diferente do que nossos amigos aqui fazem. O meu processo é de naturalização e precisa de passar pelo SEF, PJ e Interpol. O que significa que os prazos para finalização podem não ser o mesmo como para Aquisição. Estou um pouco triste, porque estou precisando muito da minha nacionalidade depois de estar morando tanto tempo aqui em PT. Abraços a todos.
Pessoal para ajudar quem ainda tem dúvida, eu havia enviado meus documentos no dia 20/06 (antes de tudo acontecer e virar essa bagunça) e dia 24/06 recebi essa resposta:
--------------- Solicito que nos seja enviado Certidão de Nascimento de inteiro Teor por cópia reprográfica legalizada no consulado e fotocópia autenticada do Documento de Identificação (onde conste a filiação) legalizada no Consulado.
Com os melhores cumprimentos
O Oficial (Clara Maria do Céu Nogueira) ---------------
Não falam nada sobre ser a certidão normal em inteiro teor com selo, então se for mandar pra Tondela já recomendo que tome esse cuidado, eles são muito criteriosos.
E a história do RG ser legalizado que já sabemos.
Vamos ser prudentes e fazer o que exatamente é pedido por eles. E ser quiser arriscar mandar inteiro teor com o selo, talvez seja o caso de tentar por Ovar e não Tondela.
Naturalização e Aquisição de nacionalidade são processos idênticos, isto é, de avós para netos. Atribuição de nacionalidade é passada de pais para filhos.
Na teoria eles devem aceitar a certidão se tiver tal selo. Contudo fica a resalva que Tondela pode querer apenas se for a cópia reprográfica, te indico fazer por Ovar que é certeza que vão aceitar como já dito anteriormente por aqui.
Matheus, Concordo com o que o Maurício disse, mas só pra exemplificar com o meu caso, todas as certidões são do RJ e não me pediram pra mandar de novo (pelo menos ainda não).
Boa tarde, Tondela esta pedindo agora a legalização da cópia do RG também? É novo isso? Porque não foi o que me foi passado por eles via e-mail, e na orientação obtida aqui no Fórum. Tenho agendamento quinta-feira para legalizar a inteiro teor, como moro no interior do Estado precisava saber se, em sendo verdade, tenho como fazer a legalização do RG no mesmo agendamento.
@Michelle Tem sim que legalizar a copia do RG e se for mandar para Tondela é melhor trocar suas certidões de inteiro teor para a copia reprografica(xerox do livro).
Ficou um pouco confuso. A certidão de inteiro teor (com o selo de fiscalização eletronica) que irei legalizar quinta-feira não vale mais para Tondela? Tenho que pedir uma copia simples do livro de registro onde aparece os meus dados de nascimento? É isso?
Outra coisa, posso pedir para outra pessoa ir no meu lugar no agendamento do consulado? E posso legalizar mais de um documento na mesma hora?
@Michele, é... Mudou pra todos os processos que chegaram lá depois de 20/06. Verifica o selo da sua certidão de inteiro teor, se estiver valendo eu diria que você pode levar pra agendar no consulado. Sobre o RG, você pode levar junto sim, mas tem que fazer o pagamento para esse documento. E sim, não precisa ir pessoalmente, desde que quem for leve o boleto e comprovante de pagamento impressos!
@Julia, obrigada. A minha certidão de inteiro teor tem um dos selos mencionados aqui no Fórum anteriormente. Só tomei conhecimento das mudanças hoje quando abri o Fórum, estava providenciando a documentação e nem imaginei que pudesse ter tido alteração.
Enviei e-mail para Tondela para confirmarem a documentação nova e passaram:
Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada pelo consulado português); (Não tem o tal OU mencionado).
Questionei que já teria a certidão de inteiro teor com o selo de fiscalização eletrónica e a Carla Fernandes me respondeu assim:
Nunca lhe falámos em selos de fiscalização.
Os processos darão entrada como chegarem, serão analisados caso a caso pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
Com os melhores cumprimentos.
Se em Tondela exigir apenas a fotocópia acho que irei fazer por outra conservatória. Saberia me dizer se de Ovar e Ponta Delgada o processo é tão rápido como de Tondela? Teria e-mail deles para me fornecer?
@wesley, obrigada. Saberia dizer se os processos via Ovar e Ponta Delgada são rápidos como por Tondela? Teria o e-mail de contato dessas outras 2 conservatórias?
@Michelle Pelo que eu sei, Tondela ainda é a mais rápida.
Depois dela, vem Ovar.
Porém, entrei em contato com a conservatória de Ovar, e eles me pediram a transcrição de casamento dos meus pais mesmo que o português (No caso, meu pai), tenha sido o declarante na minha certidão.
Então se esse for o seu caso também, vale mais a pena ir atrás da cópia reprográfica da certidão de inteiro teor.
não acho que tenha ficado confuso, não. Ficou muito claro, até.
Eu não mencionei o OU para Tondela. Veja novamente a minha postagem:
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º) Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação: - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada pelo Consulado português
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também se ser legalizadas pelo Consulado.
- as cópias autenticadas do documento de identificação que deverá conter a filiação, devem ser legalizadas pelo consulado português também.
2. Quem será afetado Somente os processos que já estavam abertos na data de 20/06 não foram afetados. Todos os demais processos não abertos, de atribuição, serão afetados.
Ou seja, Tondela APENAS aceitará as certidões com selos SE for alegado que o cartório em questão NÂO FAZ CÓPIAS REPROGRÁFICAS.
Comentários
Não...
O meu só falta o RG legalizado, mas o do Mauricio faltam as certidões com o selo ou cópia do livro, ele é de SP...
Do processo do Nelson que não sei.
Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando ??
Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões e RG legalizado
Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
Entendi com isso que até esta data não terão alterações, nem outras exigências. Já a partir daí...
Certidão de Nascimento ( de inteiro teor e legalizada )
Cópia do RG autenticada e legalizada pelo Consulado
Formulário 1C com reconhecimento presencial de assinatura, indicando o assento do meu pai português
Estou pensando em enviar uma Xerox da minha certidão de nascimento legalizada pelo MRE.
E torcer para tudo dar certo, rs!
Quanto aos cartórios do RJXfotocópia, veja em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4309/irn-altera-legalizacoes-no-consulado#latest
Informo que a Conservatória de Ovar está aceitando as certidões como antigamente (IT autenticada e legalizada) e é bem rápida também. Mas são exigentes quanto às transcrições de casamento.
Assim espero também @Julia.
Pelo que entendi o meu processo em Tondela é completamente diferente do que nossos amigos aqui fazem. O meu processo é de naturalização e precisa de passar pelo SEF, PJ e Interpol. O que significa que os prazos para finalização podem não ser o mesmo como para Aquisição. Estou um pouco triste, porque estou precisando muito da minha nacionalidade depois de estar morando tanto tempo aqui em PT. Abraços a todos.
---------------
Solicito que nos seja enviado Certidão de Nascimento de inteiro Teor por cópia reprográfica legalizada no consulado e fotocópia autenticada do Documento de Identificação (onde conste a filiação) legalizada no Consulado.
Com os melhores cumprimentos
O Oficial
(Clara Maria do Céu Nogueira)
---------------
Não falam nada sobre ser a certidão normal em inteiro teor com selo, então se for mandar pra Tondela já recomendo que tome esse cuidado, eles são muito criteriosos.
E a história do RG ser legalizado que já sabemos.
Vamos ser prudentes e fazer o que exatamente é pedido por eles. E ser quiser arriscar mandar inteiro teor com o selo, talvez seja o caso de tentar por Ovar e não Tondela.
Naturalização e Aquisição de nacionalidade são processos idênticos, isto é, de avós para netos.
Atribuição de nacionalidade é passada de pais para filhos.
As certidões do RJ já continham o tal selo há alguns anos.
Meu amigo vai legalizar a cópia do RG, mas não tem cópia do livro. Terá problemas?
Na teoria eles devem aceitar a certidão se tiver tal selo. Contudo fica a resalva que Tondela pode querer apenas se for a cópia reprográfica, te indico fazer por Ovar que é certeza que vão aceitar como já dito anteriormente por aqui.
sim, a cópia do RG deve ser legalizada, após as novas regras do IRN, do dia 20/06.
Tem sim que legalizar a copia do RG e se for mandar para Tondela é melhor trocar suas certidões de inteiro teor para a copia reprografica(xerox do livro).
veja as mudanças:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
Outra coisa, posso pedir para outra pessoa ir no meu lugar no agendamento do consulado? E posso legalizar mais de um documento na mesma hora?
Verifica o selo da sua certidão de inteiro teor, se estiver valendo eu diria que você pode levar pra agendar no consulado.
Sobre o RG, você pode levar junto sim, mas tem que fazer o pagamento para esse documento. E sim, não precisa ir pessoalmente, desde que quem for leve o boleto e comprovante de pagamento impressos!
Enviei e-mail para Tondela para confirmarem a documentação nova e passaram:
Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada pelo consulado português); (Não tem o tal OU mencionado).
Questionei que já teria a certidão de inteiro teor com o selo de fiscalização eletrónica e a Carla Fernandes me respondeu assim:
Nunca lhe falámos em selos de fiscalização.
Os processos darão entrada como chegarem, serão analisados caso a caso pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
Com os melhores cumprimentos.
Se em Tondela exigir apenas a fotocópia acho que irei fazer por outra conservatória. Saberia me dizer se de Ovar e Ponta Delgada o processo é tão rápido como de Tondela? Teria e-mail deles para me fornecer?
Obrigada pela ajuda.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
Depois dela, vem Ovar.
Porém, entrei em contato com a conservatória de Ovar, e eles me pediram a transcrição de casamento dos meus pais mesmo que o português (No caso, meu pai), tenha sido o declarante na minha certidão.
Então se esse for o seu caso também, vale mais a pena ir atrás da cópia reprográfica da certidão de inteiro teor.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4142/atribuicao-crc-de-ovar-informacoes-e-processos/p1
não acho que tenha ficado confuso, não.
Ficou muito claro, até.
Eu não mencionei o OU para Tondela.
Veja novamente a minha postagem:
TONDELA
* As novas regras apenas afetam processos de atribuição (passados de pai/mãe para filho(a)) (artigo 1º)
Os processos de aquisição e as transcrição de casamento seguem conforme era anteriormente.
1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
- Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada pelo Consulado português
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também se ser legalizadas pelo Consulado.
- as cópias autenticadas do documento de identificação que deverá conter a filiação, devem ser legalizadas pelo consulado português também.
2. Quem será afetado
Somente os processos que já estavam abertos na data de 20/06 não foram afetados.
Todos os demais processos não abertos, de atribuição, serão afetados.
Ou seja, Tondela APENAS aceitará as certidões com selos SE for alegado que o cartório em questão NÂO FAZ CÓPIAS REPROGRÁFICAS.