Então não enviei, já fiz o processo do meu pai e vi que eram as mesmas regras então nem falei com eles e já fui enviando. Estava confiante que estava tudo certo...
Entendi, @Mauricio... Eu não sei, muito subjetivo. Acho que vai da sua ansiedade mesmo a decisão de já perguntar pra eles ou esperar eles reclamarem. Eu vou esperar! rs
Mas se estiver fora do padrão eles entram em contato com a gente? Essa que fica minha dúvida. Aliás eu entrei hoje pra ver se tinha alguém com dúvida pra ajudar e dei de cara com isso... hahahaha
Então, @Marcelo de Moraes Serpa. Das três certidões que tenho (transcrição + atribução) de tres cartorios diferentes, nenhuma tem este selo...frustrante
@Mauricio Estou em um grupo no face, e por lá o pessoal que enviou antes e o processo chegou lá dia 20 ou depois disso, recebeu um e-mail da conservatória dizendo que as leis mudaram e que eles necessitariam dos novos documentos. Mas eu tentaria argumentar com eles, já que eles não informaram dessa mudança previamente... Espero que consiga! Boa sorte!
Já estou com certidoes para 10 pessoas da minha família agora isso??
Com relação ao rg, e um custo a mais ok.
Mas é com relação às certidoes de inteiro teor? Alguém sabe me dizer onde fica esse selo citado nas certidoes dos cartórios de SP?
Outra coisa com relação a cópia da certidão do progenitor português, vamos ter que esperar chegar a certidão com o número de assento e enviar cópia ou continuamos poder preenchendo apenas o campo correspondente no 1C?
Outro detalhe será que isso mudou para o processo de transcrição de casamento também?
Será obrigatório a apresentação da cópia da certidão portuguesa ou faz-se como consta no formulário 1C onde informamos o número do assento, a freguesia, concelho e qual a conservatória de registro?
Pois a única exigência da cópia de certidões de nascimento portuguesas era quando as com mais de 100 anos, estavam nos Arquivos Distritais e assim a necessidade de requerer, aguardar a chegada no Brasil para realizar cópia.
Se tiver agora que apresentar a cópia da certidão portuguesa, teremos ainda mais um gasto em solicitar a emissão e o envio e o custo varia entre 20 e 25 euros ( fora a despesa do vale postal)
Oi boa noite a todos, tbm estou com meus papeis prontos pra mandar e resolvi passar aqui e me deparo com isso, absurdo total!!!
Uma pergunta, essa tal fotocopia tem que ser autenticada ou algo do tipo (além da legalizaçao do itamaraty e do consulado)? Obrigada e sorte a todos!!!
Isso tudo me parece meio absurdo ainda. Eles deveriam dar um tempo de adaptação, porque nem eles ainda atualizaram os sites com informações precisas tipo o IRN e etc.
Fora que quem enviou até a data de anuncio NO MEU VER deveria ter a forma antiga ainda como válida... mas vamos ver os proximos episódios né.
Dois amigos já estão com as documentações prontas para enviar. As certidões já foram legalizadas e por sorte, todas as certidões no RJ já vinham com esses selos há um bom tempo. Só vai ficar faltando mesmo a legalização dos RGs. Isso é pra encher a conta do consulado, que cobra 15€ por legalização..
Bem galera, acho que não vou precisar providenciar mais nada, porque até eu conseguir tudo o que eles estão exigindo, já terei infartado. Rs. Brincadeiras à parte, o que eu não estou entendo é que minha certidão de inteiro teor tem estes selos, e mesmo assim ela solicitou-me a tal fotocópia. E sobre a legalização do RG, estou com a mesma dúvida do @Fabiano. Devemos levá-la antes ao Itamaraty? Boa sorte e paciência a todos!
Caso, alguém já possua a certidão de nascimento de inteiro teor com algum desses selos não irá mais precisar legalizar no Consulado, e sim, a cópia do RG.
Vamos ver o que o Consulado irá aprontar lá, era só o que faltava.
@Gabriel, então ela não deve ter observado os selos na minha certidão, de certo confundiu-se. Ou como essa mudança é recente devem estar perdidos ainda.
O Selo solicitado aqui no Brasil é a chave pública de validação. Quem pedir uma certidão hoje já vem essa chave para validação on-line da certidão. Lembrando que a certidão deve ser emitida a menos de um ano. (do lado da certidão tem um código de barras e um número)
Sobre as outras regras não vi nenhuma novidade. O que Tondela tinha pedido para mim a um mês atrás já contemplava as novas regras.
Na verdade gostei das novas regras, algumas conservatorias estão insistindo em averbação de casamento dos pais e isso parece que acaba com esse impasse. Não faz sentido algum, se meu pai não for casado, como faz?
Gente, Então o que muda é apenas a legalização do RG, certo? Pelo que eu entendi, as certidões de inteiro teor que legalizamos já estão vindo com este selo,correto?
Vou enviar minha cópia do rg para o consulado então, e enviar logo isso... Antes que inventem mais coisas. hahaa
@Julia, eu havia mandado anteriormente os documentos para tondela para validação. Retornaram solicitando a legalização dos documentos e a assinatura presencial. Mandei a certidão legalizada mas sem o selo. Minhas legalizações são anteriores ao dia 20. Não imagino como o crc vai interpretar. Prometo deixa-los a par do andamento do processo.
@Letícia, acho que é isso mesmo, se as suas certidões já estão com esse carimbo, só falta mesmo o RG!! Manda logo mesmo!! rs
E outra coisa... eles vão na verdade legalizar a assinatura do funcionário do cartório que assinou a autenticação do documento, né? Como se não confiasse que aquele carimbo é de um cartório mesmo, né? Aff, de onde mais eu tiraria aquela etiqueta, gente...
@Julia na verdade estamos falando de países autônomos. A Legalização da fé ao documento em Portugal. Por isso acredito que documentos legalizados são válidos e não entram na nova regra. O consulado da fé e reconhece a autenticação feita no Brasil.
Comentários
mandei o meu ontem e vou esperar eles me procurarem...
Você não mandou email pra eles pedindo verificação da sua documentação não, né?
Eu não sei, muito subjetivo. Acho que vai da sua ansiedade mesmo a decisão de já perguntar pra eles ou esperar eles reclamarem.
Eu vou esperar! rs
Mas se estiver fora do padrão eles entram em contato com a gente? Essa que fica minha dúvida. Aliás eu entrei hoje pra ver se tinha alguém com dúvida pra ajudar e dei de cara com isso... hahahaha
Mas eu tentaria argumentar com eles, já que eles não informaram dessa mudança previamente... Espero que consiga! Boa sorte!
Sim, eles te procuram através dos contatos que você coloca no seu processo!
Ou seja, afeta a todas as conservatórias.
Eis a dúvida:
Estão exigindo além da certidão de inteiro teor com selo ( não precisa legalizar)
Mas estão exigindo juntamente com a original da inteiro teor, a cópia reprográfica do registro autenticada (exigência da legalização)
Ou seja, teremos de apresentar a certidão de inteiro teor original e a cópia reprográfica? ou uma ou outra?
A questão da cópia autenticada do RG, para ser legalizada, precisa passar no Itamaraty?
Já que está na região de Viseu e puder como disse ir pessoalmente a Tondela sanar essas dúvidas, assim que possível, informe-nos!!!
Já estou com certidoes para 10 pessoas da minha família agora isso??
Com relação ao rg, e um custo a mais ok.
Mas é com relação às certidoes de inteiro teor? Alguém sabe me dizer onde fica esse selo citado nas certidoes dos cartórios de SP?
Outra coisa com relação a cópia da certidão do progenitor português, vamos ter que esperar chegar a certidão com o número de assento e enviar cópia ou continuamos poder preenchendo apenas o campo correspondente no 1C?
Outro detalhe será que isso mudou para o processo de transcrição de casamento também?
Agora que minha ansiedade me mata!
Lendo novamente as postagens deparei-me com isso,
Será obrigatório a apresentação da cópia da certidão portuguesa ou faz-se como consta no formulário 1C onde informamos o número do assento, a freguesia, concelho e qual a conservatória de registro?
Pois a única exigência da cópia de certidões de nascimento portuguesas era quando as com mais de 100 anos, estavam nos Arquivos Distritais e assim a necessidade de requerer, aguardar a chegada no Brasil para realizar cópia.
Se tiver agora que apresentar a cópia da certidão portuguesa, teremos ainda mais um gasto em solicitar a emissão e o envio e o custo varia entre 20 e 25 euros ( fora a despesa do vale postal)
Uma pergunta, essa tal fotocopia tem que ser autenticada ou algo do tipo (além da legalizaçao do itamaraty e do consulado)?
Obrigada e sorte a todos!!!
Fora que quem enviou até a data de anuncio NO MEU VER deveria ter a forma antiga ainda como válida... mas vamos ver os proximos episódios né.
Dois amigos já estão com as documentações prontas para enviar.
As certidões já foram legalizadas e por sorte, todas as certidões no RJ já vinham com esses selos há um bom tempo.
Só vai ficar faltando mesmo a legalização dos RGs.
Isso é pra encher a conta do consulado, que cobra 15€ por legalização..
Brincadeiras à parte, o que eu não estou entendo é que minha certidão de inteiro teor tem estes selos, e mesmo assim ela solicitou-me a tal fotocópia.
E sobre a legalização do RG, estou com a mesma dúvida do @Fabiano. Devemos levá-la antes ao Itamaraty?
Boa sorte e paciência a todos!
não. A cópia autenticada do RG deve ser levada ao consulado para ser legalizada, sem passar pelo Itamaraty.
Vamos ver o que o Consulado irá aprontar lá, era só o que faltava.
@Gabriel, então ela não deve ter observado os selos na minha certidão, de certo confundiu-se. Ou como essa mudança é recente devem estar perdidos ainda.
O Selo solicitado aqui no Brasil é a chave pública de validação. Quem pedir uma certidão hoje já vem essa chave para validação on-line da certidão. Lembrando que a certidão deve ser emitida a menos de um ano. (do lado da certidão tem um código de barras e um número)
Sobre as outras regras não vi nenhuma novidade. O que Tondela tinha pedido para mim a um mês atrás já contemplava as novas regras.
Na verdade gostei das novas regras, algumas conservatorias estão insistindo em averbação de casamento dos pais e isso parece que acaba com esse impasse. Não faz sentido algum, se meu pai não for casado, como faz?
Na certidão consta um endereço eletronico para validar o selo:
http://extrajudicial.tjgo.jus.br/selo
Então o que muda é apenas a legalização do RG, certo? Pelo que eu entendi, as certidões de inteiro teor que legalizamos já estão vindo com este selo,correto?
Vou enviar minha cópia do rg para o consulado então, e enviar logo isso... Antes que inventem mais coisas. hahaa
Mandei a certidão legalizada mas sem o selo.
Minhas legalizações são anteriores ao dia 20. Não imagino como o crc vai interpretar.
Prometo deixa-los a par do andamento do processo.
@Letícia, acho que é isso mesmo, se as suas certidões já estão com esse carimbo, só falta mesmo o RG!! Manda logo mesmo!! rs
E outra coisa... eles vão na verdade legalizar a assinatura do funcionário do cartório que assinou a autenticação do documento, né? Como se não confiasse que aquele carimbo é de um cartório mesmo, né? Aff, de onde mais eu tiraria aquela etiqueta, gente...
Por isso acredito que documentos legalizados são válidos e não entram na nova regra.
O consulado da fé e reconhece a autenticação feita no Brasil.