Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

11516182021454

Comentários

• Puts enviei o meu exatamente dia 20. É bom entrar em contato tentando argumentar que não sabia da existência dessas novas regras?
  • @Mauricio,
    mandei o meu ontem e vou esperar eles me procurarem...
    Você não mandou email pra eles pedindo verificação da sua documentação não, né?
  • Então não enviei, já fiz o processo do meu pai e vi que eram as mesmas regras então nem falei com eles e já fui enviando. Estava confiante que estava tudo certo...
  • Entendi, @Mauricio...
    Eu não sei, muito subjetivo. Acho que vai da sua ansiedade mesmo a decisão de já perguntar pra eles ou esperar eles reclamarem.
    Eu vou esperar! rs
  • Então eu sou ansioso por natureza hahahaha

Mas se estiver fora do padrão eles entram em contato com a gente? Essa que fica minha dúvida. Aliás eu entrei hoje pra ver se tinha alguém com dúvida pra ajudar e dei de cara com isso... hahahaha
  • Então, @Marcelo de Moraes Serpa. Das três certidões que tenho (transcrição + atribução) de tres cartorios diferentes, nenhuma tem este selo...frustrante
  • @Mauricio Estou em um grupo no face, e por lá o pessoal que enviou antes e o processo chegou lá dia 20 ou depois disso, recebeu um e-mail da conservatória dizendo que as leis mudaram e que eles necessitariam dos novos documentos.
    Mas eu tentaria argumentar com eles, já que eles não informaram dessa mudança previamente... Espero que consiga! Boa sorte!
  • shahhahaha
    Sim, eles te procuram através dos contatos que você coloca no seu processo!
  • Acho melhor esperar então. Não existe nenhum lugar informando sobre tais mudanças isso que complica...
  • Isso vai valer para todas CRC's?
  • @Mauricio Infelizmente sim... A mudança nas regras não ocorreu por Tondela, mas pelo IRN.
    Ou seja, afeta a todas as conservatórias.
  • Também fiquei com essa dúvida e até reenviei e-mail para Tondela mas não obtive resposta.

Eis a dúvida:

Estão exigindo além da certidão de inteiro teor com selo ( não precisa legalizar)

Mas estão exigindo juntamente com a original da inteiro teor, a cópia reprográfica do registro autenticada (exigência da legalização)

Ou seja, teremos de apresentar a certidão de inteiro teor original e a cópia reprográfica? ou uma ou outra?

A questão da cópia autenticada do RG, para ser legalizada, precisa passar no Itamaraty?
  • @Marcelo De Moraes Serpa

Já que está na região de Viseu e puder como disse ir pessoalmente a Tondela sanar essas dúvidas, assim que possível, informe-nos!!!
  • Meu deus que sacanagem isso!

Já estou com certidoes para 10 pessoas da minha família agora isso??

Com relação ao rg, e um custo a mais ok.

Mas é com relação às certidoes de inteiro teor? Alguém sabe me dizer onde fica esse selo citado nas certidoes dos cartórios de SP?

Outra coisa com relação a cópia da certidão do progenitor português, vamos ter que esperar chegar a certidão com o número de assento e enviar cópia ou continuamos poder preenchendo apenas o campo correspondente no 1C?

Outro detalhe será que isso mudou para o processo de transcrição de casamento também?

Agora que minha ansiedade me mata!
  • @Luizhcr

Lendo novamente as postagens deparei-me com isso,

Será obrigatório a apresentação da cópia da certidão portuguesa ou faz-se como consta no formulário 1C onde informamos o número do assento, a freguesia, concelho e qual a conservatória de registro?

Pois a única exigência da cópia de certidões de nascimento portuguesas era quando as com mais de 100 anos, estavam nos Arquivos Distritais e assim a necessidade de requerer, aguardar a chegada no Brasil para realizar cópia.

Se tiver agora que apresentar a cópia da certidão portuguesa, teremos ainda mais um gasto em solicitar a emissão e o envio e o custo varia entre 20 e 25 euros ( fora a despesa do vale postal)
  • Oi boa noite a todos, tbm estou com meus papeis prontos pra mandar e resolvi passar aqui e me deparo com isso, absurdo total!!!

Uma pergunta, essa tal fotocopia tem que ser autenticada ou algo do tipo (além da legalizaçao do itamaraty e do consulado)?
    Obrigada e sorte a todos!!!
  • Isso tudo me parece meio absurdo ainda. Eles deveriam dar um tempo de adaptação, porque nem eles ainda atualizaram os sites com informações precisas tipo o IRN e etc.

Fora que quem enviou até a data de anuncio NO MEU VER deveria ter a forma antiga ainda como válida... mas vamos ver os proximos episódios né.
  • Que novidade ingrata.

Dois amigos já estão com as documentações prontas para enviar.
    As certidões já foram legalizadas e por sorte, todas as certidões no RJ já vinham com esses selos há um bom tempo.
    Só vai ficar faltando mesmo a legalização dos RGs.
    Isso é pra encher a conta do consulado, que cobra 15€ por legalização..
  • Bem galera, acho que não vou precisar providenciar mais nada, porque até eu conseguir tudo o que eles estão exigindo, já terei infartado. Rs.
    Brincadeiras à parte, o que eu não estou entendo é que minha certidão de inteiro teor tem estes selos, e mesmo assim ela solicitou-me a tal fotocópia.
    E sobre a legalização do RG, estou com a mesma dúvida do @Fabiano. Devemos levá-la antes ao Itamaraty?
    Boa sorte e paciência a todos!
  • @Luciana Duarte,

não. A cópia autenticada do RG deve ser levada ao consulado para ser legalizada, sem passar pelo Itamaraty.
  • Caso, alguém já possua a certidão de nascimento de inteiro teor com algum desses selos não irá mais precisar legalizar no Consulado, e sim, a cópia do RG.

Vamos ver o que o Consulado irá aprontar lá, era só o que faltava.
  • Menos uma ida ao Centro do Rio, obrigada @Marcia.

@Gabriel, então ela não deve ter observado os selos na minha certidão, de certo confundiu-se. Ou como essa mudança é recente devem estar perdidos ainda.
  • @Eliana o selo é a autenticação do cartório, relaxa.
  • Agora eu li com calma e entendi.

O Selo solicitado aqui no Brasil é a chave pública de validação. Quem pedir uma certidão hoje já vem essa chave para validação on-line da certidão. Lembrando que a certidão deve ser emitida a menos de um ano. (do lado da certidão tem um código de barras e um número)

Sobre as outras regras não vi nenhuma novidade. O que Tondela tinha pedido para mim a um mês atrás já contemplava as novas regras.

Na verdade gostei das novas regras, algumas conservatorias estão insistindo em averbação de casamento dos pais e isso parece que acaba com esse impasse. Não faz sentido algum, se meu pai não for casado, como faz?
  • Em tempo:

Na certidão consta um endereço eletronico para validar o selo:

http://extrajudicial.tjgo.jus.br/selo
  • editado June 2016
    @Luiz, você já sabia que precisava legalizar o RG?
  • Gente,
    Então o que muda é apenas a legalização do RG, certo? Pelo que eu entendi, as certidões de inteiro teor que legalizamos já estão vindo com este selo,correto?

Vou enviar minha cópia do rg para o consulado então, e enviar logo isso... Antes que inventem mais coisas. hahaa
  • Luiz AGLuiz AG Member
    editado June 2016
    @Julia, eu havia mandado anteriormente os documentos para tondela para validação. Retornaram solicitando a legalização dos documentos e a assinatura presencial.
    Mandei a certidão legalizada mas sem o selo.
    Minhas legalizações são anteriores ao dia 20. Não imagino como o crc vai interpretar.
    Prometo deixa-los a par do andamento do processo.
  • Obrigada, @Luiz!

@Letícia, acho que é isso mesmo, se as suas certidões já estão com esse carimbo, só falta mesmo o RG!! Manda logo mesmo!! rs

E outra coisa... eles vão na verdade legalizar a assinatura do funcionário do cartório que assinou a autenticação do documento, né? Como se não confiasse que aquele carimbo é de um cartório mesmo, né? Aff, de onde mais eu tiraria aquela etiqueta, gente...
  • @Julia na verdade estamos falando de países autônomos. A Legalização da fé ao documento em Portugal.
    Por isso acredito que documentos legalizados são válidos e não entram na nova regra.
    O consulado da fé e reconhece a autenticação feita no Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.