Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

11213151718454

Comentários

  • editado June 2016
    @Karina, se não houver nenhuma divergência de nomes, datas, essas coisas, o seu processo será bem simples!! uhuuu

    Só pra confirmar a não necessidade de transcrição de casamento do avô:
    O avô português nasceu antes de 1911? Se sim, será necessário apresentar a Certidão de Casamento dele mesmo que ele tenha sido o declarante na Certidão de Nascimento do seu pai. Se o português nasceu após 1911 e foi o declarante, não precisa da Certidão de Casamento dele.
    Outra pergunta, a avó é/era brasileira? Se for portuguesa então precisa transcrever o casamento sim!

    1) Para a atribuição do seu pai, basta apresentar um documento do seu avô que indique o assento, cópia simples mesmo. Eu não vi um cartão do cidadão ainda, por isso não sei se ele indica isso. Dá uma olhada.

    2) Tanto no 1C do seu pai quanto no seu, o campo 2 deve ser preenchido com "pai português" e "sim" ou "não" se pretende manter a composição do nome. O restante fica em branco mesmo.

    3) Sim, esses documentos mesmo! Sobre a "falta" de documento português do seu pai, creio que não tenha problema já que os dois processos estão indo juntos. Mas vale a pena digitalizar tudo e enviar pra Tondela por email para conferir se está tudo ok, aí explica que o campo do assento no seu 1C vai ficar em branco.
  • Pessoal, boa noite!

    Estou em fase final do processo, preparando os documentos para envio para Tondela! Dúvidas:

    - Após enviar os documentos, como faço para consultar o andamento do processo on-line? Vi aqui no fórum que algumas pessoas acompanham pelo "número do processo".

    - Quais as melhores maneiras de enviar a documentação para Portugal? Correios mesmo?

    - É possível pagar por transferência bancária ao invés de Vale Postal?

    Obrigado a todos!
  • editado June 2016
    @caioalp

    - Não há forma de acompanhar online. Você deverá ligar para linha Registos (+351) 211 95 05 00 e solicitar o andamento da processo.

    - Eu enviei o meu por DHL. Paguei 265 reais, porém chegou em 3 dias úteis. Foi coletado na quinta e entregue na segunda. Outra forma é o Sedex EMS dos correios.

    - Apenas por vale postal.
  • Oi @caioalp,
    Creio que não haja possibilidade de acompanhar o processo on-line não, o que o pessoal tem feito é dar uns dias ligar para a linha de registos pra perguntar se o seu envio já tem número de processo. Eu já vi algumas discussões com controle do número de processo, mas acho que era mais útil pras conservatórias iniciais, como Lisboa e Porto que tinham um tempo de processamento bem maior. Tondela tem feito tão rapidinho que dando esses dias pra ligar já vai tá quase pronto e nem vale muito fazer esse controle.

    O resto o Rennan já comentou, mas acho que dá pra fazer por transferência bancária sim, viu... dependendo das taxas que o seu banco cobrar pode ser bem vantajoso (ou não... com o meu banco ficaria bem mais caro que os correios!). De qualquer forma eu não saberia dizer os dados da conta de Tondela...


  • editado June 2016
    Gente, estou em vias de caminhar a documentação, mas tenho ainda algumas dúvidas. Se puderem me responder agradeço muitíssimo.

    1) A certidão de nascimento de inteiro teor tem de ser original ou pode ser enviada a cópia autenticada?

    2) O vale postal nos Correios tem de ser pago em espécie ou aceitam cartão de débito?

    3) A legalização da Certidão no Itamaraty é mesmo gratuita?

    4) Deve ser autenticada a cópia da certidão do português ou basta a xerox simples?

    Gabriel.
  • Gabriel,
    1) Original, com a firma do notário reconhecida e legalizado pelo consulado português. Não pode ser cópia autenticada não.
    2) Em espécie. Algumas agências do correio tem caixa do BB, você poderia até sacar lá, mas o serviço deve ser pago em espécie mesmo.
    3) Xerox simples mesmo!
  • @Gabriel Gonçalves,

    1. original. Sempre as certidões brasileiras a serem enviadas devem ser originais, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina e legalizadas pelo consulado português.

    2. Espécie. Levar um pouco a mais, pois o câmbio deles é diferente daquele dos jornais.

    3. Sim, e somente é necessária em alguns estados.

    4. A certidão de nascimento portuguesa é cópia simples.
  • >.<
    minha resposta se perdeu entre as edições... rs
  • Prezadas Márcia e Júlia;

    Agradeço pela respostas.

    Já agendei para ir ao Consulado no RJ e lá eles pedem a legalização da certidão no Itamaraty.

    Mais uma vez obrigado.
    Gabriel.
  • Gabriel,
    Eu levei os meus documentos no consulado do Rio na semana passada e não precisei levar no Itamaraty não.
    Acabou que tive que ir no Itamaraty por outro motivo (estou legalizando meus documentos escolares pra estudar na Itália) e o rapaz lá disse que algumas vezes o consulado não consegue reconhecer a firma do notário então teria que passar por ali antes. Lá no Itamaraty é um serviço rápido e gratuito e é um lugar muito agradável, até surpreende visto o lugar da cidade que fica!
  • Júlia;

    Ok, obrigado. Boa sorte na sua caminhada. :)

    Sou neto de português. Estou tirando a cidadania do meu pai e após farei a minha. Terei um pouco de trabalho ainda, mas com a ajuda de vocês tenho certeza que tudo ficará mais fácil. Meu projeto é ir para Portugal mesmo.

    Vou ligar para o Consulado e tirar essa dúvida, mas passaria mesmo no Itamaraty por precaução, rs.
  • Obrigada, Gabriel!
    Realmente esse forum foi um achado, agradeço todos os dias!!
    Boa sorte para todos nós!
  • editado June 2016
    Muito obrigada Julia!!!
    Ele nasceu em 1934 e minha vó é brasileira, então tudo certo!
    Boa sorte :)
  • Excelente, Karina!! Trabalho e custo a menos!!
    Boa sorte pra você também!!
  • Pessoal,

    Agora estão solicitando a xerox do livro como certidão em inteiro teor e não mais digitada como faziam! Alguem sabe algo sobre?
  • editado June 2016
    @jhsfleming quem está solicitando isso? A própria conservatória?
    Eu não tinha ouvido nada sobre isso ainda não...
  • Olá, @jhsfleming,

    as conservatórias têm solicitado as certidões portuguesas certificadas, sim.
    Tente argumentar, mas se mantiverem o pedido, vc terá que solicitar a certidão ao arquivo distrital.
  • Pessoal, só pra compartilhar, a DHL acabou de passar aqui em casa pra buscar os documentos para atribuição e transcrição de casamento de minha avó (filha de português).
    Existem algumas divergências no nome do português nos documentos da minha avó, mandei tudo pra eles por email e eles não implicaram com nada. Anexei esses emails que trocamos por via das dúvidas!
    Fico na expectativa e vou dando notícias conforme o processo for andando, espero que dê tudo certo e não caia em nenhuma exigência!
  • @Julia, mais uma adepta do DHL!
  • editado June 2016
    @Marcelo,
    Eu quase mandei pelos correios! Mas meu irmão, um bom adepto do "o barato pode sair caro", me convenceu e realmente acho que foi uma boa opção!
    Só para constar, minha remessa saindo de Niterói para Tondela com o limite lá de 500g custou 286 reais.
  • Sem dúvida, é a melhor opção. O seguro é de 1000BRL, é muito mais rápido e dá pra seguir em tempo real no site da DHL sem essa de ficar pulando da app dos correios brasileiros pro de Portugal... fez bem!
  • Boa noite, estou com os documentos para pedir minha cidadania. Sou filha de portugues falecido. Sou casada com brasileiro. Então reuni os seguintes documentos:
    1- Certidão de inteiro teor minha (a ser levada ao Itamaraty e após ao consulado do RJ para legalizar)
    2- Certidão de nascimento do meu pai, já com averbação do seu casamento com minha mãe.(legalizar no consulado?)
    3-Formulário com assinatura presencial no consulado (pode ser no cartorio?)
    4-Declaração de nascimento (precisa legalizar tb no consulado?)

    Uma dúvida, tenho que apresentar minha certidão de casamento? Inteiro teor? Ou posso averbar meu casamento depois que me tornar portuguesa?
    Vou pedir também a aquisição para minha filha de 12 anos. Melhor fazer depois que a minha sair? Penso em enviar tudo para Tondela, já que li que no momento está processando mais rápido.
    Obrigada,
    Cristina
  • Olá amigos!

    As documentações que foram-me exigidas para minha atribuição foram: certidão de nasc. de inteiro teor e legalizada, cópia autenticada do RG e formulário 1C com reconhecimento presencial de assinatura. Após ter reunidos essas exigências, digitalizei para CRC de Tondela para prévia análise. Hoje a Conservadora me enviou e-mail pedindo para também legalizar a cópia autenticada do RG, e fotocópia da certidão de nascimento ( além de ser de inteiro teor e legalizada ). Vou precisar pagar outro boleto e agendar novamente no Consulado ( três horas da minha casa ) aff!
    Meu receio é que depois de providenciar essas duas novidades, eles "lembrem" de mais alguma exigência.
    Desculpem o desabafo. Mas assim como o Fabiano estou confusa.

    Luciana
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado June 2016
    @Luciana, estranho isso, que eu saiba nunca foi necessário legalizar a cópia da identificação. Essa da fotocópia também não entendi. Nunca vi nenhuma conservatória pedir isso, a não ser para certidões de mais de 100 anos. Você poderia colar o corpo do email que te enviaram?

    E outra -- eles deram o OK para os documentos digitalizados que você enviou? Você enviou a cópia impressa desse email pra eles?
  • Bom dia! Estranho é que é a segunda vez que leio aqui neste tópico que Tondela exige a legalização da cópia da identificação. Ver relato de @Fabiano. Enviei e-mail com cópias digitalizadas para eles há uma semana e não obtive uma resposta sequer. Foi assim na atribuição de minha mãe há meses e está sendo assim para minha atribuição. Qual será o parâmetro?
  • Marcelo, tenho acompanhado o tópico de vocês e para mim esses novos pedidos também são novidades.
    Segue o e-mail da Conservadora Ana Margarida Leon:

    Ex.ª Senhora:
    A cópia autenticada do documento de identificação também deverá ser legalizada. E recebemos novas instruções no sentido de que a certidão de nascimento deverá ser por fotocópia (além de inteiro teor e legalizada).
    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora

    Eu enviei os documento digitalizados e a identidade estava legalizada pelo Itamaraty somente ( eu entreguei junto com a Certidão equivocadamente ).
    A Certidão do meu pai é de 1949. E desde o início eles não haviam pedido isso.
    Não queria sobrecarregá-los com e-mails, mas vou ter que mandar outro para sanar essas dúvidas.
    E depois coloco a resposta aqui para o conhecimento de todos.

    Obrigada, até breve.




  • @Marcia, e @Julia Saraiva de Brito, estão pedindo as certidões brasileiras que sejam fotocópia do livro obviamente autenticadas e o documento de identificação legalizado em consulado.
  • Já imagino o que seja...

    Com a Apostila de Haia em 14/8, os consulados não terão mais as receitas das legalizações das certidões. Então criaram essa exigência em relação aos RG.

    Mas daí a exigirem a cópia reprográfica autenticada e legalizada das certidões é abusiva pois é uma tentativa de burlar a Apostila de Haia uma vez que o cartório não terá como legalizar.
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado June 2016
    Qual é a diferença entre uma certidão de inteiro teor e uma fotocópia? E porque será que eles de repente mudaram os requisitos? Pode isso?

    Pergunto isso também porque já tenho minha certidão de nascimento de inteiro teor legalizada pronta para ser enviada à mim por meus pais (não vivo atualmente no Brasil) e logo também não seria possível legalizar um documento meu no consulado de lá. Seria uma perda de tempo e dinheiro ter que emitir outra. Detalhe que vou pessoalmente até Tondela.

    @Luciana obrigado, esperamos seu relato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.