Quando o declarante é o(a) português(a), casado(a) com estrangeiro(a), não é necessário transcrever o casamento em Portugal. Só é exigido quando ambos são portugueses ou quando quem declara o nascimento não tem nacionalidade portuguesa.
Se o seu avô é o português, declarante do nascimento da filha e casado (à época) com uma brasileira, não lhe será exigida essa transcrição.
Gostaria de uma ajudinha quanto à comunicação com o CRC de Tondela. Enviei o pedido de atribuição de nacionalidade da minha mãe no dia 27/05/2016, e o pacote chegou no dia 06/06. Creio que à essa altura, da mesma forma que tem ocorrido com todos os pedidos em Tondela, esse processo já tenha sido concluído. No entanto, já mandei e-mails solicitando maiores informações sobre o pedido, já liguei diversas vezes, enfim, todas as minhas tentativas de contato têm sido frustradas. Numa das ligações, a funcionária Carla informou que essas informações somente seriam prestadas através de e-mail, mas até hoje, nada.
Estou no aguardo do nº de assento para poder iniciar o meu processo, que envolverá transcrição de casamento também. Mas como tenho visto, muitos aqui ou recebem e-mail do CRC, ou conseguem obter o status do pedido através do telefone. Portanto, qual o contato de vocês? Existe algum funcionário lá que costume informar, há um horário melhor pra ligar?
Quero aproveitar e agradecer imensamente a todos no fórum; ainda que esse seja o meu primeiro post por aqui, foi a partir desse site que eu decidi finalmente realizar todo o processo sozinha e através de Tondela, e seguindo à risca todas as orientações. Eu adoro a filosofia do DIY que rege esse espaço, e, sinceramente, eu confio muito mais nas informações que são transmitidas aqui do que as dos despachantes e atendentes do Consulado de Portugal no Rio. Enfim, precisamos de mais fóruns como este, para além da cidadania portuguesa.
Agradeço também, desde já, a quem puder me dar uma mãozinha junto ao CRC de Tondela. Grande abraço!
Consegui minha cidadania! Chegou em Tondela na quinta passada e hoje recebi o número do assento, 27xxx!! Ou seja, já lavraram muitos assentos e ainda estamos no meio do ano. Quero agradecer ao fórum, sem este não teria conseguido fazer com tanta praticidade e rapidez. E em especial, quero agradecer a @Theresa Lima e @Marcia por toda a paciência e inúmeras mensagens trocadas por inbox quanto ao meu caso! Tondela realmente é muito rápida! Abraços.
@Beatriz de Oliveira, enviei um e-mail para eles analisarem os docs de minha atribuição quarta passada. Hoje liguei lá, e falei com a Carla. Ela disse que a CRC está bastante sobrecarregada de processos, e estão a prioriza-los, pediu para que eu esperasse mais alguns dias para que me enviassem a resposta sobre a análise de meus docs. Imagino que seu processo deve ter terminado sim. Só não tiveram tempo de responder seu e-mail. Aguarde mais um pouco. @LAG, parabéns pela cidadania!
Uma dúvida: Na página do consulado do Rio de Janeiro constam as opções para legalização de documentos:
1 Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura 2 Legalização de Documentos - Fotocópia Simples 3 Reconhecimento de Assinatura Presencial 4 Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade
Em qual deles eu faço a opção para legalizar a certidão de nascimento de inteiro teor já legalizada no Ministério das Relações Exteriores?
Ao preencher o formulário 1C , faço somente a assinatura por autenticidade ou preciso legalizar no Consulado? (qual seria a opção?)
Vc seleciona "Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura" pra legalizar a sua CN. Quanto ao 1C, vc pode 1) fazer a assinatura em um cartório e reconhecer por autenticidade ou 2) assinar no consulado perante um funcionário (esse serviço é grátis)
Boa noite, recebi hoje a segunda via da certidão de nascimento da minha avó ( quem eu eu estou fazenso o processo de atribuição) e descobri que o pai (português) dela não foi o declarante assim, não terei como fugir da transcrição do casamento. Gostaria de saber o seguinte: Será que consigo fazer na mesma remessa a transcrição do casamento do meu bisavô + a atribuição da minha avó + a transcrição do casamento da minha avó? Alguns documentos se repetem como: Certidão de nascimento do bisavô para a transcrição do casamento e depois para a atribuição da minha avó. Neste caso, posso mandar somente uma cópia em um dos envelopes? Por exemplo: Colocar a certidão de nascimento do bisavô no envelope da transcrição e no da atribuição não colocar (somente indicar o assento no formulário).
Boa noite! Estou ajudando uma tia e estou com uma duvida (todos documentos já prontos e legalizados). No 1C terei algum problema se colocar viúva? Estamos entrando com atribuição e transcrição. Ela filho de português com mãe brasileira (sem casamento transcrito: pai declarante) e ele (já falecido) brasileiro.
gostaria de observar sobre o comentário que o Matheus Pereira fez, a fim de deixar mais claro, ok?
Quando o declarante é o(a) português(a), casado(a) com estrangeiro(a), não é necessário transcrever o casamento em Portugal. Quando o declarante é O português e o mesmo for casado com estrangeira, não é necessária a transcrição do casamento. Quando for a mãe portuguesa a declarante, casada com estrangeiro, o casamento deve ser transcrito. Em alguns exceções, as conservatórias abriram mão desta transcrição, mas são exceções.
se quiser reconhecer a assinatura do 1C no consulado (e aproveitar a sua ida), o serviço é "Reconhecimento de Assinatura para Nacionalidade" e é gratuito.
Mas, sinceramente, só vale a pena se o próprio requerente for legalizar a certidão e aproveitar para reconhecer o 1C, e obviamente se tiver conseguido horários juntos dos dois agendamentos.
Não deixe de observar a etiqueta colocada pelo funcionário do consulado, deve ter a informação de que a assinatura foi reconhecida presencialmente.
@Beatriz e Amigos, Evitem ligar ou escrever para Tondela para solicitar número e status de processos pois estão sobrecarregados de processos. Telefonem para a Linha de Registros 0351-211.950.500 opção 1 - depois opção 1 novamente.
@bsanches, Você pode utilizar o Assento de Nascimento original do português na Transcrição de Casamento e uma xerox na Atribuição da sua avó indicando no topo da xerox que o original se encontra no processo de transcrição. Mas não deixe de indicar também no 1C dela o assento do português. E no seu caso, envie os 3 processos em 3 envelopes, cada um com o seu Vale Postal específico destinado ao IRN.IP com o endereço de Tondela.
@Fabiano, Complementando a @Marcia, o Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE custa cerca de R$ 6 para quem já tem firma aberta. Não compensa o stress de HORAS de espera no consulado...
@Theresa Lima, de fato, percebi que o melhor contato com eles é por e-mail. Hoje recebemos a mensagem da sra. Clara de que a minha mãe já é cidadã portuguesa, nº de assento 27.xxx/2016, e que a certidão já está a caminho! Não foi um processo concluído vapt-vupt como os outros por aqui, mas mesmo assim, não tem nem comparação com Porto e Lisboa, acho que com nenhuma outra conservatória.
Esperarei chegar a certidão para mandar dois pedidos juntos à Tondela: transcrição de casamento e a minha atribuição.
Queria mais uma vez agradecer imensamente a todos aqui, pela atenção dada a cada caso em particular e por todas as orientações. E boa sorte aqueles que vão tentar pela primeira vez!
Agradeço a todos pelas informações, em especial, neste momento, à Theresa por conta da clareza que colocou o texto de modelo de e-mail. Aproveito para pedir endereço postal e e-mail de Tondela. Quem sabe analisam minha documentação. Ah, aqui em Curitiba/Paraná também exigem o reconhecimento do Itamaraty antes da legalização no consulado. Só não posso afirmar se é apenas para certidões de nascimento ou para todas, inclusive exigidos em transcrição de casamento.
Dados para Envio: Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal: IRN, IP Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
Olá pessoal! Por favor me ajudem! Sou filha de pai português, mandei os documentos para transcrição de casamento e óbito do meu pai para o consulado português de SP, e eles me devolveram a documentação com uma nota de correção para o assento de nascimento do meu pai e nas outras certidões brasileiras, pelo motivo dele ter contraído matrimônio com outra mulher antes da minha mãe e as certidões brasileiras estão com estado civil de solteiro. Estou cheia de dúvidas, agora vou enviar para Tondela os documentos solicitados previamente para análise deles, e se der certo tenho que ir para Tondela? Muito obrigada!
Boa tarde, pessoal! Gostaria de compartilhar uma boa notícia e também uma dúvida.
Após toda a ajuda das dicas do fórum e principalmente da @Theresa, enviei o meu processo e o do meu pai juntos para Tondela no dia 27/05. Meus documentos chegaram em Tondela no dia 06/06 e consegui semana passada os números dos processos.
Na quinta-feira a Clara, lá de Tondela, enviou um email dizendo que minha cidadania estava pronta e passou o meu número de assento. Achei estranho pois ela disse que a do meu pai ainda não está pronta. Como isso é possível? Eu ser portuguesa antes dele?
Liguei hoje cedo lá na Central e a moça disse que ambas ainda estão em análise. Não entendi nada. Será que confio na de Tondela ou na Conservatória Central?
Olá gente, muito obrigada pelas informações. Tem me ajudado demais! Sinto que agora consigo fazer o processo sem um advogado.
O meu caso é o seguinte: Pretendo fazer o processo por Tondela. Meu avô era português (falecido) e meu pai, filho dele, é vivo. Então entendi que tenho que fazer o processo de atribuição do meu pai para depois fazer o meu. E sem necessidade da transcrição de casamento dos meus pais ou dos meus avós porque ele me registrou na certidão de nascimento, e o pai dele na dele (sendo a minha avó brasileira). Espero que até aí eu tenha entendido tudo certo.
Minhas dúvidas são:
1. Para fazer o pedido de atribuição do meu pai, da parte de documentos do meu avô, uma cópia do cartão cidadão já é suficiente? Ela precisa estar autenticada ou tem alguma data de validade como uma certidão?
2. Quando eu for preencher o meu formulário para minha atribuição, no quadro 2, eu deixo freguesia e concelho do meu pai em branco? Já que no caso meu pai será português, mas nascido no Brasil e só terei o assento dele (acredito eu).
3. O total de documentos seria: -Formulario 1C com assinatura reconhecida no consulado ou no cartório minha e do meu pai. -Copia autenticada do RG minha e do meu pai. -Certidão de nascimento inteiro teor, com firma reconhecida e legalizada no consulado minha e do meu pai. -Cópia simples do cartão cidadão do meu avô para o processo do meu pai? E para o meu processo? - 2 Vales postais distintos.
@Priscila, você já me perguntou Inbox e já te respondi.
@mairacaldeira, está acontecendo algo estranho pois já é a terceira pessoa hoje que me relata informações recebidas muito desencontradas. Aguarde até o início da próxima semana para saber se na LR o status esteja atualizado corretamente.
Hoje em contato com a conservatório de Tondela, recebi a resposta por e-mail que deixou-me confuso:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª. Temos a honra de informar V.ª Ex.º de que, conforme instruções superiores recebidas, a certidão de nascimento deverá ser por fotocópia, (além de ser de inteiro teor e legalizada). Também o documento de identificação da pessoa a registar deverá ser autenticado e legalizado e conter a filiação. Neste processo concreto, vamos precisar ainda da certidão da e da revisão e confirmação da sentença.
Comentários
Quando o declarante é o(a) português(a), casado(a) com estrangeiro(a), não é necessário transcrever o casamento em Portugal.
Só é exigido quando ambos são portugueses ou quando quem declara o nascimento não tem nacionalidade portuguesa.
Se o seu avô é o português, declarante do nascimento da filha e casado (à época) com uma brasileira, não lhe será exigida essa transcrição.
Mais tranquilo agora.
Gostaria de uma ajudinha quanto à comunicação com o CRC de Tondela. Enviei o pedido de atribuição de nacionalidade da minha mãe no dia 27/05/2016, e o pacote chegou no dia 06/06. Creio que à essa altura, da mesma forma que tem ocorrido com todos os pedidos em Tondela, esse processo já tenha sido concluído. No entanto, já mandei e-mails solicitando maiores informações sobre o pedido, já liguei diversas vezes, enfim, todas as minhas tentativas de contato têm sido frustradas. Numa das ligações, a funcionária Carla informou que essas informações somente seriam prestadas através de e-mail, mas até hoje, nada.
Estou no aguardo do nº de assento para poder iniciar o meu processo, que envolverá transcrição de casamento também. Mas como tenho visto, muitos aqui ou recebem e-mail do CRC, ou conseguem obter o status do pedido através do telefone. Portanto, qual o contato de vocês? Existe algum funcionário lá que costume informar, há um horário melhor pra ligar?
Quero aproveitar e agradecer imensamente a todos no fórum; ainda que esse seja o meu primeiro post por aqui, foi a partir desse site que eu decidi finalmente realizar todo o processo sozinha e através de Tondela, e seguindo à risca todas as orientações. Eu adoro a filosofia do DIY que rege esse espaço, e, sinceramente, eu confio muito mais nas informações que são transmitidas aqui do que as dos despachantes e atendentes do Consulado de Portugal no Rio. Enfim, precisamos de mais fóruns como este, para além da cidadania portuguesa.
Agradeço também, desde já, a quem puder me dar uma mãozinha junto ao CRC de Tondela. Grande abraço!
Consegui minha cidadania! Chegou em Tondela na quinta passada e hoje recebi o número do assento, 27xxx!! Ou seja, já lavraram muitos assentos e ainda estamos no meio do ano.
Quero agradecer ao fórum, sem este não teria conseguido fazer com tanta praticidade e rapidez. E em especial, quero agradecer a @Theresa Lima e @Marcia por toda a paciência e inúmeras mensagens trocadas por inbox quanto ao meu caso!
Tondela realmente é muito rápida!
Abraços.
Ela disse que a CRC está bastante sobrecarregada de processos, e estão a prioriza-los, pediu para que eu esperasse mais alguns dias para que me enviassem a resposta sobre a análise de meus docs.
Imagino que seu processo deve ter terminado sim. Só não tiveram tempo de responder seu e-mail. Aguarde mais um pouco.
@LAG, parabéns pela cidadania!
Na página do consulado do Rio de Janeiro constam as opções para legalização de documentos:
1 Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura
2 Legalização de Documentos - Fotocópia Simples
3 Reconhecimento de Assinatura Presencial
4 Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade
Em qual deles eu faço a opção para legalizar a certidão de nascimento de inteiro teor já legalizada no Ministério das Relações Exteriores?
Ao preencher o formulário 1C , faço somente a assinatura por autenticidade ou preciso legalizar no Consulado? (qual seria a opção?)
Vc seleciona "Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura" pra legalizar a sua CN.
Quanto ao 1C, vc pode 1) fazer a assinatura em um cartório e reconhecer por autenticidade ou 2) assinar no consulado perante um funcionário (esse serviço é grátis)
O formulário 1 C somente reconhecimento da assinatura por autenticidade em cartório ou presencialmente no consulado.Não precisa legalizar
Será que consigo fazer na mesma remessa a transcrição do casamento do meu bisavô + a atribuição da minha avó + a transcrição do casamento da minha avó?
Alguns documentos se repetem como: Certidão de nascimento do bisavô para a transcrição do casamento e depois para a atribuição da minha avó. Neste caso, posso mandar somente uma cópia em um dos envelopes? Por exemplo: Colocar a certidão de nascimento do bisavô no envelope da transcrição e no da atribuição não colocar (somente indicar o assento no formulário).
Obrigado pela ajuda
Estou ajudando uma tia e estou com uma duvida (todos documentos já prontos e legalizados).
No 1C terei algum problema se colocar viúva? Estamos entrando com atribuição e transcrição. Ela filho de português com mãe brasileira (sem casamento transcrito: pai declarante) e ele (já falecido) brasileiro.
fico muito feliz com a notícia!
Parabéns!
gostaria de observar sobre o comentário que o Matheus Pereira fez, a fim de deixar mais claro, ok?
Quando o declarante é o(a) português(a), casado(a) com estrangeiro(a), não é necessário transcrever o casamento em Portugal.
Quando o declarante é O português e o mesmo for casado com estrangeira, não é necessária a transcrição do casamento. Quando for a mãe portuguesa a declarante, casada com estrangeiro, o casamento deve ser transcrito. Em alguns exceções, as conservatórias abriram mão desta transcrição, mas são exceções.
se quiser reconhecer a assinatura do 1C no consulado (e aproveitar a sua ida), o serviço é "Reconhecimento de Assinatura para Nacionalidade" e é gratuito.
Mas, sinceramente, só vale a pena se o próprio requerente for legalizar a certidão e aproveitar para reconhecer o 1C, e obviamente se tiver conseguido horários juntos dos dois agendamentos.
Não deixe de observar a etiqueta colocada pelo funcionário do consulado, deve ter a informação de que a assinatura foi reconhecida presencialmente.
Muito obrigado pela informação.
Evitem ligar ou escrever para Tondela para solicitar número e status de processos pois estão sobrecarregados de processos. Telefonem para a Linha de Registros 0351-211.950.500 opção 1 - depois opção 1 novamente.
@bsanches,
Você pode utilizar o Assento de Nascimento original do português na Transcrição de Casamento e uma xerox na Atribuição da sua avó indicando no topo da xerox que o original se encontra no processo de transcrição. Mas não deixe de indicar também no 1C dela o assento do português. E no seu caso, envie os 3 processos em 3 envelopes, cada um com o seu Vale Postal específico destinado ao IRN.IP com o endereço de Tondela.
@Fabiano,
Complementando a @Marcia, o Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE custa cerca de R$ 6 para quem já tem firma aberta. Não compensa o stress de HORAS de espera no consulado...
Esperarei chegar a certidão para mandar dois pedidos juntos à Tondela: transcrição de casamento e a minha atribuição.
Queria mais uma vez agradecer imensamente a todos aqui, pela atenção dada a cada caso em particular e por todas as orientações. E boa sorte aqueles que vão tentar pela primeira vez!
Ah, aqui em Curitiba/Paraná também exigem o reconhecimento do Itamaraty antes da legalização no consulado. Só não posso afirmar se é apenas para certidões de nascimento ou para todas, inclusive exigidos em transcrição de casamento.
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal:
IRN, IP
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Pagina 1 deste tópico
Muito obrigada!
Gostaria de compartilhar uma boa notícia e também uma dúvida.
Após toda a ajuda das dicas do fórum e principalmente da @Theresa, enviei o meu processo e o do meu pai juntos para Tondela no dia 27/05. Meus documentos chegaram em Tondela no dia 06/06 e consegui semana passada os números dos processos.
Na quinta-feira a Clara, lá de Tondela, enviou um email dizendo que minha cidadania estava pronta e passou o meu número de assento. Achei estranho pois ela disse que a do meu pai ainda não está pronta. Como isso é possível? Eu ser portuguesa antes dele?
Liguei hoje cedo lá na Central e a moça disse que ambas ainda estão em análise.
Não entendi nada. Será que confio na de Tondela ou na Conservatória Central?
O meu caso é o seguinte:
Pretendo fazer o processo por Tondela.
Meu avô era português (falecido) e meu pai, filho dele, é vivo.
Então entendi que tenho que fazer o processo de atribuição do meu pai para depois fazer o meu.
E sem necessidade da transcrição de casamento dos meus pais ou dos meus avós porque ele me registrou na certidão de nascimento, e o pai dele na dele (sendo a minha avó brasileira).
Espero que até aí eu tenha entendido tudo certo.
Minhas dúvidas são:
1. Para fazer o pedido de atribuição do meu pai, da parte de documentos do meu avô, uma cópia do cartão cidadão já é suficiente? Ela precisa estar autenticada ou tem alguma data de validade como uma certidão?
2. Quando eu for preencher o meu formulário para minha atribuição, no quadro 2, eu deixo freguesia e concelho do meu pai em branco?
Já que no caso meu pai será português, mas nascido no Brasil e só terei o assento dele (acredito eu).
3. O total de documentos seria:
-Formulario 1C com assinatura reconhecida no consulado ou no cartório minha e do meu pai.
-Copia autenticada do RG minha e do meu pai.
-Certidão de nascimento inteiro teor, com firma reconhecida e legalizada no consulado minha e do meu pai.
-Cópia simples do cartão cidadão do meu avô para o processo do meu pai? E para o meu processo?
- 2 Vales postais distintos.
Muito obrigada!
@mairacaldeira, está acontecendo algo estranho pois já é a terceira pessoa hoje que me relata informações recebidas muito desencontradas. Aguarde até o início da próxima semana para saber se na LR o status esteja atualizado corretamente.
Muito obrigado pela informação.
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Temos a honra de informar V.ª Ex.º de que, conforme instruções superiores recebidas, a certidão de nascimento deverá ser por fotocópia, (além de ser de inteiro teor e legalizada). Também o documento de identificação da pessoa a registar deverá ser autenticado e legalizado e conter a filiação. Neste processo concreto, vamos precisar ainda da certidão da e da revisão e confirmação da sentença.