Pessoal!!! Acabei de conseguir falar com a linha de registros. Meus documentos (transcrição de casamento de minha vó + atribuição de minha mãe) chegaram dia 20/06 e ficaram prontos! Vamos ver como foi para os documentos que chegaram da partir do dia 21/06... que felicidade!!!
Meus documentos chegaram hoje é já recebi email dizendo que devo arrumar os documentos. Devolução tentar argumentar que enviei no dia 20 horas antes deles mudarem?
Pessoal, o meu chegou dia 20. Hj consegui falar na LR e a informação é que foi concluído. Me passaram até o número do assento de nascimento. Acredito que deram um "gap".
Gostaria primeiramente de agradecer à Marcia e à Theresa Lima imensamente por toda atenção, ajuda e carinho que me deram! Hoje de manhã consegui falar com a LR e foi informado que os meus processos já estão concluídos! Dia 17/6 chegaram à conservatória: 1) atribuição + transcrição do meu tio, 2) atribuição + transcrição da minha mãe, 3) minha atribuição e 4) atribuição do meu irmão, destacando que enviei o processo do meu tio em outro EMS mas na mesma hora e dia. Fiquei muito apreensivo por conta dessas novas exigências e estranhei Tondela ter "demorado" a finalizar tudo, essa semana liguei todos os dias de manhã pra LR e ainda estavam em análise. Das outras vezes que eu enviei processos pra lá, ficaram prontos literalmente de um dia pro outro! Enfim, agora a empreitada continua pros primos, sobrinhas, tia, cunhada... Rsrsrs Gente, o importante é ter os documentos certos, seguir as dicas dadas aqui no fórum e tirar as dúvidas por aqui mesmo. As conservatórias estão cada vez mais atoladas e ainda têm que ter parar o trabalho, que descobrimos ser tão eficiente, para responder a dúvidas surgidas muitas vezes por ansiedade. O intuito aqui no fórum é que todo mundo se ajude para que lá elas possam continuar trabalhando bem! Para saber do status do processo, liguem pra LR! Demora, mas eles te atendem e dizem quando estiver concluído e dão até o número do assento! Já é o suficiente pra dar entrada no cartão de cidadão.
Realmente pelo que apurei SP não está emitindo nenhuma certidão com esses selos.
Nos que liguei também eles emitem a copia do livro certificada sem problemas, mas estão pedindo 5 dias para retirar e querendo cobrar o valor de uma de inteiro teor.
Pessoal novas informações da Conservatórias, existem alguns brasileiros que estão falsificando os certidões de inteiro teor, vão no site do Tombo, pegam uma certidão antiga de um Português, e na hora da emissão da certidão do requerente, alteram o nome do pai ou mãe , mais do pai para o nome do Português. Por isso a solicitação de certidão por fotocópia do livro, com certeza esta exigência valerá para todos os processos. Devido à fraude de alguns, todos pagam.
Para compartilhar com vocês, meu processo chegou lá hoje e recebi por email o escrito abaixo. Uma pergunta, tem alguém acompanhando os números de processo pra Tondela? Acho que agora valeria a pena, hein?? ______________ O Processo supra deu entrada nesta Conservatória hoje - Proc. Nac. 24xxx/16 - SITPRO.
Relativamente aos documentos, todos os processos abertos após 20/06 seguirão as novas regras.
Terá que enviar a estes serviços:
· Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, devidamente legalizada no Consulado, não serve a que enviou que era apenas cópia autenticada.
· Certidão de Nascimento Autenticada, tem que ser solicitada ao arquivo e enviada a esta Conservatória.
Os processos darão entrada como chegarem, serão analisados pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
Informo ainda que antes do dia 12 de Julho não teremos informação adicional para lhe dar.
Atentamente,
João Barros - Escriturário _______
Entendi que essa "Certidão de nascimento autenticada, tem que ser solicitada ao arquivo e enviada a esta Conservatória." é a do português, certo? Respondi ao email perguntando isso mas ainda não me responderam.
Eu mandei junto com o processo a troca de emails mas me deu fadiga de ficar argumentando muito sobre o RG legalizado... Fora que eles só vão dar mais informações a partir de 12/07!
Azar... azar de não ter conseguido mandar semana passada... Paciência, a solução vai ser mandar mesmo o que eles estão pedindo e esperar os próximos capítulos dessa novela lusitana!
@Julia informações de Ovar, aceita certidão de inteiro teor com ou sem selo , mas autenticada, resumindo certidão no formato antigo. Porém RG autênticidado e legalizado.
Liguei lá e confirmei com eles. A certidão de nascimento é do português mesmo. No meu caso o documento do bisavô está no arquivo de Vila Real e Tondela não tem acesso a este arquivo, ou seja, 20,35 euros para solicitar essa certidão. Pelo menos o envio é feito diretamente a Tondela.
Gente... Acabo de receber o seguinte e-mail de Ovar:
"Boa Tarde D. Letícia Aqui vai a relação dos documentos que necessita: Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português; - Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura no Consulado Português; - Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório); "
Agora eles querem o formulário 1C reconhecido no consulado de Portugal, e o RG com cópia simples autenticada???
Estou com a minha certidão e RG legalizadas no consulado, mas agora o Requerimento também? É isso mesmo, ou entendi errado?
@Letícia O requerimento sempre tem que ter o reconhecimento presencial de assinatura, qualquer requerimento (nacionalidade ou transcrição de casamento).
A notícia ruim é que você vai ter que agendar novamente no Consulado e perder tempo lá, a notícia boa é que esse reconhecimento de assinatura é gratuito!
Mas tem que levar o requerimento ainda por assinar, pq isso é feito lá, na frente do funcionário.
@Beatriz Meu formulário está com assinatura reconhecida por autenticidade. Mas reconhecida por um cartório comum, não pelo consulado de Portugal. Está errado então?
@Julia Conforme escrevi, essa resposta veio de Ovar... Resolvi iniciar meu processo por lá. Eles não estão pedindo RG legalizado, nem essa nova regra para as certidões.
@Julia Ovar também não me exigiu a cópia do RG legalizada. De qualquer forma, eu já agendei essa legalização, por receio do Conservador mudar de entendimento até lá. O que me foi passado pela escriturária de lá é que especificamente nesta CRC estão flexibilizando as novas exigências por entendimento particular do Conservador. Mas é uma situação bastante insegura.
@Leticia creio que não, mas acho melhor você perguntar a Ovar. A sra. Lurdes me responde sempre rapidamente, acho mais seguro conferir com eles, e dependendo da resposta, imprime o e-mail com a orientação deles e envia junto com os documentos, pra não ter disse-me-disse depois.
Então, rs... sem querer ser chata... eu enviei também a troca de emails junto com os documentos e não teve conversa! Ele disse essa história de falsificação e pronto...
@Beatriz, Pelo ACP, eles me cobraram a certidão original do Português, e isso foi o ano passado! Se for uma certidão > 100 anos, tem que enviar, ao meu ver. Se for mais nova ou atribuição, o número do assento é suficiente.
@Beatriz, foi em Tondela. Quem me atendeu disse que eles não tem acesso ao arquivo de Vila Real. (achei que era tudo conectado pelo número do assento!)
@Marcelo sim, até onde eu saiba é assim, tanto que o processo de atribuição da minha mãe foi feito dessa forma (mandei uma cópia autenticada da certidão por via das dúvidas).
Se estão falando de certidões antigas, mil desculpas, eu ando tão exasperada com essa mudança nas regras que tô esperando uma nova exigência a todo momento.
Segue uma certidão de óbito de inteiro teor, também com todos os selos eletrônicos ( verso da folha ) e essa certidão é uma CÓPIA DA FOLHA NO LIVRO ORIGINAL.
Sugiro para quem já enviou e tem dúvida de algo, ficar mandando e-mail as conservatórias não vai adiantar muita coisa. Aconselho aguardar contato se realmente houver alguma exigência e argumente caso tenha enviado antes "da nova regra".
Processos na fila de Tondela: Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06
Comentários
Gostaria primeiramente de agradecer à Marcia e à Theresa Lima imensamente por toda atenção, ajuda e carinho que me deram!
Hoje de manhã consegui falar com a LR e foi informado que os meus processos já estão concluídos!
Dia 17/6 chegaram à conservatória: 1) atribuição + transcrição do meu tio, 2) atribuição + transcrição da minha mãe, 3) minha atribuição e 4) atribuição do meu irmão, destacando que enviei o processo do meu tio em outro EMS mas na mesma hora e dia.
Fiquei muito apreensivo por conta dessas novas exigências e estranhei Tondela ter "demorado" a finalizar tudo, essa semana liguei todos os dias de manhã pra LR e ainda estavam em análise. Das outras vezes que eu enviei processos pra lá, ficaram prontos literalmente de um dia pro outro!
Enfim, agora a empreitada continua pros primos, sobrinhas, tia, cunhada... Rsrsrs
Gente, o importante é ter os documentos certos, seguir as dicas dadas aqui no fórum e tirar as dúvidas por aqui mesmo. As conservatórias estão cada vez mais atoladas e ainda têm que ter parar o trabalho, que descobrimos ser tão eficiente, para responder a dúvidas surgidas muitas vezes por ansiedade. O intuito aqui no fórum é que todo mundo se ajude para que lá elas possam continuar trabalhando bem!
Para saber do status do processo, liguem pra LR! Demora, mas eles te atendem e dizem quando estiver concluído e dão até o número do assento! Já é o suficiente pra dar entrada no cartão de cidadão.
Falei sim
Realmente pelo que apurei SP não está emitindo nenhuma certidão com esses selos.
Nos que liguei também eles emitem a copia do livro certificada sem problemas, mas estão pedindo 5 dias para retirar e querendo cobrar o valor de uma de inteiro teor.
Vai começar a briga!!
Por isso a solicitação de certidão por fotocópia do livro, com certeza esta exigência valerá para todos os processos. Devido à fraude de alguns, todos pagam.
Para compartilhar com vocês, meu processo chegou lá hoje e recebi por email o escrito abaixo. Uma pergunta, tem alguém acompanhando os números de processo pra Tondela? Acho que agora valeria a pena, hein??
· Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, devidamente legalizada no Consulado, não serve a que enviou que era apenas cópia autenticada.
· Certidão de Nascimento Autenticada, tem que ser solicitada ao arquivo e enviada a esta Conservatória.
Os processos darão entrada como chegarem, serão analisados pela Sra. Conservadora, Dra. Ana Margarida León que, caso assim o entenda, solicitará o que achar necessário para a sua conclusão.
Informo ainda que antes do dia 12 de Julho não teremos informação adicional para lhe dar.
Atentamente,
João Barros - Escriturário
_______
Entendi que essa "Certidão de nascimento autenticada, tem que ser solicitada ao arquivo e enviada a esta Conservatória." é a do português, certo? Respondi ao email perguntando isso mas ainda não me responderam.
Eu mandei junto com o processo a troca de emails mas me deu fadiga de ficar argumentando muito sobre o RG legalizado... Fora que eles só vão dar mais informações a partir de 12/07!
Azar... azar de não ter conseguido mandar semana passada... Paciência, a solução vai ser mandar mesmo o que eles estão pedindo e esperar os próximos capítulos dessa novela lusitana!
RG legalizado não teve conversa!! rs
"Boa Tarde D. Letícia
Aqui vai a relação dos documentos que necessita:
Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura no Consulado Português;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório); "
Agora eles querem o formulário 1C reconhecido no consulado de Portugal, e o RG com cópia simples autenticada???
Estou com a minha certidão e RG legalizadas no consulado, mas agora o Requerimento também? É isso mesmo, ou entendi errado?
A notícia ruim é que você vai ter que agendar novamente no Consulado e perder tempo lá, a notícia boa é que esse reconhecimento de assinatura é gratuito!
Mas tem que levar o requerimento ainda por assinar, pq isso é feito lá, na frente do funcionário.
Essa resposta veio de Tondela? não estão pedindo RG legalizado??
#entendonada!!
Conforme escrevi, essa resposta veio de Ovar... Resolvi iniciar meu processo por lá.
Eles não estão pedindo RG legalizado, nem essa nova regra para as certidões.
Sobre o formulário.... depois dessas reviravoltas, acho melhor você fazer o reconhecimento no 1C no consulado, não?
@Beatriz, acho que eu faria o mesmo que você! Garantir pra não dar muita brecha pra mudanças de ideia!!
Isso é porque a Sra. Ana está de férias até 12 de julho.
@Marcelo, isso mesmo! É uma certidão de 1901!
Se estão falando de certidões antigas, mil desculpas, eu ando tão exasperada com essa mudança nas regras que tô esperando uma nova exigência a todo momento.
Vou começar com o meu:
Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06
aahaahhaah, sem problemas! Estamos todos baratinados também!!!
Segue uma certidão de nascimento de inteiro teor com as informações;
https://www.dropbox.com/s/1lz9odxmzifr08e/ILUSTRAÇÃO - APAGAR.jpg?dl=0
Segue uma certidão de óbito de inteiro teor, também com todos os selos eletrônicos ( verso da folha ) e essa certidão é uma CÓPIA DA FOLHA NO LIVRO ORIGINAL.
https://www.dropbox.com/s/vdixv7pgd6wuiug/ILUSTRAÇÃO - APAGAR2.jpg?dl=0
Sugiro para quem já enviou e tem dúvida de algo, ficar mandando e-mail as conservatórias não vai adiantar muita coisa. Aconselho aguardar contato se realmente houver alguma exigência e argumente caso tenha enviado antes "da nova regra".
Espero ter ajudado, boa sorte a todos.
Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06
Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06
Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06
Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06
Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06