Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

11920222425454

Comentários

• Pessoal,

nossa intenção é não atrapalhar as conservatórias, com muitos emails e telefonemas, pois já estavam com um fila grande de processos para executarem, e agora ainda vieram novas regras.

Se todos ficarem escrevendo para as conservatórias, fica difícil.

Quando escrevemos, eles chegaram a nos agradecer por concentrar as dúvidas!!!

E, sim Ovar exige todas as transcrições de casamento.
  • @Marcia

O Cartório em que tirei meu registro de inteiro teor não sabe nem o que é cópia reprográfica... E em São Paulo não temos nossas certidões com esses tais de selo. Você sabe como proceder?
  • Alguem que enviou o processo após o dia 20/06 já ligou para as Centrais para saber se realmente precisa cumprir com exigência ou vão deixar passar batido ?
  • @Rogério, eu escrevi e as informações não divergem do que está escrito aqui.
    Fui pego no contrape, já tinha enviado os documentos. Todas as minhas legalizações são anteriores do dia 20.
    Vamos ver a interpretação.
  • @Leticia
    Copia reprográfica é a mesma coisa que xerox, ou seja eles querem uma xerox da pagina do livro com a autenticação do cartorio.
  • @Michelle,

Se o seu pai é solteiro, não tem como fazer nenhuma transcrição de casamento. Portanto, pode fazer tranquila por Ovar. O prazo de uma Atribuição lá é de cerca de 30 dias.
  • @Letícia Guedes,

explique pro pessoal do cartório que precisa de uma cópia do livro, onde contém a certidão. Diga que não quer a certidão digitada, mas sim a cópia do livro. Se eles não quiserem fazer isso, provavelmente pedirão autorização de um juiz para tal. Então, veja como conseguir esta autorização.
  • @Rogerio Venturelle, o meu chegou lá depois de 20/06 e não tive que ligar nem nada, eles me mandaram email já com o número do processo e o que estava faltando solicitando que eu enviasse!
  • @Julia, e o que estava faltando? Tem a ver com a mudança nas certidões?
  • Julia Saraiva de Britto

Mesmo eles pedindo os documentos em exigência , o seu processo não foi concluido ?
  • @Luiz AG, estava faltando o RG autenticado e legalizado. Eles aceitaram as certidões do RJ.

@Rogerio, eles pediram e eu ainda não consegui enviar pra eles esse RG legalizado... RG vem de outra cidade e nem consegui agendar o atendimento no consulado ainda. Recebi esse e-mail com exigência na última sexta-feira.
  • @Rogerio Venturelle,

não podem concluir um processo, se o mesmo possui exigências (no caso, a cópia legalizada do RG).
    O processo fica aguardando, e quando o documento é recebido, se dá o andamento natural.
  • Por favor, evitem mandar emails às conservatórias. Como já foi dito insistentemente aqui no fórum, eles estão atolados de serviço e as pessoas que respondem aos emails são as mesmas que cuidam dos processos. Ou seja, quanto mais emails para responder, maior será o prazo de conclusão dos processos. Quaisquer dúvidas, postem aqui e aguardem até que um colega possa esclarecer.
  • Pessoal,

Estava olhando minha certidão de nascimento, e a frente é o papel timbrado do cartório, e o verso me parece sim uma fotocópia do livro oficial onde fui registrada.
    Enviei essa certidão p/ Tondela, mas eles disseram que não podem analisar, pois estão com um grande volume de documentos.

Alguém pode me informar se esse documento vale para as novas regras que estão nos pedindo?
    Imagem no link:

FRENTE https://www.dropbox.com/s/3lue5z2p61r0n0h/Certdão frente tag.jpg?dl=0
    VERSO https://www.dropbox.com/s/8t5hx5g948t78bw/Certdão verso tag.jpg?dl=0

Obrigada.

• @Leticia, muito interessante! Ainda não vi uma certidão cópia reprográfica, mas se viesse uma dessa pra mim eu ia acreditar que é! Rs
    E o consulado legalizou só essa parte, né!
    Vou ficar acompanhando pra ver se alguém confirma!
  • Leticia,

A certidão da frente CERTIFICA que o verso é uma cópia reprográfica do assento X.
  • Verdade @Mariza!! Fiquei tão transtornada com essa troca de documentos que nem li essa parte! Então é isso mesmo, essa é a cópia reprográfica! Ufa.

Engraçado é que o cartório em que eu a tirei não sabia me dizer o que era cópia reprográfica, e disseram que eles não faziam esse serviço rsrs Eles mesmos me emitiram uma.

Vou deixar a imagem no meu dropbox para caso vocês precisem levar um modelo de uma certidão por cópía reprografica (Particularmente aqui em São Paulo, eles são muito confusos a respeito disso!).

Essa que eu tirei foi no cartório de Santo Amaro, em São Paulo.
  • Que sorte @Letícia! Acho que agora vai dar tudo certo pra você : )

Para mim está um pouco complicado, estava desabafando com a Marcia in box, (à propósito muito paciente e sempre nos ajudando aqui), o Cartório me informou que não podem fazer a cópia reprográfica, a não ser que eu entre com o pedido de um juiz, aff!
  • @Leticia, ótimo!! O cartório que eu fui registrada é o de Cerqueira Cesar, quando eu for pedir a minha já sei como vai ser! Obrigada e agora já tá tudo ok pra você!!

@Luciana... credo... Será que não seria uma falha no entendimento deles? Parece até que eles estão achando que você quer oooutra coisa...
  • Luciana,

Alguns cartórios exigem uma autorização judicial, entretanto, para isso o próprio cartório fornece um requerimento o qual é assinado com a firma reconhecida do requerente. A autorização judicial é solicitada através do cartório e demora em média vinte dias. A minha experiência foi assim.

• Pessoal, como comprovante de identificação serve cópia autenticada e legalizada da CNH? (tem foto e filiação)
  • @juscheuer,copia autenticada e legalizada no Consulado do RG,somente
  • Estou com uma duvida quanto a cópia reprográfica. A minha certidão veio com a certificação do escrevente, porém SEM reconhecimento da firma. É necessário fazer?
  • @ELIANA PAVAN,Sim,com o reconhecimento da firma do notário que assinou a certidão.Sem esse reconhecimento,o Consulado não legaliza.
  • Pessoal boa tarde,
    Atualizando...
    minha documentação foi aberta hoje em tondela e solicitaram o envio da certidão por cópia reprográfica legalizada.
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado June 2016
    @Luiz De onde é sua certidão? Tinha o selo?
  • Olá, Boa tarde à todos!
    Estou iniciando meu processo de cidadania por atribuição e solicitei uma revisão dos documentos à Conservatória, e recebi o seguinte e-mail abaixo:

"Ex.º Senhor:
    Agradecemos o contacto.
    Neste momento, devido ao elevado volume de processos que entram e que obrigam a uma análise imediata, não podemos garantir o célere estudo prévio de documentos enviados via e‑mail.

Aconselhamos a visita ao site do Instituto dos Registos e do Notariado, http://www.irn.mj.pt

Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, será necessário:

· Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente legalizada);
    · Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, devidamente legalizada;

A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

· Indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de batismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
    · Preenchimento e envio do requerimento modelo 1C com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em:

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/

· Para maiores de idade: Vale postal no valor de € 175, emitido a favor do
    IRN,IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela"

Minhas dúvidas são as seguintes:

1º - Eu já havia solicitado uma via de Inteiro Teor, no novo modelo (com matrícula e selo de fiscalização eletrônico). Então essa não serve mais?
    2º - Sou nascido no RJ, mas atualmente moro no DF. Posso realizar todas essas "validações" pelo Consulado de Portugal em Brasília? Mesmo os documentos serem emitidos no Rio de Janeiro?
    3º - Que tipo de documento de identificação eu posso utilizar? Passaporte, CNH ?

Desde já, agradeço qualquer ajuda.
  • @Maria Nélida Obrigada!
  • @Marcelo, boa tarde.
    Minha certidão é de São Paulo capital. Em São Paulo não estão emitindo o selo, no cartório alegaram motivo de segurança (Oi?).
    A certidão era transcritade inteiro teor legalizada no consulado. Em tondela não está sendo aceita mais.
    Não sei se fico triste por isso ou feliz por só terem pedido esse documento. Acho que fico feliz.
    Abraços.
  • Luiz AG, estou te colocando na lista, tá?

Processos na fila de Tondela:
    Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Aguardando ??
    Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
    Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Aguardando RG legalizado
    Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Aguardando certidões por cópia reprográfica
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.