Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

12324262829454

Comentários

• Pois, era bem o que estava a perceber... De facto, estamos lixados.... Eu estava vendo no site do SEF e eles nos relatórios de estatísticas colocaram que estão respondendo às conservatórias em um prazo médio de 18 dias ao invés de 30/ prazo legal. Amanhã faço odeio oitavo, e ficaria muito feliz se eles dessem o parecer positivo, assim a Dra Ana já me mandava a carta. Kkk lol .....
  • @Gabriel @Julia
    As certidões são públicas, ou seja, qualquer pessoa pode solicitar, e sobre a gratuidade é como disse, se vc se encaixar peça! Pergunte ao defensor o que precisa para pedir a gratuidade. Caso não se encaixe, peça a defensoria um requerimento ao cartório para a emissão da certidão, que terá um peso maior do que o requerimento feito por você mesmo, se ainda assim não aceitarem peça a defensoria para entrar com o pedido ao juiz, acho que nenhum tabelião arriscará ir a juízo.

No geral,
    Se tiverem trabalho e condição pague sua certidão, não sejamos hipócritas de agir de má fé com isso ok, todos aqui queremos sair do Brasil por causa do caos instalado que o país se encontra e que tem até nome, corrupção.
    Devemos respeitar a figura do defensor público em primeiro lugar.

Hoje liguei mais de 30x para o cartório, quando consegui falar disseram que estavam prontas as certidões, fui até lá. Mais de 1h dentro do ônibus parte do tempo em pé, cheguei a ficar enjoado com as freadas e curvas doidas do motorista. Chego lá mais 1h de fila e o escrevente simplesmente esqueceu de assinar........... Não é mole não.
    Voltarei lá amanhã, ainda não vão vencer a minha força de vontade, pois é ela que me motiva a ir em busca de algo melhor.

Se alguém souber de uma tradutora juramentada de certidões para apply do Family Permit, gentileza me mandar o contato.

Abraços,
  • @Fernando,

De férias até dia 15/07 segundo a Carla.
  • Obrigado @Nilton, ou seja, tá tudo parado até ela voltar. ?
  • SheleySheley Member
    Luiz AG, liguei para o Consulado de SP e com relação a esse assunto eles não sabem de nada, inclusive comentaram que "se eles legalizam, não tem porque a exigência de selos...", todas as certidões, no conhecimento deles, são enviadas às Conservatórias somente depois de legalizadas pelo Consulado, e que o mesmo confere os atos notariais das mesmas.
  • Estava lendo as respostas e fiquei com uma dúvida. No momento estou transcrevendo o casamento e o óbito do meu bisavô (cidadão português) pelo consulado de SP - e já estou me arrependendo pelo tempo que demora. Assim que este processo for concluído, eu conseguiria continuar com os demais processos de atribuição de nacionalidade para as demais gerações neste CRC de Tondela? Observação: o assento do meu bisavô é de Figueira da Foz. Obrigado
  • @Sheley,Pelo que percebi cada conservatória faz a sua interpretação da lei.
    Minha certidão de inteiro,teor,estava transcrita e legalizada no,consulado mesmo assim,pediram copia reprográfica da certidão.
    Já Ovar exige que se faça averbação de casamento dos pais, mesmo o declarante sendo prova de filiação.
  • @Luiz Fernando,
    Pode sim! E dependendo da conservatória que for mandar e alguns detalhes sobre quem registrou o filho do português e data de nascimento dele, pode ser que nem precise da conclusão desses processos de averbação (casamento e óbito)! Já poderia solicitar a atribuição do próximo descendente já!
    Não sei sobre Figueira da Foz, mas se eles não tiverem acesso à esse arquivo, pode ser que eles te peçam uma cópia autenticada do assento do português. No meu caso o portuga estava em Vila Real e tive que mandar. Pedi que Vila Real já mandasse direto pra eles e foi bem tranquilo, me custou 20 euros. Isso por que eu não tinha o original comigo, senão creio que poderia ser uma cópia autenticada em cartório brasileiro mesmo!

• Mas @Luiz AG, você mandou sua certidão de inteiro teor para qual Conservatória?
  • @Luiz Cunha, mandei para Tondela.
  • O negócio é aguardar até o dia 12 de julho para saber se realmente vai ser preciso enviar copia reprográfica da certidão
  • voyager7voyager7 Member
    editado July 2016
    @Rogerio Venturelle
    O que vai acontecer dia 12 de julho?

( Esquece... Já vi, estão de ferias ate la)
  • Sim o que vai acontecer.... O que eu sei é que a conservadora só volta dia 18 a trabalhar.
  • @Carolina e demais,

Postei no tópico sobre as certidoes um tipo de caminho a se tomar para tentar forçar os cartórios a cederem as certidões.
    Segue http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4364/certidao-de-inteiro-teor-por-copia-reprografica
  • karmenkarmen Member
    Bom diaa,
    Algume pode me ajudar? Meu Trivaso Português casou 2 vezes..Primeira esposa faleceu e casou com minha trivavó..Então eu preciso de certidão de nascimento , casamento e óbito da primeira esposa? Preciso transcrever o segu do casamento? Enviei email paraTondela perguntando mas ainda não me responderam!
  • @karmem Tondela não exige transcrição de nenhum casamento, e nem certidão de óbito. Sobre email às Conservatórias, o pessoal orienta aqui no grupo para evitar, já que alguma dúvidas podemos solucionar aqui mesmo no fórum, sem prejudicar a agilidade dos funcionários em realizar os processos de cidadania.
  • Pessoal,

Gostaria de agradecer mais uma vez a ajuda desse fórum incrível. Principalmente @Theresa Lima .Recebi dia 28/06 as minhas certidões, com a correria não consegui atualizá-los antes.

Processos

Saíram de São Paulo - Brasil - 27/05
    Atribuição: FRANCISCO - Chegada em Tondela : 06/06 Concluído em 16/06
    Assento n- 27XXX/16

Atribuição: MAÍRA- Chegada em Tondela: 06/06 - Concluído: 17/06
    ASSENTO N - 28XXX/16

Recebi certidões em casa - 28/06

Iria hoje no Cartório para pedir a certidão em inteiro teor para a minha irmã, igual foi a minha, mas pelo que andei lendo as coisas mudaram um pouco, né? Ainda bem que entrei aqui antes senão iria perder dinheiro.
  • editado July 2016
    Já estou com todos os meus documentos prontos, mas não sei pra qual conservatória enviar.

Seria melhor Tondela ou P.D.? Qual está mais rápida atualmente?

Cheguei a cogitar Ovar, mas eles pedem a transcrição do casamento dos meus pais... Então não farei por lá.
  • @Letícia Guedes,

Acredito que a mais rápida ainda seja Tondela.

Tendo em vista a extinção do balcão de nacionalidade em Ponta Delgada a partir de 30/08, talvez seja melhor enviar para Tondela mesmo, para evitar o risco do processo não ser concluído a tempo e ser redirecionado par
  • @Rennan Obrigada.

Vou então mandar p/ Tondela.

Vocês sabem se Tondela aceita dois processos no mesmo envelope? (Seriam o meu e o da minha irmã, separados em um envelope cada.)

Aguardo,
  • @Rennan olá tudo bem ?

Alguma coisa nova em nossos processos?

Abraços
  • Letícia Guedes, boa noite.

Segundo informações que li aqui no fórum, Tondela aceita o máximo de dois processos em um mesmo envelope.

Fernando de Paula, boa noite,

Não liguei mais para linha Registos em razão das férias da Conservadora. Me programei para ligar novamente dia 22/07.
    Até a último status, estava aguardando resposta dos órgãos externos. O seu se encontra no mesmo status?

Abs!!
  • @Rennan, @Fernando de Paula,

seus processos devem voltar dos órgãos externos quando a conservadora retornar das férias.
    Bom que vcs não "perderam" esse tempo.
  • Olá @Rennan boa noite amigo,

Sim o meu encontrasse esperando resposta do SEF. Pode ser que quando a conservadora voltar algo mude.

@Marcia, você acha que quando ela volta às resposta são iniciadas novamente , acredito que o SEF está demorando a responder.

Abraços
  • Fernando, bom dia.

Acredito que o que a Marcia quis dizer é que o tempo das férias dela deve coincidir com o retorno das respostas dos órgãos externos. Assim não perdemos tempo algum. De qualquer forma, se ela não estivesse de férias, ainda estaríamos aguardando as respostas.

Não acredito que as férias da Conservadora tenha relação com o prazo para as respostas. Isso deve depender unicamente dos órgãos.

Abs!
  • Obrigado pela sua Resposta @Rennan .

Espero ansiosamente por boas notícias....
  • Pessoal,

como muitos fui pego de surpresa com as novas regras e agora com a informação de que PD vai fechar o balcão de nacionalidade. Fiz a atribuição da minha mãe por Tondela sem qualquer problema e com extrema rapidez. Porém, tenho o processo de transcrição do casamento dela, minha atribuição e aquisição da minha prima ainda por fazer e já estou com todos os documentos prontos e ainda hoje irei ao Consulado para legalizar a documentação. Porém, eu pretendia enviar os processos por PD ao invés de Tondela por duas razões:

1 - O nome da minha mãe de solteira na certidão de nascimento está escrito CarmeM, enquanto que o mesmo nome de solteira na certidão de casamento está CarmeN. Por fim, o de casada fica CarmeN em todos os documentos posteriores. Li por aqui que Tondela não deixa passar um simples erro. Seria esse um dos casos, mesmo com a fonética sendo igual?

2 - Sou do Rio de Janeiro e todas as minhas certidões já vem com o selo que eles pedem. Porém, estou vendo por aqui que Tondela não está aceitando mesmo com esse selo digital e só aceitam as certidões reprográficas. Confere isso?

Nem cheguei a pensar em Ovar ainda por conta do problema da grafia do nome da minha mãe e porque eu precisaria fazer mais legalizações no Consulado, para os outros processos. Acredito que eu não vá ter problemas com o processo de Aquisição da minha prima, que seria enviado em um SEDEX separado, mas com essa notícia sobre o fechamento de Ponta Delgada estou com receio de que tenha que levantar toda a documentação novamente.
  • Olá @Rennan Guisard ,
    Eu tinha lido que PD vai fechar o balcão de nacionalidade para naturalização e que o de atribuição continuaria normal. É isso mesmo?
  • @Sollano, neste link tem as últimas explicações sobre as mudanças em Tondela, P.D e Ovar:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar#latest

Pelo o que entendi a certidão pode ser por copia reprográfica OU contendo os selos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.