Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1369370371372373375»

Comentários

• @tdhm

Já passei por altos momentos de ansiedade, nada podemos fazer além de aguardar, se seus documentos estiverem corretos, vai chegar o momento que terá a nacionalidade concretizada e virá aqui para informar com alegria. No momento o que pode fazer é aguardar cada passo, até o número de processo e chave de acesso, tudo tem demorado cada vez mais, mas sempre sai.

• JAKSONJAKSON Member

Pessoal boa tarde, eu e minha esposa estamos querendo ir para Portugal mesmo sem a cidadania dela e dar entrada no Cartão de Residência para Familiar de Cidadão da União Europeia pra regulariza a situação dela enquanto não sai a nacionalidade, eu no caso já possuo, já fizemos a transcrição pra adiantar, seria melhor ir assim e dar entrada por lá enviando pelo correio ou até pessoalmente na conservatória ou melhor dar entrada por aqui através do consulado? (quando acabar a greve) , ela está com receio de ser necessário algum documento a mais e não temos ninguém (procurador) aqui pra enviar se fomos.

• @JAKSON

Foi o que eu fiz, esposa com documentos e eu entrando como turista, fiz a transcrição do casamento pessoalmente em Guimarães, esperei quase 4 meses para receber a transcrição e depois quase 3 meses para ter a residência. Isso em 2019, hoje está tudo mais lento, residência então está complicado, se sua esposa tiver paciência e nervos de aço, pode vir e ir fazendo passo a passo cada coisa.

• JAKSONJAKSON Member
    editado March 29

@diegomendes23 Eita, 4 meses só na transcrição, a gente conseguiu até que rápido em torno de uns 15 dias pelo consulado, hoje em dia nem sei quanto tempo deve levar, minha dúvida agora passa ser desses 3 meses... quanto tempo deve levar em média hoje em dia?

• editado March 30

@JAKSON

Não consigo dizer um prazo, porque tudo depende se vai conseguir agendar no site da AIMA ou no site do antigo SEF, pode criar conta nesses sites e já tentar agendar para adiantar as coisas, ano passado eu demorei quase 8 meses para conseguir agendamento para renovar minha residência, antes ela tinha 5 anos de validade e agora estou com a definitiva de 10 anos. Depois desses 8 meses lutando todos os dias para agendar, demorou mais 2 meses para chegar o cartão. Recomendo criar a conta utilizando e-mail do gmail.

Meu casamento era de 2018 e chegamos aqui em 2019, tive até que passar por entrevista no antigo SEF para questionarem a idoneidade do nosso casamento.

• @JAKSON

Pessoal boa tarde, eu e minha esposa estamos querendo ir para Portugal mesmo sem a cidadania dela e dar entrada no Cartão de Residência para Familiar de Cidadão da União Europeia pra regulariza a situação dela enquanto não sai a nacionalidade, eu no caso já possuo, já fizemos a transcrição pra adiantar, seria melhor ir assim e dar entrada por lá enviando pelo correio ou até pessoalmente na conservatória ou melhor dar entrada por aqui através do consulado? (quando acabar a greve) , ela está com receio de ser necessário algum documento a mais e não temos ninguém (procurador) aqui pra enviar se fomos.

Se sua esposa está no Brasil, mora e vive no Brasil, não há nada que regularizar. E se ela não mora em Portugal, não há o menor sentido em buscar um cartão de residência para ela.

Se vocês tem a intenção de ir morar em Portugal, não existe um passo intermediário de dar entrada no Cartão de Residência. Vocês simplesmente se mudam. Ela entra como sua esposa, depois de 3 meses ela vai no IRN e pede a autorização de residência (=cartão de residência). Esse pedido só pode ser feito depois dos três meses lá.

• @eduardo_augusto

Houve alguma alteração na lei do ano passado para cá? Porque em agosto de 2024 o IRN não fez minha residência por casamento, tive que ficar tentando agendar no antigo site do SEF até conseguir agendar e fui atendido na AIMA de Espinho e em 2 meses tinha o cartão de residência definitiva de 10 anos.

• @JAKSON não sei qdo pretende se mudar mas o quanto antes vc der entrada no processo de cidadania dela melhor,envie diretamente obra a CRC lisboa,pois esta demorando muitos anos.

• editado March 30

@diegomendes23 @JAKSON

O @eduardo_augusto provavelmente quis dizer AIMA e se confundiu de tanto que tratamos de IRN por aqui. O link com mais informações para pedir o cartão de residencia está abaixo. No mais a orientação que ele passou está correta: não há o que regularizar o que não está irregular. É só seguir o procedimento e ter paciência, pq a espera infelizmente tem sido grande.

https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

• JAKSONJAKSON Member

Obrigado a todos pela ajuda!!!

• @JAKSON @diegomendes23 @ecoutinho

sim, quis dizer AIMA. obrigado pela correção.

• Bom dia a todos. Vejam se podem me ajudar com este tema, por favor...

Vou iniciar o meu processo de nacionalidade por casamento. Sei que há a possibilidade de envio da documentação física e on line através advogado ou solicitador. Saberiam dizer o que está valendo mais a pena?

Se for envio físico, qual/quais conservatória(s) está(ão) mais indicada(s)?

Se for envio on line, alguém teria o contato de um advogado ou solicitador que faria esse serviço?

Muito obrigado.

• @thomas19

Vou iniciar o meu processo de nacionalidade por casamento. Sei que há a possibilidade de envio da documentação física e on line através advogado ou solicitador. Saberiam dizer o que está valendo mais a pena?

Depende do que você quer dizer com "valer a pena". Com advogado, você tem que pagar a taxa do advogado e tem alguém pra botar a culpa se algo der errado. E é só. Em termos de tempo de processamento, é a mesma coisa.

Se for envio físico, qual/quais conservatória(s) está(ão) mais indicada(s)?

Deve enviar para a CRC-Lisboa. Guia está aqui: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa

Se for envio on line, alguém teria o contato de um advogado ou solicitador que faria esse serviço?

Não é permitido recomendar profissionais aqui no fórum.

• @eduardo_augusto

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Não sabia da regra de não ser permitido indicar profissionais. Vou começar a solicitar as certidões e dar entrada no processo.

Abraço

• Alguem esta conseguindo ligar na linha de registros? Para perguntar sobre o status do processo?

• O processo do meu pai foi iniciado em 2021 e ainda esta na terceira etapa, nao sei porque da demora para finalizar o processo. Alguem tambem com uma situacao similar?

• @thomas19

Só um aviso no que diz respeito ao envio de processo físico: se levarmos em conta a planilha aqui do forum, a CRC-Lisboa não enviou nenhum número de processo e/ou senha desde setembro de 2024! Mais de seis meses sem informação alguma.

• Consegui ligar na linha de registro, para saber mais informacoes do processo do meu pai. Mas nao quiseram me passar nenhuma informacao, por eu nao ser ele. Mas nao entendi o porque da moca perguntar a idade do meu pai primeiramente e depois dizer que nao pode passar informacoes para terceiros. Eles estao fazendo assim agora? Antes eles pediam o numero do processo e ja falavam em qual etapa o processo se encontra.

• editado March 31

@nina1245

Eles estao fazendo assim agora?

Desde que acompanho o assunto "nacionalidade portuguesa", já há uns 5 anos, é assim que a linha registos funciona: só passam informação para o próprio requerente ou para seu procurador (caso tenha designado um quando entrou com o processo).

Na Europa a legislação de privacidade (GDPR, de onde o Brasil se inspirou para fazer a LGPD) é bastante rígida com relação a passar dados pessoais para terceiros. Eles não podem sequer confirmar ou negar para um terceiro, sem autorização prévia, se uma determinada pessoa tem um processo de nacionalidade em andamento.

• @nina1245

Aconteceu comigo quando eu consultei (há tempos) o processo da minha filha pela linha de registros. Por ela ser menor, consegui perguntar sobre o processo dela, se não, só a própria pessoa - o do meu marido eu não conseguia consultar

• Ah entendi agora, obrigada pelas informacoes.

• Alguem sabe informar se esta demorando muito para finalizar os processos iniciados no ano de 2021?

• @nina1245 Desde outubro do ano passado, quando entrou em vigor o novo site, não há novas atualizações e também não há nenhuma informação oficial. Pelo que podemos ver das atualizações feitas pelos usuários na https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento eles ainda estão liberando alguns processos de julho/21, numa demora de pelo menos 45 meses. Alguns usuários relataram ter conseguido informações no registro de que o prazo está chegando a 4 anos. Outros, que deram entrada nos processos depois de outubro/21, relatam que nem ao menos conseguem obter suas senhas de acesso ao site de acompanhamento.

• entao o processo do meu pai e de julho de 2021, sera que ja esta proximo de ser finalizado?

• editado April 1

@nina1245 el de mi esposo finalizo el 27-03-2025 e inicico en julio 2021

• @Ailec acabei de verificar e ainda nao foi finalizado o processo do meu pai, embora tambem tenha dado inicio em julho de 2021

• ainda nenhuma posibilidade para os procesos do 2022. :(

Temos que esperar até o final de 2025 para começar a processar os apresentados no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março de 2022)

• @nina1245 Na primeira quinzena de janeiro/25, a Conservatoria de Lisboa estava analisando os processos registrados na segunda quinzena, de setembro de 2021. É possível que ja haja uma decisão do caso que mencionou, apenas aguardando a emissão da certidao, que agora têm sido feitsa em outras conservatórias tambem. Aguarde e, por favor, alimente e planilha estatística para que possamos saber essa ordem de aprovações.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.