Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1370371373375376379

Comentários

• @SorayaGarcia os processos de casamento estão de fato a demorar demais,porém não há o que fazer.O seu pela data deve estar bem próximo de finalizar,pois estão analisando outubro de 2021,e que eu saiba não tem processos de casamento de 2022 que já terminaram.

• Olá pessoal, 

Espero que você esteja bem?

Tenho uma pergunta rápida para @kalfer : vejo no seu processo que você protocolou no ano passado e que já está quase encerrado. Este é um procedimento de emergência ou uma abordagem tradicional? porque estamos falando aqui de procedimentos que durariam mais de 3 anos e cujo tratamento ainda seria em 2021. Então me pergunto.

Passar por um advogado em Portugal seria mais rápido do que uma abordagem individual?

agradecendo antecipadamente pela sua resposta.

• editado March 13

@Ana841

Veja o comentário que postei mais cedo para um outro forista (link abaixo) e vc vai entender que o processo da kalfer apenas parece estar no final. Na verdade ela ainda tem uma longa espera pela frente.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/365151#Comment_365151

• @SorayaGarcia o meu processo é de 5 de Setembro de 2021. Estou na mesma situacao que voce...acredito que até junho/25 deveriamos receber a resposta. Entendo que os processos de Julho 2021 estao sendo finalizados nesse momento.

• @IsabelaBraga

ola.

o meu processo 2021 ainda à espera

• @Ana841 eu acredito que ainda vá levar muito tempo para concluir pois, meu processo não tem pedido de urgência e é por casamento também e, estão sendo analisados os processos da segunda quinzena de outubro de 2021 ainda.

Respondendo a sua pergunta se "Passar por um advogado em Portugal seria mais rápido do que uma abordagem individual?", eu acredito que não faça diferença nenhuma, na época fiz por esse meio pois acreditei que seria mais rápido, mas hoje vejo que não compensa o gasto.

• Olá poderiam me informar se posso mandar o processo por um portador, um parente ou amigo que resida em Portugal, isso muda algo? Agiliza o recebimento? Ou é a mesma coisa de enviar via correios ou DHL?

O portador precisa de procuração ou pode entregar apenas?

Muito obrigada

• Esqueci de perguntar, cidadania pelo casamento, devemos enviar somente pra Lisboa?

• @Bianca4002

Olá poderiam me informar se posso mandar o processo por um portador, um parente ou amigo que resida em Portugal, isso muda algo? Agiliza o recebimento? Ou é a mesma coisa de enviar via correios ou DHL?

não tem vantagem nenhuma. pelo contrário, só tem desvantagem: vc fica devendo favor, e tem que ficar torcendo para a pessoa não ter dor de barriga, ou que não esteja chovendo, ou que não esteja sem vontade...

O portador precisa de procuração ou pode entregar apenas?

pode apenas entregar, mas como eu disse, não tem vantagem. desvantagem adicional: pode pegar um funcionário cri-cri que insista que precisa de procuração. não precisa, mas aí vai ter que ficar batendo boca no balcão...

• Outra vantagem que eu vejo é que por correio ou DHL, você pede confirmação de recebimento e fica com um "protocolo"

• @Bianca4002

Concordo com tudo que o @eduardo_augusto disse e acrescento que ainda por cima você vai fazer seu amigo/parente perder uma manhã numa fila na CRC, algo que eu não desejaria a ninguém, muito menos a um amigo.

Coloque tudo num envelope e mande por correio, ou se realmente não confiar em mandar correspondência internacional, coloque num envelope, entregue em mãos para seu amigo e peça para ele postar para você em qualquer agência do CTT (correio português).

• Desculpe colocar novamente a minha postagem, mas realmente tenho receio.

Se alguem puder avaliar fico grato.

---------------------------------------------------

Pessoal,

estou a enviar a documentação do processo de aquisição de minha esposa, gostaria de conferir se é isso ou se falta algo:

• Formulário 1D impresso recebido após o pagamento da taxa e com assinatura reconhecida em cartório;
    • Cópia passaporte brasileiro esposa apostilado;
    • Certidão antecedentes criminais emitido pela PF brasileira, apostilado;
    • Certidão de nascimento brasileira da esposa, por cópia reprográfica e apostilada;
    • Certidão de nascimento brasileira da esposa, inteiro teor e apostilada;
    • Certidão de casamento brasileira, por cópia reprográfica e apostilada;
    • Certidão de casamento brasileira, inteiro teor e apostilada;
    • Certidão de nascimento portuguesa (minha), do Civil Online;
    • Certidão de casamento portuguesa, do Civil Online;

Com relação ao formulário, ainda estou na dúvida sobre como foi feito.

No cartório eles colocaram uma emenda para adicionar o selo de reconheciemnto de firma e fizeram um carimbo único entre as duas folhas para dizer que é parte do mesmo documento. Isso estaria OK?

Desculpe a pergunta repetitiva, mas estou com receio que isso possa dar algo errado.

Agradeço de coração quem puder em responder.

Segue fotos do feito:

• Bom dia, pessoal.

Alguém tem aquela tabela com informação do que estão analisando em Março? Pelos meus cálculos, deveriam estar na segunda quinzena de Outubro/2021 ou primeira de Novembro/2021.

Obrigado e boa semana a todos. 🙏🏻

• @ViniciusDurgiewicz , se a aquisição é pelo casamento, o formulário é o Modelo 3

• @palhajf

Ainda não vi outra pessoa falando sobre terem ultrapassado o perídio da primeira quinzena de outubro. O meu processo é de 12 de outubro de 2021 e ainda não houve atualização, no aguardo.

• @Solange4

Sim, é o fomulário Modelo 3 que fiz, coloquei o nome errado aqui no post.

Com relação aos carimbos, seria dessa forma mesmo que o cartório brasileiro fez?

Existe algum endereço de e-mail na qual eu possa perguntar a a Conservatória?

Obrigado a todos.

• buenos dias

mi esposo es de los primeros dias de agosto 2021 y aun nada

• Muito bom dia!

Gostaria de saber se o pedido de nacionalidade para MARIDO de PORTUGUESA ainda está desta forma que vocês orientaram antes:

O marido de uma portuguesa também pode pedir a nacionalidade, mas somente pelo artigo-3, que é o assunto deste tópico.

Precisa:

• assento de nascimento português da esposa, xerox simples
    • assento de casamento já transcrito, xerox simples
    • certidão de nascimento do estrangeiro, por cöpia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada
    • RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação, cópia certificada e apostilada
    • pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito ou app, de qualquer pessoa, pago pelo celular https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
    • impressão do e-mail que receberá após o pagamento, como recibo
    • imprima o formulário mod-3 que vem no e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levado para assinar diante do tabelião no cartório, para reconhecer firma por autenticidade (não precisa apostilar)
    • antecedentes criminais dos países onde morou após 16 anos. No BR pode imprimir do site da PF, virar a folha, e imprimir com Ctrl-P o certificado também extraído do mesmo site. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais . Se estiver apresentando de outros países, terá que traduzir certificar, e apostilar o documento e a tradução
    • imprima a tela de consulta online da nacionalidade dos filhos e mande no processo

Não pode ser militar de carreira (PM, exército, marinha, aeronáutica, seja da ativa ou reserva), nem funcionário público de função não técnica (magistrados, juízes, desembargadores, promotores, diplomatas, ministros, etc). Se tiver alguma função em dúvida, pergunte, ou peça no RH uma declaração da função e mande junto.

Confira os QRcode das certidões se estão corretos. Faça um xerox de tudo, ou escaneie todas as páginas e guarde. Mande por DHL para

Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

• Outra Pergunta:

Como fazer o agendamento para retirar o passaporte português depois da nacionalidade? Eu já tenho meu assento, só preciso dele? Não estou conseguindo agendar na Conservatória de São Paulo, antes tinha passaporte de urgência...mas de qualquer forma tem alguma maneira? Ou só tentando no site horário mesmo? Estão agendando para quando mais ou menos? Muito obrigada

Camila

• @Camimarq é bom avisar que os funcionários dos consulados estão em greve desde o princípio de março e que a mesma paralisou todos os serviços. e periga mesma inviabilizar a eleição legislativa marcada para Maio. Portanto, até acabar a greve e pelo que se vê deve demorar. De pronto te respondo que há a necessidade de tirar o cartão cidadão antes de tirar o passaporte, sendo o assento necessário para a retirada do cartão cidadão.

• @Damasceno_de_Castro muito obrigada!!

Nossa achei que só precisava do assento...e como tira o cartão do cidadão? tem algum link aqui no fórum? Obrigada de novo

• Prezados, boa tarde

Fiz meu processo de nacionalidade como neto e depois dos meus filhos (já finalizados) e netas. Todos os processos enviei para o ACP no Porto.

Agora estou fazendo os processos de nacionalidade por casamento, para minha esposa e noras. Também enviei para o ACP, no porto.

Estou vendo alguns foristas dizendo que mandaram apenas para Lisboa, na Conservatória.

Alguem pode me dizer se no Porto eles não fazem os processos para os cônjuges? Mandei errado ???

• Sim, cidadania pelo casamento só é tratada em Lisboa. Se enviou para o Porto, deve ser redistribuído pra Lisboa.

• Boa tarde. Favor avisar se eu estiver postando no lugar errado.

O processo de aquisição por casamento da minha mãe está parado desde 2023. Processo 224**/22. Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais.

Chegou em Lisboa em Fevereiro 2022.

Bolinha "Aguarda consultas" marrom - Março 2023

Bolinha "Verificação de documentos" marrom - Junho 2023

Novo site, terceira bolinha "Para Decisão" - Setembro 2024

Não consigo contato com ninguém lá. Alguém tem alguma informação ou pode me ajudar sobre onde posso me orientar sobre?

Obrigada!

• @DanielaP varios membros aqui do forum com processos de Julho e Agosto de 2021 ainda aguardando. O seu processo de Fevereiro de 2022 ainda vai levar muito tempo.

• aparentemente esta tudo parado novamente. estao em greve?

• Meu esposo tem processo de 08/set/2021, ligamos lá, depois de 1h de espera a moça informou que em agosto do ano passado ele teve o parecer favorável e foi para outra área (parece que estao nos processos de maio/2021 ainda).

Vocês sabem se tem algo a fazer para acelerar o assento já que o tal parecer foi favorável e vão conceder a nacionalidade pra ele?

Muito obrigada!

• @camioca

Vocês sabem se tem algo a fazer para acelerar o assento já que o tal parecer foi favorável e vão conceder a nacionalidade pra ele?

não, tem que esperar, como todo mundo...

• Olá @Janinenc

Sou brasileira, casada a 14 anos com português. Dei entrada na minha nacoonalidade portuguêsa.4 meses depois meu esposo veio a óbito. Gostaria saber se posso continuar com meu processo. Como dei entrada na constância do casamento. Ele ainda estava vivo .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.