Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1372373374375377

Comentários

• @Edrostar enviaram após questionar? caso sim, por que meio pediu resposta?

A que nível chegamos, comemorar a criação da senha de acesso ao processo rssssssssss

• @RIBEIRORENATOS

A que nível chegamos, comemorar a criação da senha de acesso ao processo rssssssssss

nada de novo aqui, em 2021 também estava assim... teve gente que esperou até 8 meses para receber a senha... dureza!!! nem isso conseguiram resolver, depois de 4 anos e de um sistema novo 😣

• @eduardo_augusto Eu fiz minha cidadania há 12 anos atrás, tinha suas dificuldades, não existia Apostilamento Haia, era preciso um carimbo do consulado de Portugal no Brasil nos papéis brasileiros, previsava viajar para uma cidade que tinha consulado e ir de madrugada na fila pegar senha de atendimento, por vezes as senhas acabavam antes de você..

hoje faço cidadania do restante da família, outras dificuldades rsss

• @Edrostar que excelente notícia! Chegou "espontaneamente" a senha, ou foi a partir de algum pedido especial? Sim, @RIBEIRORENATOS chegamos ao ponto de comemorar o envio de senha!

• @Fernando_traz não fiz questionamentos estes dias. Recebi aviso de email e estava na caixa de entrada e agora além da senha enviam o comprovativo da senha junto com a relação de documentos que estão no processo enviado. Recebi relatos de pessoas que também estavam aguardando o envio da senha de processos de neto enviados na mesma época do meu e que também receberam a senha hoje. Parece que no momento destravaram o envio das senhas na CRC, até quando é pra se entender..

• Muito obrigada @Destefano e @Simeia Lobato Já mandei 2 emails a eles e eles não responderam. Estou na dúvida se mando o formulário antigo ou se pago novamente a taxa integral em novo formulário. Mas é muito cara.

• @Luciana56 do meu esposo atualizam o sistema uns 10 dias depois , mas ele recebeu o e-mail com a conclusão do processo.

• @René é possível porém você terá que constituir um advogado em Portugal

• @diegomendes23 aparentemente nao e possível fazer novos agendamentos

• @AMUZ

Existem datas que liberam vagas e por isso tem que entrar no site e tentar todos os dias e várias vezes por dia, geralmente nos grupo de FACE de pessoas que estão tentando residência, eles avisam quando abre e o pessoal corre para fazer.

• Favor uma dúvida

O português casou pela segunda vez no Brasil, a esposa dele quer pedir a cidadania, para isto estes processos estão corretos?

• transcrição primeiro casamento
    • divorcio primeiro casamento
    • transcrição segundo casamento
    • cidadania segunda esposa

????

• @RIBEIRORENATOS , como o @eduardo_augusto disse, estão corretos. Mas escrevo para acrescentar que, na etapa da averbação do divórcio do primeiro casamento, você precisará NECESSARIAMENTE de um advogado em Portugal. No meu caso eu fiz todo o processo com advogados (aqui e lá), mas você consegue fazer as outras etapas (as duas transcrições de casamento e a cidadania da esposa) com a ajuda do forum. O divórcio, não, porque ele é na verdade um processo judicial em Portugal para reconhecer a validade do divórcio aqui no Brasil.

Essa etapa não é barata. Não vou falar em valores aqui porque, como disse, fiz com um escritório e não sei se posso falar, mas digo isso pra você estar preparado pros custos.

• @andrelas sem falar na parte de notuficar o ex conjuge,e se nao for vivo,a esposa atual...ou os filhos,eu acho constrangedor e muito desagradável.

• @guedesmarcia , na verdade, caso o ex-conjuge se recuse, há como fazer, mas é mais caro e mais complicado. Não me lembro exatamente o processo, mas meus advogados (é um escritório, falo isso senão parece aqueles bilionários de série com um monte de advogados🤣) disseram que havia uma forma, pedindo à justiça daqui, de conseguir os documentos. Mas, claro, será mais caro e mais complicado do que já é.

Sobre isso, tenho inclusive uma história engraçada. Tenho um relacionamento cordial com minha ex, mas um pouco distante. Quando precisei dos documentos dela (procuração, nascimento, etc) ainda para dar entrada na averbação do meu primeiro casamento, antes mesmo do divórcio, liguei pra ela pra explicar. Ela demorou a entender o que eu estava querendo fazer e, de brincadeira, disse a ela que íamos casar de novo em Portugal. Não preciso nem dizer que levei 20 minutos depois pra ela entender que era brincadeira e conseguir que ela providenciasse os documentos pra mim (o cartório disse que só emitia o nascimento dela se ela fosse pessoalmente pedir ou passasse uma procuração pra alguém). 🤣

• @guedesmarcia @andrelas Confesso que desconhecia totalmente a necessidade de notificar o primeiro conjuge. 😶

Qual o procedimento para isto? Aqui no forum explica algo em mais detalhe?

• andrelasandrelas Beta
    editado April 15

@RIBEIRORENATOS , posso falar da minha experiência. Na verdade não é "notificar", mas pedir a ele/ela documentos que só ele/ela pode emitir. Esta foi a lista de documentos que precisei emitir para cada fase (observe que meu divórcio foi amigável e que não havia bens nem filhos, ou seja, foi feito diretamente no cartório - em outros casos podem ser necessários outros documentos):

AVERBAÇÃO DO PRIMEIRO CASAMENTO (do qual eu já estava divorciado):

• Procuração assinada por mim
    • Cópia do meu cartão cidadão
    • Via atualizada da certidão de meu primeiro casamento em inteiro teor digitada com reconhecimento de firma da assinatura do escrevente (pude tirar sem falar com minha ex)
    • Cópia autenticada da identidade da minha ex com menos de seis meses (precisei pedir a ela)
    • Via atualizada da certidão de nascimento da minha ex em inteiro teor digitada, com reconhecimento de firma da assinatura do escrevente (o cartório disse que somente ela ou um procurador podia solicitar, logo precisei pedir a ela)

VALIDAÇÃO DO DIVÓRCIO (o nome correto é "Ação de Revisão e Confirmação de Sentença Estrangeira":

• Procuração assinada por mim para início da ação em Portugal
    • Procuração assinada pela minha ex para o mesmo fim (precisei pedir a ela)
    • Cópia do meu cartão cidadão
    • Segunda via atualizada da escritura pública de divórcio

Para a averbação do segundo casamento, precisei dos mesmos documentos do primeiro mas, claro, desta vez da minha esposa atual.

EDIT: como comentário, é absolutamente incompreensível que não possamos entrar com um processo só para atualizar o estado civil, com todos os documentos (primeiro casamento, divórcio, segundo casamento), de uma vez. Isso economizaria tempo nosso e trabalho dos conservadores...

• @andrelas Obrigado pela atenção, vou anotar as observações suas.

Tenho primos que já casaram umas 4 vezes, imagina quantos processos rsss

• Alguem esta conseguindo contactar a linha de registros? Estou ligando a dias e nada. Tem algum email ou outro numero de telefone que eu possa contactar?

• O processo do meu pai ja foi iniciado em julho de 2021 e ate agora ainda esta na etapa 3. Nao sei mais o que fazer, ja tentei enviar diversos email, contacta-los de diversas maneiras para obter mais informacoes, mas ate agora nada. Ja estou desesperada, nao sei o que fazer

• @andrelas a notificação é somente no caso do ex conjuge não colaborar,que foi o meu caso,já que ele já era falecido.E eu não tinha ideia de onde estava a família dele(esposa e filhos),não foi fácil,foi demorado e caro.

• @nina1245

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

até onde sei, o guia acima continua válido.

tem que insistir mesmo. é "normal" passar 1 hora esperando na linha para ser atendido. tem que ter paciência. e o ideal é ligar na hora que a Linha Registos abre, ou seja, às 5 horas do Brasil. E esperar na linha...

mas tem um detalhe aqui: eles passam informações para o requisitante. Se você ligar e perguntar sobre o processo do seu pai, não vão dar informação nenhuma. ou seja, você tem que estar com o seu pai por perto. já deixa ele preparado com as perguntas em um papel.

outra coisa: se você está enviando emails a partir do seu email, e perguntando sobre o processo do seu pai, também será ignorado.

precisa mandar o email a partir do mesmo endereço que foi informado no formulário, quando iniciou o processo. e tem que ser o seu pai perguntando, não você.

• Boa tarde, pessoal!

Já utilizei o forum para tirar a cidadania portuguesa da minha mãe, minha e da minha irmã cerca de 3 anos atrás e agora gostaria de solicitar a cidadania para o meu pai através do casamento com a minha mãe, poderiam me ajudar a entender por onde começo? qual o prazo que está demorando sair a cidadania nesse caso?

Obrigada

• andrelasandrelas Beta
    editado April 15

@RIBEIRORENATOS , demorado e caro. Como se os divórcios já não trouxessem seu custo próprio, ainda custam caro para averbar depois. 🤣

@guedesmarcia , deve ser a "alternativa" que meu escritório informou caso minha ex não quisesse tirar os documentos. Ainda bem que ela não criou obstáculos. 😊 O que acontece se nem com a notificação a pessoa quiser fazer?

• @andrelas nao tem opçao,a homologaçao será feita,o ex conjuge concordando ou nao,basta ser notificado,ele ou o conjuge atual,ou os filhos,caso tenha falecido

• Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Imagem
    20250415_101220.jpg
    1.5 MB
    Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Imagem
    20250415_101225.jpg
    1020.64 KB

Bom dia pessoal. Já acompanho o Fórum à muito tempo mas nunca comentei. Precisava de uma pequena ajuda com uma situação referente ao pedido de nacionalidade do meu esposo.

Recebemos a seguinte carta registada no dia 2 de Abril

Acho um pouco estranho isto, pois como é possivel o processo ter avançado até aqui com a falta destes documentos? De todas as vezes que ligamos disseram que estava tudo bem e que não faltava nada. Nós lembramo-nos de ter anexado todos os documentos necessários, será que eles perderam algo?

Enfim vamos enviar tudo o que foi pedido mas estou em dúvida quanto à questão da profissão exercida em Cabo verde pois o meu esposo já não exerce nenhuma profissão lá desde 2018 neste caso que documento deveriamos anexar para o confirmar?

O processo dele é de outubro de 2021 -111xxx/21

Agradeço desde já a quem me possa ajudar

• @andrelas

Obrigado pelo seu relato.

Uma dúvida. Sobre o seu processo de confirmação de Sentença Estrangeira, você fez sozinho ou precisou de advogado ? Poderia compartilhar essa etapa ?

• Ola, olá pessoal

o meu processo de agosto de 2021. ainda a aguardar. Falei com o CRC na segunda-feira. Estão a dizer que têm muitos processos pendentes para assinar pelo consorvador. e temos apenas um consorvador. depois tem que esperar. não sabemos quanto tempo mais teremos de esperar, foi o que me disseram.

• andrelasandrelas Beta
    editado April 16

@Paes , não há como fazer sozinho neste caso. É imprescindível um advogado em Portugal, dado que se trata de um processo judicial lá. No meu caso, o escritório que eu contratei para tratar da cidadania como um todo (aqui no Brasil) tem também advogados em Portugal. Assim, contratei o serviço aqui e eles trataram de tudo. Seria possível também contratar um advogado diretamente em Portugal (não sei se seria mais caro ou mais barato), mas não sei se eles saberiam orientar sobre os documentos que você precisaria emitir aqui e qual o caminho das pedras para isso.

Não posso informar o escritório porque (corretamente) é contra as regras do fórum, mas imagino que qualquer escritório respeitável que faça processos de cidadania portuguesa deve também poder auxiliar nesta parte.

Quanto ao custo, não posso atestar se a divisão dos valores referentes ao divórcio é real ou não mas, se for, eles me cobraram DE TAXAS (custas em Portugal), sem incluir os honorários deles, R$ 4.400,00 em julho de 2021. Como o Euro estava em torno de R$ 6,20 à época, isso dava mais ou menos 710 Euros. Além disso, houve o custo dos honorários deles e meus custos de emissão de documentos (não lembro quanto foi, mas emitir os documentos do divórcio não foi muito barato).

Em resumo, acertar minha vida civil em Portugal (casar, divorciar, casar de novo) saiu mais do dobro do que a cidadania em si...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.