Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1299300302304305317

Comentários

  • @Admin ,não estava na planilha mas agora já aparece! Gratidão!🙏🌹

  • @Duda Custódio , @Simeia Lobato

    Simeia, sei que foi isso que você quis dizer mas achei melhor reforçar para o Duda: três anos de casamento com ao menos um filho que já possua a nacionalidade portuguesa. Caso contrário, o prazo mínimo pode variar de acordo com uma série de requisitos, conforme abaixo:


    Da página acima:

    Pode pedir a nacionalidade portuguesa se, na data do pedido, estiver casado ou unido de facto com um português há mais de 3 anos.

    (...)

    • A ligação efetiva à comunidade portuguesa é automaticamente reconhecida se, na data do pedido:
    1. for casado ou unido de facto há, pelo menos, 6 anos, ou
    2. for casado ou unido de facto há, pelo menos, 5 anos e provar o conhecimento da língua portuguesa, ou
    3. for casado ou unido de facto há, pelo menos, 5 anos e tiver nascido e for nacional de país de língua oficial portuguesa, ou
    4. existirem filhos comuns do casal com nacionalidade portuguesa, ou
    5. tiver residência legal em Portugal há, pelo menos, 5 anos, ou
    6. tiver residência legal em Portugal há, pelo menos, 3 anos e provar que está a estudar em Portugal ou provar o conhecimento da língua portuguesa.


    Em resumo: com cinco anos (no caso de brasileiro) é possível pedir a naturalização sem mais requisitos (exceto os impedimentos que estão listados no link acima, como condenação a mais de três anos, cargos públicos não técnicos, etc). Este tempo cai para três em algumas hipóteses como, por exemplo, ter filho em comum do casal que já seja português, ou ter residência legal em Portugal a no mínimo três anos (considerando novamente que se trata de brasileiro e, portanto, fala português). Se você já morava em Portugal antes de casar (ou seja, se tem três anos de casamento E de moradia), no meu entender, já pode pedir, ainda que não tenham filhos em comum.

  • @iarantes


    Deve ser 77.5xx/21 , não?

  • @eduardo_augusto @Simeia Lobato


    Sim. Coloquei um x a mais, sorry.

    775xx/21

  • @iarantes

    Agora entendi o porquê de ficarmos praticamente 3 meses analisando processos de maio…o meu processo é dos primeiros dias de agosto…se o seu processo era 75 mil e uns tantos em junho, o meu é 120 mil e pouco. Ou seja - em junho e julho foram iniciados 45 mil processos. Pense que loucura: foram 6 meses para fazer 75 mil, uma média de 12 a 13 mil por mês. De repente saltamos para 20 mil processos. Supondo que maio foi nessa mesma velocidade, vai realmente demorar bastante tempo nesses dois meses também. Isso explica o tempo que já passou de trinta meses e deve continuar subindo pois não tem mais capacidade de análise. Meu processo completou 28 meses e ainda tenho 45 mil na frente - claro que alguns já resolvidos mas na média de 3 meses agora para cada mês de 2021….acho que maio de 2024 seria otimista.

  • @Projeto bigode do meu esposo chegou em julho de 2021 e recebemos logo a senha mas não lembro a data exata , só olhando a planilha a numeração é 8115x/2021

    Ja meu pai mandamos em julho também uma semana depois mas eles meio que perderam os documentos dele e só conseguimos a senha em outubro.

    creio que como foi em julho a pessoa recebeu e entrou de férias pois eles não achavam o documento a numeração dele 9286x/2021.

  • @Simeia Lobato acredito que os processos são mais ou menos recebidos em ordem. O que demora é a gente receber a senha. Até porque o recibo do processo gera um recibo de pagamento necessário para a prestação de contas do IRN. Lógica que explica seus processos de Julho estarem entre 75 mil que era Junho e 120 mil que é agosto (80 mil e 90 mil mais de 10 mil em uma semana mantendo a matemática de 40 mil por mês). Mesmo que sua senha tenha sido recebida meses depois. Já dei entrada pessoalmente e o número foi dado na hora porém a senha demorou. E junto já vem tipo a nota fiscal de prestação de serviços. Pelo correio deve ser o mesmo caso: já cria um número e confirma pagamento ou saca o vale postal.

  • @Simeia Lobato @Projeto bigode


    Ja meu pai mandamos em julho também uma semana depois mas eles meio que perderam os documentos dele e só conseguimos a senha em outubro.


    A partir de meados de julho de 2021, caiu uma avalanche de pedidos de nacionalidade em Portugal e deixou os serviços atolados. A partir desse momento, o IRN passou a demorar meses para entregar as senhas. Vocês podem ver isso se consultarem processos de antes e depois de julho na planilha.

    Não tem nada a ver com "meio que perderam os documentos", todo mundo sofreu com essa situação, que só começou a ser regularizada muitos meses depois.

  • @eduardo_augusto falei meio que perderam pois realmente eles não sabiam do processos , foram vários e-mails trocados , mandaram eu entrar em contato com a contabilidade e um outro departamento, pediram pra enviar o comprovante do vale postal sendo que meu pai fez CTT , comprovante do pagamento envio pelos correios enfim na época foi tenso mas graças a Deus foi tudo resolvido..

    E olha que era eles que mandavam e-mail, eu só mandei um pedindo a senha, o mais importante é que foi resolvido.

  • lincolndrlincolndr Member
    editado December 2023

    Bom dia a todos. Hoje, dia 20/12/2023, até que enfim meu processo saiu da bolinha 1 verde e foi para bolinha 2 verde. Dei entrada pessoalmente na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa em 22/04/2022. Como podem ver está demorando um tempo muito maior pra inicio da avaliação do processo.

  • @lincolndr quando foi que a bolinha do seu processo saiu da 1? Vc vê todo dia?

  • Processo 62xxx/21, de maio de 2021, desde 18/09/2023 na bolinha 6 verde, hoje, enfim, processo concluído, bolinha 7 verde e assento recebido por e-mail!

    Nao consigo atualizar a planilha.


    Chegamos ao fim dos assentos na família! Muito obrigada a todos pela ajuda!

  • @Maiza


    Coloca aqui o link para o seu processo que eu atualizo pra você.


    Não encontrei nenhum processo de casamento de "Maiza".

  • lincolndrlincolndr Member
    editado December 2023

    @Destefano boa noite.

    Eu vejo todo dia. Saiu hoje mesmo.

  • Bom dia a todos.

    Atualizando o status do meu processo:

    Bolinha 01 - Verde - 22/04/2022

    Bolinha 02 - Verde - 20/12/2023

    Bolinha 03 - Marrom - 21/12/2023

  • @lincolndr entrndi. Tomo conta de um processo de 19/04/22, que já tem um tempinho que está na bolinha 3 marrom.

  • @Suz06 olá, tudo bem?

    Vi na planilha que consta exigência no seu processo. Vc consegue colocar mais detalhes sobre a exigência e sobre o processo em si na planilha? Ficaríamos agradecidos.

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/processo/59309

  • @eduardo_augusto

    Não sei colocar o link, mas é esse:


  • @Maiza


    Feito! Confere lá quando puder, por favor.


    E parabens pela conquista!

  • @LUIZ FABIANO SOARES fiquei com uma dúvida, te mandei msg no privado, por favor, se puder responder, obrigado!

  • Boa noite a todos.

    Espero que tenham tido um ótimo Natal.

    Atualizando o processo do meu marido:

    O processo dele foi recebido em 07/06/21, a chave de acesso enviada em 21/07/21. Bolinha 6 marrom dia 14/12/23.

    Hoje verifiquei que andou para bolinha 7 marrom (como não verificava desde o dia 15/12, não sei cravar a data da alteração).

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português".

    Abs.

  • Que boa notícia! É um ótimo presente de Natal, não é mesmo? É bom saber que eles finalmente começaram a avaliar os processos de junho 🙌

  • Prezados, solicito auxílio em algumas dúvidas que tenho relacionadas às lista de documentos constante em Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa.

    Sou brasileiro e obtive a nacionalidade portuguesa (por atribuição) em 2021. Sou casado com uma brasileira, no Brasil, desde 2017. Moramos no Brasil. Já transcrevi meu casamento em Portugal (via Consulado), no ano de 2022.

    Pretendo solicitar a nacionalidade portuguesa para ela (por aquisição, pelo casamento). Pelo que vi, por estarmos casados há quase 7 anos, ela se enquadra nos critérios legais (dentre eles, a comprovação automática de ligação com a comunidade portuguesa, pelo tempo de casamento). E, ainda, tendo em vista a Emenda Constitucional 131/2023 , ela não perderá a nacionalidade brasileira.

    Dado a situação descrita acima, minhas dúvidas quanto à documentação são as seguintes:

    2. Certidão de nascimento do conjuge estrangeiro (cópia reprográfica e apostilada). Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

    A certidão pode ter sido emitida em qualquer data?

    3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, do conjuge brasileiro que tenham sido emitidos a menos de 10 anos.

    Posso mandar só a cópia do passaporte (autenticada e apostilada)? Pergunto pois o RG de minha esposa foi emitido há mais de 10 anos;

    4. Transcrição do casamento.

    Para esse item, serve o assento de casamento que recebi após solicitar a transcrição de casamento no Consulado de Portugal em São Paulo?

    5. Certidão de casamento brasileira (cópia reprográfica e apostilada) (se o casamento já tiver sido averbado no assento de nascimento do português não é necessário).

    Como eu disse anteriormente, após a obtenção do assento de nascimento, solicitei a transcrição do casamento e me foi encaminhado um documento de nome "assento de casamento". Ou seja, no documento "assento de nascimento" não consta averbação do casamento, pois a solicitação da transcrição foi feita posteriormente. Porém eu tenho o assento de casamento. Pergunto: será necessária a certidão de casamento brasileira?

    Última dúvida: na lista consta o endereço para o qual os documentos devem ser enviados, mas não fala nada se deve ser colocado, na correspondência, o nome do local e sobre o que se trata.


    Fico no aguardo e obrigado.

  • @Alves



    A certidão pode ter sido emitida em qualquer data?

    Recomenda-se que tenha no máximo 1 ano da emissão.

    Posso mandar só a cópia do passaporte (autenticada e apostilada)? Pergunto pois o RG de minha esposa foi emitido há mais de 10 anos;

    Pode, desde que seja esse o documento que voce vai mencionar no formulário, e que conste o nome dos pais na página de identificaçâo.

    Para esse item, serve o assento de casamento que recebi após solicitar a transcrição de casamento no Consulado de Portugal em São Paulo?

    Pode. Mas se quiser guardar esse como uma "recordação", pode solicitar outra via a partir do CivilOnline.

    5. Certidão de casamento brasileira (cópia reprográfica e apostilada) (se o casamento já tiver sido averbado no assento de nascimento do português não é necessário).

    Pergunto: será necessária a certidão de casamento brasileira?

    Não.


    Última dúvida: na lista consta o endereço para o qual os documentos devem ser enviados, mas não fala nada se deve ser colocado, na correspondência, o nome do local e sobre o que se trata.

    O nome do local, sim. Conservatória dos Registos Centrais... depende de para onde voce vai enviar os documentos. Não precisa escrever o assunto no envelope, quabdo abrirem já saberão como proceder.

  • editado January 1

    @eduardo_augusto obrigado!

    Ainda fiquei em dúvida quanto ao item 4. O documento "assento de casamento", que me foi entregue pelo Consulado de Portugal, é uma folha sulfite simples, constando os dados, impressos em preto e branco. Não tem brasão, não tem marca d'água, bem diferente de uma certidão aqui no Brasil. Digo, eu mesmo poderia fazer uma igual no Word. Por isso pergunto se posso tirar uma cópia dessa folha (que ficará idêntica) e a utilizar para atendimento ao item 4.

  • @Simeia Lobato Olá, obrigado por responder! No site https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/pedir-a-nacionalidade-portuguesa informa que o solicitante deve estar casado há pelo menos 3 anos, independente de ter filhos ou não, desde que resida em Portugal. Na Conservatória de Tondela já haviam me informado a mesma coisa mas infelizmente ele não trata mais de nacionalidade.

  • @Alves


    Sim, pode enviar uma cópia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.