Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1297298300302303311

Comentários

  • Boa tarde pessoal.

    O processo da minha esposa que é de Agosto de 2021 ainda está parado na fase 4.

    Porém o meu comentário de hoje é para agradecer a este Forum. Hoje ao abrir minha caixa de email que uso somente para contatos importantes, havia um email de um Advogado famoso que eu entrei em contato em 2017 e 2021; se colocando a disposição caso queira dar andamento nos processos de nacionalidade.

    Acreditem, fiz todo o processo sozinho, pois eu mesmo tinha feito as pesquisas (inclusive pela internet procurando certidão portuguesa com mais de 100 anos) e gastado muito dinheiro com certidões e retificações; pois na época ainda era necessário reconhecer a assinatura que constava na certidão na repartição do MRE. (hoje já existe o apostilamento). Quando estava com os documentos prontos, preferi iniciar o processo para a minha mãe que era neta, mesmo sabendo que não poderia "passar" para mim. Já tinha gasto muito dinheiro com as certidões, então preferi arriscar o processo para ela. Não foi fácil , tive que fazer mais pesquisas , para realizar os registros dos casamentos para chegar até a minha mãe. No final, deu certo. Quando saiu a nacionalidade dela , houve a alteração na lei e fiz a convolação. Hoje todos nós aqui temos a cidadania, cartão de cidadão e o passaporte. Ou seja a família inteira kkkk. Até mesmo minha esposa está sendo beneficiada. Já os familiares que não acreditavam em mim, e ficavam me olhando torto pensando.. "tipo para que está fazendo isso?" hoje me perguntando como fazer? Hoje ajudo diversas pessoas, fazendo esse mesmo processo que fiz.

    Resolvi fazer esse relato, pois não teria na época como hoje também não tenho condições de arcar com mais de R$5mil com cada processo via advogado. E quero demonstrar o quanto esse canal de troca de informações que utilizamos aqui foi importante pra mim.

    OBS. Por favor não estou desmerecendo nenhuma profissão, principalmente advogado. Estou apenas escrevendo meu relato.

  • @Diego Garcia eu não sei o passo a passo, mas a sua esposa tem direito de entrar em Portugal sem ser como turista, mas não saberia dizer se é a melhor opção. Entendo que o fato de vc ser português, a sua esposa tem o direito de ingressar em Portugal sem a necessidade de visto temporário. Isso é um direito de todo cidadão europeu. Por outro lado, em Portugal é muito comum as pessoas fazerem o que a @texaslady falou. No entanto, não se sabe como será no ano que vem, considerando as diversas repreensões que o Estado português vem recebendo da União Europeia em relação aos mais variados vistos. O que acontece hoje, não se pode garantir como será mês que vem. Fique atento.

  • @Destefano ,

    Não li muito a respeito sobre o processo que a UE abriu contra Portugal, mas pelo que ouvi se refere apenas aos vistos concedidos para residências aos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Pode ser sim que muitos que conseguiram este tipo de residência corram o risco de não ter esta residência renovada ou sei lá até mesmo cancelado.

    No caso de conjuges de cidadão português, e também filhos e até pais, me parece não haver qualquer perigo de uma mudança nas regras. E esta regra vale para toda UE, não paenas para Portugal. De qualquer forma vale o aviso para ficar atento a qualquer mudança.

    No caso do @Diego Garcia , ele já é português e está enviando o processo de nacionalidade da esposa. Enquanto ela espera pela nacionalidade, pode residir lá com o cartão de residência de familiar de cidadão europeu.

    https://eduportugal.eu/como-requerer-o-cartao-de-residencia-para-a-familia-do-cidadao-com-dupla-nacionalidade-europeia/

  • Pessoal, boa noite!

    O processo da minha esposa (aquisição de nacionalidade por União de Facto) foi concluído hoje, e o registo criado (bolinha 7 verde). As datas do processo foram as seguintes:

    • Entrega em 28/04/2021 na CRC Lisboa
    • Senha recebida em 28/05/2021
    • Bolinha 4 marrom em 09/07/2022
    • Bolinha 6 marrom em 01/09/2023
    • Bolinha 6 verde e 7 marrom em 15/09/2023
    • Bolinha 7 verde em 21/11/2023 (hoje).

    Total = 937 dias (30 meses e 3 semanas). Já atualizei a planilha.

    Ainda estamos aguardando o recebimento do assento por e-mail (meu advogado disse que pode levar até 15 dias, mas por via das dúvidas já fiz um pedido no Civil Online para tentar acelerar).

    Quero agradecer às pessoas deste Fórum que dedicam seu tempo a ajudar outros desconhecidos de forma tão generosa ❤️❤️❤️

    Foram exatos 3 anos desde que comecei a buscar a documentação e a montar o processo até agora. É um período muuuuuiiiitooooooooo longo, que parece que não passa nunca. Mas acompanhar as histórias e o andamento dos processos dos colegas por aqui me ajudou demais a controlar a ansiedade e a entender que um dia nossa vez iria chegar. E chegou!!! Boa sorte no processo de cada um e contem comigo no que eu puder ajudar a partir desta experiência, principalmente para queles que buscam a aquisição da nacionalidade por União de Facto, um processo que tem suas peculiaridades.

    Abraços!

  • @b_ramos


    Parabens pela conquista!

  • @texaslady mas é isso que estou dizendo, que ela não precisa entrar como turista. E sim como esposa do português. A mudança a que me refiro é quanto a forma como acontece hoje, onde as pessoas entram como turista e depois consegue manifestar interesse em residir e regularizar a situação. Isso que digo vai acabar.

  • Boa tarde a todos

    O processo da minha esposa foi finalizado hoje 22/11/23

    Segue a linha do tempo

    ·       Processo recebido em Lisboa em 05/05/21 (bolinha 01)

    ·       Senha para acompanhamento, NUNCA RECEBEMOS POR EMAIL

    ·       Bolinha 02 em Maio de 2022

    ·       Bolinha 03 em Junho de 2022

    ·       Bolinha 04 em Agosto de 2022

    ·       Bolinha 06 marrom em 07/09/23

    ·       Bolinha 06 Verde "aprovado aguardando registo" em 14/09/23

    .      Bolinha 07 Verde em 22/11/23 – Assento criado e enviado por email

    TEMPO TOTAL DE PROCESSO 30 MESES 

    Demos entrada ( sem advogado) após 03 anos e 01 mês de casados, não temos filhos em comum.

    Documentos apresentados como prova de ligação:

    ·       Cartão de residente de familiar europeu

    ·       Carta de condução portuguesa

    ·       Nif, Nis, Utente + Médico de família.

    Obrigado a todos os participantes do fórum que contribuem diariamente com informações relevantes para ajudar o próximo.

     

  • @LUIZ FABIANO SOARES qual a numeração do processo da sua esposa ?

    Pois eu não acredito que desde setembro eles estejam trabalhando os processos de maio.

  • @Destefano ,

    seria mesmo bom esta mudança. Inclusive para sair já do Brasil com a residência. Mas estas regras são iguais para os países da UE. Então esta mudança teria que ser para toda UE.

  • @LUIZ FABIANO SOARES

    Boa tarde, meu caro! Tudo bem?

    Vi em seu comentário que nunca recebeu a senha de acompanhamento por e-mail. Como a conseguiu para poder acompanhar a evolução do processo?

    Obrigado antecipadamente pela ajuda. Abs

  • @b_ramos Parabéns e obrigado pelo relato. O da minha esposa deu entrada em 08/21e está parada faz tempo no 4. Baseado nas datas que vc informou, ele deve ir para 6 em 01/24 e finalizar em 03/24.

  • Boa tarde, @Alexandre Lima @LUIZ FABIANO SOARES! Tudo bem?

    Assim como a @SandraConde também tenho interesse em saber qual telefone utilizou para ter acesso a senha de acompanhamento do processo. A documentação da minha esposa foi recebida em Fev/2022 e até o momento não temo

    Obrigado antecipadamente pela ajuda.

    Abs


  •  @diogofm

    Boa noite meu caro.

    Com relação a sua pergunta, na época minha esposa ligou em um número da central de atendimento do IRN (tipo um 0800) e esperou uns 50 minutos até ser atendida.

    Eles confirmaram a identidade dela e passaram a senha de acompanhamento.

    Infelizmente, não recordamos o número de telefone para o qual ligamos.

  • Bom dia

    Meu pedido foi dado entrada no dia 22 de agosto de 2022

    e até o momento continua na bolinha de número 1 isso é normal ?

    essa tal senha mostra algo a mais do que as bolinhas ?

  • @Tgo tomo conta de um processo de abril de 2022 e continua na bolinha 01. Aguarde uns 6 meses e veja novamente. A senha é essa que vc acessa o processo.

  • Olá,

    Algumas coisas estão um pouco confusas pra mim nesse processo de juntar documentos para o pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento. Queria tirar dúvidas com uma pessoa que já passou pelo mesmo que eu, que tenha dado entrada no pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento e que tenha dado certo. Vocês saberiam indicar alguém?

    A minha situação é a seguinte, eu e meu marido (português) nos casamos na conservatória em Portugal e nós vivemos em Portugal. Perante o Estado português a documentação está regular. Perante o Estado brasileiro, falta transcrever o casamento em um cartório no Brasil, mas já foi registrado no Consulado do Brasil em Portugal.

    Algumas coisas estão a falhar e eu não queria dar entrada no processo de nacionalidade com os documentos errados. Por exemplo, eu fiquei a saber que deve ser feita a transcrição do casamento no Brasil antes de dar entrada no pedido, porque na minha certidão de nascimento deve ser averbada a informação que sou casada. Eu já ia pedir a minha certidão de nascimento sem ter transcrito o casamento, logo, não iria constar que sou casada.

    Desde já, obrigada pela atenção.

  • @Inaiá_C


    Escreva as suas duvidas.

  • @Inaiá_C ,

    A averbação do casamento na sua certidão de nascimento é recomendável, mas não obrigatória no seu processo de nacionalidade pelo que eu saiba, se alguém tem uma informação oficial por favor poste aqui.

    Siga a este guia para ajuda: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3#latest

    Você se casou em Portugal então os itens 4 e 5 da lista do link acima seriam:

    4. Transcrição do casamento. (No seu caso o assento de casamento português.)

    5. Certidão de casamento brasileira (cópia reprográfica e apostilada) (se o casamento já tiver sido averbado no assento de nascimento do português não é necessário). (Não seria exigido, mas se tiver o casamento registrado no Brasil, pode enviar.)

  • editado December 2023

    Bom dia, pessoal, este post é mais um desabafo. Já iniciamos dezembro e pelo que vejo, ainda estão a finalizar os processos de maio/21. Desde setembro estão nesta situação! Sei de todas as dificuldades que estão enfrentando em Portugal por conta dos processos sempre em número crescente e de pouca gente para analisá-los, mas é triste ver que o prazo de aprovação está cada vez se alargando mais. Sei também que as informações pelas quais me baseio (tabela do grupo e de outros) possuem muito viés e podem não refletir a realidade totalmente, mas infelizmente são aquelas de que disponho.

    Alguém saberia dizer se por acaso já começaram a analisar os processo de junho? Até o momento não vejo nenhum com movimentação nova de despacho recente - bolinha 6 (fora os de base X) - aliás, gostaria de sugerir se seria viável separar a planilha de casamentos de processos de Base X (que são mais rápidos) daqueles que são por via de matrimônio comum ou então colocar uma coluna específica para marcar como tal, pois seria mais fácil a visualização para diferenciação de prazos. Atualmente esta informação pode ser encontrada em observações que são colocadas em um processo, mas é opcional e com letra bem pequena. Se houvesse uma coluna específica, ficaria mais claro. Mas é só uma sugestão.

  • Boa tarde!

    Só para deixar registrado o andamento:

    processo do meu marido foi recebido em Lisboa em maio de 2021 e esta semana passou para bolinha 7 marrom


    Obrigado a todos pela troca de informações aqui que nos ajudou bastante nos processos.

  • @verifel verdade desde setembro que eles estão no processo do mês de maio .

    E pelo comentário da nossa colega logo abaixo do seu eles continuam no mês de maio.

    Ta bem difícil.

  • Ola,


    Muito obrigada @texaslady pela sua resposta, fiquei mais tranquila em relação a isso.


    Muito obrigada pela disponibilidade @eduardo_augusto. Minha outra dúvida seria em relação a fazer uma cópia autenticada e apostilada do meu passaporte. Ocorre que eu vou precisar enviar meu passaporte para o Brasil e ficarei sem ele durante algum tempo, e isso me preocupa um pouco, já que para o imigrante o passaporte é um documento importantíssimo. Eu só não peço uma cópia autenticada e apostilada do meu RG porque ele já tem mais de 10 anos.

  • @Inaiá_C


    Eu nao recomendo de maneira nenhuma que voce envie seu passaporte para o Brasil. É arriscado, e voce fica sem o documento no estrangeiro. Nao faça isso!

    Melhor alternativa para voce: entre em contato com o consulado portugues mais proximo de onde voce mora, diga que vai entrar com um processo de nacionalidade e que precisa que eles autentiquem uma copia do seu passaporte.

  • @Inaiá_C ,

    Você está em Portugal, certo? Neste caso o consulado brasileiro faz autenticação de cópias.

  • @texaslady @Inaiá_C

    Se estiver em Portugal, pode pedir para um advogado autenticar, se nao me engano. Ou levar em uma conservatoria. Acho que até os funcionarios dos Correios lá tem autonomia para autenticar cópias.

  • rennie85rennie85 Member
    editado December 2023

    Bom dia.

    Pretendo encaminhar o processo de aquisição de nacionalidade do meu marido (sou portuguesa) e fiquei em dúvida quanto a dois pontos ao preencher o formulário:

    a) meu casamento no Brasil ja foi devidamente transcrito e averbado no meu assento (informatizado) de nascimento, via Consulado. Eu preciso efetivamente mandar uma cópia da transcrição/averbação ou o fato de já estar transcrito e averbado em um assento digitalizado é o suficiente? Pergunto porque não fiquei com cópia da transcrição comigo. Tb não vi no formulário nenhuma exigência de apontar nenhum número de assento exceto o meu próprio de nascimento.

    b) precisamos apresentar/escrever algo mais para demonstrar a ligação com a comunidade portuguesa? Já temos mais de 6 anos de casados. Eles automaticamente “verificam” isso da data do meu casamento?


    obrigada.

  • @rennie85 ,

    O ideal seria anexar uma cópia simples da transcrição de casamento, para facilitar. Mas se não tiver , seria bom enviar uma nota informando que o casamento está averbado no seu assento de nascimento, informando o número do assento de casamento, data e local que foi feita a transcrição. Infelizmente no formulário não há espaço para nenhuma observação.

    O tempo de casados será verificado na sua certidão de casamento.

  • Boa tarde!

    Tomo conta de um processo. E ele andou hoje.

    Bolinha 01 - Verde - 19/04/2022

    Bolinha 02 - Verde - 05/12/2023

  • Boa tarde!

    meu processo também teve movimentação, depois de 1 ano e quase 8 meses, avançou da bolinha 1 pra a 2. Já vou atualizar a planilha :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.