Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1294295297299300317

Comentários

  • Minha esposa entrou online o pedido de Artigo 3 dela em maio desse ano. Foi direto para a 4 marrom, mas desde entao nao andou mais. Eu nao acredito nessas estorias de "ficar pronto em 3 meses" nao. Como o processo normal demora cerca de 1 ano para andar depois da 4 marrom, eu acho que vou ter que esperar ateh maio do ano que vem para saber se "pulou" a fila do 4 marrom ou nao.

  • @GrandePremio 3 meses para casamento não conheço nenhum mesmo, não... Mas já é algo relevante esse seu testemunho.

    Tomo conta de um processo que está na bolinha 1, com entrada pessoal em abril de 2022. Quase 19 meses já. E nada muda. E não é um processo, meio que todos que entraram a partir da segunda quinzena de abril de 2022, nada andou se foi protocolado em papel. Esse já para estar se encaminhando para a sua finalização.

    O que parece é que agora estão dificultando de todas as formas as concessões de nacionalidade. Tudo aumentou muito o tempo de processo.

  • @Destefano, boa tarde.

    O da minha esposa enviei em Agosto/21 só foi numerado em Janeiro/22 e está a um bom tempo "parado" na etapa 4.

    Sem evolução

  • Boa tarde. até o meu longo período de agosto de 2021 está na etapa 4. alguém sabe qual mês está acabando agora?

  • Pessoal, uma dúvida:

    É razoável formalizar pedido de urgência na aquisição de nacionalidade portuguesa a fim de evitar os processos burocráticos de renovação de visto americano para viagem aos Estados Unidos?

  • texasladytexaslady Beta
    editado October 2023

    @MARCUS ALVES , não é plausível, não é razoavel. Simplesmente não configura como motivo de urgência. Para você entender melhor leia os motivos abaixo, aceitos como urgência. Sendo que atualmente nem mesmo os como mais de 75 anos estão sendo considerados como urgência.

    1. Tratamento de saúde em Portugal

    Pedidos de urgência podem ser justificados para o tratamento de doenças graves como diabetes, câncer ou cirurgias especiais, por exemplo. Para isso, é importante provar que, para ter acesso aos cuidados de saúde em Portugal, a cidadania portuguesa é essencial.


    2. Pessoas com mais de 75 anos

    A idade avançada é outro fator que pode colaborar para o pedido de urgência. Isso porque a nacionalidade portuguesa só pode ser atribuída a pessoas vivas. Outro motivo que pode justificar esse pedido é que pessoas com mais de 75 anos serão também a fonte para que outros membros da família solicitem a nacionalidade.


    3. Refugiados e apátridas 

    Os refugiados são pessoas que tiveram que abandonar seus países devido a guerras ou em virtude de suas raças, religião e questões políticas. Essas pessoas geralmente não podem ou não querem retornar para seus países devido a essas perseguições. Os apátridas são pessoas que não têm nacionalidade reconhecida por nenhum país. 

  • @texaslady em relação a prioridade para maiores de 75 anos, eu mandei um e-mail para Acp perguntando essa situação a respeito de prioridade , pois a avó de um colega tem 90 anos ela é filha , eles falaram que não tem prioridade que os processos são analisados pela ordem de chegada, Se eu achar esse e-mail vou postar aqui.

  • @Simeia Lobato ,

    sim. os processos que deram entrada, se não me engano, a partir deste ano já não tem esta prioridade. Mas os que deram entrada antes tinham.

    Outra situação que pode em alguns casos conseguir prioridade, é com relação a trabalhos em Portugal que exigem a nacionalidade portuguesa, mesmo se for para trabalho em outros países da UE. Mas são casos específicos, e que precisam estar bem documentados.

  • @Mohamedjuned o da minha esposa é de Maio de 2021 e depois de quase 15 meses na bolinha 4 marrom, mudou para bolinha 6 marrom na semana passada (18/10). Pela minha estimativa, deve ficar Bolinha 6 verde ate o meio de Novembro e se dermos sorte, o processo seria concluído em Dezembro, mas to prevendo em Janeiro, portanto 32 meses depois de iniciado.

  • @texaslady que bom que estão revendo , cada caso é um caso , de uma colega meu por casamento foi finalizado em uns 6 meses motivo de trabalho, mas ele pagou adv pra ajudar também.

  • Olá, boa tarde. Mais alguém está tendo problemas ao acessar o site para verificar o andamento do processo de nacionalidade? Fica carregando e depois dá erro.

  • @Bru_Gama não estou conseguindo consultar também.

  • @texaslady

    Muito obrigado pelos esclarecimentos acerca do  pedido de urgência.

  • @texaslady @Destefano

    Meu pedido de nacionalidade foi feito em 21/10/2021, percebo que as coisas estão lentas demais e minha residência de 5 anos vai caducar no mês 6 de junho de 2024, será que vale a pena pedir urgência com essa informação e será que isso seria plausível? Renovar residência é algo que eu não queria fazer porque lidar com o SEF, o tempo deles não é o tempo dos humanos, deve ser o tempo de Deus (espero que entendam a referência).

  • @diegomendes23


    Providencie a renovacao da residencia. Dificuldade com burocracia nao é um motivo aceitável para urgencia na analise do processo de nacionalidade.

  • @diegomendes23 ,

    Realmente como o Eduardo disse não é motivo para urgência. é uma decisão que você terá que tomar. Teoricamente o seu processo deveria estar terminado até junho/24, quando completaria 32 meses. Mas hoje em dia não dá para contar muito com o prazo máximo de 29 meses para finalização do processo.

    Você tem entre 90 e 30 dias antes da data de expiração para solicitar a renovação, Eu esperaria até o prazo máximo, pode ser que até lá seu processo esteja concluido. Hoje oficialmente é a data de extinção do SEF que passará para a AIMA.

  • @texaslady tentei ligar na AIMA hoje para agendar atendimento e me mandaram ligar no SEF :/

    Perdão pelo offtopic.

  • Processo de maio/2021, que caiu em exigência, aprovado (Bola 6 - Verde) hoje.

  • @Bru_Gama ,

    parece que está um pouco confusa esta mudança. Ontem o gov publicou este artigo https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/comunicado?i=agencia-para-a-integracao-migracoes-e-asilo-o-primeiro-dia-de-um-novo-paradigma-

    Teoricamente a partir de hoje a AIMA estaria atendendo. Mas ainda nem encontro um website da AIMA na internet.

  • editado October 2023

    --- apagado ---

  • @texaslady o site é aima.gov.pt mas ainda está em construção. Só há informações sobre eles, aimda sem guia de serviços e login.

  • Bacana ver que os processos de maio estão praticamente quase todos caminhando bem… lógico que pode ter alguns anteriores pendentes. Eu lembro que Maio tinha muito processo aqui no grupo, talvez até mais do que junho e julho. Estou ficando feliz…existe uma chance do meu processo chegar a ser aprovado esse ano!

    Continuem mandando notícias boas

  • Bom dia!!! @biancarrm Qual foi a exigência?

  • Bom dia!

    @Simeia Lobato Faltou preencher uma informação no formulário. Recebi a carta com a notificação, assinalei o "x" e já mandei de volta.

  • @Nani1981 bom dia!

    Tenho reparado que o seu processo está na bolinha 02 há muito tempo. Continua? Considerando que o seu processo é o processo mais recente que teve movimento, ele acaba sendo o nosso parâmetro para mostrar o mês em que há movimentação por outro lado, até por isso, percebemos que ele está estagnado na planilha há muito tempo


  • Mandei semana passado o processo do meu pai. Devo contar aí com uma previsão de 36 a 40 meses de espera. :)

  • @leonardocouto penso que seria por aí mesmo, considerando os processos atuais... No entanto, se continuar sem movimentação dos processos mais antigos, esses prazo podem ser ainda maiores.

  • Só uma informação interessante. Documento entregue ontem, senha já enviada ao email ontem mesmo. Bem rápido

  • @leonardocouto obrigado pela informação. O envio da senha está bem rápido. O problema é a partir de agora, após a senha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.