Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1283284286288289318

Comentários

  • @Mariana Dantas

    Meu assento de nascimento e minha transcrição de casamento , o atendente falou que poderia ser a cópia enviada para meu e-mail. Procede isso ?

    pode enviar cópia simples. Porém, o que vc precisa?

    gostaria de juntar alguma documentação de meu filho português , porém não tenho cópia do assento dele.. somente o número do processo concluído enviado pelo consulado.

    não entendi... afinal, qual seu artigo?

  • @mabego

    Desculpe a ignorância. Cópia simples a que você se refere, seria essa cópia enviada para meu e-mail correto ? Não precisaria de nenhuma formalidade.

    minha dúvida é se eu precisaria tirar uma cópia no site que vocês passaram. Mas lá no consulado o atendente falou que poderia ser essa cópia que recebi no e-mail na época .

    em relação ao meu filho. Estou tirando a de meu marido pelo casamento. Gostaria por zelo juntar algum documento para que soubessem que temos um filho.

  • @Mariana Dantas

    Desculpe a ignorância. Cópia simples a que você se refere, seria essa cópia enviada para meu e-mail correto ? Não precisaria de nenhuma formalidade.

    só imprimir. Pois ela está no sistema SIRIC e Portugal consegue consultar online

    minha dúvida é se eu precisaria tirar uma cópia no site que vocês passaram. Mas lá no consulado o atendente falou que poderia ser essa cópia que recebi no e-mail na época .

    Vc só precisa se decidir por onde vai fazer: consulado ou direto em Portugal. Pois são requeridos documentos diferentes.

    em relação ao meu filho. Estou tirando a de meu marido pelo casamento. Gostaria por zelo juntar algum documento para que soubessem que temos um filho.

    Desnecessário enviar documento do filho.

    Pois a nacionalidade do seu marido é por casamento e será por vc e não pelo seu filho.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

  • @Mariana Dantas

    Voce pode pedir uma cópia do assento de nascimento do seu filho pelo civilonline.

    E não é por zelo que você deve informar que tem um filho, é porque tendo um filho, o tempo de casamento para solicitação cai para 3 anos!

  • @eduardo_augusto

    ela é casada há 9 anos.

  • @mabego

    Ok, não havia visto essa info.


    @Mariana Brandão

    Nesse caso, desnecessário enviar doc do filho.

  • Obrigada por todas as contribuições ! Me ajudaram bastante.


    fui lá no consulado somente para meu marido assinar presencialmente. Vou enviar pelo correio. Na verdade consulado não faz esse tipo de cidadania por casamento.

  • Boa noite pessoal! Em relação a validação da certidão de antecedentes criminais.. coloquei no Google e tirei através de um site que fui direcionada . No final aparece um quadrado escrito certidão de antecedentes criminais - validar autenticidade. Precisa de mais alguma coisa ?

    muito obrigada

  • @Mariana Dantas ,

    Imprima a validação no verso da impressão do atestado.

  • Obrigada. Processo enviado! Agora pelo que vi demora uns 60 dias para eles darem como recebido não é ? E uns 2 anos e meio para conclusão ?

  • @Mariana Dantas

    Boa sorte no seu processo!

    Se puder, inclua os dados na planilha colaborativa. assim você também ajuda os demais membros do fórum.

    Na planilha, voce pode consultar processos de outras pessoas e ter uma ideia do tempo que está levando até a aprovação.


    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento

  • @eduardo_augusto obrigado !!

    como faz para incluir lá ? Solicitando ao moderador ?

  • @Mariana Dantas

    Se voce clicar no link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/profile?planilha , é só selecionar a aba "Casamento" e em seguida clicar no botão "+ Novo Processo" (é um botão vermelho).

    Avisa aqui se não estiver aparecendo pra você.

  • @texaslady ,

    Olá,

    Muito obrigada pelas informações concedidas. Nos casamos aqui em Portugal, portanto, não será necessária a transcrição do casamento. No caso da pergunta número 6, estamos casados há 4 anos e ainda não temos filhos.


    @eduardo_augusto ,

    Olá,

    Obrigada pela resposta, mas no meu caso, vou pedir a nacionalidade pelo casamento.

  • Conservatória dos Registos Centrais, Eles estão trabalhando ou dormindo?

  • @Pedrosal difícil, mês que vem férias aí vai demorar mais ainda.

  • @Pedrosal

    Eu já perdi o ânimo a muito tempo, o funcionalismo público de Portugal está com sérios problemas de falta de efetivo e não abrem concursos para novos funcionários, os que lá estão, já estão dando de ombros a anos, querem é que gere convulsão na sociedade para poderem conseguir o que eles querem. Tanto Portugal quanto Espanha estão com os serviços públicos em estado de coma vegetativo.

  • Estou fora do país e meu advogado não respondeu minha mensagem. Sempre que envio um e-mail para o irn, eles dizem que não é um e-mail registrado para responder à situação. Qualquer solução sobre esta situação.

  • @Pedrosal ligue para a linha de registro

  • @Pedrosal

    Creio que só vão responder ao email que está registrado no formulário do processo.

    E por telefone também, só vão responder ao seu advogado.

  • Acho que não se ele ligar vão fazer perguntas específicas, como nome da mãe , data de nascimento e endereço.Te digo isso porque já aconteceu comigo pra saber dos processos dos meus filhos menores

  • @Simeia Lobato

    mas estava com advogado?

  • Olha isso não tem diferença, o adv entrada o processo não é dele .Teoricamente o adv apenas deu entrada .

  • @Inaiá_C ,

    6. A declaração de IRS e o contrato de arrendamento no meu nome e do meu marido, comprovam a ligação à comunidade portuguesa?

    1. Sim, serviria se o contrato de aluguél foi celebrado a mais de 3 anos.

    ⦁ Propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de aluguel celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis situados em Portugal;

    2, Ou outra forma de você estar isenta de apresentar vínculos seria:

    D. Quando o requerente possuir residência legal no território português nos três anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde, e comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino no território nacional ou demonstre conhecimento da língua portuguesa;

    Vale lembrar que ao completar 5 anos de casamento você não precisaria comprovar estes vínculos:

    Quando o requerente for natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união estável há, pelo menos, 5 anos com nacional português originário;

  • @Simeia Lobato

    a informação que tive, quando liguei na linha de registos é que:

    a informação só é passada para o requerente, com checagem de perguntas e etc.

    Mas, quando o processo é feito por advogado (e deve ter procuração), as informações só são passadas para este advogado nomeado na procuração.

    Posso estar enganada.

  • É muito relativo creio que depende muito do atendente, por exemplo a senha do processo do meu pai e esposo mandei com o meu e-mail e consegui resposta.

    O processo ainda está no prazo é tentar ter paciência e aguardar .

  • @Simeia Lobato

    é o procedimento deles.

    Se fosse assim, não teríamos tantos problemas sobre este mesmo assunto, com relação à advogados.

    Os requerentes ficam sem informações e não conseguem por parte da conservatória, pois só falam com a pessoa nomeada no processo.

    Advogados "somem", advogados "não informam", advogados não "passam a senha" do processo para requerente... e por aí vai.

    É só procurar na lupa aqui no fórum.

    claro, que nem todos advogados são assim...

  • @texaslady ,

    Olá,

    Muito obrigada pelas informações.

    Caso você tenha disponibilidade e possa responder, tenho mais uma dúvida. Na minha pergunta de número 5 (5. Como posso obter o comprovativo de nacionalidade brasileira? ) você respondeu que a minha certidão de nascimento é um comprovativo de nacionalidade brasileira, correto? Eu devo então pedir duas certidões de nascimento, ou basta apenas uma? Ou seja, a certidão de nascimento, que é um dos documentos exigidos para dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento, automaticamente será utilizada como comprovativo de nacionalidade brasileira, é isso?

    Desde já, obrigada pela atenção e disponibilidade.

  • Parece que hoje será dado início à comissão especial que tratará da PEC sobre a perda da nacionalidade para os casos, dentre eles, a nacionalidade obtida pelo casamento.


  • @Inaiá_C ,

    Então este comprovativo é solicitado na lista de documentos do IRN, mas não consta das listas de documentos a apresentar dos consulados portugueses. Penso que muitas pessoas não enviam, ou melhor talvez seja dispensado para nacionais brasileiros uma vez que a própria certidão de nascimento é o comprovativo. Acho que este requisito deve ser para nacionais de outros países, naturais ou que adquiriram outra nacionalidade. O documento básico para comprovar a nacionadade seria a certidão de nascimento, porém o consulado brasileiro emite um atestado de nacionalidade brasileira. Para tirar você precisaria apresentar seu passaporte e certidão de nascimento para solteiros ou certidão de nascimento para casados.

    Já que você está em Portugal, poderia indagar na conservatória se isto é realmente necessário para brasileiros natos. Se você obtiver uma resposta por favor poste aqui.

    Ou talvez alguns de nossos colegas possan ajudar: @LeoSantos, @CarlosASP , @eduardo_augusto , @Destefano

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.