Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1281282284286287315

Comentários

  • @WESLEY eu vejo essa notícia como mais um prego no caixão de Portugal.

    "os cidadãos da CPLP que manifestaram interesse de residir em Portugal estão dispensados de apresentar seguro de saúde, passagem de volta para o país de origem e também de provar meios de subsistência em território luso."

    Ou seja, agora é permitido que a pessoa chegue aqui sem qualquer preparo, sonhando com a vida fácil em Portugal

  • Boa tarde, venho informar que o processo da minha esposa avançou da bolinha 1 para a 2 em algum momento do mês de maio/2023.

    Demos entrada no processo presencialmente no CNAIM do Porto no dia 15/03/2022, ou seja, cerca de 1 ano e 2 meses para superar a primeira etapa, o que já estava me deixando maluco a pensar que o processo havia se perdido em meio a papelada toda.

    Enfim, essa atualização foi excelente para acalmar os nervos, assim já sabemos que o processo está a correr. Agora resta aguardar o próximo ano até a conclusão disto.

  • @LucasGarcia98 mas é isso mesmo o processo só movimenta depois de 1 ano.

    Estou no aguardo do processo do meu pai e esposo a última movimentação foi em outubro de 2022 pra bola 4 .

    Daqui pra julho muda , ou eles aceleram ou vamos esperar pois com as férias chegando os processos dão uma parada.

  • Olá pessoal,


    Muito obrigada por todas as informações aqui recebidas. Tenho uma dúvida, tem algum espaço com instruções para preencher o documento modelo 3 para aquisição da cidadania por casamento?

  • @CarolJaoudé ,

    as instruções estão no final do formulário, explicando quadro a quadro, item por item. Se tiver uma dúvida pergunte aqui que alguém pode ajudar.

    No link abaixo você encontra a lista de documentos juntamente com o link para o formulário.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3#latest

  • editado May 2023

    @Destefano , Nem me diga! Venho acompanhando por causa do meu marido. Desde que foi proposta a PEC já foram concluídos os processos da minha mãe, o meu e dos meus filhos e dei entrada no requerimento de nacionalidade pelo casamento do meu marido. Capaz do processo dele ser concluído também e ainda não termos nenhum resultado desta proposta.

  • @LucasGarcia98

    Se tudo correr mais ou menos bem, até mês 10 terei minha nacionalidade e vou reavaliar minha estadia em Portugal, aqui ganhamos pouco, pagamos impostos super altos e ainda temos péssimas notícias todos os dias, parece até que não sai do meu querido e mal tratado Brasil.

  • @texaslady

    Olá aqui estou novamente precisando de algumas orientações : Sobre a validade da transcrição de casamento ? Pois uma de minhas filhas irá solicitar a cidadania pelo casamento, e um dos documentos exigidos é a transcrição do casamento deles ( esposo está com processo de filho para sair) filho de 11 anos deles também está com processo no Arquivo do Porto( Por Apensação). Como li em alguns comentários de que transcrição está demorando um pouco gostaria de saber se ela já pode pedir essa transcrição antes do termino do Processo do esposo ? Outros documentos ficam prontos bem rápido aqui aonde moramos.


    Gratidão

  • @RoseMoraes ,

    olá tudo bem? Não é possível transcrever o casamento sem que o esposo já seja português. Ela vai precisar do assento de nascimento português dele.

  • @diegomendes23 aqui também não está fácil, dificuldade tem em todo lugar.

    Meu processo é de junho/2022, mas recebi a senha no mês 11/2022 e ainda está parado na bolinha 1. Eu gostaria muito que começasse a movimentar agora, depois de um ano que enviei os documentos, mas do jeito que está demorando de mudar é bem provável que movimente para bolinha 2 em novembro/2023, e olhe lá. Eu passei tanto tempo acompanhando e aguardando finalizar o processo de familiares que já calejou rsrs. Na hora certa sai, e assim que concluir eu arrumo as malas e rumo a Portugal.

  • @CarolJaoudé, tem uma postagem antiga, de 2018, com algumas instruções sobre o preenchimento do modelo 3, eu me baseei nela pra preencher:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/172010/#Comment_172010


    Se precisar, aqui tem uma lista do que é necessário para o processo de nacionalidade por aquisição através do casamento (art. 3):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291397/#Comment_291397

    E outtra lista:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

  • gcarregcarre Member

    Boa tarde, para dar entrada  no processo de nacionalidade por aquisição através do casamento, ainda é preciso comprovar o laço com a comunidade portuguesa ?

  • @gcarre ,

    Depende se o requerente tem apenas 3 anos de casados e não tem filhos com nacionalidade atribuida, sim vai ter que apresentar vínculos com Portugal. Se tiver filhos com nacionalidade atribuída os v;inculos são dispensados.

    Caso tenha 5 anos de casado e seja nacional de país de lingua portuguesa não precisa. E finalmente se tiver 6 anos de casado ou mais, de qualquer país, não é mais necessário apresentar nenhum vínculo.

  • Boa tarde, pessoal, atualmente quanto tempo em média está levando para um processo passar da bolinha 3 para a bolinha 4?

  • Uma dúvida, a nacionalidade adquirida por casamento pode ser passada para os filhos e netos ?

  • @verifel, da bolinha 3 para a bolinha 4, está demorando de 1 a 3 meses.

  • @bunker94

    não, pois não está relacionado ao direito consanguíneo. Só é efetivada a partir do momento da aquisição e não desde o nascimento.

    É uma nacionalidade derivada e não originária e, assim, não passa de geração a geração. 

  • @bunker94 , @mabego ,

    Pode ser passada apenas para filhos menores ou incapazes. Por exemplo netos que adquiriram a nacionalidade antes de 2017, se tem filhos menores ou incapazes podem pedir a nacionalidade para eles sem fazer convolação se assim o desejarem, mas a nacionalidade será também adquirida. Claro que não é interessante neste caso, mas é uma possibilidade. Em outro exemplo, o conjuge que adquiriu a nacionalidade pode passar para filhos menores ou incapazes que porventura teve de casamento anterior ou venha a ter de futuros casamentos.

  • @diegomendes23 Provavelmente você terá que esperar até dezembro de 2024, a menos que ..

  • Bom dia!

    @verifel do meu pai e do meu esposo demorou uns 3 meses.

  • gcarregcarre Member

    @texaslady obrigado pela resposta, sobre o envio, pode enviar para a porto?

  • @Pedrosal

    O problema aqui foi ter optado pelo caminho mais complicado.

    Como esposa se um cidadão Português, ela poderia simplesmente ter se mudado com ele para Portugal e uma vez lá, solicitar a autorização de residência.

    Não justifica a demora do governo portugues em processar a solicitacao de cidadania dela, claro.

  • @Lucianofilhoba e @Simeia Lobato, muito obrigada pelas informações.

  • @gcarre ,

    processos de conjuge são processados em Lisboa. Já vi pessoas dizendo que deram entrada em outras conservatórias, mas eles são reencaminhados para CRC Lisboa.

  • @Pedrosal ,

    realmente num caso deste a pessoa tem que ficar esperta e se programar. Muitas coisas podem acontecer, inclusive exigências que podem atrasar os processos. Se ela vai se mudar em agosto, ela já deveria ter pedido o visto de residência para ter certeza que quando chegar a Portugal vai poder logo trabalhar.

    Agora o relato dela serve como constatação de que a ordem de entrada realmente não funciona perfeitamente, eu diria que é mais ou menos pela ordem de entrada. Mesmo na planilha a gente vê alguns casos e se pergunta como este processo foi tão rápido? Na verdade nunca vamos ter todas as respostas.

  • @texaslady

    Gratidão pela atenção de sempre! Assim que recebermos a certidão dele farei o comunicado! E começaremos o processo dela com toda orientação aqui do grupo.


    Excelente final de semana para todos!

  • gcarregcarre Member

    @texaslady entendi, saberia dizer se o formulário de pedido, além do reconhecimento por reciprocidade, precisa ser apostilado?

  • @gcarre o formulário não apostila

    você apenas tem que reconhecer a sua assinatura por autenticidade.

  • Alguma atualização de quem limpou a 4ª bola?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.