Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1279280282284285318

Comentários

  • Ótimas noticias!!! Processo concluído finalmente!!! Recebi por e-mail o registo.


    Etapas:

    1. Recebi a senha dia 1/abril/2021
    2. Aprovado (6 verde): 2/maio/2023
    3. Terminado: 11/maio/2023
  • @igorantunes Parabéns finalmente agora sim, concluído com sucesso 👏👏🎉🎉

  • @igorantunes quando que te processo saiu da bolinha 4 marrom?

  • Obrigado @Simeia Lobato !! O teu ha de avancar tbm!

    @mjrjunior avancou da bolinha 4 dia 24 de abril.

  • @LUIZ FABIANO SOARES nao há de quê pedir permissão para discordar. Eu estou falando de informação. Da regra. Exceções sempre existiram é sempre existirão. Eu tenho um grupo de cerca de 50 advogados portugueses que atuam com nacionalidade e emigração de um curso que fiz na Faculdade de Lisboa e posso te afirmar que apenas disse informação.

  • Acabei colocando parte do nome. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Considerando que existem várias faculdades em Lisboa.

  • editado May 2023

    Pessoal,

    no último passo dessa longa maratona fui hoje levantar meu cartão de cidadão. Ao fazer isso a funcionária do IRN me pediu para ficar com meu título de residência - que segundo ela será enviada ao SEF. Só por curiosidade, o procedimento com vocês foi o mesmo?

    Abraços

  • @Eduardohca sim, aconteceu o mesmo comigo

  • Boa tarde pessoal!!!

    @Destefano você estava certo, enviei o e-mail e mandaram de imediato o Registo....

    Amanhã vou a Laranjeiras tratar do cartão cidadão e Passaporte... Em setembro passado estive lá cuidando do Cartão e Passaportes da esposa e filhos, fui direto sem agendamento e fui atendido normalmente... Gostaria de saber de alguém que tenha retirado o cartão cidadão recentemente se posso ir sem agendamento???

    Um abraço,

    Wesley.

    ,

  • editado May 2023

    Boa tarde, pessoal! Tudo bem? Sou português por atribuição, sou casado e vou dar entrada na cidadania da minha esposa.


    Só que ocorreu o seguinte: estou casado com ela há menos de 6 anos e nossa filha tem 6 meses agora. Eu tirei todas as certidões dela e apostilei, porque eu iria dar entrada antes de sair o assento de nascimento da nossa filha. Só que após fazer algumas perguntas aqui no fórum, seguindo a orientação dos membros, resolvi só encaminhar o pedido após sair a nacionalidade da nossa filha.


    Por causa disso, agora as certidões que tirei estão um pouco antigas. Ex: certidão de nascimento da minha esposa (20/12/2022); certidão de antecedentes criminais da PF (23/1/2023); cópia do passaporte (autenticação em 19/12/2022); declaração funcional do trabalho dela (19/12/2022), certidão de nascimento da nossa filha (12/12/2022); certidão de casamento nossa (20/12/2022).


    A pergunta é: com exceção da certidão de antecedentes criminais que já venceu (são só 90 dias de válida), vocês acham que se eu enviar nesta semana todas as outras Portugal ainda aceita? Ou melhor tirar tudo de novo?


    Portugal tem aceitado certidões e documentos de no máximo quantos meses?

    Obrigado

  • @GeraldoMR ,

    0 @eduardo_augusto respondeu sua pergunta no post que você postou ontem. Você pode usar todas as certidões, mas o atestado criminal não. Precisa emitir outro.

  • Desculpe! Não tinha visto a resposta dele. Obrigado @eduardo_augusto e @texaslady

  • Boa tarde a todos, me bateu uma dúvida aqui

    Digamos que um português casou aqui no Brasil com uma brasileira e são casados a mais de 6 anos, o casamento foi transcrito para portugal, eles tem filhos e os filhos já conseguiram a cidadania e a esposa vai pedir a nacionalidade por casamento que dura +- 2 anos, se o português falecer no decorrer do processo, a viúva ainda pode continuar com o trâmite da cidadania ou a viúva não tem o direito?

  • @ArielMacedo

    pode continuar.

    Só se deve comunicar Portugal no caso de falecimento do requerente

  • @GeraldoMR vcs são casados há quanto tempo?

  • Boa tarde pessoas, li bastante coisa aqui nesse tópico e resolvi registrar pra compartilhar os meus tempos(e reclamar da demora tb)

    Recebi a chave por email dia 21/05/2021

    Continua na bolinha 4 desde julho de 2022.

    Até entao nao tinha mto problema essa demora, a questão que minha esposa passou num doutorado pra começar em setembro e agora to na ansiedade pra ver se essa cidadania sair antes, pq senao eu vou ter que tentar um tech visa ou ver outra forma de ficar lá com ela.

  • @Vinicius85 conjuge nao precisa de visto. Vivi anos em Portugal com um cartao de residencia de familiar de cidadao UE até a cidadania e se nao estou em erro, o mesmo é valido pra qualquer pais da UE. Espero que isso ajude.

  • @Vinicius85 os processos estão no prazo de 2 anos , creio que até final do mês processo de uma movimentada .

    vai da tudo certo !!!

    cidadania é assim se não tiver emoção não tem graça 😊

    Eles estavam concluindo de abril já vi algumas movimentações de maio e outros grupo .

  • @igorantunes vou dar uma olhada, mas tenho certeza que minha esposa sabe de tudo, deve ter 1 ano que ela tá se movimentando pra ir pra Portugal, e eu tava só olhando de lado, pensando aonde que isso ia dar rsrs, agora não tem jeito, vamos mesmo.


    @Simeia Lobato obrigado pela informação! Realmente tava sem emoção, nem entrava no site pra ver meu processo, agora tem 1 mês que entro todo dia kkk

  • @PedroGaspar bom dia! Poderia informar o passo a passo para nacionalidade por união estável com fiha de 12 anos para o marido? A mãe e a filha já possuem a nacionalidade portuguesa. Grata

  • Boa noite grupo ! Tudo bem ? Tenho nacionalidade portuguesa e já tirei de meu filho também. Sou casada a 9 anos e quero tirar a de meu marido agora. Já vi uma lista de documentos necessários que foi postada aqui. Preciso acrescentar algum documento de meu filho ? Onde consigo cópia simples de Minha certidão de nascimento e casamento transcrito ? No consulado ?

    o processo tem demorado cerca de 2 anos ?

    muito obrigada pela ajuda !

  • Bom dia!!!

    @Mariana Dantas você consegue as certidões no civil on-line.

    Eu mandei a cópia simples do assento de nascimento dos meus filhos.

  • Alguém aqui perdeu a nacionalidade brasileira por solicitar a cidadania portuguesa pelo casamento?

    Vou solicitar da minha esposa, mas tenho esse receio.

  • Muito obrigada @Simeia Lobato ! Tem um formulário em que ele deve assinar lá no consulado correto ?

  • @KIKARJ ,

    o primeiro passo ter a união estável legalizada no Brasil e homologar a sentença judicial em Portugal, o que só pode ser feito através de advogados em Portugal.

    Tendo em mãos esta sentença, basta enviar a documentação para CRC Lisboa. Siga aqui os passos:

    https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#A%20liga%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20comunidade%20portuguesa%20%C3%A9%20automaticamente%20reconhecida

  • Meu processo de nacionalidade foi concluido. Obrigado a todos pela vossa ajuda ….

  • editado May 2023

    @Luisaguiar parabéns !!!!

  • @Luisaguiar ,

    De quando é o seu processo? Poderia fazer um resumo das datas das movimentações? Ajudaria muito

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.