@rafaelaneves acho bem subjetivo tudo aquilo que não está expressamente escrito na legislação correspondente. Eu entendo que não. Agora se a pessoa exerce a profissão de advogado em Portugal há um tempo, uns 3 anos, aí já acho que sim, mas não é a inscrição na OA, mas sim domicílio profissional com presença reiterada em Portugal. Não sei se eu consegui me entender. Por exemplo: sabemos que a inscrição na OA para brasileiros é simples e nem precisa exercer a atividade em Portugal. Basta pagar a anuidade e as contribuições devidas. E essa pessoa pode ter isso e ter ficado menos tempo do que um turista que passou 30 dias em PT. Entende?
Pesquisando aqui no forúm sobre transcrição de casamento e cidadania por casamento:
---> Para a transcrição os documentos necessários são: (essa transcrição pode ser feita no porto ou pelo consulado, leva +- 30 dias)
*Certidao de nascimento da pessoa que quer a cidadania (inteiro teor digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada
*certidão do português
*Xerox autenticada e apostilada do RG da pessoa que quer a cidadania
*Certidão de casamento em inteiro teor (digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada.
*O requerimento por autenticidade (120 euros)
---> Para a cidadania pelo casamento os documentos necessários são: (neste caso em especial são casados a muitos anos e tem filhos)
*Certidão de nascimento da pessoa que quer a cidadania (inteiro teor digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada
*certidão do português
*Certidão de antecedentes criminais da do cônjuge brasileiro, com a validação impressa no verso
*Transcrição do casamento
*Requerimento por autenticidade (230 euros)
----> Minha pergunta é, esses 3 documentos que se repetem (em negrito) podem ser reutilizados?
Soube que anos atrás tanto o consulado como porto devolviam os documentos mas que atualmente estão destruindo esses documentos, a certidão de nascimento da minha mãe (a que é casada com o português) é de outro estado, difícil e cara para se conseguir. Se conseguisse aproveitar esses 3 documentos já economizaria muito dinheiro e tempo, mas não sei se é possível ter eles de volta após a transcrição.
Alguém neste tópico teve a experiência de ter os documentos de volta? e os documentos que listei estão corretos?
tinha entendido que você já havia recebido estes documentos de volta. Não sei se vai receber, mas caso receba:
O assento do português é uma cópia simples que você pode imprimir outra caso tenha o arquivo, mas se receber de volta servirá..
A certidão de nascimento da requerente terá que ser por cópia repográfica e apostilada para cidadania, portanto a de inteiro teor não servirá.
O RG poderá ser reaproveitado também.
Os documentos estão corretos com exceção da certidão de nascimento para o pedido de nacionalidade que como disse acima deve ser por cópia repografica e apostilada.
Olá. Morando já em Portugal para legalizar certidão de antecedentes criminais brasileira, tem que ter o reconhecimento do consulado? Ou basta imprimir na polícia federal?
O pedido Online so pode ser feito por intermedio de Advogados e Solicitadores, como foi dito pelo @mabego funciona somente para alguns artigos, creio que para residentes ha mais de 5 anos e casados com Portugues(a) ha mais de 3 anos, sendo assim aplica-se para Casamento,,, verifique no site como deve se r feito: https://justica.gov.pt/Servicos/Submeter-pedido-de-nacionalidade
O @Destefano comentou recentemente que esta modalidade de processo esta andando rapido, talvez ele possa nos dar mais informações do andamento dos processos Online...
Bom dia fórum, estou em processo de requerer a nacionalidade portuguesa ao meu cônjuge e gostaria de saber para onde devo enviar o pacote de candidatura por correio? Existe algum conservatório que está demorando menos do que outros em termos de tempo? Obrigado por sua assistência com antecedência.
obrigado pela sua ajuda. A minha dúvida é se existe algum conservatório que esteja a tramitar mais rapidamente do que outros os processos de nacionalidade por casamento. Já tenho meu casamento transcrito.
@Destefano, meu genro deu entrada no processo pelo casamento com um advogado em setembro/22, até agora ele não informou o número do processo e a senha pra acompanharmos. Enviei um email para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt
Comentários
@rafaelaneves acho bem subjetivo tudo aquilo que não está expressamente escrito na legislação correspondente. Eu entendo que não. Agora se a pessoa exerce a profissão de advogado em Portugal há um tempo, uns 3 anos, aí já acho que sim, mas não é a inscrição na OA, mas sim domicílio profissional com presença reiterada em Portugal. Não sei se eu consegui me entender. Por exemplo: sabemos que a inscrição na OA para brasileiros é simples e nem precisa exercer a atividade em Portugal. Basta pagar a anuidade e as contribuições devidas. E essa pessoa pode ter isso e ter ficado menos tempo do que um turista que passou 30 dias em PT. Entende?
@texaslady ,@Destefano
Boa tarde, obrigada pelas informações :)
Pesquisando aqui no forúm sobre transcrição de casamento e cidadania por casamento:
---> Para a transcrição os documentos necessários são: (essa transcrição pode ser feita no porto ou pelo consulado, leva +- 30 dias )
*Certidao de nascimento da pessoa que quer a cidadania (inteiro teor digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada
*certidão do português
*Certidão de casamento em inteiro teor (digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada.
*O requerimento por autenticidade (120 euros)
---> Para a cidadania pelo casamento os documentos necessários são: (neste caso em especial são casados a muitos anos e tem filhos)
*Certidão de nascimento da pessoa que quer a cidadania (inteiro teor digitada) + firma do notário reconhecida + apostilada
*certidão do português
*Certidão de antecedentes criminais da do cônjuge brasileiro, com a validação impressa no verso
*Transcrição do casamento
*Requerimento por autenticidade (230 euros)
----> Minha pergunta é, esses 3 documentos que se repetem (em negrito) podem ser reutilizados?
Soube que anos atrás tanto o consulado como porto devolviam os documentos mas que atualmente estão destruindo esses documentos, a certidão de nascimento da minha mãe (a que é casada com o português) é de outro estado, difícil e cara para se conseguir. Se conseguisse aproveitar esses 3 documentos já economizaria muito dinheiro e tempo, mas não sei se é possível ter eles de volta após a transcrição.
Alguém neste tópico teve a experiência de ter os documentos de volta? e os documentos que listei estão corretos?
Desde já, muito obrigada
@ArielMacedo ,
tinha entendido que você já havia recebido estes documentos de volta. Não sei se vai receber, mas caso receba:
Os documentos estão corretos com exceção da certidão de nascimento para o pedido de nacionalidade que como disse acima deve ser por cópia repografica e apostilada.
@ArielMacedo ,
a taxa é 250 euros e não 230.
@WESLEY
Obrigado por confirmar a minha lista.
Agora outra duvida: como fucniona este pedido online? Algum forista já passou por esta experiência?
Obrigado a todos.
@Projeto bigode sim tá chegando o grande dia
Olá. Morando já em Portugal para legalizar certidão de antecedentes criminais brasileira, tem que ter o reconhecimento do consulado? Ou basta imprimir na polícia federal?
obrigada
@fladoreto basta imprimir a certidão e, no verso, imprimir a validação dessa certidão impressa.
@texaslady Obrigada
Então para a TRANSCRIÇÃO do casamento a certidão de quem esta pedindo pode ser Inteiro Teor Digitada,
mas para a CIDADANIA tem que ser por cópia reprográfica ? Uma dúvida, posso enviar para a transcrição por cópia reprográfica, também?
@ArielMacedo ,
Os consulados e conservatórias pedem a digitada para transcrição.
@texaslady obrigada! :)
A de casamento para a transcrição também será em Inteiro Teor Digitada, né?
@ArielMacedo ,
Sim. Cheque aqui a lista b'asica de documentos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
@WESLEY Boa tarde. Vc poderia me explicar o que é o pedido online, que vc mencionou algumas paginas atras, dizendo que estava andando rapido tal..
Fiz o processo de toda familia da minha esposa, estou finalizando algumas transcrições de casamento...
E creio que chegou a hora de pensar em mim. E finalmente tirar a minha cidadania portuguesa, atraves da minha esposa. (eu que tirei pra ela).
Queria saber se esse pedido online, é algum novo método de envio, se está em uso ou estudo etc... Obrigado
@Daniel Peres
online só para advogados e solicitadores e não está (ainda) funcionando para todos os artigos
Boa noite @ViniciusDurgiewicz e @Daniel Peres !
O pedido Online so pode ser feito por intermedio de Advogados e Solicitadores, como foi dito pelo @mabego funciona somente para alguns artigos, creio que para residentes ha mais de 5 anos e casados com Portugues(a) ha mais de 3 anos, sendo assim aplica-se para Casamento,,, verifique no site como deve se r feito: https://justica.gov.pt/Servicos/Submeter-pedido-de-nacionalidade
O @Destefano comentou recentemente que esta modalidade de processo esta andando rapido, talvez ele possa nos dar mais informações do andamento dos processos Online...
Abraços a todos,
Wesley.
Bom dia fórum, estou em processo de requerer a nacionalidade portuguesa ao meu cônjuge e gostaria de saber para onde devo enviar o pacote de candidatura por correio? Existe algum conservatório que está demorando menos do que outros em termos de tempo? Obrigado por sua assistência com antecedência.
@WVG
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
@mabego
obrigado pela sua ajuda. A minha dúvida é se existe algum conservatório que esteja a tramitar mais rapidamente do que outros os processos de nacionalidade por casamento. Já tenho meu casamento transcrito.
obrigado
@WVG
Como é um processo de aquisição, somente na CRC de Lisboa.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Otimas noticias!
Processo 37xxxx/21
O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Pessoal,
bolinha 7 verde para mim, depois de 2 anos e meio chegou no meu e-mail o assento de nascimento.
sabem se essa cópia por e-mail é suficiente para pedir o cartão cidadão ou preciso do original que vem por correio?
obrigado por todo apoio nessa longa jornada!
Bom dia,
@Destefano, meu genro deu entrada no processo pelo casamento com um advogado em setembro/22, até agora ele não informou o número do processo e a senha pra acompanharmos. Enviei um email para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt
@Destefano desculpa meu dedo bateu em postar antes que eu acabar de perguntar
Enviei um email e eles não encontraram o processo, teria outro email para eu entrar em contato, ou de outra forma para conseguir a senha.
Obtigada
@igorantunes seu processo e que qual mês?
@SandraConde ele pode ligar pra linha de registro
@Simeia Lobato tu teria esse contato?
@SandraConde 351 211950500
@SandraConde envie para esses e-mails foi nesses que consegui informações do processo do meu pai. registos.centrais@irn.mj.pt
rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt
@Eduardohca você consegue fazer apenas com esse assento que veio pelo e-mail.