Você na última página disse que basta enviar o requerimento modelo 3, assinado presencialmente no cartório, sem apostilamento.
Entrei no site do consulado de SP, e consta a seguinte informação:
”3. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e apostilado em cartório e , conforme instruções constantes no respetivo modelo, junto com os documentos acima que devem instruir o pedido.”
@fortense o consulado segue um procedimento próprio... se for mandar direto para Portugal, sem ser pelo consulado, siga as recomendações que o pessoal passar por aqui.
Você entrou no link que deixei no meu último post? O consulado de SP está mandando enviar os DOCs para a CRC Lisboa. E pede para que eu apostile o formulário.
Essa é a divergência.
Não há a opção de fazer pelo consulado, como antes acontecia (juro que vi o site há uns 10/15 dias e os dizeres eram outros).
Tenho cidadania portuguesa, assim como meus filhos.
Minha intenção é dar entrada no pedido de cidadania de minha esposa, com quem sou casado desde 1989 e já fiz a transcrição do casamento em Portugal. Contudo ao verificar a documentação necessária para o processo de cidadania dela, verifiquei a necessidade de anexar comprovação de laços com a comunidade portuguesa. Minha dúvida é se o fato de já estarmos casados há mais de 30 anos e eu e meus filhos já termos a cidadania portuguesa não bastaria para comprovação desses laços?
Tenho o meu processo a decorrer na CRC, o registo criminal que eu havia enviado não está autenticado, e como quero me antecipar antes do processo cair em exigência, gostava de enviar um outro para a substituir. Gostava de saber se é preciso fazer uma carta a acompanhar o documento.
O pessoal aqui do fórum sempre recomenda imprimir a certidão e no verso imprimir também a validação.
Apesar que, teoricamente, qualquer pessoa que tenha a certidão em mãos pode acessar o site e fazer a validação na hora, né. Então não sei se pode dar algum problema, eu chutaria que não! (mas não tenho nenhuma experiência no assunto para dizer com propriedade)
Eu tenho uma pergunta para você. Minha mãe conseguiu recentemente a cidadania e já envio os documentos para solicitar a minha. O meu pai quer candidatar-se, o seu casamento já está registado em Portugal. Precisa apresentar prova de interação com a comunidade portuguesa? Eles se casaram em 1985. Muito obrigado
@Ramiro Martínez, após a última alteração da lei que trata de assuntos de nacionalidade, basta ter 6 anos completos de casamento, ou 3 anos de casamento com filho português do casal, para comprovar ligação com a comunidade portuguesa. Como eles já têm mais de 30 anos de casados, isso já basta agora!
após a conclusão do processo de nacionalidade pelo casamento, quais os efeitos práticos ? Na expedição de alguma certidão? Ou apenas a concessão do Cartão Codadao e passaporte Português ? Obrigada
Ao receber a nacionalidade, a pessoa se torna cidadã portuguesa a partir da data do registo. Recebe o assento de nascimento português.
Com o assento pode fazer o Cartão do Cidadão, e passaporte (PEP). Com o CC e PEP, pode viajar, residir e trabalhar nos países da UE. (claro que essa parte somente quando a pandemia deixar voltar a vida normal).
Tem direito a atendimento de saúde pública e aposentadoria (após certo tempo de contribuição, ou por idade).
Pode votar pra presidente (e para o parlamento, se for residente).
Caso fique viúva ou se divorcie, pode passar a nacionalidade originária ao cônjuge, e a filhos nascidos depois do registo.
E se for morar em PT (ou UE), tem o dever de pagar impostos, como qualquer cidadão. :-)
Comentários
@carlosr...Felicitações pela conclusão do processo...!!!
Se puder compartilhar as principais datas de alteração de status do processo para deixar como referência seria ótimo...:
(DATA) - Documentos rececionados na CRC de Lisboa...;
(DATA) - Processo APROVADO...Ou NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...
(DATA) - Processo transferido para a Conservatória de Cartaxo...;
(DATA) - Processo retornou para a CRC de Lisboa...;
(DATA) - Processo CONCLUÍDO.
@carlosr Parabéns!!!!
Que ótima notícia!!!
Comemore muito!!!
O @cerqueirasa será que já teve o Registo criado também? Torcendo por ele que também tinha o processo em Cartaxo.
Nunca mais ele postou por aqui...
Estou acompanhando 3 processos de nacionalidade pelo casamento (cunhada, prima, cunhado).
Hoje o da minha cunhada foi aprovado e aguarda criação do Registo (26/02- bolinha 6 marrom e 22/03 bola 6 verde).
Processo de Nov/2019. Permanece na CRC centrais.
@PedroGaspar
se puder me tire uma dúvida, por favor:
Você na última página disse que basta enviar o requerimento modelo 3, assinado presencialmente no cartório, sem apostilamento.
Entrei no site do consulado de SP, e consta a seguinte informação:
”3. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e apostilado em cartório e , conforme instruções constantes no respetivo modelo, junto com os documentos acima que devem instruir o pedido.”
Agora fiquei confuso.
Há a necessidade desse apostilamento mesmo?!
@fortense ...
"...Há a necessidade desse apostilamento mesmo?!..."
R...: Sim...Se vai fazer pelo Consulado deve seguir as regras do site do Consulado...
Se vai enviar direto para uma Conservatória em Portugal siga as regras e diretrizes informadas no Fórum...
Olá @Nilton Hessel
A ideia era fazer pelo consulado. Para minha surpresa não há mais essa opção (havia outros dizeres no site na última semana).
O consulado manda enviarmos para a CRC de Lisboa. E lá está escrito para apostilar. Por isso me surgiu a dúvida.
O fórum diz para não apostilar e o consulado diz para apostilar.
fonte:
https://consuladoportugalsp.org.br/requerimento-de-nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/
@fortense o consulado segue um procedimento próprio... se for mandar direto para Portugal, sem ser pelo consulado, siga as recomendações que o pessoal passar por aqui.
Olá @felipe
Você entrou no link que deixei no meu último post? O consulado de SP está mandando enviar os DOCs para a CRC Lisboa. E pede para que eu apostile o formulário.
Essa é a divergência.
Não há a opção de fazer pelo consulado, como antes acontecia (juro que vi o site há uns 10/15 dias e os dizeres eram outros).
Forum: não apostile o formulário
Consulado: apostile o formulário
Ambos para envio para a CRC Lisboa.
fonte: https://consuladoportugalsp.org.br/requerimento-de-nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/
@fortense , envie diretamente seu processo para Lisboa, SEM APOSTILAR O FORMULÁRIO 3!!
Veja os documentos necessários: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Boa tarde.
Tenho cidadania portuguesa, assim como meus filhos.
Minha intenção é dar entrada no pedido de cidadania de minha esposa, com quem sou casado desde 1989 e já fiz a transcrição do casamento em Portugal. Contudo ao verificar a documentação necessária para o processo de cidadania dela, verifiquei a necessidade de anexar comprovação de laços com a comunidade portuguesa. Minha dúvida é se o fato de já estarmos casados há mais de 30 anos e eu e meus filhos já termos a cidadania portuguesa não bastaria para comprovação desses laços?
Obrigado.
Luciano
@Luciano Pissurno vc não precisa comprovar laços efetivos por ja possuir mais de 6 anos de casado.
Obrigado Vlad Pen.
Boa tarde pessoal,
O processo do meu marido continua na Bolinha 1, mesmo já tendo um número de registro, ainda não moveu para a Bolinha 2. É isso mesmo?
O processo foi recebido em 17/09/20 na CRC Lisboa.
Obrigada
Boa tarde, preciso de uma ajuda por favor.
Tenho o meu processo a decorrer na CRC, o registo criminal que eu havia enviado não está autenticado, e como quero me antecipar antes do processo cair em exigência, gostava de enviar um outro para a substituir. Gostava de saber se é preciso fazer uma carta a acompanhar o documento.
obrigada
@Marília Borges , normal. a Fase 1 já foi concluída, a 2 significa que o processo foi registado.
@CDFARIA , você quer dizer que não imprimiu a validação no verso?
@Leticialele que validação é essa? Não imprimi nada no verso do meus antecedentes criminais!
@Eomine, no próprio site que emite a Certidão de Antecedentes Criminais (https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais) há a opção de emitir a certidão e a opção de validar a certidão:
O pessoal aqui do fórum sempre recomenda imprimir a certidão e no verso imprimir também a validação.
Apesar que, teoricamente, qualquer pessoa que tenha a certidão em mãos pode acessar o site e fazer a validação na hora, né. Então não sei se pode dar algum problema, eu chutaria que não! (mas não tenho nenhuma experiência no assunto para dizer com propriedade)
@CDFARIA , você tem duas opções:
Mandar um agora, com a validação impressa no verso, com uma carta solicitando a juntada do documento ao processo número XXXX em nome de CDFARIA, OU
Aguarde cair em exigência.
@Leticialele muito obrigada.
vou preferir enviar já, para ganhar tempo. É preciso pôr o número do processo no envelope ou nem por isso.
@CDFARIA , pode colocar! Mas o mais importante é mandar uma pequena carta solicitando a juntada do documento.
@Leticialele muito obrigada
Boa tarde, preciso de copia de formulário com oferecimento de emprego para acelerar processo de nacionalidade, alguém pode me enviar obrigado
@Basttos , não existe formulário com oferecimento de emprego!!
Cada empresa tem a forma própria de oferecer o emprego e condicionar a vaga à nacionalidade portuguesa!!
@Basttos ...
Talvez a postagem do link abaixo possa ajuda-lo a compreender um pouco melhor a questão...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240822/#Comment_240822
Boa Tarde Forum :)
Eu tenho uma pergunta para você. Minha mãe conseguiu recentemente a cidadania e já envio os documentos para solicitar a minha. O meu pai quer candidatar-se, o seu casamento já está registado em Portugal. Precisa apresentar prova de interação com a comunidade portuguesa? Eles se casaram em 1985. Muito obrigado
@Ramiro Martínez, após a última alteração da lei que trata de assuntos de nacionalidade, basta ter 6 anos completos de casamento, ou 3 anos de casamento com filho português do casal, para comprovar ligação com a comunidade portuguesa. Como eles já têm mais de 30 anos de casados, isso já basta agora!
Muito Brigado @PedroGaspar !!
Bom dia pessoal..
após a conclusão do processo de nacionalidade pelo casamento, quais os efeitos práticos ? Na expedição de alguma certidão? Ou apenas a concessão do Cartão Codadao e passaporte Português ? Obrigada
@fladoreto
Ao receber a nacionalidade, a pessoa se torna cidadã portuguesa a partir da data do registo. Recebe o assento de nascimento português.
Com o assento pode fazer o Cartão do Cidadão, e passaporte (PEP). Com o CC e PEP, pode viajar, residir e trabalhar nos países da UE. (claro que essa parte somente quando a pandemia deixar voltar a vida normal).
Tem direito a atendimento de saúde pública e aposentadoria (após certo tempo de contribuição, ou por idade).
Pode votar pra presidente (e para o parlamento, se for residente).
Caso fique viúva ou se divorcie, pode passar a nacionalidade originária ao cônjuge, e a filhos nascidos depois do registo.
E se for morar em PT (ou UE), tem o dever de pagar impostos, como qualquer cidadão. :-)