Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1161162164166167356

Comentários

• @gandalf foi nesse link do IRN mesmo que eu peguei a documentação. Mas tinha interpretado que o item "Certidão do registo de casamento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia." seria a certidão de casamento brasileira reprográfica. Ainda bem que eu não solicitei a segunda via da certidão, faz muito mais sentido o assento da transcrição mesmo, já que o casamento já foi validado por uma autoridade portuguesa.

Muito obrigada pelos esclarecimentos! Já vou mandar meu processo por DHL!

• @Nilton Hessel obrigada por tirar a minha duvida : )

• @Mayara Cruz , 3 anos com filhos atribuídos ou 6 anos sem filhos.

• editado February 2021

@Mayara Cruz

Não tão rápido @Leticialele

aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/177409/#Comment_177409

1. Se você tem União Estável registrada em cartório, terá que fazer a homologação judicial da UE em PT. O processo demora ~1 ano. A habilitação começa a contar da data do registro em cartório.
    2. Se você se casou tendo UE, zera a contagem de tempo, e recomeça a partir da data do casamento. Pode fazer a transcrição do casamento normalmente, ignorando o período de UE. Recomeça a contagem para habilitação a partir da data do casamento.

Depois de feito ou um, ou outro, você começa a aplicar a regra que a Leticialele falou ai acima.

• Alguém conhece um despachante que consiga descobrir o cartório onde uma pessoa idosa foi registrada? Preciso de uma certidão e não consigo

rio de Janeiro

• @Tuga_BR , já procurou no Family Search?

• Bom dia! Enviei a documentação .do meu esposo em dezembro 2020 e pelo rastreio foi entregue 18/01/2021. Não recebi a AR ainda de recebimento já que dos demais que mandei todos retornaram. Alguém sabe algum email da conservatória de Lisboa para enviar mensagem perguntando sobre o processo? Sei que é demorado pelo casamento, mas qd fiz em outras conservatórias o meu processo de cidadania mandaram mensagem avisando que recebeu as documentações e tal. E quero saber se sacaram o vale postal tb ou nos correios tem como saber?

Grata Josi

• @Josi Pereira

Você ignorou o conselho https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233575/#Comment_233575

Pagou dia 23/12 o VP, mandou pelo correio normal, em período de natal, chegou la dia 18/01. Lisboa leva várias semanas para sacar o VP, e mesmo mandando por DHL (que leva 4 dias) costuma não conseguir.

Certamente não será sacado o VP, e não há nada que você possa fazer no momento. So tem como verificar depois que for recebido e numerado, e isso não acontecerá sem o pagamento.

Fique atenta ao seu e-mail (inclusive spam inbox) e ao seu correio. Podem fazer uma das duas coisas:

1. lhe mandar um e-mail pedindo que refaça o pagamento
    2. devolver todo o pacote pelo correio e chegará 20 dias depois que abrirem. Digamos que tenham aberto até o final de janeiro, devolvido na primeira semana, deveria estar chegando pra você pelo correio a qualquer momento.

Se receber o pacote inteiro de volta, perdeu a postagem. O valor de €250 pago, você recupera, levando o recibo original na mesma agência do correio que fez o VP. Mostre que não foi sacado, venceu, e lhe devolvem o dinheiro na hora.

Faça novo pagamento, dessa vez por cartão de crédito internacional (de qualquer pessoa), imprima o formulário do art-3 que receberá por e-mail, juntamente com uma cópia do e-mail. Refaça os documentos que estão para vencer, em especial o certificado de antecedentes da PF, que vale só por 3 meses. Junte tudo e mande novamente. Dessa vez siga o conselho que lhe foi dado, e mande por DHL.

Você está no fórum desde 2017, e já fez sua nacionalidade antes.

• Boa Tarde

O meu processo de pedido nacionalidade (art3)foi entregue na Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa no dia 18 Fevereiro.

Sabem me dizer por favor quanto tempo está demorando a emissão da numeração do processo?

• editado March 2021

@Batcha1984

Entre com os dados que tem ao final da planilha e acompanhe o que tem acontecido recentemente, não apenas os 30-60 dias para numerar a maioria dos processos, mas também as fases futuras.

aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/

• editado March 2021

@Leticialele Boa noite.

Poderia me ajudar ou alguém que tenha tido está experiência.

O processo da minha esposa já pronto. Estava faltando os antecedentes criminais da Espanha, onde ela morou a 20 atrás e finalmente conseguimos depois de 3 meses.

Contratei uma tradutora juramentada, só que ela me perguntou se eu queria a tradução convencional com assinatura e selo ou por certificado digital que tem uma segurança maior e por ser mais prática. Entrei em contato com Conservatoria e consulado e não obtive resposta. Afinal qual devo mandar. Eles aceitam a tradução juramentada com certificado de assinatura digital dos antecedentes criminais?

Ficaria imensamente grato e boa sorte a todos.

• @Danimoura

Para processos que correm em Lisboa, a tradução do espanhol não é requerida. As CRCentrais são um dos locais que fazem a tradução, e portanto eles mesmos fazem, e está previsto na lei desde 2017.

aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/traducao-de-documentos/

• Muito obrigado gandalf. Irei enviar amanhã.

• Josi PereiraJosi Pereira Member
    editado March 2021

@gandalf obrigada por responder. Eu achei estranho pq enviei por EMS assim como cidadania do meu pai, a minha e as transcrições e documentos. Por DHL ia ficar mais 700,00 o envio que inclusive achei estranho esse valor na( já que muitos disseram que é um pouco a mais do EMS) mas ela disse que não é um serviço direto dos Correios por isso era um valor alto. Como anterior enviei todos por EMS e deu certo e o valor menor (dessa vez pg 210,00) chega no prazo. Acredito que por ter sido próximo ao Natal e ano novo. Poréma AR não retornou o que preocupou ainda mais pelo VP por esse motivo que vc mencionou.

Mais uma vez obrigada pela atenção

• @Josi Pereira , a DHL cotou em 700 reais?? Estranho, um envio Rio - Lisboa sai por 238 reais, com seguro de mil reais.

• editado March 2021

@Josi Pereira

aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/236432/#Comment_236432

enviei pela DHL no final de dezembro /20 aqui de São Paulo (capital) e paguei R$ 210,55. Não lembro do valor em dólar.

Vá no site e faça uma simulação. A menos que você more num lugar muito inacessível, o valor fica na faixa de €40.

Agora que perdeu a remessa, terá que pagar novamente.

• @gandalf

ja entrei com os dados que tenho na Planilha.

• @Batcha1984 ola. O meu chegou dia 22/01/21 na CRC lisboa e recebi por e-mail a senha no dia 28/01/21

• @fladoreto

Ola , sim vi na Planilha que alguns processos receberam a senha em poucos dias apos o recebimento.

• @Batcha1984 eu enviei e-mail pra registos.centrais@irn.mj.pt e rcentrais.entradas@irn.mj.pt, de informando meus dados e questionando pela senha do processo. Um dia depois, eu recebi um e-mail da rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt informando a senha. É só uns dias depois que recebi outro e-mail da CRC Lisboa. Acho válido mandar e-mail para eles. Só não entendi o porque o CNAI Porto que respondeu o e-mail, sendo que enviei para CRC Lisboa. Mas enfim, deu certo

• @fladoreto

Bom dia, acho que vou seguir o seu conselho e enviar um email solicitando a senha .

Muito Obrigado.

• Uma dúvida, a certidão do requerente é INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA com apostila de haia, certo? Obrigada!

• @Luisa Castro , a certidão do requerente é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

• Alguém sabe se é comum o processo ser encaminhado de volta para a Conservatória dos Registos Centrais?

Dei entrada no meu processo pessoalmente no fim de 2018 no CNAIM de Lisboa. Em fevereiro de 2019 foi dada entrada e numerado.

No ano seguinte, em fevereiro de 2020 teve a aprovação, pendente o registo.

Em outubro de 2020 foi encaminhado para a Conservatória de Cartaxo e não andou desde então.

Hoje fui conferir o site e consta que foi encaminhado de volta para a Conservatória Central.

Tem algum caso similar no fórum?

• @carlosr...

Eu me recordo de já ter lido depoimentos aqui informando questão idêntica...Mas teria que voltar várias páginas e procurar para localizar as postagens...

• Olá, sou nova aqui, procurei minha dúvida mas não achei, então vou perguntar aqui, agradeço se alguém souber me responder.

Fui casada com um português, já fizemos a transcrição do casamento e o processo de cidadania do nosso filho menor, agora separamos, não estamos divorciados, apenas separados.

Ainda posso pedir cidadania pra mim? Mesmo não sendo mais casados? Como mãe de português eu consigo esse direito?

Obrigada pela atenção!

• editado March 2021

@Lele001 se na sua certidão de nascimento constar essa separação , acho q vc não tem mais direito.Somente na constância do casamento.Vamos ver outras opiniões aqui.Como mãe de portugues vc ainda não tem direito.

• @Lele001 lembrei q se vc casou antes de 1981, vc pode usar a lei do casamento pela BASE X.Mesmo viuvas, separadas ou divorciadas podem pedir.

• @carlosr

Aconteceu esta semana algo parecido com o processo que estou a acompanhar; despacho Dezembro de 2019, enviado dos Registos Centrais para Mértola em Julho de 2020... onde ficou até esta semana, tendo sido enviado agora para Cantanhede.

Espero bem que não tenha ido para o fim da fila em Cantanhede, porque a julgar pelos outros processos de Mértola, se não tivesse sido recambiado estava perto de certo processado...

14 meses à espera de registo...

• Boa noite, foi informado aqui que as conservatórias iriam fechar devido ao lockdown . alguém sabe dizer se fechou ? obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.