Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1158159161163164318

Comentários

  • @Batcha1984 , sim, está recebendo processos.

  • @Leticialele vou organizar o processo e enviar o mais breve possivel.

    Muito obrigada pela informação

  • Obrigado @LucianaOCS e @felipe, demorou mas saiu. Agora é só agendar o CC. Valeu grande abraço.

  • Prezados, boa tarde! Sou cidadã portuguesa (tirei a nacionalidade com as informações daqui do Fórum - obrigada!) e casada há 5 anos com brasileiro. Já averbamos nosso casamento e temos uma filha de 1 ano que já tirou a nacionalidade portuguesa também. Residimos no BR, mas pelo que entendi, ele tem direito a tirar a cidadania por casamento, já que somos casados há + de 3 anos e tem o vínculo afetivo (filha portuguesa). Correto? Surgiram algumas dúvidas:

    • existe algum problema/impedimento para reagrupamento familiar caso a gente se mude para Portugal e o processo dele de cidadania ainda esteja em andamento?
    • quais são as condições para solicitar urgência no trâmite de cidadania por casamento?
    • existe algum tópico aqui no fórum que reúna a documentação necessária e qual o CRC mais rápido atualmente?

    Muito obrigada!

  • @Luisa Castro

    Sim, seu esposo já reune as condições para nacionalidade pelo casamento (art-3). Essa modalidade somente pode ser feita pela CRCentrais de Lisboa e demora uns 2 anos.

    Não há nenhum impedimento para que ele requeira Residência enquanto a nacionalidade tramita.

    Urgência geralmente é para estudar, trabalhar, ou saúde. Tem que comprovar a necessidade (com documentos), fazer um requerimento, mas não é automática. Tem que justificar que não pode exercer o seu direito sem ter a nacionalidade. Tendo Residência, esvazia muito a possibilidade de conseguir urgência, porque ele já tem direito a trabalhar e estudar e em quase tudo se enquadra como cidadão.

    Suas perguntas vão achar resposta,

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest

    e aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    e o pagamento faz aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

  • Consegui minha cidadania por atribuição, e estou em dúvida quanto ao meu esposo, ele tem avós portugueses, mas o pai já é falecido. É melhor fazer a cidadania por netos ou pelo casamento?Nosso casamento é de 1978, já registrado em Portugal!

  • Bom dia amigos, estou com um problema no envio de uma declaração que ficou faltando no processo de aquisição do meu marido, o processo é de ago/2019, ja estava quase finalizado, mas em alguma revisao eles viram que faltava colocar uns "x" no formulario, enfim ... enviei a declaraçao que eles pediram pelos correios no dia 19/01, saiu do Brasil no dia 21/01 e ainda nao chegou na Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa. O problema é que tem prazo pra eles receberem se nao o processo sera indeferido. O que devo fazer agora? Ja fiz uma reclamaçao nos correios, eles disseram que o documento pode estar em quarentena, e que eles estao com dificuldades de entregar alguns documentos por conta da pandemia.

  • @Sonia R G Simoes , os processos de netos e por casamento têm, praticamente, o mesmo prazo do de andamento.

    A diferença é que, como neto, seu marido será português a partir da data do nascimento; pelo casamento, a partir da data da concessão da cidadania

  • @LIDIA1973 , o prazo para cumprimento de exigências é de 20 dias úteis prorrogáveis por mais 30 dias.

  • @Leticialele - essa prorrogaçao de prazo é automática (sao mais 30 dias uteis?)

  • @Leticialele - esse prazo de 20 dias uteis teoricamente termina hoje :( O que eu faço?

  • @LIDIA1973 , mande um email explicando que está providenciando os documentos e que a carta com as exigências chegou dia tal.

  • @Leticialele, eu mandei o email ontem, mas ainda nao obtive resposta. Mandei no rcentrais.admin@irn.mj.pt e no rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

    Teria algum outro email?

  • @LIDIA1973 , não, são esses mesmo. Aguarde um pouco mais!

  • muito obrigada @gandalf . Após a leitura dos links permaneci apenas com as seguintes dúvidas:

    • o registro de nascimento do cônjuge é aquele simples da civil online, certo?
    • a certidão de registro de casamento é necessária mesmo com o nosso casamento apostilado lá em PT? aí envio novamente a certidão de casamento por cópia reprográfica e com apostila?
    • o certificado de registro criminal não exige autenticação em cartório, somente aquele que baixa do site da polícia federal com autenticação eletrônica, certo?
    • primeiro pago o valor e depois recebo o formulário para preenchimento, certo?
    • o que seria declaração de nacionalidade estrangeira do interessado? a própria certidão de nascimento brasileira não serve?

    Muito obrigada novamente!

  • @LIDIA1973 você não precisa se preocupar se pode obter o documento, apenas peça prorrogação de prazo a mesma coisa aconteceu comigo enviar-me a mesma carta em 26 de julho de 2020, quando então posso viajar para obter o documento depois de obter o documento em 12 de dezembro de 2020 Eu o envio no mesmo dia, após 3 semanas, meu processo passa da bola 4 para a bola 7 Estou agora aguardando o registo. você também pode ligar para eles no telefone.

  • Boa tarde!

    Não estou encontrando o tutorial de como preencher o Formulário Modelo 3. Será que alguém poderia me ajudar, informando onde tem essas instruções.

  • @Leticialele

    Eles responderam: " Na sequência do email infra informa-se que o processo aguardará pelos documentos o tempo que for necessário. Na eventualidade de os mesmo se extraviarem sugerimos desde já que preencha novamente a declaração, digitalize e envie em anexo, para este email. "

    Sera que se eu digitalizar e enviar por email mesmo, isso ja sera suficiente?

  • @Luisa Castro

    1. Sim. Do cônjuge português somente uma cópia simples do assento
    2. Certidão de casamento é sempre em inteiro teor, apostilada. Estando averbada nesse assento que está enviando, não precisa enviar.
    3. Sim. Faz o documento no site da PF, e no verso imprime a autenticação também direto do link de autenticação no site da PF.
    4. No caso de art-3 não existe formulário. Existe um requerimento que tem que ser preenchido. Sinceramente não sei detalhes de como funciona o pagamento nesse caso, mas terá que ter alguma forma do recibo, que deverá receber por e-mail. O requerimento não vem por e-mail, que eu saiba. Tem alguns modelos aqui no fórum. O @Nilton Hessel fez recentemente, e pode lhe dar mais detalhes.
    5. Não sei do que se trata essa declaração. Creio que deve estar embutida no texto do requerimento padrão que usamos.
  • @Leticialele será que vc saberia indicar onde consigo as instruções para preencher o formulário Modelo 3 ? Agora comecei a luta para conseguir a cidadania da minha esposa. Já foi a minha, a convolação da minha, a dos filhos e agora será a vez da esposa.

  • @leonardocmoreira , não temos post específico.

    Vou olhar o formulário para ver se tem alguma informação diferente que precise ser colocada!

  • @Luisa Castro... @gandalf...

    Fiz um pagamento ontem...Porém foi para Atribuição de Neto...1 D...

    Mas quero crer que o procedimento é o mesmo para o art. 3...

    Também acredito...A @Leticialele pode confirmar...Que todos esses formulários...Quando enviados para o email logo após o pagamento vem em um Arquivo para impressão composto por 4 páginas...2 compõe o formulário e 2 são de orientações de preenchimento...

  • @Nilton Hessel , você está correto. Todos vêm com instruções de preenchimento.

  • @Leticialele coloquei o processo do meu pai ( Claudio R) na planilha, por favor da uma olhada se fiz certinho....muito obrigado.,..e parabens pela iniciativo

  • @Samuel21 muito obrigada pelo seu retorno ! Em resposta ao e-mail que mandei, eles disseram que eu poderia mandar a declaração que estava faltando por e-mail mesmo. Foi o que eu fiz hoje, agora vamos ver se assim fica tudo certo.

  • editado February 2021

    @EderV

    A data que chegou na conservatória é essencial (col-F). É dela que se calcula todo o resto. Tudo é ordenado por essa data.

    Você tem essa data pelo rastreio (tracking) da DHL ou do correio. Pela numeração do processo deve ter sido em torno de 09/07/2018

    Quando você confirmar e corrigir a data, eu movo para o lugar certo na planilha.

    Há um outro processo +- na mesma data, que levou um ano só para concluir o registo em Vila Real de Santo Antônio. Não vejo ninguém ser mandado pra lá desde 2019. Essa data que você informou é de fato Despacho (aprovado em 12/2020), ou já recebeu o assento e aparecem todas as bolinhas verdes na consulta? Houve alguma exigência no processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.