BOA TARDE! Pretendo dar entrada pessoalmente no meu processo de cidadania por casamento na CRC de Lisboa. Peço ajuda com algumas dúvidas: 1- As atribuições de meus filhos menores estão para despacho desde julho/17 informação recebida através de email
Pessoal, Bom dia! É mesmo necessário a cópia do livro da certidão de nascimento ou a certidão de inteiro teor reprográfica serve? Vou dar entrada direto na C R C no Porto, o formulário mod 3, eu assino lá na frente do funcionário? Se puderem esclarecer agradeço.
@Rlucena, a certidão de inteiro teor reprográfica é a cópia do livro só que no Brasil fala-se reprográfica. Meu marido fez a do nosso filho de menor em Portugal, ele levou uma procuração minha e assinou na frente da funcionária, não se se valerá para o seu caso.
Pessoal, quero pedir a cidadania do meu pai e estou com uma dúvida no preenchimento do formulário. No quadro 2, item 5 o que quer dizer: "Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registos Centrais"?
Olá Rosi, muito obrigado pela resposta. Eu já peguei a certidão no cartório. A minha duvida era se tinha que ser a cópia do livro propriamente dita. Mas vi que a de inteiro teor diz tudo que lá tá escrito. Como estou indo na próxima semana estou juntando a documentação. Muito obrigado.
@Cristina Reis, @Rlucena, quis dizer que reprográfica é igual a por fotocópia do livro: " inteiro teor reprográfica é a cópia do livro". Tem a inteiro teor digitada, qdo pega as informações e digitam, essa sozinha não serve para pedidos de naturalização.
@Alyne Fajardo assinale este item, que é seu pai autorizando que a CRC e o SEF obtenham os antecedentes criminais de seu pai em Portugal (semelhante ao AC da Polícia Federal aqui no Brasil).
@rlucena a sua certidão é cópia do livro? Ou é a certidão que o cartório digita tudo - certidão de inteiro teor -? A que é pedida é a cópia do livro , em que também constam todos os dados, para evitar falsificações .
Bom dia a todos, Estou tirando a cidadania do meu esposo pelo casamento. Vou solicitar o apostilamento, fiquei com uma dúvida os antecedentes criminais tem que ser apostilado? Tem pessoas que diz que sim, outras não. Meu medo é cair em exigência. Alguém que já tenha enviado o processo me diz, como vcs fizeram? Muito obrigada
@Karina Paula Lima, se a certidão de antecedentes criminais for tirada pela internet, pelo site da Policia Federal, não precisa ser apostilada, pois a conservatória acende a este site e constata sua veracidade.
@marcia Obrigada por ter respondido, na verdade pegamos pelo site da polícia federal, imprimirmos, materializamos no cartório e autenticamos. Acho que o apostilamento não tem necessidade né? Abç
se fizeram desta maneira, sim, precisa de apostilamento. Sugiro que apenas imprima do site. É mais fácil. Lembro que esta certidão tem validade de 90 dias.
@marcia Só mais duas perguntas: É melhor então desprezar essa q naturalizamos e autenticamos no cartório, só imprimir do site normalmente e enviar sem nada né? Quanto a certidão de nascimento do meu esposo é inteiro teor e cópia repográfica, não precisa ser digitalizada não né?
Uma dúvida. Li uns dizendo que sim e outros dizendo que não. A certidão de nascimento em inteiro teor precisa ser reprográfica (Com o xerox do livro na parte de trás) ou pode ser somente digitada?
@Roberto, precisa ser reprográfica para pedidos de cidadania. Eu, inclusive, mandei as duas do meu filho e mandarei as duas minha. (achei melhor não correr risco)
isso mesmo. Despreza essa, imprime outra do site da PF, e a envia desse jeito. A certidão de nascimento do seu marido não precisa ser digitada, se a reprográfica estiver legível. Se não estiver legível, convém mandar junto a digitada de inteiro teor.
para este novo tipo de nacionalidade, a Conservatória de Registos Centrais Lisboa pede que a certidão de nascimento do cônjuge seja reprográfica, apostilada. Pode enviar a digitada junto se preferir. Se a reprográfica estiver ilegível, tem que mandar a digitada também (até para prevenir possíveis erros).
Para quem deu entrada pelo CNAIM do Porto, o antescedentes criminais, precisa ser reconhecido no consulado brasileiro ou pode ser o impresso do site da PF?
Olá pessoal, eu mandei email, com o nome completo do meu marido, data de nascimento e informando a data de chegada dos documentos lá. Recebi a resposta por email que o processo foi numerado, chegou em 14/09 e foi numerado em 06/11. O processo de nacionalidade do meu marido é pelo casamento, temos 9 anos de casados e nosso casamento já tinha sido averbado há 4 anos atrás, temos um filho que também tem a cidadania. Fiz o pagamento pelo cartão de crédito no site do irmj.pt e enviei todos os documentos para CRC Lisboa.
Bom dia @beatriz, Você poderia informar para qual email vc solicitou as informações do processo. A documentação da minha esposa chegou na CRC no dia 01/09/17. Obrigado
Oi pessoal, sobre esse requerimento MOD. 3, pode fazer o reconhecimento presencial de assinatura no consulado ao invés de fazer a assinatura por autenticidade no cartório?
Pessoal, boa tarde! Vou escrever meu relato de caso: Hoje dei entrada na minha nacionalidade pelo casamento no CNAIM do Porto. Foi muito tranquilo, já tenho 9 anos de casado. O que me foi exigido foi a cópia simples do passaporte, ceridão de nascimento da minha esposa portuguesa, averbamento do casamento em Portugal, rg apostilaldo, minha certidão de inteiro teor reprográfica apostilada (não precisou da que tem a cópia do livro), apesar de ter as duas o funcionário me disse que somente a digitada era o suficiente e me devolveu a outra, além do mod 3 assinado na frente dele. Já saí com o processo numerado.
Comentários
Pretendo dar entrada pessoalmente no meu processo de cidadania por casamento na CRC de Lisboa. Peço ajuda com algumas dúvidas:
1- As atribuições de meus filhos menores estão para despacho desde julho/17 informação recebida através de email
Bom dia!
É mesmo necessário a cópia do livro da certidão de nascimento ou a certidão de inteiro teor reprográfica serve?
Vou dar entrada direto na C R C no Porto, o formulário mod 3, eu assino lá na frente do funcionário?
Se puderem esclarecer agradeço.
Meu marido fez a do nosso filho de menor em Portugal, ele levou uma procuração minha e assinou na frente da funcionária, não se se valerá para o seu caso.
Estou tirando a cidadania do meu esposo pelo casamento.
Vou solicitar o apostilamento, fiquei com uma dúvida os antecedentes criminais tem que ser apostilado?
Tem pessoas que diz que sim, outras não. Meu medo é cair em exigência.
Alguém que já tenha enviado o processo me diz, como vcs fizeram?
Muito obrigada
respondi ao seu inbox.
@Karina Paula Lima,
se a certidão de antecedentes criminais for tirada pela internet, pelo site da Policia Federal, não precisa ser apostilada, pois a conservatória acende a este site e constata sua veracidade.
Obrigada por ter respondido, na verdade pegamos pelo site da polícia federal, imprimirmos, materializamos no cartório e autenticamos.
Acho que o apostilamento não tem necessidade né?
Abç
se fizeram desta maneira, sim, precisa de apostilamento.
Sugiro que apenas imprima do site. É mais fácil.
Lembro que esta certidão tem validade de 90 dias.
Muito obrigada mais uma vez ❤️
Só mais duas perguntas:
É melhor então desprezar essa q naturalizamos e autenticamos no cartório, só imprimir do site normalmente e enviar sem nada né?
Quanto a certidão de nascimento do meu esposo é inteiro teor e cópia repográfica, não precisa ser digitalizada não né?
isso mesmo. Despreza essa, imprime outra do site da PF, e a envia desse jeito.
A certidão de nascimento do seu marido não precisa ser digitada, se a reprográfica estiver legível. Se não estiver legível, convém mandar junto a digitada de inteiro teor.
para este novo tipo de nacionalidade, a Conservatória de Registos Centrais Lisboa pede que a certidão de nascimento do cônjuge seja reprográfica, apostilada. Pode enviar a digitada junto se preferir. Se a reprográfica estiver ilegível, tem que mandar a digitada também (até para prevenir possíveis erros).
Podia dizer os doc que você mandou junto com o Mod. 3?
Você poderia informar para qual email vc solicitou as informações do processo.
A documentação da minha esposa chegou na CRC no dia 01/09/17.
Obrigado
sobre esse requerimento MOD. 3, pode fazer o reconhecimento presencial de assinatura no consulado ao invés de fazer a assinatura por autenticidade no cartório?
Vou escrever meu relato de caso:
Hoje dei entrada na minha nacionalidade pelo casamento no CNAIM do Porto. Foi muito tranquilo, já tenho 9 anos de casado. O que me foi exigido foi a cópia simples do passaporte, ceridão de nascimento da minha esposa portuguesa, averbamento do casamento em Portugal, rg apostilaldo, minha certidão de inteiro teor reprográfica apostilada (não precisou da que tem a cópia do livro), apesar de ter as duas o funcionário me disse que somente a digitada era o suficiente e me devolveu a outra, além do mod 3 assinado na frente dele. Já saí com o processo numerado.