Nacionalidade portuguesa pelo casamento

11112141617355

Comentários

• Que boa notícia @Alexandre_Castro ! Você enviou no meio de julho 2017 né?
  • @Alexandre_Castro enviou para qual e-mail ? até hoje não recebi o numero do meu processo .
  • Boa noite,

Acabei de tirar a minha cidadania e estou agora tirando a do meu filho de 17 anos.

Quero tirar a cidadania da minha mulher que não somos casados, apenas moramos juntos a 20 anos e temos vários documentos para provar, como a própria certidão de nascimento do meu filho e escritura de compra do nosso apartamento e eu estou como dependente do plano de saúde da minha mulher.
    Procurei um advogado e ele falou que não é complicado e que eu preciso enviar a certidão de nascimento dela e alguns documentos para provar a nossa ligação (mas não disse quais são) o problema é que me cobrou muito caro.

Alguém aqui no fórum já fez um processo parecido e pode me ajudar com alguma orientação?
  • @Adriano vc tem quer pelo menos a União Estável em cartório e esperar pelo menos 3 anos .
  • editado January 2018
    @Adriano essa União Estável tem q ser homologada em Portugal antes de entrar com o processo. Se tiver como provar q vive junto ha mto tempo , talvez não precise esperar 3 anos.Essa homologação tem ser feita através de advogado em Portugal.
  • @Adriano71 e @Alexandre_Castro
    Essa jogada da união estável com data lá pra trás não funciona mais em Portugal: vão considerar a data inicial da união como a do registro da união estável. Chato, mas mudou mesmo. Vejam:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/124524/#Comment_124524
  • Bom dia pessoal! Ontem estava preenchendo o formulário número 3 para aquisição de minha esposa (somos casados há mais de três anos e possuimos filhos portugueses originários), e fiquei com uma dúvida: o modelo pede, no quadro 1, documento de identificação emitido por país da União Europeia (ela é brasileira). O que preencher? Dados do RG ou deixa sem nada?
    No quadro 4 também pede documento que comprove a nacionalidade originária. Pode ser o RG nesse caso também? Tem que apostilar ou basta somente cópia simples?
    Desde já agradeço!
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado February 2018
    @marcio, isso mesmo Rg Brasileiro. O quadro 4 é o que se refere ao conjuge portugues, nao é isso? se for seria o Cartao cidadao do Portugues. a copia do cartao cidadao não precisa apostilar. se for RG Brasileiro sim.
  • editado February 2018
    @Cristina , pelo q entendi a esposa dele não tem a nacionalidade portuguesa ainda.
    @marcio vc tem certeza q esta preenchendo o formulario correto? É o verde?
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado February 2018
    @vlad, corrigi a a minha pergunta/resposta...
    li correndo e entendi errado.....rsrsr
  • @Alexandre_Castro,
    o que não é válido mais, como o @MAUROMB mencionou é o casamento retroativo, quando se casada com data retroativa à data da união estável (seja no papel ou de corpos). Eles não mais aceitam. A transcrição de casamento vem com uma observação da data retroativa, mas para efeito de contagem, vale a data da assinatura da certidão (data em que foi feita esta conversão).

No seu caso, @Alexandre_Castro, ão há nada de errado. Isso é válido, sim. Tem que fazer a comprovação judicial brasileira, para depois fazer a homologação portuguesa.
  • Eh necessario enviar o passaporte ou a identidade do portugues???
  • @Helika, não precisa cópia do PEP e do CC. Precisa de cópia simples da certidão do registo de nascimento do cônjuge português.
  • 1. Separação consensual, ocorrida no ano de 2001 (antes da alteração do código civil brasileiro - naquela época tinha que cumprir um prazo para requerer o divórcio), não convertida em divórcio;
    2. Li no site do IRN que, em caso de separação consensual, as pessoas conservam o estado civil de casadas (http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/divorcio-e-separacao-de/);

Pergunto:

Ainda são considerados casados pra fins de aquisição de nacionalidade portuguesa "base X"?

Obrigado.
  • Pessoal sou casado há 9 anos no Brasil e tenho um filho de 3 anos. Dei entrada na minha nacionalidade(sou filho de português) em Tondela e estou aguardando. Depois pretendo tirar o meu cartão cidadão e passaporte português, a nacionalidade do meu filho e da minha esposa. O que vou precisar de documentação para tirar a nacionalidade da minha esposa ? Atribuição por casamento no CRC de Lisboa - 250 euros ? Eu tiro primeiro a do meu filho e depois a dela ?
  • editado February 2018
    @Renato, faça primeiro a do filho em Tondela q é rapido e depois peça a da esposa na CRC de Lisboa( só é feito la).A relaçao de documentos vc encontra nesse tópico.
  • Antes vou ter que transcrever o meu casamento para ficar meu estado civil ok em Portugal, porque preciso tirar meu cartão cidadão e passaporte europeu.
  • Vou transcrever em Ponta Delgada igual eu fiz com o casamento de meus pais.
  • mso2000mso2000 Member
    editado February 2018
    Boa noite pessoal, já possuo nacionalidade portuguesa por atribuição e estou aguardando a conclusão dos processos de atribuição dos meus filhos e transcrição do meu casamento. Quando todos esses processos terminarem, existe a possibilidade de solicitar a aquisição para a minha esposa (somos casados há 11 anos)? Como anda a questão das provas de ligação com a comunidade portuguesa? O fato de eu e nossos filhos sermos cidadãos portugueses já seria suficiente?

Em caso positivo, qual conservatória vocês indicam para dar entrada no pedido? Existe algum tópico aqui que informe a documentação necessária?

Muito obrigado.
  • editado February 2018
    @mso2000 Somente a CRC de Lisboa faz Aquisição de nacionalidade pelo casamento. No seu caso , não precisa comprovar laços de efetiva ligação estando os filhos atribuidos portugueses e tendo mais de 5 anos de casado.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8094/solicitacao-de-cidadania-pelo-casamento/p1

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge#latest
  • @VladPen, muito obrigado. Você sabe dizer se a documentação necessária é a mesma que consta na página do Consulado?
  • @mso2000 se não me engano nesses dois tópicos acima deve ter a relaçao de documentos ,mas basicamente é a mesma coisa
  • @mso2000 nesse link q o Sidnei postou tb tem o modelo de requerimento.
  • Muito obrigado pessoal!! Vocês são 10!!
  • @VladPen e @sidneioliveira fiquei com uma última dúvida. Vi na documentação que é necessário a certidão de inteiro teor do cônjuge e a certidão de inteiro teor do casamento, mas esses 2 documentos já estarei enviando na transcrição do meu casamento. Será necessário enviá-los novamente? Ou uma cópia simples do registro de casamento português (quando eu conseguir) poderia servir?
  • @mso2000 , também vi isso no formulário. No meu entender, certidão do registo de casamento não precisa enviar, já que o casamento está transcrito em Portugal. Vamos ver a opinião de outras pessoas também.

Eu enviarei no quadro 4 do formulário, os números 1, 2 e 6:
    1# Certidão do registo de nascimento do interessado
    1. ( certidão do cônjuge brasileiro por cópia reprográfica e apostilada )

2# Certidão do registo de nascimento do cônjuge/membro da união de facto de nacionalidade portuguesa.
    2. ( cópia simples do assento de nascimento do português(a) com o casamento averbado )

6# Certificado(s) do registo criminal estrangeiro, emitido(s) no(s) seguinte(s) país(es)
    3. (antecedentes criminais pego e certificado no site da polícia federal do Brasil )

Enviarei também
    4. cópia simples do assento de nascimento da filha portuguesa
    5. cópia de passaporte autenticada e apostilada do cônjuge brasileiro
    6. este Formulário-Artigo-3-Cheque com assinatura por autenticidade presencial no cartório
    7. e o vale postal internacional de 250 Euros.

Com a ajuda aqui do fórum, a atribuição da minha esposa já foi concluída, e agora estou aguardando a transcrição do nosso casamento e a atribuição da minha filha concluírem.
  • @mso2000, eu farei como o @sidneioliveira descreveu, com duas pequenas diferenças:
    1- Mandarei cópia simples da certidão do registo de casamento português, não custa nada.
    2- Pagarei os €250 pelo site com cartão de crédito, pra fugir das odiosas agências dos Correios.
  • Fiquei meio confuso com as informações, podem pf me tirar algumas dúvidas?
    - É possível requerer nacionalidade portuguesa para o cônjuge do português apenas pelo fato de estar 5 anos (ou mais) casado? (sem morar em Portugal, sem filhos, sem outra ligação efetiva)
    - Me parece que esse processo é novo, por estar relacionado a nova lei, certo? Temos noticia de alguém que conseguiu a nacionalidade estando nessa situação?
    Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.