@MAUROMB , eu não sabia que tem uma certidão de casamento português após a transcrição. Pensei que havia apenas a averbação na certidão de nascimento. Então enviarei uma cópia simples dessa certidão, também.
@felipe, o cônjuge de português originário pode adquirir a nacionalidade (derivada) se: - casado há pelo menos 5 anos; - casado há pelo menos 3 anos, se tiver filho português originário. A ligação efetiva é presumida. Até o momento, não tenho conhecimento de processo concluído.
pessoal estou preenchendo aqui o formulário para requer a do meu esposo e fiquei com duas duvidas...1ª no quadro 2, tópico 3, devo ticar em sim, quando perguntado se ele tem ligação efetiva com Portugal?. a outra é que ainda não tirei meu passaporte e cartão cidadão, teria que tirar antes de enviar os documentos para poder ter a copia deles aqui nesse processo? obs: somos casados a mais de 5 anos, esta tudo certinho em Portugal e temos um filho já atribuído também.
@Alinebmaresch , o quadro 2, item 3, também fiquei em dúvida, mas eu penso que se não marcar como SIM, talvez o pedido possa não ser deferido, pois acho que todo pedido de aquisição tem que ter ligação efetiva, que no nosso caso, as provas são o casamento com mais de 5 anos transcrito e o filho português. O passaporte português e o cartão cidadão não são necessários para o pedido de aquisição de nacionalidade para o cônjuge.
também fiquei com essa dúvida quando li o formulário, a ligação efetiva é presumida - conforme indicou nosso amigo, mas como devemos preencher esse quadro 2 item 3? imagino que esse formulário ainda não esteja preparado para a nacionalidade pelo casamento conforme os novos termos... provavelmente será criada uma nova versão no futuro...
Boa tarde. Sou brasileiro e minha esposa adquiriu a cidadania portuguesa. Eu gostaria de adquirir a cidadania junto com meus dois filhos. Qual o procedimento?
@JOSELSJ100 , se tua esposa adquiriu a nacionalidade como neta de português, primeiro ela precisará transformar a nacionalidade em originária, caso ainda não seja. Se tua esposa adquiriu a nacionalidade como filha de português, a primeira coisa que precisam fazer é a transcrição do casamento em Portugal.
Nesta página informa que pode pedir aquisição de nacionalidade quem tem mais de 3 anos casado ou em união de facto, e declara que quer ser português na constância do casamento. Entre os documentos que precisa apresentar está aqueles que comprovem ligação efetiva à comunidade portuguesa. E na página que você sugeriu mostra presunçõs para ligação efetiva, entre eles ter filho(a) português(a) deste casamento ou estar casado com nacional português(a) há pelo menos 5 anos.
É que esta presunção de 5 anos é mais recente e aí fica entranho com a condição de 3 anos antiga. Se você tem 5 anos de presunção, então você tem 3 anos da condição. Ou seja, 3 anos é condição e filho português e 5 anos é presunção.
Dei entrada na minha nacionalidade por casamento em 25 de julho ali no cnai na Av de França no Porto. Já vai fazer 8 meses, vcs tem uma média do tempo que está demorando?
Pessoal, li todos os tópicos sobre a nacionalidade por casamento e estou com todos os documentos para enviar para Lisboa referente à nacionalidade do meu marido (sou portuguesa atribuída pelo meu pai, casada há 5 anos - com casamento já transcrito- e temos um filho de 1 ano que já tem nacionalidade). Entretanto, estou com uma dúvida porque vi dois comentários conflitantes. No quadro 2 item 5 "Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registos Centrais", visto que meu marido nunca residiu em Portugal e só deve-se apenas juntar certificados de registo criminal do país de naturalidade e nacionalidade, bem como países onde tenha tido residência após 16 anos, devo então deixar esse quadro em branco? Ou vocês sugerem que marquemos o quadrinho?
Pessoal, Saiu a Nacionalidade de minha esposa em 14/02/18 pela ACP. Mandei ontem 08/03/18 via DHL a Transcrição do nosso casamento e nacionalidade no nosso filho menor para Tondela. Já estou de olho aqui, pois a minha nacionalidade será o próximo passo. Vamos criar uma planilha?
@jhmelman , você teria conhecimento e disponibilidade para fazer esta planilha ? Os moderadores poderiam solicitar a alguém ? Planilha de aquisição de nacionalidade pelo casamento.
Não entendi de onde saiu a sugestão, mas ok! Poxa, não tô realmente com tempo, mas é bem simples pegar uma de algum tópico que tenha planilha de acompanhamento, duplicar para o seu google drive e fazer as adaptações necessárias... Usa a do post do ACP ou da 3aCRC do Porto, por exemplo, baixa/cria uma cópia e muda o que precisar (na verdade só os dados, porque as fórmulas se mantêm... Depois é só compartilhar ou manter fechada e só algumas pessoas atualizam e as outras só vêem, como entender ser melhor...
@Jefferson Oliveira Primeiramente parabens pela conquista!! Só pra ter noção do prazo quanto tempo levou para ser concluido o processo de sua esposa desde a data de chegada em Porto?!
foi apenas uma singela homenagem a ambas... Mas ok, refiz a tabela substituindo seus nomes por gigantes da cultura portuguesa. Espero que eles não venham me puxar o pé de madrugada por isso.
Reforço: alguém poderia melhorar essa tabela de modo que qualquer um que inserisse seus dados não precisasse se preocupar com cronologia nem em inserir fórmulas?
Comentários
- casado há pelo menos 5 anos;
- casado há pelo menos 3 anos, se tiver filho português originário.
A ligação efetiva é presumida.
Até o momento, não tenho conhecimento de processo concluído.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge#latest
a outra é que ainda não tirei meu passaporte e cartão cidadão, teria que tirar antes de enviar os documentos para poder ter a copia deles aqui nesse processo?
obs: somos casados a mais de 5 anos, esta tudo certinho em Portugal e temos um filho já atribuído também.
O passaporte português e o cartão cidadão não são necessários para o pedido de aquisição de nacionalidade para o cônjuge.
Se tua esposa adquiriu a nacionalidade como filha de português, a primeira coisa que precisam fazer é a transcrição do casamento em Portugal.
Também já tive esta duvida, mas os colaboradores deste fórum me esclareceram.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Nesta página informa que pode pedir aquisição de nacionalidade quem tem mais de 3 anos casado ou em união de facto, e declara que quer ser português na constância do casamento.
Entre os documentos que precisa apresentar está aqueles que comprovem ligação efetiva à comunidade portuguesa.
E na página que você sugeriu mostra presunçõs para ligação efetiva, entre eles
ter filho(a) português(a) deste casamento
ou
estar casado com nacional português(a) há pelo menos 5 anos.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/fundamentos-de-oposicao/
É que esta presunção de 5 anos é mais recente e aí fica entranho com a condição de 3 anos antiga. Se você tem 5 anos de presunção, então você tem 3 anos da condição.
Ou seja, 3 anos é condição
e filho português e 5 anos é presunção.
Entretanto, estou com uma dúvida porque vi dois comentários conflitantes. No quadro 2 item 5 "Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registos Centrais", visto que meu marido nunca residiu em Portugal e só deve-se apenas juntar certificados de registo criminal do país de naturalidade e nacionalidade, bem como países onde tenha tido residência após 16 anos, devo então deixar esse quadro em branco? Ou vocês sugerem que marquemos o quadrinho?
Saiu a Nacionalidade de minha esposa em 14/02/18 pela ACP.
Mandei ontem 08/03/18 via DHL a Transcrição do nosso casamento e nacionalidade no nosso filho menor para Tondela.
Já estou de olho aqui, pois a minha nacionalidade será o próximo passo.
Vamos criar uma planilha?
Os moderadores poderiam solicitar a alguém ?
Planilha de aquisição de nacionalidade pelo casamento.
Poxa, não tô realmente com tempo, mas é bem simples pegar uma de algum tópico que tenha planilha de acompanhamento, duplicar para o seu google drive e fazer as adaptações necessárias... Usa a do post do ACP ou da 3aCRC do Porto, por exemplo, baixa/cria uma cópia e muda o que precisar (na verdade só os dados, porque as fórmulas se mantêm... Depois é só compartilhar ou manter fechada e só algumas pessoas atualizam e as outras só vêem, como entender ser melhor...
[APAGADO]
peço que não cite em seus exemplos, funcionários do IRN, motivo pelo qual, edito agora sua mensagem.
Obrigada.
foi apenas uma singela homenagem a ambas... Mas ok, refiz a tabela substituindo seus nomes por gigantes da cultura portuguesa. Espero que eles não venham me puxar o pé de madrugada por isso.
Reforço: alguém poderia melhorar essa tabela de modo que qualquer um que inserisse seus dados não precisasse se preocupar com cronologia nem em inserir fórmulas?
https://docs.google.com/file/d/18z9IyT5H0vEO-kgbtP6fbPvMrhkhng20/edit?usp=docslist_api&filetype=msexcel