Nacionalidade portuguesa pelo casamento

19798100102103318

Comentários

  • @Danssa se vc mora ha mais de 3 anos em Portugal já é uma comprovação de laços efetivos.
  • @Vlad Pen meu cartão foi emitido a apenas 2 anos... Mas tenho tudo aquilo que escrevi, residência, estatuto de igualdade, cartão cidadão, niss, carta de condução, NIF, utente e dois IRS em conjunto... Saberia me ajudar neste caso sobre as chances de serem aceitas estas provas? E esta questão dos 3 anos não é tão simples. A lei diz que teria q estar estudando e ter 3 anos. Veja:

    Presume-se que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando no momento do pedido preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:

    Resida legalmente no território português nos três anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde, e comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino no território nacional ou demonstre conhecimento da língua portuguesa;
  • Parabéns @LeonardoMelo. E obrigado por compartilhar suas datas. Sucesso!
  • @danssa, tem que aguardar os 3 anos residindo para comprovar os laços, dar entrada no processo antes disso é perda de tempo pois será indeferido por não cumprir os requisitos legais.
    "A lei diz que teria q estar estudando e ter 3 anos.", não diz isso não. A lei, como você mesmo postou, diz " comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino no território nacional ou demonstre conhecimento da língua portuguesa" "OU" é diferente de "E", apenas um dos dois é requisito obrigatório.
    Segundo a lei atual, se você é natural de país em que a língua portuguesa é língua oficial há mais de 10 anos, se não me falha a memória, fica dispensada da comprovação comprovação do conhecimento.
  • Por favor, faz alguns dias que não consigo verificar o andamento do processo da minha esposa e a informação que aparece é de que não há processo correspondente para aquela senha. Vi comentários de que outras pessoas estão com o mesmo problema e a explicação foi de que isso ocorre as vezes e que é um problema momentâneo . Como no meu caso já faz alguns dias, pergunto ao pessoal que teve o mesmo problema recentemente se já foi resolvido?
    Muito Obrigado
  • @ANTONIO VALCIR, os relatos de problemas no acesso ao site continuam se multiplicando pelo fórum. Só resta ter paciência e aguardar a normalização ou tentar saber do processo pela LR.
  • danssadanssa Member
    editado December 2019
    @Daniel Henriques. É VERDADE. Eu tinha entendido errado. O texto diz "É" e não "OU". Ou seja, Estudando "OU" ser de país de língua oficial Portuguesa.

    Mas você disse que antes dos 3 anos de residência os processos são indeferidos. Desculpa a pergunta é espero que vc entenda, mas como vc conseguiu essa informação? Sou novo no grupo e não tenho esse feeling sobre o sucesso ou insucesso dos outros membros. A atendente do IRN me falou que geralmente os itens que eu irei apresentar costumam ser suficientes (residência, estatuto de igualdade, cartão cidadão, niss, carta de condução, NIF, utente e dois IRS em conjunto). Como só terei 2 anos de residência na altura do pedido, fica a critério da conservatória. Se eu já tivesse 3 anos de residência, os laços efetivos seriam, portanto, presumidos. Esse entendimento está correto?

    Estou em busca de um feeling com base na experiência dos membros sobre a viabilidade de se pedir a aquisição antes dos 3 anos. Do jeito que você disse, senti uma total descrença no sucesso do pedido, como se todos os pedidos que não cumprissem os requisitos de presunção de laços efetivos fossem automaticamente indeferidos. Na prática, é isso que acontece? E os outros membros, tem algo a dizer? Não é feita uma análise individual dos processos ou na prática, estatisticamente, isso não existe e eles simplesmente indefere todos os casos que não possuam presunção de laços efetivos?

    Cumprimentos

    Danilo
  • @danssa, pode ser até que tenham alguns casos de sucesso antes dos 3 anos de residência mas, os laços com a comunidade não são algo que "facilite" o deferimento do processo mas sim um requisito legal. Eu aconselho renovar sua residência e aguardar o prazo para daí dar entrada no processo. Os processos não são baratos então é melhor fazer de maneira que a probabilidade de sucesso seja maior.
    Não entenda minha postagem como algo para desmotivar e sim como uma recomendação para ter sucesso na obtenção da nacionalidade.
    Para presunção de laços o prazo são de 5 anos de casamento ou 3 anos de casamento residindo em Portugal ou tendo filhos em comum e estes tendo nacionalidade atribuída.
  • editado December 2019
    @danssa o 3 anos exigidos consta na lei de nacionalidade para casamento ( Artigo 3°) .Se quiser arriscar antes de 3 anos é por sua conta e risco. Eu aconselho esperar os 3 anos de casado morando em Portugal.

    https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • Obrigado @Daniel e @Vlad. Pelos exemplos que vcs acompanharam aqui do fórum, podemos dizer que os membros do fórum , em geral, também costumam esperar a presunção dos laços efetivos?

    Obrigado
  • @Vlad, eu terei 3 anos de casado, mas somente 2 morando em Lisboa. Tive a impressão de que vc achou que eu faria o pedido antes dos 3 anos de casado...
  • @danssa, se você tiver filho (s) atribuído(s) E 3 anos de casada, pode pedir a nacionalidade pelo casamento, mesmo sem residir em Portugal.
  • @Liane, obrigado. Não temos filhos, mas a presunção de laços com 3 anos de residência parece razoável.
  • Bom dia pessoal, mandei um email pois o processo de meu esposo não atualiza no site, e acabei de receber essa resposta:

    Bom Dia!

    Em resposta ao seu email, sou a informar de que o processo em epígrafe foi objeto de decisão favorável pela Sra. Conservadora, aguarda somente a feitura do registo, contudo, devido ao grande volume de processos para registo ainda vai demorar algum tempo, pelo que pedimos as mais sinceras desculpas.



    Na eventualidade do seu constituinte ter urgência na conclusão, deverá remeter-nos o pedido de urgência, devidamente fundamentado e comprovado documentalmente, para análise superior.

    ** só que estranho pois processos com decisões favoráveis próximo ao meu, e até depois estão já com registro e o nosso não.
  • @Alinebmaresch creio que seu processo tenha apenas saído de ordem da fila. Lembra que aconteceu algo semelhante com outro amigo forista? Gustavo, se não me engano. O processo dele demorou mais a ser finalizado que outros de mesma data que o dele.
    Tenha fé que logo o seu sai! _/\_
  • Prezados, só para informação:

    Meu processo foi numerado em Março de 2019, na data de hoje 18/12/19 entrou na bola 2.

    Se alguém tiver o link da planilha, e puder enviar.

  • O link da planilha foi postado na pag anterior a esta
  • O meu está desde 18/04/2019 aprovado e já passaram 8 meses e nada de fazerem o assento . ☹️
  • O site de consulta de processos é maluco .... Meu processo estava no 4 agora foi para o 3 !!!! ?????
  • @Carlos_Bicudo

    Está tão lento que andou para trás, não há nada que não possa piorar, oremos!
  • kkkk, é verdade oremos!!!!
  • @Vlad Pen, por favor arrume a planilha que alguém mexeu e misturou tudo, desde já agradeço!!
  • @Samuca..eu não cuido das planilhas.
  • Dei entrada em Agosto de 2018, morava em Portugal há menos de 1 ano.

    Dia 14/10/19 liguei para saber do meu processo e pegar a senha, já estava com o despacho favorável.

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • editado December 2019
    Acho que o atraso dos pedidos de cidadania portuguesa deve estar ligado diretamente a uma verificação mais minuciosa dos processos, haja vista a reportagem do link que encaminho para vocês .

    https://drive.google.com/file/d/13ueOmkOBjBV4WLgMY9RpHdeXNBlz1fNS/view?usp=drivesdk
  • Pessoal boa tarde!
    Alguém sabe informar onde esta sendo mais rápido o processo de cidadania para cônjuge?
    Já consegui fazer a transcrição do meu casamento e agora quero iniciar a essa etapa para minha esposa.
  • @Rodolfo Sá cônjuge somente em Lisboa.
  • acho mto difícil um processo que comece hoje terminar em menos de 2 anos... mas como sempre gostamos de lembrar, não é necessário o cônjuge conseguir a nacionalidade para o casal poder mudar para Portugal (ou Europa).
  • então só em Lisboa ? 18 meses ou dois anos é muito tempo, mas fazer o quê.
    No consulado do rio de janeiro não é mais rápido, se conseguir agendar ou não faz esse processo?
  • @Rodolfo, o Consulado vai mandar para Lisboa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.