Nacionalidade portuguesa pelo casamento

194959799100363

Comentários

  • @felipe, agora é só aguardar com ansiedade o término do processo, ou seja, uma eternidade, mas no final vale a pena a espera.
  • Pessoal, a minha esposa enviou o processo dela em outubro de 2018 e parou na fase 3 já um bom tempo. Alguém sabe informa um email que eles estejam respondendo para verificar se realmente o processo continua nessa fase?
  • @felipe, sem querer deixar você desmotivado...estou a seis meses aguardando desde o despacho (maio/19) .
  • Olá pessoal!
    Moro em Londres e dei entrada no meu processo em Out/2018. No dia 29/10/19 recebi uma carta da conservatória dizendo que o antecedente criminal que enviei aqui do Reino Unido não era o correto, especifiando que queriam o Subject Access Request do Police National Computer que poderia ser pedido em um delegacia daqui. Fui até uma delegacia e o serviço agora é só online. Porém aqui tem vários tipos de antecedentes e esse especificado na carta não é o geralmente utilizado para fins de cidadania, mas é o Subject Access Request do Police National Computer.
    Alguém aqui tem/teve experiência com isso?
    Super obrigada!
  • @SAMUCA e @Leonardo Melo

    Obrigado! Tranquilo, imagino que vá levar agora uns bons 3-9 meses para sair esse registro... como minha esposa tá grávida não tenho plano para precisar da nacionalidade dela agora. Nós vamos provavelmente nos mudar para Europa só depois que ela completar 1 aninho, até lá tem chão! :)
  • @felipe, confesso que estou aguardando por 564 dias, e dá um desanimo.....Mas vamos a luta. Só na fé mesmo.
  • Pessoal, é angustiante, mas acredito que não é um processo de suma importância. Já estou em Portugal desde abril (quando recebi a informação do despacho favorável para minha esposa) e até hoje ela nunca precisou da nacionalidade pra nada, inclusive já tem o NIF e conta bancária. Tanto o IRN quanto o SEF me dizem para continuar aguardando e que ela pode ir levando a vida normalmente até sair o registro. A única ressalva seria para evitar viagens internacionais no momento.
  • Outra coisa que não recomendo é que tirem o cartão de cidadão no Brasil, especialmente se já estiverem vindo prá cá. Eu fiz isso e foi perda de tempo e dinheiro, pois chegando aqui tive que tirar outro porque o emitido no Brasil não sai com NIF (que é o número mais importante pra se começar a vida aqui). Além disso é perfeitamente possível entrar no país como europeu apenas com o assento (meu pai e minha prima fizeram isso, fora outros conhecidos). O cartão de cidadão dos meus filhos saiu muito rápido aqui e já com todos os números e morada corretos.
  • @mso2000
    muito interessante essa informação....
    obrigado
  • @mso2000 , meu processo teve despacho favorável em Maio. Nós chegamos aqui em Fevereiro, e após 3 meses como turista, eu agendei no SEF para Cartão de Residência por eu ser casado com Cidadã Européia. Eu penso que não dá pra levar a vida 100% normal, se você não tiver documentos portugueses. Entre os que eu consigo lembrar agora, é obter o número de Utente, entendo que você não consegue obtê-lo sem ter residência em Portugal, apesar de conseguir até se inscrever e ser atendido no sistema de Saúde com o PB4, mas sem o número de Utente você não tem descontos em remédios, por exemplo, e em alguns remédios caros o desconto pode ser enorme. Outra coisa, você não pode trocar a carta de condução pela portuguesa, apesar que realmente algumas pessoas podem ficar sem dirigir, pois não terão necessidade disso. O pior que eu imagino é que você até pode viajar para o Brasil, mas não sei como fica pra você retornar à seguir para cá, pois antes você ficou em Portugal por um tempo, talvez, muito maior do que o permitido como turista. Outros podem confirmar essas dúvidas.
    Infelizmente essas considerações e dúvidas só acontecem porque o registo está demorando muito mais, do que quando planejamos vir pra Portugal, pois até imaginei que já teria o registo em mãos, antes de terminar meu tempo de turista.
  • @sidneioliveira concordo, enquanto não sai a nacionalidade é importantíssimo ter o cartão de residência, meu marido ja precisou viajar pra França e Holanda a trabalho e inclusive fomos de férias ao Brasil, tudo muito tranquilo porque tinha o cartão de residencia, inclusive passou na fila de cidadãos europeus
  • Boa noite a todos

    Gostaria apenas de algumas informações à respeito do processo de nacionalidade, as quais gostaria de colocar. Em breve completarei os 3 anos de casado com cidadã portuguesa.

    1 - Tenho residência ha 2 anos em portugal. Não vi nada na lei que exija um mínimo de anos a morar em portugal para que seja usado como prova de ligação efetiva. Existe alguma previsão neste sentido?

    2 - Algum dos documentos solicitados para o processo de nacionalidade precisa ter no máximo 6 meses de emitida, ou algo similar? Caso afirmativo, quais? E quais tem que ter apostilha de Haia no Brasil?

    3 - Qual a lista atualizada de documentos para dar entrada no processo de nacionalidade pelo casamento?

    Abraços!

    Danilo
  • Boa noite.


    Ouvi duas pessoas a dizer que nacionalidade por casamento com 3 anos de casado só é possível se houver filhos.

    Essa informação procede?

    Muito obrigado

    Danilo
  • Pessoal, acabei de acessar o site e o processo do meu marido foi concluído! Obrigada a todos!!
  • Parabens @G Faria! Parece que o seu registro levou 8 meses após ter sido aprovado certo? Quase uma gestação haha!
  • editado November 2019
    @danssa nacionalidade pelo casamento é possivel após 3 anos de casado com filhos em comum atribuídos portugueses. Sobre a documentação ,vc pode ler as páginas anteriores desse tópico.
  • @G Faria, que notícia boa!!! parabéns e sucesso na nova nacionalidade.
  • Parabéns @GFaria!!! Ótima notícia!!! Torcendo aqui para o que o da @Alinebmarresch também saia logo! Venho acompanhando o de vcs desde que dei entrada no meu... Em breve muitos registos serão feitos!!!! :)
  • @GFaria Parabéns, ainda bem que deu tudo certo !!!
    Agora fui olhar o do meu esposo. Pq sei que nossos processos estão bem próximos, mas nada...meu está na bolinha 6, nem consta como despacho favorável, fico um pouco assustada com isso. Mas já entrei em contato com o IRN por email um tempo atrás e por 2 vezes me confirmaram que só espera registro. Acredito que final da semana que vem saia o registro.
  • @GFaria, parabéns! Que bom! Agora para os próximos passos, finalmente!
    Se puder, não deixe de preencher a planilha, para termos todos o controle. E se puder dizer por aqui quando foi a data do despacho favorável, ajuda aos estressados (como eu) para ter noção mais clara quando sai isso!
    De toda maneira, parabéns!
  • mso2000mso2000 Member
    editado November 2019
    @sidneioliveira, tudo que você é falou é verdade, mas o que eu disse é que a NACIONALIDADE do cônjuge não é requisito importante para planejar a mudança para Portugal. Se a pessoal quando chegar aqui, realmente tiver necessidade de dirigir ou achar que vai ter muitas despesas com remédios (então precisaria do utente), ela pode perfeitamente pedir o AR (ou CR, como você fez), resolver essas questões e aguardar a nacionalidade sair. E o que eu complementei é que no caso da minha esposa, nem a AR ainda foi necessária, visto que optei por não ter carro (mas se tivesse ela poderia dirigir com CNH brasileira e trocar a carta quando a nacionalidade sair), ela é dependente no meu plano de saúde (mas também tem PB4) e não temos nenhuma intenção de voltar ao Brasil num futuro próximo. Por isso que eu digo que a nacionalidade do cônjuge não é imprescindível para vir para o país (ainda mais se o processo já estiver com despacho favorável) e viver normalmente, pois sempre poderá pedir o AR ou aguardar a nacionalidade sair por aqui.
  • Sim, concordo.
  • Boa noite.
    Quando o processo chega a bola 7 com cor laranja e tem o seguinte testo abaixo:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Qual o prazo médio que o registro é criado?
    Qual prazo vcs orientam para solicitar via site o assento?

    Obrigado
  • Ola @Diegosg , tudo bom?
    Nesse momento todo seu processo encontra-se aprovado, aguardando o registro do assento. Esta é a última etapa efetivamente. Tempo é algo difícil de dizer, mas comparando com os colegas daqui que passaram por essa situação, pode levar mais de 8 meses.
    Quando ele estiver registrado efetivamente, o documento original será enviado pelo correio para o endereço indicado como morada nos formulários enviados inicialmente. Caso precise com mais velocidade dele, ou tema o extravio, você pode emitir o mesmo pelo site do civilonline . Mas importante, o documento desse modo tem durabilidade limitada a 6 meses, acho eu.
    Espero que tenha ajudado. Abs, Leonardo
  • @Leonardo Melo.

    Obrigado, então me aconselha esperar uns 8 meses e solicitar pelo civil online?

    Como observação, Eu resido em Portugal.
  • @Diegosg, solicitar a certidão pelo civilonline não vai adiantar em nada seu processo. Quando o registro for criado a mensagem será clara no site de acompanhamento informando que o processo foi finalizado e o registro criado. Utilize o site para acompanhamento e, quando tiver a informação que o assento foi criado, tendo pressa solicite a certidão pelo civilonline.
    Ao final do processo uma certidão vai ser enviada para o endereço que você informou no formulário, se não tiver urgência aguarde alguns dias que vai recebe-la sem o gasto adicional de 10 euros.
  • @Diegosg, recomendo que, depois de 7 meses do despacho favorável, ligue para o Linha Registos, do IRN, e pergunte o status do seu pedido de cidadania. Fora isso, pode acompanhar pelo site nacionalidade.justica.gov.pt se alguma novidade há....
    Abs Leonardo
  • @GFaria Qual foi a data de entrada do processo em Lisboa ?

    Obrigado
  • @Daniel Henriques
    Irei aguardar a informação finalizado e registro criado, não sabia que aparecia.
    Está tudo respondido.
    Obrigado pessoal.
  • Não é a certidão do Civil Online que tem validade de 6 meses, é o link para acesso à certidão. A certidão não tem validade. Uma vez disponibilizado o link, é só baixar a certidão e imprimir. Sugiro guardar o pdf pq assim, sempre que precisar, é só imprimir uma via.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.