Pois é, o processo da minha esposa completa agora 1 ano e 2 meses... está na fase "Despacho", porém com o texto "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho.".
Uma evolução foi o site para acompanhar, realmente ajuda mto, ficar ligando lá a cada 3 meses era um saco.
@felipe, acho que está tudo parado por lá, mesmo com a chegada absurda de processos, tudo está muito mais devagar que nunca! Meu processo com 11 meses exatamente foi para despacho. Agora tá completando 1 ano e três meses que eles receberam e acho que meu assento só deve sair em abril de 2020... (1 ano e 8 meses depois...). O site é muito bom para consulta, mas ainda acho q está desatualizado, na verdade, prefiro pensar q está desatualizado kkkk
Esta desatualizado sim, pelo menos o meu está, tenho aprovado só aguardando registro desde início de abril, e no site consta como se.nao estivesse despachado ainda, porém já confirmei que foi despacho favorável..
@Alinebmaresch tá complicado... Teu processo já tem 5 meses do despacho favorável e nada? (O meu tem.3 meses do despacho favorável). Eu nem acompanho mais o site, vou deixar pra consultar no final do ano pq eles estão despachando os processos e não criam os registros na mesma proporção... Pq?
@LucianaOCS, @Alinebmaresch@Leonardo Melo. O processo da minha esposa teve o despacho favorável na semana de 11 a 15 de março deste ano, conforme a atendente da LR me informou em 22/03/2019. Hoje, liguei na LR (fiquei na linha 53 min) e de acordo com a atendente, o processo deve levar mais 1 mês para ser concluído. Ela me informou que agora estão analisando os processos do início de março de 2018. Considerando então estas datas, como dei entrada no processo em 15/03/2018 na CRC, o processo como um todo está demorando atualmente 612 dias ou aproximadamente 1 ano e 8 meses. Entendo que os prazos ficaram maiores devido a grande procura pela cidadania portuguesa e o baixo número de atendentes na CRC, ode inclusive tiveram algumas aposentadorias e os funcionários não foram repostos. Vamos aguardar!
@marciomf , realmente tende mais ao prazo que vc deu mesmo. Notei que estava demorando dois meses calendário quase para se passar um mês quanto ao registro, o que dá, no meu caso, em janeiro de 2020. Eles digitalizaram o processo, criando uma forma inovadora de consulta. Mas o processo continua sendo o mesmo, mais agravado quanto a dificuldade de pessoal que eles passam....mole não....
Alguem poderia ppr gentiliza me enviar o link da planilha de acompanhamentos dos processos ? Porque queria atualizar o da minha esposa, mas nao encontrei o link no forum.
Boa tarde Estão me pedindo pra enviar certidões criminais de paises em que eu vivi e até de um país q apenas fiquei por 2 dias. Irlanda eu morei por 1 ano. Mas na Inglaterra eu fui só a passeio. Alguem teve esse mesmo problema?? Ou só eu q fui azarada mesmo?
@All, apenas para informar, acabei de falar com a LR. Os processos de registro estão próximos a aqueles despachados em meados de março. Pelo que entendi, eles dividem o processo em quinzenas, e a capacidade produtiva média para casamentos é em torno de 1.000 registros por quinzena.
Boa noite, vou dar entrada no pedido de cidadania para a minha esposa. O fato da certidão de nascimento da minha esposa estar com o nome de solteira, basta a certidão de casamento (que já foi averbada em Portugal no meu assentamento) como comprovação de mudança de nome dela ?
@jbsergio, mande o original da certidão de casamento para comprovar a mudança do nome. Não custa prevenir. Pelo que dizem, essa certidão não precisa ser apostilada. Mandei a da minha sobrinha apostilada, por via das dúvidas.
@LeonardoMelo, obrigada por compartilhar a informação! O meu que teve despacho em 29/07, só em fevereiro ou Março de 2020 deve estar com registo pronto... Paciência e perseverança!
@LeonardoMelo, obrigada por compartilhar a informação! O meu que teve despacho em 29/07, só em fevereiro ou Março de 2020 deve estar com registo pronto... Paciência e perseverança!
Boa noite, li em postagens anteriores que casados há mais de 5 anos com nacional português se dá presunção de laços efetivos com Portugal, mas nas instruções do IRN para aquisição de nacionalidade artigo 3º para casados há mais de 3 anos seria exigido a apresentação de "Documentos comprovativos de ligação efectiva à Comunidade Portuguesa". Alguém que já passou por esta situação poderia esclarecer ? Seria necessário anexar algum outro documento para comprovar esta ligação, além da certidão de casamento?
@jbsergio, creio que o documento comprovativo é a própria certidão de casamento! Averbe o casamento na certidão de sua esposa e inicie o seu processo, se você é casado há mais de 5 anos ou há mais de 3 anos com filho)s) atribuído(s) português (eses)
Pessoal dei uma sumida aqui, então o.meu no site está desatualizado ainda, nem consta que teve despacho favorável, espero que até novembro saia alguma coisa, meu esposo tem viagem a trabalho no começo do ano, espero que ele não perca essa oportunidade!! Ele até pode ir com o passaporte brasileiro, mas com o português não se preocuparia.
Comentários
https://jhdr.jusbrasil.com.br/artigos/768507547/video-averbar-divorcio-em-portugal-o-processo-de-revisao-de-sentenca-estrangeira?utm_campaign=newsletter-daily_20191015_9091&utm_medium=email&utm_source=newsletter
Creio que em breve tereremos que alterar a estimativa de finalização dos processos para 2 anos... Infelizmente ...
Uma evolução foi o site para acompanhar, realmente ajuda mto, ficar ligando lá a cada 3 meses era um saco.
O site é muito bom para consulta, mas ainda acho q está desatualizado, na verdade, prefiro pensar q está desatualizado kkkk
Eu nem acompanho mais o site, vou deixar pra consultar no final do ano pq eles estão despachando os processos e não criam os registros na mesma proporção... Pq?
nomes de pessoas que deram entrada no processo em 2019.
Preciso também dos antecedentes criminais de Portugal já que moro aqui a 1 ano e meio ou somente o do Brasil?
Muito obrigado.
Alguem poderia ppr gentiliza me enviar o link da planilha de acompanhamentos dos processos ?
Porque queria atualizar o da minha esposa, mas nao encontrei o link no forum.
Grato,
Estão me pedindo pra enviar certidões criminais de paises em que eu vivi e até de um país q apenas fiquei por 2 dias.
Irlanda eu morei por 1 ano.
Mas na Inglaterra eu fui só a passeio.
Alguem teve esse mesmo problema??
Ou só eu q fui azarada mesmo?
O meu que teve despacho em 29/07, só em fevereiro ou Março de 2020 deve estar com registo pronto...
Paciência e perseverança!
O meu que teve despacho em 29/07, só em fevereiro ou Março de 2020 deve estar com registo pronto...
Paciência e perseverança!
Alguém que já passou por esta situação poderia esclarecer ? Seria necessário anexar algum outro documento para comprovar esta ligação, além da certidão de casamento?
Averbe o casamento na certidão de sua esposa e inicie o seu processo, se você é casado há mais de 5 anos ou há mais de 3 anos com filho)s) atribuído(s) português (eses)