Nacionalidade portuguesa pelo casamento

18990929495319

Comentários

  • @andlcp , utilize a validação do site, e a imprima no verso da folha de antecedentes criminais original. Foi o que fiz.
    Para não ficar dúvida, fiz o mesmo com o registro da polícia cívil aqui do Rio, que também emite pela internet. Mandei os dois.
  • Obrigado @Leonardo Melo.

    Outra dúvida, parece que agora é possível pagar os 250 euros por cartão de crédito, certo? Alguém sabe me informar através de qual site é possível realizar este procedimento? E qual opção eu marco no formulário MOD3, pois lá só tem a opção 1. cheque e 2. vale postal. Obrigado
  • @ANDICP VC ENTRA NO COSULADO GERAL DE SAO PAULO, ENTRA EM NACIONALIDADE DEPOIS VAI ATÉ A NO ITEM 4 NACIONALIDADE PELO CASAMEMTO NO FINAL APARECE O VALOR 250 EUROS CLICA EM CIMA VAI SER DIRECIONADO PARA O PAGAMENTO COM CARTÃO DEPOIS ELES VÃO ENVIAR PARA SEU EMAIL O FORMULÁRIO E O RECIBO DE PAGAMENTO
  • @ANDICP POR LÁ VC PODE EMITIR A CERTIDÃO CRIMINAL TAMÉM.
  • Agora me surgiu uma dúvida, quando enviei os documentos do meu marido, só emiti no site da policia civil os antecedentes criminais e não validei no verso, no site da documentação vem assim:

    · Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal do país da naturalidade e ou do país da nacionalidade sempre que comprove que, após ter completado os 16 anos, residiu noutro país. O interessado está também dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços.

    Será que vai cair em exigência por isso?
  • editado September 2019
    @Vanessa Amaral creio que não é problema já que não é exigência da Conservatória o envio da certidão negativa da Polícia Civil e sim da Polícia Federal - é o meu caso, enviei a certidão da Polícia Federal com apostilamento de Haia, o meu pedido de nacionalidade foi deferido e aguardo o registo.
  • @Vanessa Amaral, a solicitação do IRN é quanto a certidão da Polícia Federal. Eu enviei também da Polícia Civil do Rio de Janeiro pela possibilidade de emitir eletronicamente, e não figurar um problema enviar a mais. Ao menos, dúvida não haveria, nem minha nem deles....velha mania de pecar por excesso. Abs!
  • editado September 2019
    Obrigada pelo comunicado @Marcia!
    Abraço!
  • Obrigada @ Rodrigo Paiva 1974 e @Leonardo Melo,enviei da polícia federal mesmo, confundi com polícia civil,só não válidei o verso,mas creio também que isso não será problema, já que eles mesmos fazem essa consulta para certidficarem da veracidade. Agora é esperar mesmo, já se vão 6 meses,rs.,Abraços.
  • @SAMUCA
    Muito obrigada! Bem legal mesmo acompanhar por lá! Abs!
  • editado September 2019
    A VIDA DEPOIS DA BOLINHA 7

    Pessoal,

    Vou compartilhar aqui um pouquinho de como as coisas fluem depois da tão desejada bolinha 7 ficar verde...

    Cheguei em Portugal nessa última segunda feira apenas com uma impressão simples do assento. Peguei a fila para cidadãos UE sem passaporte eletrônico. Na imigração apresentei o passaporte brasileiro e o assento. Recebi os votos de "bem-vindo" e pronto.

    Na terça-feira fui na Loja do Cidadão para pedir o Cartão do Cidadão. Apresentei os mesmos documentos da imigração: passaporte e assento. Não precisei apresentar nem mesmo qualquer comprovante de endereço. Devo receber a carta PIN entre hoje e segunda-feira e com ela devo retornar lá para levantar o documento. Já vem junto os números do NISS, NIF e Utente...

    Minha dica é: tenham paciência! Demora e de nada adianta a ansiedade! Não coloquem a carroça na frente dos bois e tudo dará certo!
  • @gustavo_okasaki , por favor, pegunte se ficou algum endereço anotado no Cartão de Cidadão, pois de tudo que já li, pensei que era impossível ter NIF sem um endereço em Portugal.
  • @sidneioliveira,

    Você precisa de um endereço, porém não é necessário um comprovativo de morada ou representante fiscal. Basta informar o endereço.

    Entretanto, será enviado para esse endereço a Carta PIN - que é o documento necessário para retirada e desbloqueio do Cartão do Cidadão.

    No meu caso utilizei o endereço de minha irmã, onde estou morando provisoriamente. Sei de alguns casos em que utilizaram endereços AirBnB. Ouvi dizem também que hotéis aqui não recebem correspondências ou encomendas.

    Resumo: É necessário endereço que receba correspondência / É desnecessário comprovativo de morada
  • editado September 2019
    Obrigado, @gustavo_okasaki .
  • Boa noite vlad estou tendo dificuldade em preencher o formulário modelo 3 aquisição de nacionalidade pelo casamento.
    No quadro 2 número 4.
    E para colocar os dados do meu assento. ?
    Quadro 3. Minha esposa vai assinar. Eu deixo este quadro em braço? .

    E referente aos documentos não estou conseguindo interpretar.
    Seria
    Copia integral por fotocópia doa certidão de nascimento dela apostilada.
    Precisa da certidão de casamento apostilada.? Já fiz a transcrição de casamento.
    Meu assento de nascimento portugues.
    Tem que ter atestado de antecedente criminal.
  • @jhsbastos,

    Quadro 2 item 4, colocar dados do assento.

    Quadro 3 deixar em branco.Tem q ter atestado de antecedentes do requerente.Veja mais detalhes no link.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • Bom dia vlad .
    Quadro 2 item 4.
    Minha esposa não nasceu em portugal.
    E eu também não. Pois no item 5 já vou enviando meus dados.de assento.portugues.

    Certidão de nascimento da minha esposa.
    Certidão de casamento aqui no Brasil.
    E o Rg dela .
    Estes documentos tem que ser apostilada.

    Obrigado desde ja
  • @jhsbastos...

    Se você tem a Nacionalidade Originária...(Por Atribuição)...Você "Nasceu" em Portugal pois a os efeitos da Nacionalidade Originária retroagem à data de seu Nascimento...

    **Todos os documentos Brasileiros que serão utilizados na instrução dos processos de Nacionalidade em Portugal devem ser certificados com a Apostila de Haia...

    **(Para ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE não precisa Apostilar os as cópias dos RGs dos Pais...(!)...(REF...:29/09/2019)...
  • Caros colegas,

    Estou indo para Portugal no fim de Outubro e pretendo dar entrada na minha nacionalidade (por casamento com portuguesa) direto em Lisboa. Já fizemos a averbação do casamento em Portugal. Alguém já deu entrada direto no CRC de Lisboa? Como foi? O que pediram e o que não pediram? Quais documentos meus brasileiros foram pedidos com autenticação? No caso da minha certidão de nascimento de inteiro teor, mesmo levando pessoalmente, preciso preciso fazer o apostilamento de Haia?

    Live long and prosper,
    Marcelo Magalhães
  • @Marcelo o meu eu mandei pelo sedex o foi muito tranquilo, eu acho se vc mandar pelo correio vai ser melhor, vai ganhar tempo.
  • Fazer pelo correio é melhor, pq diretamente lá não faz diferença no prazo, e normalmente lá tem que pegar uma fila, e vc perderia um tempo de turismo numa repartição publica portuguesa...
  • Sempre digo que cometi um grande erro ao insistir em dar entrada no processo pessoalmente.

    Poderia tê-lo feito pelos correios... o processo teria iniciado antes (pois reuni a documentação com antecedência) e não teria perdido um (caro) dia de férias numa repartição pública.

    Cheguei por volta das 7:00 e só saí já passado meio-dia - isso porque na época estava com meu filho bebê e entramos na fila de prioridades. Quem não era prioridade facilmente passou o dia todo lá.

    Detalhe: não há absolutamente vantagem alguma em iniciar o processo pessoalmente...
  • Boa noite .
    Aquisição pelo casamento.
    Tenho que enviar certidão de casamento apostilada.?

    Eu já tenho o meu casamento com transcrição em portugal e já costa averbado no meu assento.
  • @jhsbastos .não precisa enviar a certidão de casamento se o casamento ja consta averbado em Portugal
  • Obrigado vlad.
    Estava com esta duvidade
  • Bom dia...
    Moro no Brasil e recebi recentemente a nacionalidade Portuguesa ( filho de portugues ).
    Sou casado no Brasil, oficialmente a 6 anos. Vou fazer a transcrição do Casamento, talvez via consulado de Santos-SP, que dizem ser o mais rápido hoje ( o próprio consulado informou na semana passada que o processo demora cerca de 30 dias )...
    Após isso, pretendemos dar entrada na solicitação de nacionalidade da minha esposa brasileira. Quais os documentos necessários ? Teria como ela ter a nacionalidade, mesmo ainda morando no Brasil ? Teria que comprovar algum tipo de laço como Portugal ?
    Obrigado
  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado October 2019
    @JCCS

    Os documentos estão listados nesse tópico, nos primeiros comentários, mais especificamente da página 6 em diante.
    Sim ela pode estar no Brasil enquanto o processo é encaminhado as conservatórias e mesmo nunca ir a Portugal se quiser. O fato de o casamento já ter mais de cinco anos é suficiente e autoriza a concessão da nacionalidade, o melhor caminho hoje é mandar via correio para a conservatória de Lisboa e aguardar cerca de um ano e oito meses, até que seja feito o registro português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.