@andlcp , utilize a validação do site, e a imprima no verso da folha de antecedentes criminais original. Foi o que fiz. Para não ficar dúvida, fiz o mesmo com o registro da polícia cívil aqui do Rio, que também emite pela internet. Mandei os dois.
Outra dúvida, parece que agora é possível pagar os 250 euros por cartão de crédito, certo? Alguém sabe me informar através de qual site é possível realizar este procedimento? E qual opção eu marco no formulário MOD3, pois lá só tem a opção 1. cheque e 2. vale postal. Obrigado
@ANDICP VC ENTRA NO COSULADO GERAL DE SAO PAULO, ENTRA EM NACIONALIDADE DEPOIS VAI ATÉ A NO ITEM 4 NACIONALIDADE PELO CASAMEMTO NO FINAL APARECE O VALOR 250 EUROS CLICA EM CIMA VAI SER DIRECIONADO PARA O PAGAMENTO COM CARTÃO DEPOIS ELES VÃO ENVIAR PARA SEU EMAIL O FORMULÁRIO E O RECIBO DE PAGAMENTO
Agora me surgiu uma dúvida, quando enviei os documentos do meu marido, só emiti no site da policia civil os antecedentes criminais e não validei no verso, no site da documentação vem assim:
· Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal do país da naturalidade e ou do país da nacionalidade sempre que comprove que, após ter completado os 16 anos, residiu noutro país. O interessado está também dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços.
@Vanessa Amaral creio que não é problema já que não é exigência da Conservatória o envio da certidão negativa da Polícia Civil e sim da Polícia Federal - é o meu caso, enviei a certidão da Polícia Federal com apostilamento de Haia, o meu pedido de nacionalidade foi deferido e aguardo o registo.
@Vanessa Amaral, a solicitação do IRN é quanto a certidão da Polícia Federal. Eu enviei também da Polícia Civil do Rio de Janeiro pela possibilidade de emitir eletronicamente, e não figurar um problema enviar a mais. Ao menos, dúvida não haveria, nem minha nem deles....velha mania de pecar por excesso. Abs!
Obrigada @ Rodrigo Paiva 1974 e @Leonardo Melo,enviei da polícia federal mesmo, confundi com polícia civil,só não válidei o verso,mas creio também que isso não será problema, já que eles mesmos fazem essa consulta para certidficarem da veracidade. Agora é esperar mesmo, já se vão 6 meses,rs.,Abraços.
Vou compartilhar aqui um pouquinho de como as coisas fluem depois da tão desejada bolinha 7 ficar verde...
Cheguei em Portugal nessa última segunda feira apenas com uma impressão simples do assento. Peguei a fila para cidadãos UE sem passaporte eletrônico. Na imigração apresentei o passaporte brasileiro e o assento. Recebi os votos de "bem-vindo" e pronto.
Na terça-feira fui na Loja do Cidadão para pedir o Cartão do Cidadão. Apresentei os mesmos documentos da imigração: passaporte e assento. Não precisei apresentar nem mesmo qualquer comprovante de endereço. Devo receber a carta PIN entre hoje e segunda-feira e com ela devo retornar lá para levantar o documento. Já vem junto os números do NISS, NIF e Utente...
Minha dica é: tenham paciência! Demora e de nada adianta a ansiedade! Não coloquem a carroça na frente dos bois e tudo dará certo!
@gustavo_okasaki , por favor, pegunte se ficou algum endereço anotado no Cartão de Cidadão, pois de tudo que já li, pensei que era impossível ter NIF sem um endereço em Portugal.
Você precisa de um endereço, porém não é necessário um comprovativo de morada ou representante fiscal. Basta informar o endereço.
Entretanto, será enviado para esse endereço a Carta PIN - que é o documento necessário para retirada e desbloqueio do Cartão do Cidadão.
No meu caso utilizei o endereço de minha irmã, onde estou morando provisoriamente. Sei de alguns casos em que utilizaram endereços AirBnB. Ouvi dizem também que hotéis aqui não recebem correspondências ou encomendas.
Resumo: É necessário endereço que receba correspondência / É desnecessário comprovativo de morada
Boa noite vlad estou tendo dificuldade em preencher o formulário modelo 3 aquisição de nacionalidade pelo casamento. No quadro 2 número 4. E para colocar os dados do meu assento. ? Quadro 3. Minha esposa vai assinar. Eu deixo este quadro em braço? .
E referente aos documentos não estou conseguindo interpretar. Seria Copia integral por fotocópia doa certidão de nascimento dela apostilada. Precisa da certidão de casamento apostilada.? Já fiz a transcrição de casamento. Meu assento de nascimento portugues. Tem que ter atestado de antecedente criminal.
Se você tem a Nacionalidade Originária...(Por Atribuição)...Você "Nasceu" em Portugal pois a os efeitos da Nacionalidade Originária retroagem à data de seu Nascimento...
**Todos os documentos Brasileiros que serão utilizados na instrução dos processos de Nacionalidade em Portugal devem ser certificados com a Apostila de Haia...
**(Para ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE não precisa Apostilar os as cópias dos RGs dos Pais...(!)...(REF...:29/09/2019)...
Estou indo para Portugal no fim de Outubro e pretendo dar entrada na minha nacionalidade (por casamento com portuguesa) direto em Lisboa. Já fizemos a averbação do casamento em Portugal. Alguém já deu entrada direto no CRC de Lisboa? Como foi? O que pediram e o que não pediram? Quais documentos meus brasileiros foram pedidos com autenticação? No caso da minha certidão de nascimento de inteiro teor, mesmo levando pessoalmente, preciso preciso fazer o apostilamento de Haia?
Fazer pelo correio é melhor, pq diretamente lá não faz diferença no prazo, e normalmente lá tem que pegar uma fila, e vc perderia um tempo de turismo numa repartição publica portuguesa...
Sempre digo que cometi um grande erro ao insistir em dar entrada no processo pessoalmente.
Poderia tê-lo feito pelos correios... o processo teria iniciado antes (pois reuni a documentação com antecedência) e não teria perdido um (caro) dia de férias numa repartição pública.
Cheguei por volta das 7:00 e só saí já passado meio-dia - isso porque na época estava com meu filho bebê e entramos na fila de prioridades. Quem não era prioridade facilmente passou o dia todo lá.
Detalhe: não há absolutamente vantagem alguma em iniciar o processo pessoalmente...
Bom dia... Moro no Brasil e recebi recentemente a nacionalidade Portuguesa ( filho de portugues ). Sou casado no Brasil, oficialmente a 6 anos. Vou fazer a transcrição do Casamento, talvez via consulado de Santos-SP, que dizem ser o mais rápido hoje ( o próprio consulado informou na semana passada que o processo demora cerca de 30 dias )... Após isso, pretendemos dar entrada na solicitação de nacionalidade da minha esposa brasileira. Quais os documentos necessários ? Teria como ela ter a nacionalidade, mesmo ainda morando no Brasil ? Teria que comprovar algum tipo de laço como Portugal ? Obrigado
Os documentos estão listados nesse tópico, nos primeiros comentários, mais especificamente da página 6 em diante. Sim ela pode estar no Brasil enquanto o processo é encaminhado as conservatórias e mesmo nunca ir a Portugal se quiser. O fato de o casamento já ter mais de cinco anos é suficiente e autoriza a concessão da nacionalidade, o melhor caminho hoje é mandar via correio para a conservatória de Lisboa e aguardar cerca de um ano e oito meses, até que seja feito o registro português.
Comentários
Para não ficar dúvida, fiz o mesmo com o registro da polícia cívil aqui do Rio, que também emite pela internet. Mandei os dois.
Chateada...
https://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2019/09/19/trabalhadores-dos-registos-e-notariado-vao-estar-em-greve-duas-semanas-paralisacao-arranca-dia-23/amp/
Outra dúvida, parece que agora é possível pagar os 250 euros por cartão de crédito, certo? Alguém sabe me informar através de qual site é possível realizar este procedimento? E qual opção eu marco no formulário MOD3, pois lá só tem a opção 1. cheque e 2. vale postal. Obrigado
· Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal do país da naturalidade e ou do país da nacionalidade sempre que comprove que, após ter completado os 16 anos, residiu noutro país. O interessado está também dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços.
Será que vai cair em exigência por isso?
Gostaria que todos vissem este aviso:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15806/aviso-importante-para-todos
Abraço!
Muito obrigada! Bem legal mesmo acompanhar por lá! Abs!
Pessoal,
Vou compartilhar aqui um pouquinho de como as coisas fluem depois da tão desejada bolinha 7 ficar verde...
Cheguei em Portugal nessa última segunda feira apenas com uma impressão simples do assento. Peguei a fila para cidadãos UE sem passaporte eletrônico. Na imigração apresentei o passaporte brasileiro e o assento. Recebi os votos de "bem-vindo" e pronto.
Na terça-feira fui na Loja do Cidadão para pedir o Cartão do Cidadão. Apresentei os mesmos documentos da imigração: passaporte e assento. Não precisei apresentar nem mesmo qualquer comprovante de endereço. Devo receber a carta PIN entre hoje e segunda-feira e com ela devo retornar lá para levantar o documento. Já vem junto os números do NISS, NIF e Utente...
Minha dica é: tenham paciência! Demora e de nada adianta a ansiedade! Não coloquem a carroça na frente dos bois e tudo dará certo!
Você precisa de um endereço, porém não é necessário um comprovativo de morada ou representante fiscal. Basta informar o endereço.
Entretanto, será enviado para esse endereço a Carta PIN - que é o documento necessário para retirada e desbloqueio do Cartão do Cidadão.
No meu caso utilizei o endereço de minha irmã, onde estou morando provisoriamente. Sei de alguns casos em que utilizaram endereços AirBnB. Ouvi dizem também que hotéis aqui não recebem correspondências ou encomendas.
Resumo: É necessário endereço que receba correspondência / É desnecessário comprovativo de morada
No quadro 2 número 4.
E para colocar os dados do meu assento. ?
Quadro 3. Minha esposa vai assinar. Eu deixo este quadro em braço? .
E referente aos documentos não estou conseguindo interpretar.
Seria
Copia integral por fotocópia doa certidão de nascimento dela apostilada.
Precisa da certidão de casamento apostilada.? Já fiz a transcrição de casamento.
Meu assento de nascimento portugues.
Tem que ter atestado de antecedente criminal.
Quadro 2 item 4, colocar dados do assento.
Quadro 3 deixar em branco.Tem q ter atestado de antecedentes do requerente.Veja mais detalhes no link.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Quadro 2 item 4.
Minha esposa não nasceu em portugal.
E eu também não. Pois no item 5 já vou enviando meus dados.de assento.portugues.
Certidão de nascimento da minha esposa.
Certidão de casamento aqui no Brasil.
E o Rg dela .
Estes documentos tem que ser apostilada.
Obrigado desde ja
Se você tem a Nacionalidade Originária...(Por Atribuição)...Você "Nasceu" em Portugal pois a os efeitos da Nacionalidade Originária retroagem à data de seu Nascimento...
**Todos os documentos Brasileiros que serão utilizados na instrução dos processos de Nacionalidade em Portugal devem ser certificados com a Apostila de Haia...
**(Para ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE não precisa Apostilar os as cópias dos RGs dos Pais...(!)...(REF...:29/09/2019)...
Estou indo para Portugal no fim de Outubro e pretendo dar entrada na minha nacionalidade (por casamento com portuguesa) direto em Lisboa. Já fizemos a averbação do casamento em Portugal. Alguém já deu entrada direto no CRC de Lisboa? Como foi? O que pediram e o que não pediram? Quais documentos meus brasileiros foram pedidos com autenticação? No caso da minha certidão de nascimento de inteiro teor, mesmo levando pessoalmente, preciso preciso fazer o apostilamento de Haia?
Live long and prosper,
Marcelo Magalhães
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/ Precisa sim fazer o apostilamento da certidão de nascimento.
Poderia tê-lo feito pelos correios... o processo teria iniciado antes (pois reuni a documentação com antecedência) e não teria perdido um (caro) dia de férias numa repartição pública.
Cheguei por volta das 7:00 e só saí já passado meio-dia - isso porque na época estava com meu filho bebê e entramos na fila de prioridades. Quem não era prioridade facilmente passou o dia todo lá.
Detalhe: não há absolutamente vantagem alguma em iniciar o processo pessoalmente...
Aquisição pelo casamento.
Tenho que enviar certidão de casamento apostilada.?
Eu já tenho o meu casamento com transcrição em portugal e já costa averbado no meu assento.
Estava com esta duvidade
Moro no Brasil e recebi recentemente a nacionalidade Portuguesa ( filho de portugues ).
Sou casado no Brasil, oficialmente a 6 anos. Vou fazer a transcrição do Casamento, talvez via consulado de Santos-SP, que dizem ser o mais rápido hoje ( o próprio consulado informou na semana passada que o processo demora cerca de 30 dias )...
Após isso, pretendemos dar entrada na solicitação de nacionalidade da minha esposa brasileira. Quais os documentos necessários ? Teria como ela ter a nacionalidade, mesmo ainda morando no Brasil ? Teria que comprovar algum tipo de laço como Portugal ?
Obrigado
Os documentos estão listados nesse tópico, nos primeiros comentários, mais especificamente da página 6 em diante.
Sim ela pode estar no Brasil enquanto o processo é encaminhado as conservatórias e mesmo nunca ir a Portugal se quiser. O fato de o casamento já ter mais de cinco anos é suficiente e autoriza a concessão da nacionalidade, o melhor caminho hoje é mandar via correio para a conservatória de Lisboa e aguardar cerca de um ano e oito meses, até que seja feito o registro português.