Nacionalidade portuguesa pelo casamento

19899101103104318

Comentários

  • Só achei essa conservatória em Lisboa para a abertura do processo, é essa mesmo para processo de cônjuge?
    Conservatória dos Registros Centrais (somente Conversão e Aquisição de Nacionalidade )
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 - Lisboa
  • @Rodolfo esse mesmo.
  • estou tendo umas dúvidas a respeito das certidões, acredito ser nomeclatura diferente, pois eles falam no na página IRN em " de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada" seria a de inteiro teor, reprográfica, apostilada? Tem alguma parte do fórum que fale sobre documentação?
  • @Rodolfo é isso mesmo.
  • Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira.
    A dúvida que persiste é a se a certidão é de inteiro teor somente ou tem que ser reprográfica, sendo em qualquer dos dois casos apostilada.
  • @Rodolfo sá, o Blacout já te respondeu acima mas, para não ficar qualquer dúvida, a certidão de nascimento do requerente tem que ser por cópia reprográfica e apostilada, se essa certidão tiver partes ilegíveis, ou de difícil compreensão, envie também uma certidão inteiro teor (digitada), essa última não precisa ser apostilada pois servirá para dirimir qualquer dúvida que exista na reprográfica.
    Os conservadores estão exigindo, já há bastante tempo, a certidão reprográfica. Se enviar somente a inteiro teor (digitada) o processo cairá em exigência. Isso já foi explicado inúmeras vezes no fórum.
    A página do IRN não é atualizada há muito tempo, essas informações são o que diz a lei porém, não refletem as exigências que se observam hoje devido inúmeros casos de fraudes descobertos ao longo do tempo. As informações mais precisas você consegue aqui no fórum mesmo.
  • @Daniel e @Rodolfo, acrescentando um pontinho no comentário acima, inseriria somente um detalhe que um advogado daqui do Brasil conhecido meu ressaltou, para mitigar quaisquer dúvida do conservador ao documento: antes de apostilar em Haia, reconheça em cartório a assinatura do Tabelião do cartório a qual você solicitou a certidão de nascimento de inteiro teor (reprográfica e/ou digitada). Esse fato diminui muito a hipótese de falsificações.
  • Obrigado a todos pelas informações e dicas prestadas, agora estou mais seguro quanto a documentação.
    Abraços!!!!!
  • alguém sabe se tem um passo a passo aqui no fórum para preenchimento do requerimento para aquisição para cônjuge. Quando fiz da minha atribuição me passaram um que não teve erro.
    Obrigado!!!!!
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado December 2019
    @Rodolfo, eis o link
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13748/preenchimento-correto-modelo-3-aquisicao-pelo-casamento-conjuge/p1
    Leia os posts, tem respostas para todas as dúvidas que você possa, eventualmente, ter.
  • OK!
    Vou ler, obrigado!!!!
  • Olá, boa tarde.
    Não estou conseguindo mais acessar a planilha.
    Aparece essa mensagem - Talvez este item não exista ou não esteja mais disponível. Alguém sabe se realmente não está mais disponível?
  • Realmente a planilha sumiu, alguém sabe o que ocorreu?
  • Também não consigo mais acessar a planilha. Ninguém sabe o que aconteceu?
  • Por favor alguém sabe se a planilha foi removida?
  • Por favor, alguém sabe que mês eles estão finalizando os processos?
  • Pessoal, uma dúvida: quando o processo do cônjuge é concluído, o assento criado já vem com a averbação do casamento? Ou mesmo o casamento já estando registrado em Portugal é necessário solicitar uma nova transcrição para o cônjuge?
  • editado January 2020
    As anotações de Registo Civil em Portugal...Assim como no Brasil são feitas uma única vez...

    A Certidão correspondente ao Registo deve ser entregue atualizada com todos os atos civis averbados até a data da solicitação do documento...

    Se assim não for...Quem solicitou a Certidão tem o direito de exigir nova Via atualizada sem qualquer custo...
  • Boa noite!
    Feliz Ano Novo Amigos Foristas!!!
    Voltei pra dar uma olhada na planilha e ela parece ter sido renomeada ou removida...
    Alguém tem alguma informação?
    Acho que a Gabi é quem cuida dela...
    Enfim, se alguém souber de novidades, compartilhem!!!
    Obrigada!!!
  • @LucianaOCS, Olá inicialmente gostaria de retribuir a generosidade de felicitações por um ano melhor, que 2020 traga saúde e paz e que Deus nos conceda tudo que for de nosso merecimento!!! Quanto a planilha, observo que alguém deletou e também não consigo mais ter acesso, o que nos deixa um pouco angustiado, mas não sei quem é o amigo que elaborou a planilha, portanto, não tem como dirigir um pedido para que restaure a mesma, mas deixo o meu registro e informo que a planilha nos faz muita falta no quesito informação já que é uma ferramente de interesse de todos que esperam por notícias lusitanas, abços!!!
  • Pessoal, eu não mexi na planilha, alguém deve ter excluído da pasta que disponibilizei, mas estou viajando e não consigo restaurar. Segunda-feira quando voltar resolvo isso pra vocês. Tentem não excluir de novo, pq não tenho mais acompanhado o tópico com frequência. Abs.
  • Boa tarde a todos, gostaria de saber como esta os processos de cidadania pelo casamento, estão finalizando os documentos que deram entrada em qual mês ?, os do meu marido chegaram em setembro, tem alguma previsão para finalizar ? abraços a todos.
  • O meu desde abril que foi despachado e até agora nada ☹️☹️☹️
  • felipefelipe Member
    editado January 2020
    no total (inicio ao fim, com certidao em maos) parece q tao levando 18-24 meses agora...
    sendo que desse prazo uns 6 meses sao só para criar o registro, depois do despacho favorável...
  • Boa tarde pessoal! A muito não venho por aqui e estou com uma dúvida. Em março de 2019 tirei minha certidão de nascimento e apostilei. Porém devido a muitos imprevistos não consegui enviar até hoje minha documentação. Solicitarei pelo casamento. Gostaria de saber se terei que tirar outra certidão? A que tenho ainda não tem um ano.
  • Isso depende muito de quem vai analisar seus documentos @dril...E...Em se tratando de processo de Aquisição pelo casamento isso é uma "Loteria"...Pois apenas Lisboa trata desse tipo de processo...E Lisboa tem muitos Conservadores...Digamos...Com diferentes níveis de tolerância...E a "Fama" de ser inflexível...

    Tem também que ver quando você vai efetivamente enviar os documentos...Pois pela sua mensagem acima...Parece que ainda não está com "tudo na mão" para o envio...E Março está logo aí...

    Honestamente...Se fosse meu processo...Eu não arriscaria...Solicitaria uma certidão novinha em folha...Mas...O processo é seu...Então...Cabe a você decidir...
  • Boa tarde! Consegui restaurar a planilha, que tinha sido excluída em 30/12. Segue link:
    https://1drv.ms/x/s!At0gn95UKBeDglwK7vck4kLu8vga?e=pzPYLX
  • Que bom @G Faria! Obrigada!
  • Olá boa tarde a todos! Hoje liguei no IRN para saber andamento de processo de aquisição de nacionalidade por casamento e a atendente me informou que estão fazendo hoje o registro dos processos referentes ao mês de Março de 2019. Espero ter ajudado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.