Também estou achando que a informação que a atendente me deu, não é verdadeira, porque em novembro/19, eu havia ligado lá e me falaram que estavam fazendo os registros de março. Acho que tem informação errada sendo passada pelos atendentes.
Eu tinha ligado semana passada e tbm liguei hoje , e disseram que estavam fazendo dia 26 de março de 2019 , as duas vezes que liguei disseram o mesmo dia 26 , como é possível isso ?
A plataforma de consulta não é atualizada regularmente e a ideia ao ligar lá é saber de qual mês estão fazendo os assentos e por essa informação (que muitas vezes também não é a correta), ter uma ideia de quanto tempo aproximadamente, há que esperar para a conclusão do processo!
Esse atraso talvez seja porque estão deixando de lado o assento dos registros para analisar novos processos e de repente mais tarde sai tudo de uma vez.
A plataforma fornece as informações que são relevantes depois que o processo recebe número...Pelo menos até o momento essa parte essencial em termos de comunicação tem sido disponibilizada de maneira certeira pela plataforma do MJ Português...
São elas...:
NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...
OU
NOTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO...
Portanto o que deve ser feito...:
1 - Confirmar o recebimento dos documentos pela Conservatória...; 2 - Aguardar Dois Meses e enviar solicitação de senha para acompanhamento no email rcentrais.adimin@irn.mj.pt ...; **Se esse primeiro email for ignorado...Significa que ainda não existe uma senha para aquele processo...!!! Sendo dessa forma...Aguarde mais 30 dias e reenvie o email...Se depois de três tentativas pelo email não houver resposta com a senha...Ligue na Linha Registos para verificar se seu processo por acaso não foi "Abduzido"...
Não há justificativa para se ligar incessantemente para fazer questionamentos que em nada vão garantir que o processo será finalizado em Março...Ou em Julho...
Muito provavelmente deve ser por esse motivo que o pessoal da Linha Registos repete como um papagaio...Março...Março...Março...
Quem sabe assim o pessoal para um pouco de ficar ligando... Sim... Por que alguém que não conseguiu sua senha de acompanhamento pelo email depois de três tentativas e quer ligar na LR acaba não conseguindo por que o sistema está entrando em colapso...Pelo excesso de ligações... Muitas delas absolutamente sem um propósito útil...!!!
"...a atendente me informou que estão fazendo hoje o registro dos processos referentes ao mês de Março de 2019..."
Entendam o seguinte...:
Cada processo é único...Mesmo que sejam processos de irmãos gêmeos...Enviados em uma mesma remessa...Para uma mesma Conservatória...A conclusão pode acontecer com dois...Três meses de diferença entre um e outro...Ou...(Como vimos aqui no Fórum recentemente)...Processos de dois irmãos em que um caiu em exigência por divergência de documentos e outro não...
@Menda não ha motivo para ficar ligando insistentemente para a linha de registro ou conservatória. A plataforma foi criada justamente para evitar essas ligações insistentes.O processo só acaba quando termina ou vice-versa.
Na página 99 o Leonardo Melo postou que o processo dele foi finalizado 12/12/2019 Sendo que ele deu entrada em 04/05/2018 e o Despacho favorável, sem restrições saiu em 07/05/2019. Sendo assim em Dezembro eles estavam finalizando os processos de Maio.
Pode ser que alguns processos andem mais de pressa que outros , porque o meu foi dado entrada fev 2018 , com despacho favorável em abril de 2019, e faz 9 meses e não saiu o assento ainda ,
Olà, por gentileza, voces poderiam me ajudar com uma duvida. No meu caso, estou juntando os documentos para a minha mae conseguir a nacionalidade pelo casamento. Meu pai (brasileiro) jà conseguiu a cidadania e o casamento deles jà està averbado em Portugal. Porém, na certidao de nascimento da minha mae no Brasil nao consta o casamento deles. Isso tem algum
Bom dia, pessoal. Por favor, alguém poderia me ajudar nesta dúvida? Estou buscando a cidadania para a minha mãe que é casada com o Português. Porém ela nao possui um cartão de crédito no nome dela para fazer o pagamento da taxa. Minha duvida é se eu posso utilizar o meu cartão para isso. Se sim, no link para o pagamento, eu preencheria com meus dados nos campos "Nome próprio" e " Apelido" e com os dados dela em "Nome do requerente"? Obrigado pela ajuda e atenção.
@LuisSantos, nenhum problema em não ter averbado o casamento dela na certidão de nascimento!! Você pode pagar para ela, e preencher no link de pagamento exatamente como você falou!
Obrigado, @AlanDC Isso coloca a emissão do assento entre 5 a 6 meses após o despacho. Se não houver nenhum fator de aceleração, terei uns 3 meses pela frente. Grato.
e mesmo assim o ACP Porto parece que consegue fazer o processo completo (outros tipos, sem ser o de casamento que só é feito em Lisboa) em até 6 meses... incrível...
Pessoal, Alguém sabe se é possível pedir urgência em processo de cônjuge tendo (o cônjuge) proposta de trabalho em Portugal? Sei que a cidadania não é imprescindível para se entrar em Portugal estando casada com português, mas evitaria um agendamento (e um monte de documentação) no SEF para reagrupamento familiar. Obrigada!
@CláudiaL Meu processo é de Abril/2019 e também está na bolinha 1. Mas pelo depoimento do pessoal se não tiver imprevistos o nosso despacho deve sair lá pra julho/agosto, e a emissão do assento para os primeiros meses de 2021.
Comentários
São elas...:
NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...
OU
NOTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO...
Portanto o que deve ser feito...:
1 - Confirmar o recebimento dos documentos pela Conservatória...;
2 - Aguardar Dois Meses e enviar solicitação de senha para acompanhamento no email rcentrais.adimin@irn.mj.pt ...;
**Se esse primeiro email for ignorado...Significa que ainda não existe uma senha para aquele processo...!!!
Sendo dessa forma...Aguarde mais 30 dias e reenvie o email...Se depois de três tentativas pelo email não houver resposta com a senha...Ligue na Linha Registos para verificar se seu processo por acaso não foi "Abduzido"...
Não há justificativa para se ligar incessantemente para fazer questionamentos que em nada vão garantir que o processo será finalizado em Março...Ou em Julho...
Muito provavelmente deve ser por esse motivo que o pessoal da Linha Registos repete como um papagaio...Março...Março...Março...
Quem sabe assim o pessoal para um pouco de ficar ligando...
Sim...
Por que alguém que não conseguiu sua senha de acompanhamento pelo email depois de três tentativas e quer ligar na LR acaba não conseguindo por que o sistema está entrando em colapso...Pelo excesso de ligações...
Muitas delas absolutamente sem um propósito útil...!!!
"...a atendente me informou que estão fazendo hoje o registro dos processos referentes ao mês de Março de 2019..."
Entendam o seguinte...:
Cada processo é único...Mesmo que sejam processos de irmãos gêmeos...Enviados em uma mesma remessa...Para uma mesma Conservatória...A conclusão pode acontecer com dois...Três meses de diferença entre um e outro...Ou...(Como vimos aqui no Fórum recentemente)...Processos de dois irmãos em que um caiu em exigência por divergência de documentos e outro não...
Sendo que ele deu entrada em 04/05/2018 e o Despacho favorável, sem restrições saiu em 07/05/2019. Sendo assim em Dezembro eles estavam finalizando os processos de Maio.
No meu caso, estou juntando os documentos para a minha mae conseguir a nacionalidade pelo casamento.
Meu pai (brasileiro) jà conseguiu a cidadania e o casamento deles jà està averbado em Portugal.
Porém, na certidao de nascimento da minha mae no Brasil nao consta o casamento deles.
Isso tem algum
Por favor, alguém poderia me ajudar nesta dúvida?
Estou buscando a cidadania para a minha mãe que é casada com o Português. Porém ela nao possui um cartão de crédito no nome dela para fazer o pagamento da taxa.
Minha duvida é se eu posso utilizar o meu cartão para isso. Se sim, no link para o pagamento, eu preencheria com meus dados nos campos "Nome próprio" e " Apelido" e com os dados dela em "Nome do requerente"?
Obrigado pela ajuda e atenção.
Você pode pagar para ela, e preencher no link de pagamento exatamente como você falou!
Isso coloca a emissão do assento entre 5 a 6 meses após o despacho.
Se não houver nenhum fator de aceleração, terei uns 3 meses pela frente.
Grato.
Porque o meu foi despachado em abril e até agora nada do assento ☹️☹️
Você poderia colocar suas informações na planilha, para ajudar o grupo?
https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!348&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AFNxP-jpSVGEdlw
Desde já agradeço.
Alguém sabe se é possível pedir urgência em processo de cônjuge tendo (o cônjuge) proposta de trabalho em Portugal? Sei que a cidadania não é imprescindível para se entrar em Portugal estando casada com português, mas evitaria um agendamento (e um monte de documentação) no SEF para reagrupamento familiar.
Obrigada!