Boa tarde Atualmente moro em Madrid, e ontem fui ao correios para despachar minha transcrição de casamento. 3 atendentes falaram comigo... pq ninguém sabia como fazer e o que era. Por fim, consegui enviar.... me estimaram 5 dias para chegar lá. Se vai dar certo, rs ... não sei. Alguém já enviou pra PD de madrid - espanha? Estima-se quanto tempo para sair a transcrição?
Me falaram vai pra Portugal Que é do lado e faz lá... porém tenho um bb de 1 ano e 5 meses que não é fã de avião kkkkkkkkk então optei por fazer via correio.
@Luciana os processos enviados para Ponta Delgada demoram em torno de 30 dias para serem concluidos e depois é enviado o assento de casamento em sua residência.
BOA NOITE ! SOU NOVO NO FORUM ,ESTOU MUITO CONTENTE POR TIRAR VARIAS DUVIDAS. BOM VAMOS LA.MINHA MAE E PORTUGUESA VEIO PARA O BRASIL COM DOZE ANOS DE IDADE. MEU PAI E BRASILEIRO ESTOU QUERENDO TIRAR CICADANIA PORTUGUESA ,OS DOIS ESTAO VIVOS GRAÇAS A DEUS E CASADOS A 48 ANOS A PRINCIPIO TENHO QUE ATUALIZAR OS DOCUMENTOS DE MINHA MAE .COMEÇANDO PELA TRANSCRIÇAO DE MINHA MAE E DEPOIS A ATRIBUIÇAO DE MEU PAI CERTO ISSO TUDO VOU FAZER PELA PD ,UMA DUVIDA A RESPEITO DOS DOCUMENTOS A RNE DE MINHA MAE ESTA VENCIDA TENHO QUE ATUALIZAR PRIMEIRO E PEDIR O CARTAO CIDADAO OU NAO A NECESSIDADE . DEPOIS DESSE PROCESSO POÇO PEDIR MINHA CICADANIA PORTUGUESA OU TEM OUTROS PROCESSOS E OBRIGATORIO ATUALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS DO MEU PAI .NESSE PROCESSO TODO TENHO QUE PEDIR A APOSTILA DE AMBAS AS PARTES. DESCULPE O TEXTO DESTE TAMANHO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR
@Marcos Alves Buratto, seu pai poderá adquirir, se quiser, a nacionalidade portuguesa (derivada) por ser casado com portuguesa originária há mais de 5 anos, com a presunção de laços efetivos à comunidade. A você, por ser filho de portuguesa, será atribuída a nacionalidade (originária), e para tal, não é preciso que seu pai obtenha a dupla nacionalidade. Sua mãe precisa transcrever o casamento em Portugal (por PD tem fama de sair rápido) e depois solicitar no Consulado o CC, já com o estado civil atualizado. A atribuição de sua nacionalidade pode ser solicitada às CRCs Tondela, Ovar, e AC Porto (recomendadas no forum; PD não faz nacionalidade). A aquisição do seu pai só pode ser pela CRCentrais Lisboa. Como você é novo no fórum, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:
Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida quanto ao preenchimento do formulário para enviar à Ponta Delgada. Onde é preciso preencher:
1º Nubente: Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..…………………………………. Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento) Naturalidade:……………………… Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….………………………… Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……………………………………….estado: …………......………. filiação:………………………………………………………………………………………………………………...........… Residência à data do casamento ………………………..……………………………………………………………..
Como preencher quando se trata da pessoa que tem a cidadania portuguesa por atribuição? Por exemplo: Naturalidade brasileira? Onde coloco o número de assento do português que tem a cidadania por atribuição?
E outra dúvida: lendo páginas atrás desta mesma discussão vi outros formulários, com outras coisas escritas. Isso não influencia em nada? Existe outro formulário além desse?
@fsorf onde pede freguesia e concelho vc deixa em Branco.Naturalidade :cidade e estado.Vc não coloca o número do assento pois já vai estar enviando a cópia do assento português atribuído.
Pessoal, me chamo Márcio e sou novo no fórum, por favor, preciso de algumas confirmações referentes aos documentos, estou iniciando primeiro o processo de Transcrição de Casamento da minha mãe (Portuguesa do Porto) com o meu pai (Brasileiro) e depois por Atribuição de Nacionalidade para mim. Estou entrando no site do Consulado do RJ e nada de agendamento. Então acompanhando o fórum vários casos de conquistas por terem enviado seus documentos por correio para qualquer conservatória, me interesse em fazer o mesmo, segue os principais documentos.
1º Transcrição de Casamento entre português (a) e estrangeiro (a): - Requerimento para transcrição de casamento preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE pela minha mãe datado e assinado na presença do Oficial de Registro Civil (cartório); - Certidão de Casamento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, emitida a menos de 180 dias, com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e legalizada no Cartório; - Certidão de nascimento do meu pai (Brasileiro), de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, emitida a menos de 180 dias, com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e legalizada no Cartório; - Uma fotocópia simples da Certidão de Nascimento do Português (mãe); - Xerox autenticada do RG de sua mãe; - Vale Postal de €120 euros.
Marcos, não é necessário que as certidões sejam reprográficas para transcrição de casamento. Apenas de inteiro teor e apostiladas no cartório. O reconhecimento de firma será feito na apostila.
mariza guerra, outra pergunta. Quando mandar os documentos daqui para Portugal o número de rastreio dos correios serve para acompanhar em Portugal ou tem algum site para acompanhar quando chega lá. Como fico sabendo quando o meu processo esta pronto e o mesmo ficando pronto eles mandam para mim é o que deve fazer, tenho que levar para o Consulado de Portugal aqui no RJ . Obrigado!
O rastreio em Portugal e feito através do site do CTT, basta acessá-lo quando o objeto tiver saído do Brasil. Use o mesmo número, a mudança será automática. Ponta Delgada está concluindo processos de 20 a 30 dias, a demanda aumentou muito. Ou você aguarda a certidão em casa, que é o ideal, ou envia e-mail após o tempo regulamentar para se informar, isso em caso de extrema necessidade. Supondo que vc enviará o processo de atribuição para uma outra Conservatória, o Consulado será necessário apenas para o pedido de cartão cidadão e passaporte.
Mariza Guerra e Vlad Pen, só mais uma dúvida assim que receber em casa todo o processo de Transcrição de Casamento da minha mãe, eu preciso levar para o Consulado de Portugal/RJ para terem conhecimento ou não... É depois disso já posso dar entrada na minha Atribuição de Nacionalidade Portuguesa. Muito obrigado à todos, estou muito satisfeito com esse Fórum.
O assento da sua mãe terá a averbação do casamento que foi transcrito. É tudo informatizado, estará no sistema integrado. Não precisa informar nada ao Consulado.
Preciso necessariamente coloca residência antes do casamento? No primeiro espaço vazio la em cima aonde não tem escrito nada, é o nome? (Primeira linha em cima de titular do documento de identificação)
A residência antes do casamento seria a cidade, estado, país. Seria o nome do requerente, de preferência um dos noivos ou o filho. Se for o neto e enviar para Ponta Delgada é preciso enviar a certidão de nascimento para provar a ligação com os avós.
Olá pessoal, tenho acompanhado as discussões no site e gostaria de parabenizar e agradecer a todos pela iniciativa. Consegui tirar muito mais dúvidas aqui, estou confiante para dar início ao meu processo agora em Setembro, e gostaria de pedir mais uma informação para finalizar. Qual seria a conservatória para enviar os documentos de Transcrição de Casamento da minha mãe incluindo o nome da conservatória, endereço completo, telefone e e-mail.
O tempo para conclusão aumentou muito devido à demanda, pois Ponta Delgada é muito eficiente. A lista de documentos deve estar nessas páginas. Atualmente PD exige também a certidão de nascimento simples quando o neto é requerente da transcrição.
Mariza Guerra, quando vc me respondeu dizendo que: Não é necessário que as certidões sejam REPROGRÁFICAS para transcrição de casamento. Apenas de INTEIRO TEOR e apostiladas no cartório. O reconhecimento de firma será feito na apostila. No mais está tudo correto.
É porque acabei adiantando as minhas certidões para dar entrada na ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE, e seguindo os criterios aqui do Consulado do RJ, ele pedi certidões de inteiro teor por cópia reprográfica e devidamente apostilada de Haia, essa foi a minha dúvida então fazer a reprográfica.
Pessoal, boa noite! Preciso fazer a transcrição de casamento de meu bisavô português Antonio de Jesus (nascido antes de 1911). Na certidão de bastimo consta que ele é filho de joaquina de jesus e pai incógnito. E na certidão de casamento no brasil consta no nome dos pais Antonio Gonçalves e Joaquina Gonçalves.
Na certidão de nascimento de minha avó o nome dos avôs consta como Antonio Gonçalves e Joaquina de Jesus.
É preciso fazer a retificação da certidão de casamento antes de fazer a transcrição ou posso enviar esses documentos do jeito que estão? Obrigado
@dvilhena Pule essa etapa de transcrição do seu bisavô, corra com a Atribuição da sua avó por Vila Nova de Gaia que no momento não exige a Transcrição de casamento do Pai.
Comentários
Atualmente moro em Madrid, e ontem fui ao correios para despachar minha transcrição de casamento.
3 atendentes falaram comigo... pq ninguém sabia como fazer e o que era. Por fim, consegui enviar.... me estimaram 5 dias para chegar lá.
Se vai dar certo, rs ... não sei.
Alguém já enviou pra PD de madrid - espanha?
Estima-se quanto tempo para sair a transcrição?
Me falaram vai pra Portugal
Que é do lado e faz lá... porém tenho um bb de 1 ano e 5 meses que não é fã de avião kkkkkkkkk então optei por fazer via correio.
Meu primeiro processo que foi de atribuição eu mandei do Brasil para Tondela
Agora estou enviando de Madrid para Ponta Delgada
Envio para PD (EMS) - 13/07/2017
Recebimento PD - 21/07/2017
Conclusão do Processo - 11/08/2017
Recebimento no Brasil (em casa) - 29/08/2017
Obrigado a todos pelas orientação, agora é enviar a solicitação da minha aquisição.
Obrigado
BOM VAMOS LA.MINHA MAE E PORTUGUESA VEIO PARA O BRASIL COM DOZE ANOS DE IDADE.
MEU PAI E BRASILEIRO ESTOU QUERENDO TIRAR CICADANIA PORTUGUESA ,OS DOIS ESTAO VIVOS GRAÇAS A DEUS E CASADOS A 48 ANOS
A PRINCIPIO TENHO QUE ATUALIZAR OS DOCUMENTOS DE MINHA MAE .COMEÇANDO PELA TRANSCRIÇAO DE MINHA MAE E DEPOIS A ATRIBUIÇAO DE MEU PAI CERTO ISSO TUDO VOU FAZER PELA PD ,UMA DUVIDA A RESPEITO DOS DOCUMENTOS A RNE DE MINHA MAE ESTA VENCIDA TENHO QUE ATUALIZAR PRIMEIRO E PEDIR O CARTAO CIDADAO OU NAO A NECESSIDADE .
DEPOIS DESSE PROCESSO POÇO PEDIR MINHA CICADANIA PORTUGUESA OU TEM OUTROS PROCESSOS E OBRIGATORIO ATUALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS DO MEU PAI .NESSE PROCESSO TODO TENHO QUE PEDIR A APOSTILA DE AMBAS AS PARTES.
DESCULPE O TEXTO DESTE TAMANHO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR
Sua mãe precisa transcrever o casamento em Portugal (por PD tem fama de sair rápido) e depois solicitar no Consulado o CC, já com o estado civil atualizado.
A atribuição de sua nacionalidade pode ser solicitada às CRCs Tondela, Ovar, e AC Porto (recomendadas no forum; PD não faz nacionalidade).
A aquisição do seu pai só pode ser pela CRCentrais Lisboa.
Como você é novo no fórum, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8136/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ja-foi-naturalizado/p65
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/p260
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/p260
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento/p10
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p3
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7137/cartao-cidadao/p4
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/107462#Comment_107462
E... http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio
1º Nubente:
Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..………………………………….
Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento)
Naturalidade:………………………
Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….…………………………
Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……………………………………….estado: …………......……….
filiação:………………………………………………………………………………………………………………...........…
Residência à data do casamento ………………………..……………………………………………………………..
Como preencher quando se trata da pessoa que tem a cidadania portuguesa por atribuição? Por exemplo:
Naturalidade brasileira? Onde coloco o número de assento do português que tem a cidadania por atribuição?
E outra dúvida: lendo páginas atrás desta mesma discussão vi outros formulários, com outras coisas escritas. Isso não influencia em nada? Existe outro formulário além desse?
Desculpem tantas perguntas.
1º Transcrição de Casamento entre português (a) e estrangeiro (a):
- Requerimento para transcrição de casamento preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE pela minha mãe datado e assinado na presença do Oficial de Registro Civil (cartório);
- Certidão de Casamento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, emitida a menos de 180 dias, com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e legalizada no Cartório;
- Certidão de nascimento do meu pai (Brasileiro), de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, emitida a menos de 180 dias, com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e legalizada no Cartório;
- Uma fotocópia simples da Certidão de Nascimento do Português (mãe);
- Xerox autenticada do RG de sua mãe;
- Vale Postal de €120 euros.
Marcos, não é necessário que as certidões sejam reprográficas para transcrição de casamento. Apenas de inteiro teor e apostiladas no cartório. O reconhecimento de firma será feito na apostila.
No mais está tudo correto.
Quando mandar os documentos daqui para Portugal o número de rastreio dos correios serve para acompanhar em Portugal ou tem algum site para acompanhar quando chega lá.
Como fico sabendo quando o meu processo esta pronto e o mesmo ficando pronto eles mandam para mim é o que deve fazer, tenho que levar para o Consulado de Portugal aqui no RJ . Obrigado!
O rastreio em Portugal e feito através do site do CTT, basta acessá-lo quando o objeto tiver saído do Brasil. Use o mesmo número, a mudança será automática.
Ponta Delgada está concluindo processos de 20 a 30 dias, a demanda aumentou muito. Ou você aguarda a certidão em casa, que é o ideal, ou envia e-mail após o tempo regulamentar para se informar, isso em caso de extrema necessidade. Supondo que vc enviará o processo de atribuição para uma outra Conservatória, o Consulado será necessário apenas para o pedido de cartão cidadão e passaporte.
Muito obrigado à todos, estou muito satisfeito com esse Fórum.
O assento da sua mãe terá a averbação do casamento que foi transcrito. É tudo informatizado, estará no sistema integrado. Não precisa informar nada ao Consulado.
A residência antes do casamento seria a cidade, estado, país.
Seria o nome do requerente, de preferência um dos noivos ou o filho. Se for o neto e enviar para Ponta Delgada é preciso enviar a certidão de nascimento para provar a ligação com os avós.
tenho acompanhado as discussões no site e gostaria de parabenizar e agradecer a todos pela iniciativa.
Consegui tirar muito mais dúvidas aqui, estou confiante para dar início ao meu processo agora em Setembro, e gostaria
de pedir mais uma informação para finalizar. Qual seria a conservatória para enviar os documentos de Transcrição de Casamento da minha mãe incluindo o nome da conservatória, endereço completo, telefone e e-mail.
Muito obrigado!!
O tempo para conclusão aumentou muito devido à demanda, pois Ponta Delgada é muito eficiente. A lista de documentos deve estar nessas páginas. Atualmente PD exige também a certidão de nascimento simples quando o neto é requerente da transcrição.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5578/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-concluida-em-tempo-recorde/p1
Documentos endereçados à:
Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores - Portugal
Fone 00 (351)296 302 170| Fax: 296 281 871
E-mail: civil.pdelgada@irn.mj.pt
Vale postal no valor de 120.00€, emitido a favor de
IRN.IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores - Portugal
No mais está tudo correto.
É porque acabei adiantando as minhas certidões para dar entrada na ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE, e seguindo os criterios aqui do Consulado do RJ, ele pedi certidões de inteiro teor por cópia reprográfica e devidamente apostilada de Haia, essa foi a minha dúvida então fazer a reprográfica.
Preciso fazer a transcrição de casamento de meu bisavô português Antonio de Jesus (nascido antes de 1911).
Na certidão de bastimo consta que ele é filho de joaquina de jesus e pai incógnito. E na certidão de casamento no brasil consta no nome dos pais Antonio Gonçalves e Joaquina Gonçalves.
Na certidão de nascimento de minha avó o nome dos avôs consta como Antonio Gonçalves e Joaquina de Jesus.
É preciso fazer a retificação da certidão de casamento antes de fazer a transcrição ou posso enviar esses documentos do jeito que estão?
Obrigado
Seu avô ou avó filho do seu bisavô é vivo?
@Osmir, sim minha avó é viva e meu bisavô português é o declarante.
Pule essa etapa de transcrição do seu bisavô, corra com a Atribuição da sua avó por Vila Nova de Gaia que no momento não exige a Transcrição de casamento do Pai.
Eu estava com o mesmo problema de divergências entre documentos do português e fiz isso, estou no aguardo da Atribuição a 3 meses por VNG.