Transcrição de casamento por Ponta Delgada

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Comentários

  • Parabens @melxavier... Nao vejo a hora de chegar a minha,.. rs rs
  • Excelente @melxavier!!!
    Obrigado @vladpen, vou fazer nova RG antes de iniciar o processo.
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado August 2017
    @Fabiano_ Machado, eis um post recente do @Paulo Moreira2 que vai ajudar você a tomar sua decisão:

    "Acabo de aprender - numa interação com o Consulado de Portugal - que se pode requerer o Cartão de Cidadão do novo tuga (neto naturalizado) sem se proceder à transcrição prévia do casamento do novo nacional,

    D--E--S--D--E-------Q--U--E

    o nome do novo tuga tenha sido mantido no registo de assento de nascimento (português) exatamente como no registo de nascimento (brasileiro) e em seu registo de casamento (brasileiro).

    Justificativa (e ela faz sentido): O CC não traz armazenado o estado civil. Como os homens em geral não têm seu nome alterado ao se casarem, não é relevante para os emissores do CC a tal transcrição.

    Já para as mulheres, é um pouco diferente, posto que em geral alteram os apelidos. No assento de nascimento da neta naturalizada (assento português), elas têm o nome de solteira. Mas se forem casadas, os apelidos PROVAVELMENTE terão mudado, e a única forma de os emissores do CC saberem qual nome OFICIAL elas têm ATUALMENTE é através da transcrição do casamento, mandado fazer numa conservatória portuguesa. Assim, o CC da senhora será emitido com o mesmo nome que ela tem DE CASADA no regime jurídico português."
  • @Fabiano as conservatorias pedem insistentemente para não ligar pedindo informações sobre andamento de processos.Isso irrita e atrasa mto o serviço deles.São dezenas de pessoas ligando todos os dias.Todos tem pressa ,mas isso não vai ajudar em nada.O processo só acaba quando termina.
  • @Mauro , que pena , meu nome continua o mesmo e mesmo assim vou ter que fazer a transcrição .
  • @Vlad Pen,
    Atribuição de netos é só em Lisboa mesmo? Nem no ACP?
  • @Fabiano_ Machado, refere-se ao Consulado RJ.
  • Gente, só pra dizer que o Correio no Leblon faz o vale postal, quem me orientou foi o funcionário Evandro.
    Hoje pra enviar 120 euros estava R$ 510+- (cambio + taxa dos correios).

    Av. Ataulfo de Paiva, 822 - Leblon, Rio de Janeiro

    Remetente: Nome, Rg e Cpf.
    Destinatário: Nome e endereço.
  • @Vlad,
    Mas neste tópico (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071) entre outros, falam de "ascendentes em 2º grau" (avós). Então isso significa que essas conservatórias fazem os processos de cidadania para netos, pela nova lei.

    É isso mesmo?
  • editado August 2017
    @Fabiano ,esse e-"nao sei de onde tirou essa ideia que as conservatorias pedem de forma acida para que nao ligue " eu não disse em nenhum momento q as conservatorias pedem de forma ácida ,embora ja vi vários relatos aqui .Sobre ligaçoes e e -email, as moderadoras @Marcia e @TheresaLima ja cansaram de falar sobre isso aqui no Fórum. Esse e-mail.foi recebido recentemente da Sra, Lurdes da Conservatória de Ovar. ""Segue o que a Lurdes disse: "peça as pessoas do forum para ter muita paciencia porque os processos não param de aumentar (o mês passado entraram 250 processos), peço que tranquilize as pessoas e para não enviar email nem telefonar porque não temos capacidade de resposta.
    Obrigado
    Lurdes Dias".

    P.S. sobre meu processo, quando eu receber o assento em minha residência ,saberei q ele foi concluido..sou bem tranquilo quanto a isso ...com o máximo respeito.

    Abraços
  • editado August 2017
    @SOPMod algumas informações desse tópico estão defasadas..o q vale é o q esta nesse link.

    http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • editado August 2017
    Boa noite, @Fabiano_ Machado,

    sei que deu o assunto que comentou com o @Vlad Pen encerrado, mas ele tendo mencionado meu nome, devo te dizer sobre nossa experiência por aqui.

    Obviamente, cada caso é um caso, e cada um tem suas urgências e preocupações, intransferíveis. Mas, no geral, as pessoas tendem a ligar e escrever, para fazer as mesmas perguntas que estão descritas aqui, inúmeras vezes. Escrevem, pedem requerimentos, e perguntam itens, que às vezes, estão na primeira página de um tópico recente. É incrível!

    E, sim, as conservatórias pedem INSISTENTEMENTE, que não liguem e não escrevam. Ou seja, que tentem ao máximo, não entrar em contato. Pois, as mesmas pessoas que respondem emails, atendem aos telefones e dão andamento aos processos de nacionalidade.

    Não falamos que há um "pedido ácido", por parte das conservatórias. Muito pelo contrário, são cordiais (especialmente, a Lúcia), e muito educados (demais até, para o altíssimo volume diários de emails e ligações que recebem). Nos pedem encarecidamente, que tentemos concentrar as dúvidas, se for o caso.

    Portanto, o que o colega @Vlad Pen colocou tem muito fundamento, e não é de hoje.
    Faça uma busca simples pelo fórum, e verá quantas pessoas ouviram os mesmos lamentos, quando foram pessoalmente nas conservatórias.

    Vou te dar apenas um único exemplo recente destes pedidos:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/106511/#Comment_106511
  • Aproveito aqui, para agradecer ao empenho do @Vlad Pen em nos ajudar enormemente em nosso fórum.
  • @Marcia..obrigado por tudo !!
  • @Marcia

    A sua explicação foi brilhante. E o @Vlad Pe reforçou o que tem sido dito aqui no Fórum há mais de dois anos. Realmente há vários
    depoimentos de pessoas que foram às Conservatórias e ouviram pedidos para que não enviasse e-mails e tampouco telefonassem para obter notícias do processo. O rastreamento dos Correios mostra a entrega dos documentos na Conservatória, isso tranquiliza. Após um mês basta acompanhar o status pela Linha de Registos.

  • @Mariza, é verdade, minha irmã quando esteve em Portugal ouviu a mesma coisa.. Enfim...

    Aproveitando me tira uma dúvida ? É possivel acompanhar processo de transcrição pela Linha de Registros ? Se sim, penso que email atrapalha menos que ligação não ? Pois a pessoa não é interrompida nos seus afazeres e pode responder quando estiver fazendo exatamente isso, ou seja, vendo os emails... rs rs ..
  • @flavio

    A Linha de Registos não acompanha status de transcrição de casamento. Se o processo estiver em Ponta Delgada vc poderá se informar após 30 dias do envio. Por não ter balcão de nacionalidade você não atrapalhará tanto, mas o ideal é aguardar o assento em casa.
  • @favio

    Eu quis dizer que um e-mail para PD seria após um tempo razoável sem o recebimento do assento em cada. Tenho um familiar que enviou dia 02/08 - orientei no sentido de não entrar em contato antes do dia 25/9. Nesse caso o assento está informatizado. Quando a transcrição envolve assentos em posse dos Arquivos Distritais o tempo para a conclusão é maior.
  • Como já disse anteriormente,
    FAVOR NÃO ENVIAR E-MAILS NEM TELEFONAR PARA AS CONSERVATÓRIAS.

    Tirem suas dúvidas no fórum e esperem a finalização dos processos pois NADA irá agilizar a conclusão dos mesmos.

  • "Não enviar e-mails nem telefonar para as Conservatórias". COPY THAT! Sábia recomendação.
    No máximo, em caso de stress crônico:
    - Transcrição de casamento em PD: mandar e-mail depois de pelo menos 30/40 das após o recebimento da documentação por PD;
    - Atribuição/Aquisição: ligar pra LN depois de pelo menos três meses de recebido.
  • @Marcia, o Vlad Pen realmente ajuda muito! E, para fazer justiça, a Theresa Lima também!

    Abraços.
  • @VladPen, tomei a liberdade de postar o link (e o conteúdo da pagina) que você postou acima, do Consulado Geral de Portugal em SP, no tópico da CRC Lisboa, ok? Abraços.
  • @Marco Madeira,

    com certeza! Da mesma forma, a @Mariza Guerra e tantos outros.
  • Pedro KormannPedro Kormann Member
    editado August 2017
    é bom implantar e passar pra frente essa politica de contato direto (quase) zero

    uma pessoa que precisa de alguma informação urgente pode atrasar o processo de uma outra que também está em urgência.

    contatar pouco não faz mal a ninguém, temos muitas pessoas aqui que já passaram pelas N situações que podem gerar dúvidas e podem dar a resposta também

    ainda mais quando já temos casos de pessoas espalhando fake news pra fazerem outras fugirem de conservatórias, já pensou se todo mundo taca o [APAGADO] e "meu processo é importante" preciso liga todo dia...
  • Boa tarde pessoal!
    Gostaria de saber se quando há algum erro no processo, ou algum documento faltando Ponta Delgada entra em contato conosco. Enviei a documentação no dia 30/06 e a mesma foi recebida lá em 07/07.
    Já se passaram quase 50 dias após o recebimento e ainda não obtive nenhum contato. É assim mesmo?
    Estou preocupada de haver alguma pendência, mas não quero ligar ou mandar e-mail para não atrapalhar.
    :(
  • @Marília,

    SEMPRE que houver alguma pendência (eles chamam de "exigência"), vão enviar email para você (o email constante no requerimento).
  • editado August 2017
    @Marilia, está dentro do prazo..só para enviar o assento para sua casa demora uns 20 dias
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado August 2017
    @Marilia, isso mesmo: tenha calma e nada de e-mail e ligação. Você já perguntou ao CTT sobre o status do seu vale postal, se já foi sacado pela Conservatória? Caso não, entre no site deles e preencha atentamente o formulário (Serviços: Informações gerais), sendo detalhista com a identificação do vale: número, data, valor, emitente, beneficiário, agência correio no Brasil.
    Se responderem que o vale foi sacado no dia tal, você vai se tranquilizar.
    http://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
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