@KellyScapol Há 3 entidades: SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), PJ (Polícia Judiciária) e DGAJ (Direção-Geral da Administração da Justiça). Normalmente a resposta do SEF demora. DGAJ tem que ser rapido. Sabe quanto tempo demorou pela resposta do SEF? obtigado! e boa sorte!
@Tsunami quando esta na fase da diligencias ja passou pelo SEF? Quando vc diz que DGAJ tem que ser rapido, é essa a entidade responsável por checar os antecedentes?
To perguntando pq o processo do meu pai também está em análise, esperando as diligências oficiosas.
@gadf2009 acho que sim. diligências oficiais são SEF, DGAJ e PJ. A senhora da conservatóriame disse que o DGAJ é mais rapido do que SEF. Mas eu, neste momenteo, ja tenho a resposta do DGAJ, e falta o SEF.
@Tsunami não sei dizer quanto tempo demorou o SEF mas calculo pelo menos 4 meses pois em dezembro estavam todos pendentes e agora só falta a DGAJ o meu processo começou a ser analisado em Setembro (entreguei em abril)
@KellyScapol, @Tsunami, como vocês conseguem ver essas etapas dentro de análise? Vocês perguntam exatamente isso quando ligam pra linha de registos? Geralmente eu recebo uma resposta bem simples quando pergunto rsrs. Apenas "está em análise".
Olá,acabo de receber em casa a numeração do assento do meu filho,dei entrada em Setembro/2017 por Tondela que enviou para Lisboa porque sou portuguesa nascida em ex colônia e Lisboa me surpreendeu pois em 6/12/2017 já tinham deferido o processo,tó mega feliz!!Obrigada a todos do Fórum pelo auxílio,vcs são top!!
Pessoal, quero dividir com vocês minha saga. Enviei meu processo de atribuição em 2/8/2016. Chegou lá em 5/8/2016. Em novembro/2016 a linha Registos informou que tinha sido atribuído um número de processo. Recebi a carta desse processo em 18/1/2017. Durante o ano todo de 2017 a linha Registos informou que estava em análise. Em 21/12/2017 informaram que tinha sido aceito o pedido e que faltava a transcrição do assento na conservatória e que deveria ligar após 15/1/2018 para conseguir o número do assento e fazer o cartão de cidadão. Meu assento foi transcrito em 12/1/2018, 1 ano depois de enviarem a carta e quase 1,5 ano depois de enviar o processo (era ainda certidão inteiro teor, consularizada, sem apostila nem copia reprográfica. Foi bem na virada das novas regras). Demorou bastante e não teve nenhuma exigência. Muitas demandas de nacionalidade segundo a linha Registos. O meu recado é: paciência. Mesmo por Lisboa, demora mas sai (se estiver tudo certo).
Galera, meu processo deu entrada no começo de Fevereiro de 2017 e até agora não foi analisado. Envidei um email para a conservatória e me responderam isso:
Exmº Senhor
Em resposta ao v/ pedido de informação infra ,informa-se V. Exa que o processo em apreço , aguarda análise .Logo que o processo seja analisado será V. Exa. Informado do que houver por conveniente.
Com os melhores cumprimentos Paula Marques A Oficial dos Registos
O que estou achando estranho é que ja tem 1 ano e não está nem em análise. Estou contato com o fim deste processo, mas ta dificil viu.
O meu levou um ano e meio. Uns 6 meses só para me mandar o protocolo. @Leonardo, você tem um comprovante dos correios de entrega na CRC Lisboa? Ou fez pelos consulados?
@Marcelo Pires tenho os comprovantes e o pessoal da conservatória também ja me confirmaram.
O que é mais complicado pra mim é que estou fazendo o processo do meu Pai, para depois fazer o meu. Meus planos eram me mudar pra lá no inicio de 2019, mas pelo jeito vai ter que ser adiado. To aqui contando os dias. Ansiedade matando.
Espero que quando saia o do meu pai eu consiga fazer o meu mais rápido por outra conservatória.
Desculpe a minha ignorância, mas muda muito viver lá como brasileiro? Sempre pensei que brasileiro lá tivesse alguns direitos por conta de acordos. Não sei se para trabalhar fica mais difícil, mas Portugal não tem muito emprego atualmente.
enviei email para a conservatória pedindo uma atualização da situação do meu processo, e me informaram que ele está na fase de registro de nascimento.
Sei que é a etapa final, mas alguém sabe quanto tempo leva aproximadamente para terminar essa etapa? e quanto tempo leva para a carta com o assento de nascimento chegar?
Boa noite a todos, da última vez que consegui resposta ao email, o processo de atribuição do meu pai estava na Conservatória de Lisboa, chegou lá em 19/07/17 com status de "a integrar centrais" alguém tem uma noção de quanto tempo leva pra mudar desse status pra um próximo? e de onde está para concluir falta o q?
Olá amigos! Dei entrada no processo de Atribuição do meu sogro (filho de português) através da CRC Lisboa inadvertidamente. Enfim... Meus documentos chegaram lá em 13/11/2017. OK! Sei que é pouco tempo, mas nesse meio tempo, minha sogra faleceu repentinamente. E meu sogro já consta 84 anos. Minha pergunta: Há em Portugal alguma Lei como no Brasil, que agiliza os processos de idosos? Alguém aqui tem ciência disso? Grata
Obrigada @Vlad, meu computador estava bloqueando as pesquisas no blog, por isso não estava encontrando... O meu sogro foi assinar o formulário 1C no Cartório e seu RG é novo. Mas pelo que li, irão solicitar a prova de vida. Muito obrigada.
Acabei de telefonar para a CRC Lisboa e me informaram que estão numerando os processos que deram entrada em novembro/2017 e fazendo análise dos processos de atribuição de junho e julho/2017. E também fui informada que vão enviar nova leva de processos para o Porto.
Vocês estão sabendo do.processo de aquisição ser feito via site da IRN? Minha tia esteve hoje em Lisboa e deu entrada na aquisição da minha esposa, perguntaram a ela porque ela não fez pela internet. No.mais, não.prexisou de procuração e nem da certidão de casamento brasileira, já que meu casamento já foi transcrito em PT.
@Chris Brito , não seria análise de junho/julho 2016? Pq o meu é de julho/2016 . Analisaram meu processo nesse mês, tanto q recebi solicitação p juntar uma declaração.
Comentários
bom dia! alguem tem um email da CRC que responda? processo de aquisicao.
Obrigada!
To perguntando pq o processo do meu pai também está em análise, esperando as diligências oficiosas.
Exmº Senhor
Em resposta ao v/ pedido de informação infra ,informa-se V. Exa que o processo em apreço , aguarda análise .Logo que o processo seja analisado será V. Exa. Informado do que houver por conveniente.
Com os melhores cumprimentos
Paula Marques
A Oficial dos Registos
O que estou achando estranho é que ja tem 1 ano e não está nem em análise. Estou contato com o fim deste processo, mas ta dificil viu.
O que é mais complicado pra mim é que estou fazendo o processo do meu Pai, para depois fazer o meu. Meus planos eram me mudar pra lá no inicio de 2019, mas pelo jeito vai ter que ser adiado. To aqui contando os dias. Ansiedade matando.
Espero que quando saia o do meu pai eu consiga fazer o meu mais rápido por outra conservatória.
Sei que é a etapa final, mas alguém sabe quanto tempo leva aproximadamente para terminar essa etapa? e quanto tempo leva para a carta com o assento de nascimento chegar?
pq eu sou de Março de 2017!!!
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/01/mpf-consegue-extradicao-de-raul-schmidt-operador-da-lava-jato.html
Dei entrada no processo de Atribuição do meu sogro (filho de português) através da CRC Lisboa inadvertidamente. Enfim... Meus documentos chegaram lá em 13/11/2017. OK! Sei que é pouco tempo, mas nesse meio tempo, minha sogra faleceu repentinamente. E meu sogro já consta 84 anos. Minha pergunta: Há em Portugal alguma Lei como no Brasil, que agiliza os processos de idosos? Alguém aqui tem ciência disso? Grata
Minha tia esteve hoje em Lisboa e deu entrada na aquisição da minha esposa, perguntaram a ela porque ela não fez pela internet.
No.mais, não.prexisou de procuração e nem da certidão de casamento brasileira, já que meu casamento já foi transcrito em PT.