Bom dia a todos! Queria tirar uma dúvida, meu advogado deu entrada no processo de meu pai no dia 11/05/17, ele me mandou o documento de entrada do processo. Porém ele não tem notícias sobre o processo ainda, tento ligar pra linha registos, mas fico com receio de esperar por conta do preço da ligação, e pelo e-mail não me respondem -.- Alguém sabe algum e-mail que eles possam me responder ou vcs sabem o tempo que demora normalmente pra atenderem na linha registos?
@renanluis Use o skype (sai a 0,08/min da última vez que vi) e ligue na parte da manhã que costuma ser mais rápido. @Marco Madeira A URA não tem mais informado o tempo de espera
@Ihatebureaucracy Você deu entrada em setembro/2016 e hoje, dezembro/2017, o seu pedido ainda nao foi avaliado! Essa informacao é coerente com o status do meu processo.
Fui ao CRC de Lisboa pessoalmente em dezembro/2016 e hoje, dezembro/2017, liguei para a central para consultar o meu pedido - Atribuição de nacionalidade para filhos de portugueses - e eles me disseram que o prazo MÍNIMO atual é de 1 ano e que no meu caso ainda deve demorar mais 1/2 ano. Ou seja, dei entrada no processo em dezembro/2016 e devo receber o "ok" em julho/2018.
Esta central é muito eficaz para quem quer consultar o processo! O número da central é o (+351) 211 950 500. Aperte a opcao 1, e em seguida a opcao 1. Para pedir informacoes sobre o seu caso voce precisa ter: 1) Número do processo (serve o número de processo genérico), 2) O nome completo do requerente 3) A data de nascimento do requerente
@guilherme vieira O email que eu tenho, eles não tiram dúvidas só comunicam sobre os processos que estãocno setor de inscrição com processos de Atribuição (pai/mãe > filho/filha) O mais aconselhável é entrar em contato pela LR (opção 1 e depois opção 1 de novo)
@ClaudiadaNatividade quanto ao processo de Netos eu não sei qual data estão. O meu caso é direto (Atribuição =minha mãe > eu) e o meu processo estava no setor de inscrição. Precisa ver nas postagens anteriores sobre os processos de netos. Se não me engano criaram um tópico só para processos de Netos, dá uma olhada.
@ClaudiaNatividade, estão no final de agosto, creio que começando setembro, embora exista processos de julho ainda não finalizados, ou seja está meio confuso. O meu é de 30 de agosto e encontra-se para lavratura do assento. artigo 6.7 se não me engano.
@ClaudiadaNatividade o que o César falou são os meses do ano passado. Os processos para Netos estão beeeeem atrasados. Mas todos vão sair, é só questão de tempo.
O meu processo (atribuição de pai) foi recebido em Lisboa Fev de 2017, tem número 24xxx mas ainda não tenho notícias, será que deve estar nos finais? Alguma forma mais detalhada de saber? Enviei o email também e só me responderam que serei comunicado quando necessário.
@marcmon eu só descobri que o meu processo tinha sido concluído por que eu liguei na Linha de Registros. Por email eles não dão muita informação, eu estava acompanhando por email para saber o dia que eles estavam analisando. O meu processo foi 19xxx/17 e foi recebido em Lisboa dia 06/02/17. Bem provável que o seu esteja perto ou até mesmo concluído. Liga na LR é mais certo de saber algo.
Obrigada por todas as respostas. A esse ponto estou torcendo para que a fila dos netos, que não é necessariamente indiana, esteja lá por janeiro de 2017 mesmo. Vi o forum dos netos, mas é para processos que deram entrada de junho a dezembro de 2016. As coisas por lá estão avançando. Dei entrada no meu processo em Lisboa em 20/04/2017 Foi numerado em 21/07/2017 n. 29...../2017, me perguntaram sobre a convolação neste mesmo dia. Desde então em análise. Se tiver qualquer novidade aviso no forum para os demais.
A boa nova é que o pedido da minha mãe já se encontra para despacho da Ministra da Justiça, e o meu continua aguardando assento. Creio que tudo deve estar pronto até março.
@Paulo Moreira Concordo que é vício, mas pelo menos nos distrai e nos dá algum alento no meio da desorientação geral que estamos vivendo em nosso país. De uns tempos prá cá já me sinto completamente portuguesa, acho que nem passo pela fase do vazio:) Retribuo seus votos de Feliz Ano Novo.
Paulo, A Nacionalidade é um meio e não o fim em si mesmo. Eu busco qualidade de vida em um país em que se leva a sério o trabalho e se valoriza mais o que as pessoas são - não o que elas tem... Este processo de obtenção da condição de cidadão português é uma fase. Saúde e Paz para todos os que procuram evoluir.
Minha meta é ter qualidade de vida em Portugal e obter nacionalidade é um meio. Poderia tentar visto de trabalhador altamente qualificado ou de empreendedor, mas como eu pretendo sair para não voltar eu escolhi o caminho correto. No Brasil não vejo como conseguir isto.
Olá pessoal, meu processo (atribuição de mãe) foi recebido na CRCentrais em 28 de abril de 2017. O número atribuído ao meu processo 33xxx/17. Enviei um email para a CRC e foi me informado que ainda estão a analisar os processos de agosto de 2016. Entretanto vi aqui no grupo pessoas que deram entrada no início de 2017 e já tiveram seu processo finalizado. Como funciona isso? Não existe uma ordem para analise dos processos?
@LucianaCaffe a Atribuição da sua mãe é de avó >neto ou pai>filho?
Por que são filas diferentes. Avô>neto estão no ano passado Pai>filho estão no começo desse ano acredito que na metade de fev/2017. Eles devem estar de recesso e voltem depois do ano novo para dar continuação aos processos.
Comentários
Queria tirar uma dúvida, meu advogado deu entrada no processo de meu pai no dia 11/05/17, ele me mandou o documento de entrada do processo. Porém ele não tem notícias sobre o processo ainda, tento ligar pra linha registos, mas fico com receio de esperar por conta do preço da ligação, e pelo e-mail não me respondem -.-
Alguém sabe algum e-mail que eles possam me responder ou vcs sabem o tempo que demora normalmente pra atenderem na linha registos?
Use o skype (sai a 0,08/min da última vez que vi) e ligue na parte da manhã que costuma ser mais rápido.
@Marco Madeira
A URA não tem mais informado o tempo de espera
Fui ao CRC de Lisboa pessoalmente em dezembro/2016 e hoje, dezembro/2017, liguei para a central para consultar o meu pedido - Atribuição de nacionalidade para filhos de portugueses - e eles me disseram que o prazo MÍNIMO atual é de 1 ano e que no meu caso ainda deve demorar mais 1/2 ano. Ou seja, dei entrada no processo em dezembro/2016 e devo receber o "ok" em julho/2018.
Esta central é muito eficaz para quem quer consultar o processo! O número da central é o (+351) 211 950 500.
Aperte a opcao 1, e em seguida a opcao 1. Para pedir informacoes sobre o seu caso voce precisa ter:
1) Número do processo (serve o número de processo genérico),
2) O nome completo do requerente
3) A data de nascimento do requerente
Esperei 10 minutos para ser atendida!
O email que eu tenho, eles não tiram dúvidas só comunicam sobre os processos que estãocno setor de inscrição com processos de Atribuição (pai/mãe > filho/filha)
O mais aconselhável é entrar em contato pela LR (opção 1 e depois opção 1 de novo)
Obrigada todos pelas msgs. Logo mais todos seremos patrícios.
Tenho acompanhado as mensagens. Minha data de entrada em Lisboa também é próxima 04/2017. Netos, 6.4
Boa sorte com o seu processo!
O da sua mãe se encontra na Conservatória de Registo Civil de Lisboa. Obrigada.
Bem provável que o seu esteja perto ou até mesmo concluído. Liga na LR é mais certo de saber algo.
Vi o forum dos netos, mas é para processos que deram entrada de junho a dezembro de 2016. As coisas por lá estão avançando.
Dei entrada no meu processo em Lisboa em 20/04/2017
Foi numerado em 21/07/2017 n. 29...../2017, me perguntaram sobre a convolação neste mesmo dia.
Desde então em análise.
Se tiver qualquer novidade aviso no forum para os demais.
Concordo que é vício, mas pelo menos nos distrai e nos dá algum alento no meio da desorientação geral que estamos vivendo em nosso país. De uns tempos prá cá já me sinto completamente portuguesa, acho que nem passo pela fase do vazio:)
Retribuo seus votos de Feliz Ano Novo.
A Nacionalidade é um meio e não o fim em si mesmo. Eu busco qualidade de vida em um país em que se leva a sério o trabalho e se valoriza mais o que as pessoas são - não o que elas tem... Este processo de obtenção da condição de cidadão português é uma fase. Saúde e Paz para todos os que procuram evoluir.
"O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) marcou mais uma greve, que começa esta quarta-feira, 27 de dezembro, e se prolonga até dia 30. Estes profissionais estão em protesto contra a não inclusão das suas reivindicações no projeto de revisão das carreiras."
Por que são filas diferentes.
Avô>neto estão no ano passado
Pai>filho estão no começo desse ano acredito que na metade de fev/2017. Eles devem estar de recesso e voltem depois do ano novo para dar continuação aos processos.