CRC - Lisboa: Processos enviados

13233353738110

Comentários

• Parabéns cidacibreiro!!!
  • ACABOU DE SAIR A MINHA UHUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!
  • editado November 2017
    @Cesar...parabéns por essa conquista
  • nribeironribeiro Member
    editado November 2017
    @RafadaRocha34 tem um tópico para acompanhamento de processos via Consulado: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos/p10

Posta lá depois pra gente ir acompanhado! :)
  • Parabéns, César.
  • Pessoal, bom dia!

Acabei de ligar na linha de registros e meu processo também foi finalizado. Entrada via consulado de SP em Março/17, numerado em Abril/17 e finalizado essa semana!

• Parabéns a @Cesar, @cidabribeiro e @ddespirto.

@ddespirto, o seu é atribuição né?
  • @diogoaraujop Foi por atribuição sim! :)
  • Marisavr pois é somos de Julho de 16 e estamos no status análise, vc ligou pra linha de Registros a pouco tempo?
  • Eu acabei de ligar para eles no CRC com meu português terrível e meu processo (de Setembro 2016) ainda está em analise e a senhora falou que eles estãos analisando processo recebidos "no fim de 2016".

Como vocês podem imaginar, ela não ficou muito feliz quando eu começei a conversa perguntando "será que alguem no escritório fala inglês?" rs.
  • @Ihatebureaucracy qual é o seu processo? Antigo de naturização ou Atribuição?
  • O caso dele é atribuição de mãe pra filho.
  • Sim, atribuição. Obrigado Diogo.
  • Se estiver no setor de inscrição, semana passada estavam no final de janeiro/2017.
  • Marlon DiasMarlon Dias Member
    editado December 2017
    Comentando @Ihatebureaucracy em "Como vocês podem imaginar, ela não ficou muito feliz quando eu começei a conversa perguntando "será que alguem no escritório fala inglês?" rs."
    Desrespeitar a cultura alheia não ajuda a acelerar o processo... Só ganhamos antipatia... Lembre-se que é problema e interesse mais nosso do que deles. Nós é que temos que nos esforçar para entende-los...
    E como eu pretendo morar lá, eu escuto notícias de rádios de Portugal via podcasts para ir acostumando o ouvido.
  • Quando pretendia morar lá (mudei de planos), comecei a assistir vários videos no youtube e o site da RTP até acostumar o ouvido.

Você não foi muito feliz na piadinha, mas quem não pode sou eu. ;)
  • @Marlon Talvez eu não me expressei bem. Não foi minha intenção desrespeitar a cultura. Português não é minha língua primeira, e por isso se eu tivesse enfrentado qualquer problema durante a conversa, simplesmente teria sido bom saber que alguem saiba ingles.

Boa sorte com seu processo.
  • @Ihatebureaucracy Entendi. Realmente do jeito que foi colocado ficou estranho. Se eu estivesse na mesma situação, faria o mesmo, explicaria o motivo. Boa sorte pra gente.
  • Bom dia
    Alguém sabe me informa quanto tempo pro processo fica desponivel pra consulta ?
    Ligo mais fala que não consta
    Processo: atribuição
    Entrada: 13/10/2017
    Número genérico: 36481/2017
  • @CEGV obrigado
  • editado December 2017
    Boa Tarde. O meu processo por AQUISIÇÃO(Neto de Português) foi deferido e já dei entrada no Cartão do Cidadão e no Passaporte.O assentamento foi feito com base no Art.6º , nº4 da Lei nº37/81 que diz:

O Governo concede a naturalização, com dispensa do requisito previsto na alínea b) do
    n.o 1, aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2.o grau da
    linha recta da nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade.

No Comprovativo do Pedido Inicial do Cartão do Cidadão consta como estado civil : SOLTEIRO. Eu sou casado pela 2ª vez. Terei que fazer a transcrição dos 2 casamentos para poder solicitar a ATRIBUIÇÃO para somente depois poder solicitar a nacionalidade para as minhas filhas(2º casamento. No 1º não tive filhos)?. Sou casado há 11 anos. Conseguirei que a minha esposa também adquira a nacionalidade portuguesa?
    Este é o melhor caminho a seguir?
    O que é a " Convolação para nacionalidade Originária" ? Obrigado!
  • @Marcelo , os passos seguintes são: Vc transcrever seu primeiro casamento,(outro processo) dar inicio ao processo de Convolaçao (conversão) de nacionalidade derivada (artigo 6.4)para nacionalidade originária (outro processo), homologar seu divórcio em Portugal através de advogado (outro processo) e transcrever o segundo casamento para assim vc poder atribuir as filhas e a esposa ( outro processo).
  • @Vlad , Obrigado pela resposta....Achei que tudo seria mais fácil agora, mas pelo jeito me equivoquei.....
  • @wsteles, para o Marcelo requerer a nacionalidade da esposa pelo matrimônio ,ele terá q transcrever o segundo casamento tb.
  • Só um ponto de vista: será conveniente se indispor com as autoridades portugueses? afinal o suplicante está na mão delas.
  • @Vlad Pen
    @Wsteles
    @CEGV

Obrigado pela ajuda! Eu irei solicitar a atribuição e logo após irei entrar com o processo das meninas. Meu CC fica pronto dia 05/01 e aí vou partir para esta nova etapa. Meu processo de aquisição levou 20 meses, mas valeu a pena.
    Grande abraço!
  • @Marcelo só corroborando a informação q o @wsteles deu acima...para atribuir suas filhas não precisa esperar a homologação do divórcio, basta apenas o processo de Convolaçao ser concluído e poderá dar entrada pelo ACP (Arquivo Central do Porto)
  • @Vlad Pen

Entendido! MUITO Obrigado!
  • editado December 2017
    @CEVG, Portugal possui mais de 300 conservatórias (não sei o nr certo)espalhadas por todas regiões do País. Apesar que processos de nacionalidade seja algo de certa forma complexo (não é igual como pedir uma certidão de nascimento),pq não habilitar pelo menos umas 50 ou 80 conservatórias para processos de nacionalidade?.Resolveria grande parte dos problemas de atraso.O q parece visível é q Portugal não tem interesse nenhum em ampliar essa facilidade .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.