@Leticialele Oii, Leticia! Acho que vc respondeu justamente o que eu ia perguntar. Os correios aqui da minha cidade, suspenderam hoje o envio do sedex internacional, operando apenas carta registrada.
Terei que enviar via DHL, mas também nunca fiz. E minha tia não mora aqui e já me enviou os requerimentos 1C assinados por AUTENTICIDADE. Então nao preciso fazer outro ne? Apenas imprimo o o requerimento (em branco mesmo e sem assinatura), após o pagamento por cartão de crédito, e junto ao outro?
Se os filhos são menores de 18, você deve fazer por Tondela que dá prioridade, e (nesse caso) permite enviar a transcrição junto com a nacionalidade. O assento dos filhos sairá em 6 semanas. A transcrição seguirá seu curso e conclui em 2-3 meses.
Se os filhos forem maiores você pode optar pela ACP ou Tondela, que estão com tempos comparáveis. A ACP permite fazer sem transcrição, mas em Tondela terá que esperar por ela.
Sua esposa tem direito (por aquisição pelo casamento) com a transcrição após 3 anos de casados tendo filhos em comum, atribuídos.
A lei em PT não permite retroagir o casamento como acontece no BR. Mesmo que tenham feito isso no seu casamento, PT zera a contagem, e vai usar a data do casamento. Lá casamento e união estável são coisas distintas. Como seu casamento já tem 3 anos, funciona pra vocês.
@gandalf Ufaaaa!!! Muuuuito obrigada!!! Já achamos que teríamos todos gastos em refazer esta etapa! kkkkkk Muito muito obrigada! Vou tentar realizar o pagamento agora pra ela pelo cartão então, seguindo as instruções aqui! Acho que sem grandes segredos ne?!
Faz dias que o site está fora do ar. São 18:02 agora e, só hoje, estou tentando desde 10:30.
Me preocupa, pois com a pandemia influenciando prazos e demandas adicionais que ela me trouxe, relaxei no acompanhamento desde maio e estou com receio de poder ter havido alguma exigência e não ter ficado sabendo.
Alguém conseguiu consultar pelo site nos últimos 07 dias? Eu não.
@gandalf Só mais uma dúvida, mesmo que o envio do processo seja para TONDELA, vi aqui que quando vai finalizar o pagamento ele sai com um endereço de LISBOA.. está correto ne?
Optando por pagar o valor do processo pelo cartão de crédito é possível fazê-lo com um cartão de um titular diferente do requerente da nacionalidade? Minha mãe é a requerente (filha de português) mas não possui cartão de crédito internacional. Nesse caso, há algum problema se eu ou meu pai ( que temos cartão internacional) fazer o pagamento?
@Marcoshcf Marcos, pelas orientações dos amigos aqui, terá um campo onde vc coloca o nome do requerente (sua mãe, no caso) o resto, vc preenche com os dados do dono do cartão!
@Daniel Henriques Obrigada, Daniel! Já me adiantando para a próxima fase: Para a transcrição, o pagamento por cartão ocorre da mesma forma? Ou tem outro link específico?
@Marcoshcf, nenhum problema, na página do pagamento tem até o local pra próprio para colocar e o nome do titular do processo caso seja diferente do nome do titular do cartão. No formulário pede "apelido", em Portugal apelido não é o mesmo que no Brasil, lá é o sobrenome.
Atualizando seu comentário sobre a transcrição de casamento em Tondela.
meu enteado enviou pra lá junto com a atribuição do filho menor (que saiu em 1 mês). Já o casamento vai pra oito meses. Desde dezembro parado em Tondela. Este mês enviaram uma notificação dizendo que estão a trabalhar nos processos de novembro (o dele é dezembro)
@Kemyla , para transcrição de casamento o pagamento só pode ser feito por Vale Postal ou no balcão da própria Conservatória, em dinheiro ou cartão de débito
Por isso, aconselha-se a mandar os documentos por DHL que é muito mais rápida e segura que os Correios, pois o vale postal tem validade!
@Leticialele justamente essa minha dúvida... perguntei pro @Daniel Henriques pq vi que tem o link específico para pagamento via cartão para a atribuição.. Para a transcrição, o pagamento por cartão ocorre da mesma forma? tem outro link específico? Não encontrei esta resposta por aqui.
Pq no link que vi aqui no fórum já cai direto no valor de 175 euros, e é especificamente, referente ao processo de atribuiçao.
Boa noite galera, já expliquei meu caso aqui em um post anterior e se trata de atribuição de nacionalidade portuguesa para filha de português (minha mãe) solteira.
A duvida que tenho é a seguinte, quando entrei em contato com o consulado português de Curitiba, lá no começo quando eu ainda nem sabia o que estava fazendo direito, eles me passaram uma lista de documento que nela contém, além de certidão de nascimento em forma reprográfica do requerente e copia autenticada de documento de identificação do requerente, ambas apostiladas, também pediram "Certidão de nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o pai ou a mãe do requerente que não seja português, emitida há menos de um ano e apostilhada".
Tem algum problema se eu mandar esse documento a mais, junto com os demais para a ACP? Ou pode dar problema?
@leomatras, envie a documentação necessária apenas, não coloque uma porção de documentos que não são necessários ao processo.
Se pode dar problema, depende. A certidão que você pensa em mandar é recente, TODOS os dados estão consistentes com os outros documentos. Bom, o primeiro problema que vejo, independente do restante, é o o gasto extra com documentos.
Mas vamos supor que tenha uma divergência entre essa certidão, que nem precisa ser enviada, e a certidão de nascimento do filho. Se o conservador ver essa divergência pode exigir uma retificação, fazer algum questionamento, etc...
Pessoal, ao acessar o site para acompanhar meus processos encontro a mensagem "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos". Problema geral ou é coisa da minha máquina?
@Kamila, uma semana e já está estressada assim??? :)
Imagina como era antes do site. Tínhamos que ligar a cada 15 ou 21 dias, espera de uma hora pra ser atendido, quando conseguia, Confirmar informações, etc... pra em 30 segundos ouvir que estava em análise e esperar mais 15 ou 21 dias e fazer tudo novamente....
Dessa vez está demorando a voltar mesmo mas logo deve estar arrumado. Imagina como a LR deve estar congestionada, eles mesmo devem reclamar disso e pedir que seja restabelecida a consulta on-line.
@Kamila como agosto é o período de férias na Europa, corre o risco do programador só resolver o problema em setembro.... Todos tomando maracugina pessoal.
Bem lembrado @blancout, em julho e agosto muitos estão de férias. Por isso deve estar demorando mais também. E com muitos serviço em atendimento virtual no momento também sobrecarga o pessoal de TI, tem que levar isso em conta na análise da demora pra solução do problema.
@Daniel Henriques Realmente, lembrando desse tempo (cheguei a repetidamente esperar 1h50min., 2h, na LR quando da atribuição da minha mãe, para NÃO ser atendido e a ligação cair), dá até uma certa vergonha da minha preocupação com o site. Mas repare que não é sempre uma questão de mera ansiedade. A causa da minha preocupação é originada justamente do contrário: pelo ritmo dos trabalhos com a pandemia, relaxei e desencanei de entrar no site (recebi minha chave em 26/03/2020 e até meado de maio não tinha nada no andamento). Vendo aqui, págs. atrás, relato de processo da 1ª quinzena de março que já "andou" (salvo engano, aprovado no fim de junho), estou preocupado de o meu ter caído em exigência (sabe-se lá) e só conseguir acessar o status quando já for tarde para cumprir eventual pendência. Tentei entrar em junho, o site estava fora, tento entrar agora, idem. Dei azar da página dar bug exatamente nos dias que resolvi entrar...
@Bruno Patricio, eu sei que existem casos e casos, hoje mesmo ponderei sobre isso em outra discussão (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219652#Comment_219652). Se seu processo está assim melhor ligar na LR pra saber. Infelizmente não tem muito o que fazer além disso. Se tiver disposição ligue nos primeiros minutos do atendimento, eu fazia isso pra acompanhar os processos e geralmente ligando no primeiro minuto a chamada demorava de 15 a 20 minutos a ligação toda.
Hoje teria que ser as 5h da manhã, horário de Brasília.
Fiquei com muita dúvida se enviava minha documentação para ACP ou CRC de Lisboa. Na última hora escolhi enviar para Porto, enquanto outros familiares meus enviaram pra Lisboa. Os documentos chegaram por correio no dia 06/07 tanto pra Porto quanto pra Lisboa. Quem enviou pra Lisboa já recebeu de imediato ( 6 dias) e-mail com número de processo e chave de consulta enquanto o meu nada ainda. Na verdade depois revendo algumas postagens percebi que posso ter feito a escolha errada. Sentimento de arrependimento. No meu caso é solicitação de nacionalidade através de judeus sefarditas. O que sugerem para que possa obter o número do processo e a chave de consulta?
@Daniel Henriques e @gandalf Sei bem como é isso... Quando fiz a atribuição da minha mãe, esse prazo de espera na LR que falei era ligando às 5h da manhã. Era um suplício acordar 4:30 para comecçar a ligar às 5h e, por várias vezes só ser atendido às 6:30, às vezes 7h. Isso foi 2º sem 2018/início de 2019. Vou ligar amanhã 5h da manhã.
E @gandalf , como deixei mais claro agora, o processo não é da minha mãe (que ia fazer o CC dela esse mês no Palácio da Justiça em Lisboa, não fosse a COVID)... São dois processos, meu e do meu irmão. Fiquei com medo de errar e estragar a planilha, então não incluí. Mas os dados são:
Pagos por CC em 11/03
Enviados por DHL e recebidos em 23/03/2020 por Hermógenes Moço;
Recebidos por mim os e-mails com as chaves em 26/03/2020:
Proc-25xxx/20 (Artº 1.C)
Proc-25yyy/20 (Artº 1.C)
A informação até meado de maio era apenas "processo numerado" para ambos, nada mais.
Comentários
@Leticialele Oii, Leticia! Acho que vc respondeu justamente o que eu ia perguntar. Os correios aqui da minha cidade, suspenderam hoje o envio do sedex internacional, operando apenas carta registrada.
Terei que enviar via DHL, mas também nunca fiz. E minha tia não mora aqui e já me enviou os requerimentos 1C assinados por AUTENTICIDADE. Então nao preciso fazer outro ne? Apenas imprimo o o requerimento (em branco mesmo e sem assinatura), após o pagamento por cartão de crédito, e junto ao outro?
Não tem nenhum problema né?
@AntonioVJ
Se os filhos são menores de 18, você deve fazer por Tondela que dá prioridade, e (nesse caso) permite enviar a transcrição junto com a nacionalidade. O assento dos filhos sairá em 6 semanas. A transcrição seguirá seu curso e conclui em 2-3 meses.
Se os filhos forem maiores você pode optar pela ACP ou Tondela, que estão com tempos comparáveis. A ACP permite fazer sem transcrição, mas em Tondela terá que esperar por ela.
Sua esposa tem direito (por aquisição pelo casamento) com a transcrição após 3 anos de casados tendo filhos em comum, atribuídos.
A lei em PT não permite retroagir o casamento como acontece no BR. Mesmo que tenham feito isso no seu casamento, PT zera a contagem, e vai usar a data do casamento. Lá casamento e união estável são coisas distintas. Como seu casamento já tem 3 anos, funciona pra vocês.
@Kemyla É assim mesmo. Não tem problema. Um preenchido e autenticado. junto com o outro em branco que tem o recibo.
@gandalf Ufaaaa!!! Muuuuito obrigada!!! Já achamos que teríamos todos gastos em refazer esta etapa! kkkkkk Muito muito obrigada! Vou tentar realizar o pagamento agora pra ela pelo cartão então, seguindo as instruções aqui! Acho que sem grandes segredos ne?!
@MARI F
Faz dias que o site está fora do ar. São 18:02 agora e, só hoje, estou tentando desde 10:30.
Me preocupa, pois com a pandemia influenciando prazos e demandas adicionais que ela me trouxe, relaxei no acompanhamento desde maio e estou com receio de poder ter havido alguma exigência e não ter ficado sabendo.
Alguém conseguiu consultar pelo site nos últimos 07 dias? Eu não.
Abraços a todos e obrigado, desde já.
@gandalf Só mais uma dúvida, mesmo que o envio do processo seja para TONDELA, vi aqui que quando vai finalizar o pagamento ele sai com um endereço de LISBOA.. está correto ne?
@Bruno Patricio Bruno, ultimo dia que consegui acessar foi 08/07.
@Kemyla, texto padrão, tudo sai com endereço da central de Lisboa. É aceito sem problema no ACP, Tondela, Ovar, Lisboa
Boa tarde a todos!
Optando por pagar o valor do processo pelo cartão de crédito é possível fazê-lo com um cartão de um titular diferente do requerente da nacionalidade? Minha mãe é a requerente (filha de português) mas não possui cartão de crédito internacional. Nesse caso, há algum problema se eu ou meu pai ( que temos cartão internacional) fazer o pagamento?
@Marcoshcf Marcos, pelas orientações dos amigos aqui, terá um campo onde vc coloca o nome do requerente (sua mãe, no caso) o resto, vc preenche com os dados do dono do cartão!
@Daniel Henriques Obrigada, Daniel! Já me adiantando para a próxima fase: Para a transcrição, o pagamento por cartão ocorre da mesma forma? Ou tem outro link específico?
@Marcoshcf, nenhum problema, na página do pagamento tem até o local pra próprio para colocar e o nome do titular do processo caso seja diferente do nome do titular do cartão. No formulário pede "apelido", em Portugal apelido não é o mesmo que no Brasil, lá é o sobrenome.
@gandalf
Atualizando seu comentário sobre a transcrição de casamento em Tondela.
meu enteado enviou pra lá junto com a atribuição do filho menor (que saiu em 1 mês). Já o casamento vai pra oito meses. Desde dezembro parado em Tondela. Este mês enviaram uma notificação dizendo que estão a trabalhar nos processos de novembro (o dele é dezembro)
Espero ter ajudado e desculpe a intromissão!
@Kemyla , para transcrição de casamento o pagamento só pode ser feito por Vale Postal ou no balcão da própria Conservatória, em dinheiro ou cartão de débito
Por isso, aconselha-se a mandar os documentos por DHL que é muito mais rápida e segura que os Correios, pois o vale postal tem validade!
@Leticialele justamente essa minha dúvida... perguntei pro @Daniel Henriques pq vi que tem o link específico para pagamento via cartão para a atribuição.. Para a transcrição, o pagamento por cartão ocorre da mesma forma? tem outro link específico? Não encontrei esta resposta por aqui.
Pq no link que vi aqui no fórum já cai direto no valor de 175 euros, e é especificamente, referente ao processo de atribuiçao.
@Daniel Henriques poderia me ajudar?
@Kemyla , não dá para pagar o processo de transcrição de casamento com cartão de crédito, só Vale Postal!
Há relatos aqui de que os Consulados de Santos e do Rio estão aceitando esses processos e fazendo bem rápido!
Veja o comentário do @Daniel Henriques no post:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16411/transcricao-casamento-e-pandemia#latest
Boa noite galera, já expliquei meu caso aqui em um post anterior e se trata de atribuição de nacionalidade portuguesa para filha de português (minha mãe) solteira.
A duvida que tenho é a seguinte, quando entrei em contato com o consulado português de Curitiba, lá no começo quando eu ainda nem sabia o que estava fazendo direito, eles me passaram uma lista de documento que nela contém, além de certidão de nascimento em forma reprográfica do requerente e copia autenticada de documento de identificação do requerente, ambas apostiladas, também pediram "Certidão de nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o pai ou a mãe do requerente que não seja português, emitida há menos de um ano e apostilhada".
Tem algum problema se eu mandar esse documento a mais, junto com os demais para a ACP? Ou pode dar problema?
@leomatras, envie a documentação necessária apenas, não coloque uma porção de documentos que não são necessários ao processo.
Se pode dar problema, depende. A certidão que você pensa em mandar é recente, TODOS os dados estão consistentes com os outros documentos. Bom, o primeiro problema que vejo, independente do restante, é o o gasto extra com documentos.
Mas vamos supor que tenha uma divergência entre essa certidão, que nem precisa ser enviada, e a certidão de nascimento do filho. Se o conservador ver essa divergência pode exigir uma retificação, fazer algum questionamento, etc...
Pessoal, ao acessar o site para acompanhar meus processos encontro a mensagem "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos". Problema geral ou é coisa da minha máquina?
@AntonioPassos, geral. Tem cerca uma semana que o pessoal está relatando o problema no fórum.
Gente!!! Esse site de acompanhamento não vai voltar a funcionar nunca mais?! Socorro kkkkkk
@Kamila, uma semana e já está estressada assim??? :)
Imagina como era antes do site. Tínhamos que ligar a cada 15 ou 21 dias, espera de uma hora pra ser atendido, quando conseguia, Confirmar informações, etc... pra em 30 segundos ouvir que estava em análise e esperar mais 15 ou 21 dias e fazer tudo novamente....
Dessa vez está demorando a voltar mesmo mas logo deve estar arrumado. Imagina como a LR deve estar congestionada, eles mesmo devem reclamar disso e pedir que seja restabelecida a consulta on-line.
@Kamila como agosto é o período de férias na Europa, corre o risco do programador só resolver o problema em setembro.... Todos tomando maracugina pessoal.
Bem lembrado @blancout, em julho e agosto muitos estão de férias. Por isso deve estar demorando mais também. E com muitos serviço em atendimento virtual no momento também sobrecarga o pessoal de TI, tem que levar isso em conta na análise da demora pra solução do problema.
@Daniel Henriques Realmente, lembrando desse tempo (cheguei a repetidamente esperar 1h50min., 2h, na LR quando da atribuição da minha mãe, para NÃO ser atendido e a ligação cair), dá até uma certa vergonha da minha preocupação com o site. Mas repare que não é sempre uma questão de mera ansiedade. A causa da minha preocupação é originada justamente do contrário: pelo ritmo dos trabalhos com a pandemia, relaxei e desencanei de entrar no site (recebi minha chave em 26/03/2020 e até meado de maio não tinha nada no andamento). Vendo aqui, págs. atrás, relato de processo da 1ª quinzena de março que já "andou" (salvo engano, aprovado no fim de junho), estou preocupado de o meu ter caído em exigência (sabe-se lá) e só conseguir acessar o status quando já for tarde para cumprir eventual pendência. Tentei entrar em junho, o site estava fora, tento entrar agora, idem. Dei azar da página dar bug exatamente nos dias que resolvi entrar...
@Bruno Patricio Sim, olhando pela planilha você estaria no momento crítico entre os últimos que foram despachados em 23/06, e nada depois disso. Se houve exigência seria o momento de saber. Não quis incluir sua mãe na planilha? Eu ligaria na LR pra ter certeza. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"
@Bruno Patricio, eu sei que existem casos e casos, hoje mesmo ponderei sobre isso em outra discussão (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219652#Comment_219652). Se seu processo está assim melhor ligar na LR pra saber. Infelizmente não tem muito o que fazer além disso. Se tiver disposição ligue nos primeiros minutos do atendimento, eu fazia isso pra acompanhar os processos e geralmente ligando no primeiro minuto a chamada demorava de 15 a 20 minutos a ligação toda.
Hoje teria que ser as 5h da manhã, horário de Brasília.
Boa tarde,
Fiquei com muita dúvida se enviava minha documentação para ACP ou CRC de Lisboa. Na última hora escolhi enviar para Porto, enquanto outros familiares meus enviaram pra Lisboa. Os documentos chegaram por correio no dia 06/07 tanto pra Porto quanto pra Lisboa. Quem enviou pra Lisboa já recebeu de imediato ( 6 dias) e-mail com número de processo e chave de consulta enquanto o meu nada ainda. Na verdade depois revendo algumas postagens percebi que posso ter feito a escolha errada. Sentimento de arrependimento. No meu caso é solicitação de nacionalidade através de judeus sefarditas. O que sugerem para que possa obter o número do processo e a chave de consulta?
atenciosamente
claudio
@Daniel Henriques e @gandalf Sei bem como é isso... Quando fiz a atribuição da minha mãe, esse prazo de espera na LR que falei era ligando às 5h da manhã. Era um suplício acordar 4:30 para comecçar a ligar às 5h e, por várias vezes só ser atendido às 6:30, às vezes 7h. Isso foi 2º sem 2018/início de 2019. Vou ligar amanhã 5h da manhã.
E @gandalf , como deixei mais claro agora, o processo não é da minha mãe (que ia fazer o CC dela esse mês no Palácio da Justiça em Lisboa, não fosse a COVID)... São dois processos, meu e do meu irmão. Fiquei com medo de errar e estragar a planilha, então não incluí. Mas os dados são:
Pagos por CC em 11/03
Enviados por DHL e recebidos em 23/03/2020 por Hermógenes Moço;
Recebidos por mim os e-mails com as chaves em 26/03/2020:
Proc-25xxx/20 (Artº 1.C)
Proc-25yyy/20 (Artº 1.C)
A informação até meado de maio era apenas "processo numerado" para ambos, nada mais.