Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18798808828848851451

Comentários

  • Olá! Estou procurando um post fixado no blog com instruções de preenchimento da planilha e não encontrei. Apesar da afinidade com excel, achei complicado preencher sem ter certeza. Tem uma coluna nomeada com o nome "sidnei",por exemplo. Considerem a necessidade de uma aba com instruções e esclarecimentos sobre o que significa cada coluna e como preencher. Qual seria a ordem a ser seguida? Quais informações básicas? Estou perdida hahaha O processo já está aprovado.


    Obrigada a todos sempre muito generosos neste forum!!

  • Boa tarde.

    ja tenho certidão de Nascimento do meu Avô original, certidão da minha mãe que é a filha do Português ( meu Avô) cópia do livro apostilada , cópia do RG e Passaporte. Prontos e apostilados...só falta o formulário 1C ...a Adv me cobrou 2.500,00 Reais para dar entrada no processo .....será que consigo fazer sozinha , o Consulado está fechado , como posso levar minha Mãe para fazer a assinatura presencial do formulário ? falta algum documento da lista que coloquei , meu Avô era solteiro , não tem transcrição para fazer ........preciso de conselhos ...obrigada amigos

  • @Mammamia , consegue fazer sozinha, sim!!

    Em que cidade você mora? Aqui no Rio o Consulado está aberto. Para fazer prova de vida e reconhecimento presencial de assinatura não precisa agendar!

    Pague a taxa de 175 euros com cartão de crédito e vai receber, com o recibo, o Formulário 1C. Imprima colorido, frente e verso. Preencha conforme as instruções aqui do fórum e leve ao Consulado quando for fazer a prova de vida, assinando na frente do funcionário.

    Depois, envie tudo por DHL para o Arquivo Central do Porto ou para Tondela.

    Economize 2,500 reais!!

  • Obrigada , a Adv me disse que qualquer problema ela pode resolver em Portugal e eu não vou precisar me preocupar é só minha mãe assinar uma procuração para ela ...fiquei confusa...sou muito insegura , é um defeito horrível ....obrigada Lelé , vc é uma pessoa muito interessada em ajudar , vou tentar fazer sozinha ..só falta esse formulário e pagar a taxa . ela me falou que em seis meses estaria tudo pronto ...achei um valor bem alto , já que tenho todas as certidões .um abraço .

  • Eu moro no Rio de Janeiro.

  • editado July 2020

    @Mammamia , sem contar que você ainda teria que pagar a taxa de 175 euros!

    Você só vai gastar mais uns 240 reais para enviar por DHL, incluindo um seguro de mil reais! Também pegam os documentos, sem cobrança de taxas, em sua casa! Mandei uns medicamentos para minha filha que mora nos Estados Unidos, o rapaz da DHL veio aqui, na hora marcada, com máscara, a maquina do cartão de débito ou crédito e foi super gentil! Recomendo fortemente.

    A única saída, no seu caso, seria para ir ao Consulado Português fazer a prova de vida e autenticação da assinatura da sua mãe.

    Qualquer outra dúvida, pergunte!

  • Ok..antes de tudo muito obrigada por me responder ....então vamos lá ....o que faço primeiro vou ao consulado com o formulário ou pago a taxa? O que devo dizer nos correios , tenho que dar algum código , o que vc me aconselha , mandar para Tondela ou Porto ? Sabe vou tomar coragem e fazer sem pagar 2.500,00 . Preciso perder o medo de fazer errado . Sou muito burra para resolver coisas burocráticas .

  • @aliosh acho mais provável que eles estejam nivelando por alto para englobar todos os tipos de processos já que seria mais complicado explicar que processos de filhos são por exemplo, duas, três vezes ou mais, mais rápidos que os de netos e de tempo de residência entre outros.

  • Boa noite, estou realizando o pagamento do meu pedido de atribuição por cartão de crédito, e fiquei na dúvida do que colocar nos campos "morada" e "localidade" no site do pagamento. Alguém que já tenha feito sabe me dizer o que devo colocar?

  • @Matheus_Schueler,

    apelido = sobrenome

    morada = endereço

    localidade = cidade e estado

  • Muito obrigado, @Daniel Henriques :)

  • O site de consulta nunca ficou tanto tempo assim em manutencao. Acho que teremos uma correcao enorme dos defeitos que tinham. Foda sao essas ferias que pode atrasar tudo em um mes ne.

  • Bom dia, desculpa incomodar novamente. Mas ao preencher o formulário 1c aqui, no campo "residente em" não coube o meu endereço completo, no entanto faltou apenas o "RJ" do estado. Eu devo imprimir outro formulário só para colocar o "RJ", ou posso colocar no cantinho depois dos quadradinhos.

    Outra coisa que fiquei com dúvida é no quadro 5, pois não ficou muito claro no guia em qual lugar o declarante deve assinar, e se ele deve assinar 2 vezes, e o que colocar no campo "local":


  • editado July 2020

    @Matheus_Schueler , põe o RJ ao lado dos quadradinhos, sem problema

    Assina apenas na 1ª linha. Há duas linhas porque o mesmo formulário serve para menores, e pai e mãe têm que assinar.

    Local é a cidade onde você está.

  • @Matheus_Schueler, não tem como abreviar algo no endereço, ou trocar um Rua para R ou Avenida para AV, ou eliminar completamente essa nomenclatura do logradouro?

    O requerente assina uma vez apenas, na linha de cima.

    Quanto ao que colocar no campo local coloque o de praxe para qualquer documento ou formulário, o local aonde está, o nome da cidade.

  • @Matheus_Schueler ...Você usou o espaço ao lado do CEP...? ***Na mesma linha do CEP á direita...

    Este espaço serve para colocar complemento do endereço...

  • Olá, Pessoal! Faz tempo que não ligo pra Linha de registros e hoje quando fui tentar pelo Skype não achei mais a assinatura de R$10,50. Alguém sabe se eles pararam de comercializar esse plano? Grata pela ajuda!

  • Bom dia pessoal, será que alguém teve agendamento para algum serviço no consulado cancelado pela pandemia? Eu tinha cartão cidadão para abril e foi desmarcado, agora não estou conseguindo reagendar.

  • @JVidalS, informe qual consulado, será difícil ter uma resposta se alguém passou pelo problema e como resolveu sem dizer isso. Cada consulado é independente e tem seus próprios procedimentos e acredito que todos estiveram fechados e cancelaram diversos atendimentos nesse período.

  • @JVidalS , na página de cada Consulado tem as orientações. No do Rio, tem que mandar email para a Ouvidoria, pedindo para remarcarem.

  • Matheus..estou com a mesma dúvida , mandei um e-mail e me explicaram para juntar todos os documentos ..entrar no site e algum momento vão pedir para efetuar o pagamento ........não entendi nada .

    qual site ?

  • Pessoal, boa noite! 

    Estou reunindo os documentos para o processo de atribuição da minha mãe (filha de pai português e mãe brasileira), nascida no Brasil.

    Consegui as informações do nascimento do meu avô pelo civil online. Mas também consta informação sobre o casamento dele (ele casou com brasileira) sendo o seguinte:

    "Averbamento n° 1 de 2012/06/04. Casou civilmente com .... na data ...., no Cartório do Registo Civil do 19° Subdistrito de Perdizes - São Paulo. Assento n° 71 de 2000, em 26 de out de 2000."

    Tem até o nome de escriturário de lá que fez. Significa que o casamento foi transcrito em Portugal?

  • @Marcoshcf , se foi o casamento com a sua avó, sim, o casamento já está transcrito em Portugal.

  • Consultei agora 21/07 07:35h e o site voltou a funcionar. Aparentemente a cor das bolinhas foi ajustada, agora todas as bolinhas aparecem em verde e somente a 7 está em vermelho, achei que ficou mais fácil entender.



  • Bom dia, pessoal.

    Eu vi a documentação enviada pela @Aline Costelha e notei que ela enviou a Certidão de Casamento da mãe com Apostila de Haia.

    No caso do meu pai, sendo filho do Português e este sendo a pessoa que o registrou em cartório, é necessário enviar a Certidão de Casamento apostilada?

    Pensei em enviar uma cópia simples autenticada.

  • Gente, o portal reapareceu com essas novas informações:


    "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses."

  • O site voltou a funcionar.... :)

  • O site voltou e informou que menores têm prioridade e que o processo dura de 2 a 4 meses. O das minhas crianças já vai com 10 meses e nada... O sistema vai e vem e a bolinha 7 continua laranja. Haja paciência...

  • masanmasan Member
    editado July 2020

    O site voltou a funcionar,e o processo da minha neta,terminou,bolinha 6 e 7,verdes,o processo foi deferido e o registro criado.O processo de nacionalidade foi terminado.E foi por ACP msm.Nem estou acreditando,foi aprovado em 12/12/2019,e recebido 05/08/2019,e numerado em12/08/2919.

  • masanmasan Member

    O site voltou a funcionar,e o processo da minha neta terminou,bolinha 6 e 7 verdes,o processo foi deferido e o registro criado.O processo de nacionalidade foi terminado.E foi por ACP msm.Processo recebido em 05/08/2019,numerado 12/08/2019 e aprovado em 12/12/2019.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.