@gandalf sobre os documentos do meu avô que eu citei que encontrei, a anotação na carteira de trabalho é essa, com meu pai abaixo "julio orestes..."como filho e dependente. Acredita que isso e a certidão de batismo sejam suficientes em caso de exigência ou eu precisaria correr atrás de mais alguma coisa?
Ola pessoal, eu acho que já tinha passado esses dados aqui, se alguém quiser alterar ou inserir na planilha, o processo da avó da minha amiga foi concluído.
Maria Luiza Peres
Processo 52xx
recebido na ACP 25/06/19
Despachado 19/09/19
Finalizado na conservatória do Barreiro 22/07/2020
1 - São gratuitos os seguintes atos: a) Retificação resultante de erro imputável ao notário ou de inexatidão proveniente de deficiência de título emitido pelos serviços dos registos e notariado; b) Sanação e revalidação de atos notariais;
Também aqui se encontra a gratuidade certificação do form-1C e Prova de Vida.
Artigo 8.º - Atos gratuitos
5 - É gratuito o reconhecimento presencial de assinatura efetuado em declarações ou requerimentos para fins de atribuição da nacionalidade portuguesa.
A lei diz que tem que ser documentos firmados pelo pai na menoridade, em favor do filho.
Na certeira tem uma anotação do funcionário do INSS. Essa anotação é a transcrição de um documento oficial, onde eles mencionam o livro 103 folhas 78, na 2a Circunscrição (parece GB, provavelmente Guanabara). O INSS certamente tem isso microfilmado, ou pode lhe informar como conseguir uma cópia do original assinado (firmado) pelo pai. É ele que você poderá precisar.
Quero agradecer ao fórum, principalmente Vlad, Daniel, Gandalf, enfim todos!
O processo da minha tia foi finalizado.
08.07.19 Documentos enviados via DHL.
11.07.19. Recebido ACP Porto
Novembro de 2019 foi aprovado e ficou aguardando registro, dia 20.07.2020, foi para o nivel 7 terminado. La diz que já tem o registro. Da minha mãe enviado junto com o da minha tia, esta aguardando somente o registro.
Perguntas:
1) No caso da minha tia, casada, divorciada, casada e divorciada novamente, sua filha vai dar entrada no processo de cidadania, é preciso fazer o cartão cidadão da minha tia? A filha dela é do primeiro casamento.
Há necessidade da filha dela transcrever o casamento dos pais e o divórcio? E solicitar o cartão cidadão da minha tia, para que ela de inicio no processo?
Caso sim, qual a ordem a seguir? Fazer as transcrições primeiro ou o cartão cidadão?
2) No meu caso, saindo o registro da minha mae, preciso primeiro transctever o casamento da minha mãe e solicitar o cartão cidadão dela?
Para eu poder dar entrada no meu processo?
3) para obter os registros aguarda chegar em casa oi solicitar pelo registro civil on line?
@Amanda282 , se você e sua prima forem frutos do 1º casamento de suas mães, precisa apenas transcrever o primeiro casamento.
Não precisa de cartão cidadão para pedir a atribuição dos dependentes.
Sugiro pedir o registo pelo civil online, custa 10 euros cada, e chega em até 24 horas após a aprovação do pagamento. Assim, vocês conferem se todos os dados estão corretos.
Após transcrito o casamento, peça outro registo pelo civil online , irá aparecer na certidão a averbação do casamento.
Esta via vocês mandam nos processos de atribuição de vocês .
Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na sexta feira dia 22/11/19 e os mesmos chegaram na terça feira 26/11/19.
Em 09/12/19 recebemos por email a "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade" . Nesse e-mail constava o número do processo e a chave para consulta.
Dia 26/02/20 a bolinha foi para o passo 2, ou seja pouco mais de 3 meses para ir do "1-Foi recebido" para o "2-Foi registado"
No dia 27/03/20 a "bolinha" foi do passo 2 até o passo 5 "Análise pedido"
Hoje (22/07/20) consultei e consta a "bolinha 6" verde, que é a "Despacho".
Só falta agora a "bolinha" 7 que é "Terminado"
E consta a seguinte informação...
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português".
Quero ressaltar que em nenhum momento precisei ligar pra lá, só fui seguindo a orientação do fórum aqui. Vocês são 10.
Estou com as seguintes dúvidas:
1 - Quanto tempo em média para sair o número do assento?
2 - Quando estiver tudo verde, o que faço? Tem como eu conseguir a certidão, eles enviam, imprimo da internet?
@drpost Aparentemente eles apenas atualizaram o novo estado de um processo aprovado (bolinha 5 para bolinha 6), portanto deve estar na mesma situação. Até porque faz mais sentido um processo aprovado estar na bolinha 6 mesmo. Aconteceu isso com todos.
@gandalf vish, isso que você ta falando acho que o livro da certidão de casamento dos meus avós.
Traduzindo essa pagina
Beneficiários
Esposa: Julieta Altomare Ribeiro
CC (certidao de casamento): 1133 L103 Fls 75
2 circunscrição, GB
Filhos: Julio Orestes Almeida Ribeiro
C nascimento: 145228 fl 461 L 437
2 circunscrição, GB
Então vou precisar procurar outras coisas, né? Mesmo que tenha carimbo oficial, assinatura do meu avô no inicio do documento, etc. Querendo ou não, isso é uma carteira de trabalho.
Se saiu errado foi erro deles sim, meus documentos estão todos corretos! Mas é possível que tenham digitado errado somente no sistema de consultas de processo.
Eu já vi em algum lugar que eles não admitem nome "neutro" como o meu, que termina com E. Se eu tivesse nascido lá provavelmente eu seria Carolina. A pessoa que digitou provavelmente não prestou atenção.
@jpardal , você quer mandar a cópia da carteira de trabalho para provar exatamente o que? Desculpe, não li o seu caso.
Se for para comprovar presença de seu avô na vida do filho, faça cópia autenticada e apostilada da página da Carteira de trabalho que contém a identificação de seu avô e a cópia igualmente autenticada e apostilada da página que contém a anotação. Talvez as duas caibam em uma folha só.
Mande junto uma certidão Inteiro Teor do casamento que é referido na anotação. Os dados você tem, basta pedir ao cartório correspondente.
Boa noite pessoal, gostaria de tirar ma duvida. Se eu pegar uma certidao de nascimento repografica hoje no cartorio e apostilar por haia, por quanto tempo ela e valida para ser utilizada em um processo de atribuicao de nacionalidade portuguesa?
Comentários
@gandalf sobre os documentos do meu avô que eu citei que encontrei, a anotação na carteira de trabalho é essa, com meu pai abaixo "julio orestes..."como filho e dependente. Acredita que isso e a certidão de batismo sejam suficientes em caso de exigência ou eu precisaria correr atrás de mais alguma coisa?
@Aline Costelha , obrigado pela informação!!
@Tats quando meu processo chegou neste estágio demorou 7 longos meses.
@Tats Parabéns pela aprovação, você poderia dizer qual os dois primeiros digitos do numero do seu processo?
Boa tarde! Pessoal
Atualizando aqui o grupo , meu processo foi terminado e criado o assento no dia 19/07/2020, não foi distribuído e concluído na ACP mesmo.
Enviado em Junho/2019
Recebido em Junho/2019
Numerado em Julho/2019
Aprovado em Outubro/2019
Assento Criado 07/2020
Obrigada a todos pelas informações prestadas!!!!!!!!!!!!
@redleh obrigada! O número é 81.../2019
@luizanaferreira obrigada pela reposta. Só me deixou um pouco triste rsrs ☺
Ola pessoal, eu acho que já tinha passado esses dados aqui, se alguém quiser alterar ou inserir na planilha, o processo da avó da minha amiga foi concluído.
Maria Luiza Peres
Processo 52xx
recebido na ACP 25/06/19
Despachado 19/09/19
Finalizado na conservatória do Barreiro 22/07/2020
@carolinemmpereira
Demorei pra achar esse post pra acrescentar referências.
A lei diz que é grátis, assim: "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/"
Artigo 12.º - Atos gratuitos
1 - São gratuitos os seguintes atos: a) Retificação resultante de erro imputável ao notário ou de inexatidão proveniente de deficiência de título emitido pelos serviços dos registos e notariado; b) Sanação e revalidação de atos notariais;
Também aqui se encontra a gratuidade certificação do form-1C e Prova de Vida.
Artigo 8.º - Atos gratuitos
5 - É gratuito o reconhecimento presencial de assinatura efetuado em declarações ou requerimentos para fins de atribuição da nacionalidade portuguesa.
@jpardal
A lei diz que tem que ser documentos firmados pelo pai na menoridade, em favor do filho.
Na certeira tem uma anotação do funcionário do INSS. Essa anotação é a transcrição de um documento oficial, onde eles mencionam o livro 103 folhas 78, na 2a Circunscrição (parece GB, provavelmente Guanabara). O INSS certamente tem isso microfilmado, ou pode lhe informar como conseguir uma cópia do original assinado (firmado) pelo pai. É ele que você poderá precisar.
Boa tarde
Quero agradecer ao fórum, principalmente Vlad, Daniel, Gandalf, enfim todos!
O processo da minha tia foi finalizado.
08.07.19 Documentos enviados via DHL.
11.07.19. Recebido ACP Porto
Novembro de 2019 foi aprovado e ficou aguardando registro, dia 20.07.2020, foi para o nivel 7 terminado. La diz que já tem o registro. Da minha mãe enviado junto com o da minha tia, esta aguardando somente o registro.
Perguntas:
1) No caso da minha tia, casada, divorciada, casada e divorciada novamente, sua filha vai dar entrada no processo de cidadania, é preciso fazer o cartão cidadão da minha tia? A filha dela é do primeiro casamento.
Há necessidade da filha dela transcrever o casamento dos pais e o divórcio? E solicitar o cartão cidadão da minha tia, para que ela de inicio no processo?
Caso sim, qual a ordem a seguir? Fazer as transcrições primeiro ou o cartão cidadão?
2) No meu caso, saindo o registro da minha mae, preciso primeiro transctever o casamento da minha mãe e solicitar o cartão cidadão dela?
Para eu poder dar entrada no meu processo?
3) para obter os registros aguarda chegar em casa oi solicitar pelo registro civil on line?
Grata
Amanda
Alguém sabe informar se o consulado de Santos tá recebendo os processos de transcrição nesse momento ainda?
@Amanda282 , se você e sua prima forem frutos do 1º casamento de suas mães, precisa apenas transcrever o primeiro casamento.
Não precisa de cartão cidadão para pedir a atribuição dos dependentes.
Sugiro pedir o registo pelo civil online, custa 10 euros cada, e chega em até 24 horas após a aprovação do pagamento. Assim, vocês conferem se todos os dados estão corretos.
Após transcrito o casamento, peça outro registo pelo civil online , irá aparecer na certidão a averbação do casamento.
Esta via vocês mandam nos processos de atribuição de vocês .
@Sofia Sim, inclusive está bem rápido. Vi um post hoje no facebook que foi feito em um dia.
@redleh muito obrigada, vou falar pra ela agilizar os documentos rs
Oi gente boa noite,
Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na sexta feira dia 22/11/19 e os mesmos chegaram na terça feira 26/11/19.
Em 09/12/19 recebemos por email a "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade" . Nesse e-mail constava o número do processo e a chave para consulta.
Dia 26/02/20 a bolinha foi para o passo 2, ou seja pouco mais de 3 meses para ir do "1-Foi recebido" para o "2-Foi registado"
No dia 27/03/20 a "bolinha" foi do passo 2 até o passo 5 "Análise pedido"
Hoje (22/07/20) consultei e consta a "bolinha 6" verde, que é a "Despacho".
Só falta agora a "bolinha" 7 que é "Terminado"
E consta a seguinte informação...
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português".
Quero ressaltar que em nenhum momento precisei ligar pra lá, só fui seguindo a orientação do fórum aqui. Vocês são 10.
Estou com as seguintes dúvidas:
1 - Quanto tempo em média para sair o número do assento?
2 - Quando estiver tudo verde, o que faço? Tem como eu conseguir a certidão, eles enviam, imprimo da internet?
@drpost ...
1 - Impossível prever...Tenho dois processos no ACP com status igual ao seu desde Outubro 2019...
2 - Se não tiver pressa aguarda a carta com a Certidão + A Fatura dos € 175,00...
Se tiver pressa...Ou sua cartinha não chegar nunca...Acontece muito...Solicite uma Certidão civilonline.pt...Custa só € 10,00...
***Tem um tópico aqui no Fórum que ensina como solicitar...
@Nilton Hessel obrigado por responder.
A certidão pelo civilonline só quando todas as bolinhas estiverem verdes né?
Ainda tenho um caminho pela frente, rs
Depois tenho que transcrever certidão de casamento, enviar minha aquisição e atribuição do nosso filho de 5 anos...
Enfim... Mais uns dois anos até tudo finalizar né?
Mas se Deus permitir o restante faço lá mesmo.
@drpost Aparentemente eles apenas atualizaram o novo estado de um processo aprovado (bolinha 5 para bolinha 6), portanto deve estar na mesma situação. Até porque faz mais sentido um processo aprovado estar na bolinha 6 mesmo. Aconteceu isso com todos.
Olá pessoal,
Enviei o processo da minha mãe na quinta feira 16/07/20 via DHL para a ACP do Porto.
Pela DHL já consta como recebido, mas ainda não recebi o email da conservatória com uma numeração de processo.
Entendo que é período de férias em Portugal, mas alguém saberia indicar quanto tempo leva para que eles computem o processo?
Obrigada
@redleh obrigado =)
@drpost ...Sim...Certidão de Nascimento Portuguesa só sai quando as 7 bolinhas estiverem verdinhas...
: )
Me permita deixar aqui um conselho...:
Não coloque a carroça na frente dos bois...Rsss...
Os processos estão sendo concluídos em...Na melhor das hipóteses...Um Ano...
Dentro de Um Ano...As regras/diretrizes podem mudar...Conservatórias podem deixar de ter balcão de Nacionalidade...
Enfim...
Não vale a pena pensar nos processos seguintes por agora...
Mantenha o foco no processo atual...E deixa para se preocupar mais adiante com os outros...
@barbaragosouza normalmente demora 2 semanas. Se demorar 3 semanas ou mais mande email ou ligue para lá, mas tenha paciencia que eles vão enviar =)
@gandalf vish, isso que você ta falando acho que o livro da certidão de casamento dos meus avós.
Traduzindo essa pagina
Beneficiários
Esposa: Julieta Altomare Ribeiro
CC (certidao de casamento): 1133 L103 Fls 75
2 circunscrição, GB
Filhos: Julio Orestes Almeida Ribeiro
C nascimento: 145228 fl 461 L 437
2 circunscrição, GB
Então vou precisar procurar outras coisas, né? Mesmo que tenha carimbo oficial, assinatura do meu avô no inicio do documento, etc. Querendo ou não, isso é uma carteira de trabalho.
@gandalf Muito obrigada pelas informações!
Se saiu errado foi erro deles sim, meus documentos estão todos corretos! Mas é possível que tenham digitado errado somente no sistema de consultas de processo.
Eu já vi em algum lugar que eles não admitem nome "neutro" como o meu, que termina com E. Se eu tivesse nascido lá provavelmente eu seria Carolina. A pessoa que digitou provavelmente não prestou atenção.
Vou esperar a certidão pra conferir certinho!
Abraços :)
@Nilton Hessel belas palavras.
Seguirei seu conselho, obrigado ;)
@jpardal , você quer mandar a cópia da carteira de trabalho para provar exatamente o que? Desculpe, não li o seu caso.
Se for para comprovar presença de seu avô na vida do filho, faça cópia autenticada e apostilada da página da Carteira de trabalho que contém a identificação de seu avô e a cópia igualmente autenticada e apostilada da página que contém a anotação. Talvez as duas caibam em uma folha só.
Mande junto uma certidão Inteiro Teor do casamento que é referido na anotação. Os dados você tem, basta pedir ao cartório correspondente.
Boa noite pessoal, gostaria de tirar ma duvida. Se eu pegar uma certidao de nascimento repografica hoje no cartorio e apostilar por haia, por quanto tempo ela e valida para ser utilizada em um processo de atribuicao de nacionalidade portuguesa?
@Ribeiro , será válida por 1 ano.