Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18838848868888891459

Comentários

  • editado July 2020

    @Leticialele O caso dele provavelmente precisará estabelecer a paternidade pelo progenitor português. O processo já está em análise, e ele está se antecipando para juntar documentação firmada pelo pai na menoridade. Caso haja exigência (estimei em 80% de chance), ele saiba onde conseguir os documentos rapidamente.

  • editado July 2020

    @jpardal Não descarte o documento por isso. Mas ele sozinho não cumpriria o requisito da lei de ser "firmado pelo pai". Depende do que escrevam na exigência, se vai ter. No entanto, essa carteira é sim firmada pelo pai na primeira página. Uma página junto com a outra faz sim o cumprimento da exigência.

    Já foi relatado um caso semelhante onde a pessoa só tinha uma carteira de militar antiga, em que havia uma anotação de que a filha recebia como pensão um percentual do salário dele (ou algo assim). Foi aceito sem problemas. Achei: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/184103/#Comment_184103"

  • editado July 2020

    @Sofia Lancei a atualização na planilha.

    Já havia uma entrada para "Maria Luiza Peres (@Andressa Ferraz)" (linha 261)

    A data de Despacho mencionada era 18/10/19, diferente de 19/09/19 que você forneceu. Você saberia dizer qual é a certa? "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214999/#Comment_214999"

  • editado July 2020

    @Amanda282

    É exatamente como foi dito. Não faça CC agora porque o consulado vai pedir pra fazer transcrições e divórcios, e você não precisa deles para sua nacionalidade.

    Faca apenas a transcrição do primeiro matrimônio das duas (obrigatório quando a mãe é a portuguesa) conforme requerido para você e sua prima. (eu faria em Ponta Delgada, leva +- 1 mês)

    Eu coloquei sua tia e sua mãe na planilha por você. Alguns dados eu inferi, e se você quiser conferir e consertar seria bom.

    Uma questão que me ocorreu é que registros próximos foram transferidos para outra conservatória para conclusão. Foi o caso nesses também? Se sim escreva "CRC nome-da-crc" em Obs, e use uma data aproximada. (ou me diga que eu ponho pra você) [linhas 238/239] "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

  • editado July 2020

    @drpost Sua conclusão está prevista para +- 20/01/2021 (processo 98XXX/2019, numerado 09/12/19)

    Se você pode ver aqui no seu post anterior, a frase não mudou. Já estava aprovado em 27/03/20. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217778/#Comment_217778"

  • @LucasMesquitaOrnelas Nada! Qualquer coisa é só falar (se eu souber, respondo) :)

  • Pessoal, bom dia.

    Havia lido algo aqui sobre pedidos de atribuição de menor de idade. Meu tio tem duas filhas de 1 ano e 5 anos.

    Ele vai solicitar a atribuição dele, nesses casos ele consegue solicitar junto das filhas por serem menor de idade ou não?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão Nao pode. Um depende do outro.

    Só o que pode é a transcrição de casamento, junto com atribuição de menores, e só em Tondela. Mas nem isso tem valido a pena.

  • Oi @gandalf , bom dia,

    Sobre transcrição de casamento junto com atribuição de menores em Tondela, pq vc diz que não está valendo a pena?

    Estamos aguardando o registro e o próximo passo seria este, enviar para Tondela... Alguma outra opção? Consulado?

  • @Leticialele

    Entendi, entao somente com os registrios conseguimos fazer nossos processos.

    1. Outra pergunta por favor, caso minha tia queira fazer o cartão cidadao e passaporte, entao ela tera que legalizar toda vida civil dela é isso ? Pois senão ela só tera a certidão de nascimento portuguesa, correto?

    2. Sabe dizer qual conservatória? Ou se o consulado de Santos esta fazendo a transcrição de casamento?

    3. No caso da minha mãe, tenho que primeiro solicitar a transcrição do casamento e depois solicitar o cartao cidadao e passaporte para ela?

    4. Entrei no civilonline, fiquei na dúvida em alguns dados que solicitam para pedir a certidão, tem.algum link no forum que oriente?


    Gratidão!!!

  • @gandalf obrigada!!

    Vocês são demais!

    Vou tentar entrar na planilha.

    Mas pode acrescentar por favor

    Sim, foram transferidos

    Dia 20/07 foi da minha tia em CRC Felgueiras, terminado

    Da minha mãe esta em CRC Barreiros, aguardando o termino.


    Gratidão.

  • @Amanda282 , se sua tia quiser atribuir algum filho ou o marido quiser adquirir a nacionalidade, ela tem que transcrever casamentos e homologar eventuais divórcios . Mas, para tirar cartão cidadão e passaporte, e não se importar de constar como solteira em Portugal, não precisa.

    A transcrição de casamento pode ser feita tanto no Consulado de Santos quanto em Ponta Delgada. Você tem que ver o que é mais conveniente para você.

    A transcrição de casamento de sua mãe será necessária para seu Processo de Atrinuição.

    Quanto aos pedidos pelo civil online, aí está o link do guia perfeito. Basta seguir todos os passos.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Oii alguém tem o link da planilha

  • Boa tarde gente!!!! Notícia maravilhosa: acabei de entrar no site e o processo da minha mãe foi atualizado agora! Finalizado hoje.

    Enviado via EMS 15/07/2019. Recebido 25/07/2019. Despachado na primeira semana de dezembro/2019.

    Já atualizei a planilha.

    Muito obrigada a todos pela ajuda, sem esse fórum eu não teria conseguido fazer o processo de minha avó e da minha mãe. Agora vou correr atrás do meu. Minha mãe é divorciada do meu ex-padrasto, atualmente está com o mesmo nome de solteira, e nunca se casou com o meu pai, então não vou precisar transcrever o casamento dela para fazer o meu processo, correto?

    Além disso, caso ela queira solicitar o CC/Passaporte, ela precisará transcrever o casamento+divórcio? ou não é necessário?



  • @gandalf obrigada pelo esclarecimento, vou tentar ver com meu pai outras coisas que talvez ele tenha, já fizemos uma primeira busca bem extensa e o que achamos foi isso. Vamos aguardar, obrigada :)

  • @thaluama esse aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    @gandalf sempre vejo você falando sobre a planilha, por isso te marquei aqui, pois percebi que alguns dados estão errados, como o caso da @carolinemmpereira e sua irmã, que tiveram seus processos concluídos ontem (22/07/2020) "sem" pedido de urgência e na planilha consta "com" pedido de urgência. Essa informação interfere na previsão da planilha não é mesmo?

    O processo da minha tia foi enviado via EMS dia 22/07/2019, entregue ao destinatário em 01/08/2019, recebido por GOREA, numerado em 12/08/2019, despachado em 16/12/2019. Ela esta com 83 (oitenta e três) anos de idade. Estou muito aflita... tento entrar aqui no grupo uma vez por semana e fiquei empolgada com o retorno do site "nacionalidade.justica.gov.pt", mas o processo dela permanece no Porto e com a bolinha 7 marrom! :(

    Não sei se é apenas a minha percepção mas, analisando a planilha, o conservador mais ágil seria o Hermogenes Moço?! ...

    Boa fortuna a todos desse fórum maravilhoso!

  • @Nilton Hessel

    O que acontece com os processos em andamento nas Conservatórias que deixam de ter balcão de Nacionalidade?

    São transferidos?

  • gente, entrei no site da nacionalidade e embaixo está escrito:

    "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. "

    Estou muito assustada como os prazos aumentaram!

  • @Vanessa Lacerda eu notei que o "urg" aparece automaticamente na planilha caso você mencione a palavra "urgência" nas observações, ainda que você escreva "sem pedido de urgência" a fórmula entende que foi urgência. digo isso porque atualizei o processo da minha mãe agora e ao colocar que não foi pedido urgência a planilha automaticamente marcava a célula de urg, mas ao retirar isso da OBS o urg não aparecia mais. não sei se ficou confuso mas é isso hehe

  • redlehredleh Member

    @mariliasidonio ja foi discutido nas paginas anteriores. Apenas nivelaram para cima para evitar reclamações e etc, mas continua cada conservatória com o seu próprio prazo.

  • Sim @LucasMesquitaOrnelas...Já aconteceu antes...Nasses casos os processos são redistribuídos para outras Conservatórias...

    Um lembrete importante sobre essa questão...:

    Aqui no Fórum existe a orientação de não enviar processos para Conservatórias Desconhecidas...Isso porque algumas Conservatórias não tem balcão de Nacionalidade...Outras tem...Mas por alguma razão...Não aceitam processos por correio...Então quando chega um envelope com documentos eles imediatamente enviam para outra Conservatória...Principalmente Lisboa...

    A..T..E..N..Ç..Ã..O...!!!

  • @Letícia L entendi direitinho! Obrigada por responder! E meus parabéns pelo registro de sua mamãe que agora é "Tuga"!

  • Parabéns a todos que estão tendo seus respectivos registos criados.

    Fico realmente feliz em saber que os processos estão caminhando.

    Meu processo específicamente enviei para o APC em 06/2019, registrado 07/2019, aprovado em 10/2019 e transferido para Barreiro em 06/2020.

    Cada dia uma nova emoção! kkkkkkk Parabéns a todos.

  • @Nilton Hessel

    No caso do ACP eu entendo que não haveria a possibilidade de deixar de ser balcão de Nacionalidade certo?

    Uma vez que provavelmente essa seja sua maior finalidade.

  • @LucasMesquitaOrnelas ...Não creio que eu...Ou qualquer pessoa por aqui possa garantir algo assim...!!!

    Mas eu não me preocuparia com isso...Prova é que tenho processos de familiares no ACP e nos próximos meses devo enviar pelo menos mais dois...

  • @Nilton Hessel , legal! Vou fazer por lá também.

    Você acha que vale a pena ligar antes para informar que meu processo será enviado sem a Transcrição do Casamento do português? Claro, apresentando a situação onde o português foi o declarante do nascimento do filho.

  • Olá Amigos do Grupo,


    Alguém sabe informar o prazo que a ACP está tendo para despachar os pedidos? Minha irmã está na última etapa, Só falta a criação do registo.



    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    Obrigado!

  • @LucasMesquitaOrnelas ...

    Não há necessidade...!!!

  • Boa tarde , gostaria de uma informação , pagando com o cartão de crédito devo preeencher para onde vou enviar os documentos....ou não faz diferença ...vou enviar para o Porto.

    desde já agradeço .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.