Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18778788808828831461

Comentários

  • Délis SilvaDélis Silva Member
    editado July 2020

    Gente tô muito feliz! Meu assento saiu hoje, recebi um email da irn hoje mais cedo. Estava sem ver o site de consulta desde semana passada e ainda está ruim.

    Numerado em agosto/19 e despacho em dezembro/19.

    Muito obrigado a todos desse fórum, eu não posto muito aqui, mas sempre to acompanhando. Agora tirar os documentos.

  • redlehredleh Member

    @Délis Silva parabéns!!! Se tiver como atualizar a planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=1300816680


    Seu processo tinha sido transferido para onde?

  • Oi @Délis Silva, beleza, parabéns! Só prá nos informar, seu processo foi transferido para outra conservatória ou seu registo saiu pela ACP mesmo?

  • @redleh @Cecilia_Helena vou atualizar sim.

    Eu verifiquei antes do site ficar ruim e não tinha sido transferido. Acredito que tenha sido pela acp mesmo.

  • editado July 2020

    Pessoal, podem confirmar o que eu considero ser o último passo? Para eu ter certeza de que fiz tudo certinho?

    Já deixei separadinho os documentos da minha mãe para tirar a cidadania portuguesa pela minha avó (atribuição). Seriam eles:

    • Certidão de nascimento da minha mãe, inteiro teor e por cópia reprográfica, com firma reconhecida do escrevente e apostila de Haia;
    • Certidão de casamento da minha mãe, inteiro teor e por cópia reprográfica, com firma reconhecida do escrevente e apostila de Haia (ela alterou o nome quando casou);
    • Cópia do passaporte da minha mãe, emitido há menos de 10 anos, autenticado e com apostila de Haia;
    • Cópia simples da certidão de nascimento da minha avó portuguesa;
    • Formulário colorido e frente e verso enviado por email após pagamento com cartão de crédito preenchido e com assinatura da minha mãe reconhecida por autenticidade (obs 1. formulário preenchido com nome de casada da minha mãe (nome atual). Obs.2. nao precisa anexar as instruções de preenchimento que vêm ao final do formulário ne? Se precisar, vai passar de 1 página frente e verso);
    • Cópia do email confirmando o pagamento.


    Irei enviar pela DHL para o endereço: Rua Visconde de Setubal, nº 328, Porto - Portugal - CEP: 4200-498.


    Está tudo certo? Não consigo confirmar pelo site do IRN pois parece que ele está fora do ar...

  • @Aline Costelha , só para ajustar direitinho. Sua mãe tem menos de 70 anos? Se tiver mais, precisa de prova de vida

    No passaporte consta a filiação?

    No mais, está tudo certinho.

    Boa sorte!

  • Estamos ilhados, site de consultas com probemas, ACP não responde e-mails... Tá feia a coisa. Só nos resta a auxilio deste excelente fórum!

  • @Délis Silva Por favor atualiza a planilha, nos ajuda saber que estamos bem próximos. Joga na MEGA, BICHO, TELESENA (essa paga pouco).

  • @Leticialele Tem menos sim, minha mãe tem 58 :) E no passaporte consta a filiação dela sim (tanto meu avô quanto a minha avó eram portugueses). Obrigada mesmo!!!!!! <3

  • Obrigado @Daniel Henriques e @gandalf pelas informações.


    Os meus filhos nasceram realmente antes de nos casarmos em cartório. Nosso foco é obter nacionalidade para as crianças, que são menores de 18. Vou seguir a recomendação de vocês e solicitar a transcrição de casamento. Valeu!

  • Só reforçando aqui! Tenho agendamento para Cartão Cidadão no Consulado do RJ em 25/08, e acho que meu assento so deve sair la pra outubro, seguindo esse passo! Alguem que tenha agendamento pra data posterior gostaria de trocar comigo? =)

  • @Bruno Patricio Inclui uma entrada na planilha (uma só para seus dois irmãos). Já tem 113 dias, e certamente deve ter sido aprovada.

    Desde que recebe a chave, o processo (já numerado) fica em "Análise". O seu ja deve ter recebido "Despacho" de aprovação desde 23/06.

  • @Aline Costelha

    Se ambos são portugueses, a transcrição de casamento de seus avós é obrigatória (somente se tiver sido feita no BR).

    Como você está fazendo através da avó, é outro motivo pra ser obrigatória. Certifique-se de que ela está averbada no assento de sua avó.

    Quando você diz "Cópia simples da certidão de nascimento da minha avó portuguesa;" você está falando do assento informatizado, obtido pelo civilonline? Se sim, ele ja deverá ter a anotação do casamento.

  • SIte de consulta continua não funcionando aqui, porém adicionaram um Captcha agora rs tá quase lá rs

  • @MarceloCoelho31

    Algumas pessoas no fórum começaram anunciando que automatizaram as consultas varias vezes ao dia, avisando quando mudou o estado.

    Tentei advertir que ia dar problema, porque uma coisa leva a outra. Uma pessoa fazer não é problema. Mas muitas, e com automatização sobrecarrega a validação dos dados, e derrubam o sistema. Era claro que aconteceria cedo ou tarde.

    Um captcha vai melhorar esse problema. Não resolve de todo, mas melhora. Vai voltar a ser interativo.

  • Oi, @gandalf , tudo bem?? Obrigada pelo retorno.


    O casamento dos meus avôs foi realizado em Portugal mesmo. E na certidão da minha avó, que é a que vou enviar, já consta averbado o casamento. Eu não precisei retirar pelo CivilOnline porque a minha avó tinha uma cópia já com ela, que deixou separadinha para mim para esse processo. Inclusive, ela faleceu recentemente, mas o registro de óbito já foi registrado em Portugal também.


    Acho que está tudo certo então né?

  • @Aline Costelha Sim está tudo certo então. É que não vi a transcrição de casamento em sua lista, e nesse caso teria que mandar se não estivesse averbado.

  • @gandalf Às vezes a velocidade e a premência dos fatos pode fazer parecer que não somos tão gratos, então venho reiterar minha enorme gratidão a você e a TODOS os moderadores/amigos virtuais que nos ajudam em nossas jornadas lusas. Obrigado por despender mais um pouco do seu tempo comigo, ajudando na planilha. Não canso de dizer: este fórum é FANTÁSTICO. A solicitude, a educação no tratar, a solidariedade e a objetividade encontradas aqui são ímpares (ainda mais hoje em dia, com as relações humanas tão descuradas como andam...). Valeu e vamos em frente.

  • Muito obrigada novamente, @gandalf ! E reitero os comentários do meu colega @Bruno Patricio . Esse forum é fantástico!

  • @gandalf, pensei o mesmo que você sobre a automatização de consultas, embora não tenha me manifestado. Trabalho com desenvolvimento de sistemas e temos problemas seríssimos com esses robôs. No meu caso, somos obrigados a guardar logs de acesso, ficam logs gigantescos por conta dos robôs. É natural que eles tenham agido para bloquear.

  • @Bruno Patricio

    Acabei de entrar no site para pesquisa e já esta funcionando.

    Obrigada a todos.

  • Boa tarde Pessoal, depois de uma semana, hoje também consegui acessar o site de consulta. O número seis, que era bolinha branca, hoje está verde e a 7 continua marrom. O Processo do meu pai ainda continua em Porto aguardando o registo.

    Quem ainda não viu no site de consulta, no final da página agora tem informações sobre os prazos:

    "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses."

  • @tatimns O meu também estava com a bolinha 6 branca e hoje apareceu verde porém a bolinha 7 está marrom.

  • Caroline Araujo

    O meu está para o último dia útil de outubro. Caso saia até a data do seu, eu posso trocar. Mas não sei se sai, estou esperando o registro desde setembro do ano passado. E no começo de julho passou para Barreiro...

  • A bolinha 6 ficava verde antes? Ou da 5 pulava pra 7, ficando a 6 e a 7 verdes no mesmo dia, ao concluir? Porque os três processos que estou acompanhando mudaram pra 6 verde hoje, sendo que a mensagem embaixo é a mesma. Eu tenho impressão de que foi só uma mudança metodológica.

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado July 2020
  • Antes os completos ficavam em verde, mas quando chegava no 5, ficava 6 & 7 brancos.

    Claramente o site de consulta (em Beta) tinha esse bug das cores das bolinhas.

    Parece que mudaram e agora o estado em que está fica marrom, e os completos ficam em verde, como devia ter sido desde o inicio.

    Me parece que a mensagem é meio que padrão, porque nem todas as conservatórias mencionam explicitamente prioridade para menores, embora se percebesse frequentemente que processos Grátis (menores) concluíam mais rápido.

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado July 2020
    Pessoal boa tarde,

    Para quem teve o processo distribuído para Barreiro: eles receberam 400 processos (não sei se apenas do ACP). Segue a mensagem que recebemos de uma gentil oficial da conservatória:

    "Todos os processos distribuídos a esta CRCivil do Barreiro são efectuados por ordem de antiguidade, pelo que não é possível avançar com um prazo.
    Logo que o registo esteja feito, comunicaremos a V. Exa."

    Vai Barreiro!! rsrsrs
  • o site já voltou ao normal? aqui eu coloco a senha de acesso e só fica carregando eternamente

  • editado July 2020

    @Letícia L

    Alguns colegas deram sorte.


    Também estou tentando e só fica carregando. Não abre o acompanhamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.