Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1875876878880881897

Comentários

• TatsTats Member
    editado July 3

@ronaldorj vc precisa ligar pra lá no 1o horário, as 5 da manhã . So assim consegui falar com eles. A Conservatória funcionou na pandemia sim, pq enviei a eles um documento e eles receberam e atualizaram meu status. Boa sorte!

• TatsTats Member

Confesso que os comentários de vcs não são muito animadores rsrs Minha família inteira tirou a cidadania em 3 meses no ano passado. Inclusive com registro. Já vi que terei que ficar por aqui mais tempo do que o pretendido....

• FabianoFabiano Member

Vamos torcer que em Barreiro - Setúbal as coisas andem. Pelo menos é só registo civil pois a de Albergaria a Velha abrangia registo civil, automóvel, predial e comercial e estão bem parados com os andamentos dos processos que foram para lá.

A CRC de Alenquer andou nesse período de pandemia encerrada, não sei se já retornou as atividades.

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner
    editado July 4

PESSOAL.. JULHO E AGOSTO É ÉPOCA DE FÉRIAS EM PORTUGAL E AS CONSERVATÓRIAS TRABALHAM EM RITMO BEM LENTO.

• @Vlad Pen Boa noite. Será que terão o período de férias normais levando em conta o período que não funcionou normalmente por conta da pandemia?

Obrigada!

• GibaGiba Member

Procesdo53xxx, aprovado em 23/10 foi para Barreiro em 03/07/2020

• Olá a todos! O processo do meu pai que enviei ano passado em Junho consta no site entre as etapas 6 ("Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade") e 7 ("Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo"), ambos ainda sem a cor verde (acredito ser indicativo de etapa concluída). Em caso negativo, como posso proceder? Alguém sabe como buscar as informações sobre os motivos para isso? Desde já, grata pela ajuda de todos, sem esse canal seria inviável ao menos essa tentativa! Grande abraço a todos!

• gandalfgandalf Member
    editado July 4

@Monique Forte

Veja o texto que aparece embaixo na tela. Se a bolinha 5 está verde, quer dizer que completou essa etapa de Analise e seu processo está na fase de Despacho (a bolinha branca). O texto deve estar dizendo que está Aprovado. É o Despacho atualmente em +- 90 dias.

Significa que não tem nenhuma pendência, sua nacionalidade está garantida e será emitido o assento após o Registo. Quando acontecer as bolinhas 6 & 7 ficarão verdes. Tem demorado pouco mais de 1 ano entre o envio e a conclusão. Faltam só uns 8 meses. Portanto paciência.

P.S. Como na planilha ainda não tinha ninguem que tivesse numerado em 04/20, eu incluí uma entrada com seu nome, e dados estimados. Se quiser ir lá e atualizar, a medida que outras pessoas perto do seu processo começarem a concluir, você sabe que o seu está chegando. Corrija seus dados, que vai te ajudar a acompanhar. Você ajuda os outros e os outros te ajudam. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

• Rafael CaranRafael Caran Member
    editado July 4

Olá pessoal, vi que vários processos menos antigos que o meu já foram redistribuidos, mas o meu continua na ACP. Tem mais alguém nessa situação? Sera que meu processo se perdeu? Kkkkk Meu medo é terem extraviado ou algo assim..

Processo 500XX-19

• gandalfgandalf Member
    editado July 4

@Rafael Caran

Ficar na ACP segue o tempo da ACP. Se for redistribuido passa para o tempo da outra conservatoria. Não dá pra saber se é melhor ou pior.

• redlehredleh Member

@gandalf acredito que você tenha atualizado a planilha com as datas erradas da Monique, ela enviou o processo junho do ano passado.

• editado July 4

Olá, pessoal. Estive ausente daqui um tempo e queria tirar uma dúvida depois de ler alguns posts. Estando o processo aprovado (fase 5), é correto afirmar que enquanto estiver no ACPorto ele não será terminado? Pergunto porque vi alguém afirmar que os processos do ACPorto estão sendo distribuídos para outras conservatórias. Obrigado.

• gandalfgandalf Member

@redleh Já removi a entrada. Achei que era algo recente, mas já deve estar assim como ela descreveu desde outubro/19. :-)

• redlehredleh Member

Obrigado @gandalf

• gandalfgandalf Member

@antoniopereira

O processo que entrou na ACP deveria ser concluído na ACP. Seria o "normal". Como a ACP que está sobrecarregada, está mandado parte dos processos já com Despacho pra outras Conservatórias. Continuam alguns, e outros vão em pequenos lotes.

Uma vez que redistribui, passa a ser governado pelo andamento da nova conservatória, mas sempre conclui, seja pela própria ACP ou pela outra Conservatória. A consulta web informa (logo abaixo do nome do requerente) onde o processo está.

• Monique ForteMonique Forte Member
    editado July 4

@gandalf Agradecida pelas informações!O texto consta como aprovado!! ????Vou editar a planilha sim!!! Aproveito para sugerir uma lista suspensa no campo nome (mas não sei a quantidade de entradas válidas no filtro, mas facilitaria a busca por ordem alfabética) Está em nome do meu pai. Quando o documento dele chegar posso dar entrada no meu processo, correto?

• gandalfgandalf Member
    editado July 4

@Monique Forte

Selecione a coluna de Nome (clicando na letra "E" acima do titulo em amarelo).

Clique em "Editar" -> "Localizar e substituir". Entre o nome (ou fragmento do nome) na primeira caixinha ("Localizar"), e clique em "Pesquisar". Cada vez que clicar em "Pesquisar" ele busca o próxima ocorrência (se houver).

Eles mandam o assento pelo correio quando sai (mas o meu nunca chegou). Você tem a opção de pedir um pelo civilonline, que vale igual.

• Olá! no início do ano comecei a buscar os documentos necessários para a atribuição, porém parei assim que começou a quarentena.

Minha duvida: ACP porto está aceitando os processos? Vale a pena enviar agora ou aguardar normalizar a situação mundial?

Procurei no fórum algum tópico específico sobre os processos pós pandemia mas não encontrei nada conclusivo.

Podem me ajudar?

• @ariellecoelho , ACP está aceitando processos.

Mas sugiro que você mande os documentos pela DHL, é mais segura e rápida. Custa um pouco mais de 60 reais que os Correios, mas vale a pena. Você pode rastrear até a efetiva entrega, pelo site.

Se ainda não pagou, prefira o Cartão de Crédito, assim não terá problemas com a validade do Vale Postal.

Lembre-se que julho e agosto são meses de férias em Portugal, e sempre trabalham com efetivo reduzido!

• @gandalf , pelo que entendi ACPorto continua concluindo processos, correto? Pensei que passou a distribuir a totalidade dos processos, isto é, iniciava a avaliação mas o despacho seria por outra conservatória. É esperar. Obrigado.

• gandalfgandalf Member

@antoniopereira Correto. A maioria dos processos continua até o fim pela ACP. Alguns poucos são redistribuídos.

• Pessoal boa noite !

Alguém sabe quanto tempo leva para numerar o processo quando a documentação é recebida no ACP?

A documentação foi recebida em 23/06/20, é mto cedo ainda para enviar e-mail perguntando se já foi numerado ?

• EomineEomine Member
    editado July 5

Os processos do meu marido e da minha cunhada também foram transferidos para Barreiro prestes a fazer aniversário de 1 ano:

12/07/19 - entregue e numerado pessoalmente no ACP

25/10/19 - aprovado (despacho)

04/07/20 - transferido para Conservatória do Registo Civil do Barreiro

Agora é torcer para que Barreiro seja rápida na numeração.

• redlehredleh Member

@Leandro19Poli meu processo chegou na ACP no dia 08/06/2020 e recebi o email com a chave de acesso 19/06/2020. Eu aconselharia você esperar até a sexta dessa próxima semana para mandar o email.

• gandalfgandalf Member

@Leandro19Poli Eles lhe mandarão automaticamente um e-mail com a senha de acesso. Se passar de 6 semanas e não receber esse e-mail, voce pode ligar na LR e pedir por telefone. Eles não respondem por e-mail.

Não tem nada que voce precisa fazer antes de 90 dias. Esse é o momento em que ou aprova, ou cai em exigência.

• Lara BarbosaLara Barbosa Member
    editado July 5

Caros, peço ajuda! <<senha de acesso>>

enviei meu processo em julho do ano passado.

ACP só me respondeu por e-mail o número do processo. Solicitei logo em seguida a senha de acesso, o qual nunca me responderam. Já tentei em outro momento novamente e eles não respondem.

como devo proceder? Como vcs conseguiram obter a senha de acesso de vocês? Qual canal eu posso utilizar para ter essa informação que não seja este e-mail da ACP?

Muito ruim não ter informação, estar atada.

desde já, agradeço a atenção, cooperação e união do grupo!

Lara

• Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator

@Lara Barbosa, ligue na Linha Registos para saber do processo e peça a senha. Normalmente demora para ser atendido, em média uma hora de espera. recomendo que ligue pelo Skype ou outro sistema de voip

Linha de Registros 00 xx (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo

Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.

Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.

• Obrigado @redleh . Vou aguardar mais um pouco sim, é recente e devem numerar nesses próximos dias .Depois venho aqui dizer a data que foi numerado. Abraços e boa sorte com seu processo !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.